Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


PRODUÇÃO DE TEXTO: CONTANDO E RECONTANDO A HISTÓRIA DA “ GIRAFINHA FELIZ”

 

03/05/2010

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o gosto literário;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estabelecer relação entre a fantasia e a realidade;
  • Estruturar o pensamento lógico;
  • Elaborar texto a partir de uma sequência lógica de ideias;
  • Resgatar canções de roda.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Professor é importante que seu aluno esteja no nível alfabético da escrita, porém mesmo a turma que tem aluno que ainda não elabora pequenos textos, poderá propor a atividade, pois a produção de texto a partir de um contexto significativo  possibilita ao aluno avançar em suas hipóteses e assim  contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.

Estratégias e recursos da aula

Nossa aula está estruturada em 3 momentos e tem como eixo a interação dos alunos em todas as etapas do trabalho, veja a proposta:   

  • Aula interativa.
  • Imagens dos animais da história.
  • Data show
  • Produção de texto oral e escrita.  

1º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada  uma.

-Professor as histórias que envolvem animais exercem um fascínio sobre as crianças, por isso elas são excelentes recursos para que possamos despertar nelas o interesse pela leitura e pela escrita. Para formarmos crianças leitoras é preciso inseri-las no mundo mágico das histórias.

- Prepare o ambiente para a contação de história. Organize os alunos em semicírculo, de forma que você veja a todos.

-Se possível, poderá projetar a história. Caso não tenha multimídia em sua escola, faça os desenhos dos animais ou reproduza-os em tamanho maior, pois as imagens também possibilitam a leitura, além de ser um estímulo para os alunos. Faça uma cerca para colocar na frente da girafinha (filhote), para escondê-la e só retire ao final da história, quando o segredo for revelado

-Lembre se! É necessário se preparar antes: ler e ensaiar, pois a contação de história exige recursos de dramatização. Você tem que passar para as crianças o sentimento, a emoção e isso requer; tom de voz adequado, gestos e expressões faciais que remetem a história contada.

-Como esta história é intercalada por cantigas, é necessário que você conheça, pois vai utilizar o ritmo destas músicas para cantar as pequenas falas dos personagens.

-Diga-lhes que você trouxe uma surpresa.... crie um clima de suspense...e a cada vez que tiver um novo animal querendo saber o motivo da alegria da dona girafa, questione-os, busque a interação com as crianças, envolva-os na história, procure desenvolver habilidades de inferências e extrapolação.

-Vou contar a vocês uma história que aconteceu lá no zoológico... a história da Girafinha feliz ...

Fonte: Livro Minhas Atividades em Linguagem de Maria Luisa Campos Aroeira (Adaptação musical de Milva Dutra Moreira). Apostila do curso de Formação continuada - 26ª SRE - Uberlândia. 1984.

Fonte das imagens utilizadas na historinha:

Macaquinho-Imagem 1-fonte: http://www.supergama.com.br/animais/gifs-animais2.gif  

Pinguim -Imagem 2-fonte: www.clipartsegifs.com.br/cliparts_go_diego_go.php 

Elefantinho- Imagem 3-fonte:: http://www.supergama.com.br/animais/gifs-animais2.gif 

Foca -Imagem 4-fonte:  www.imagensdahora.com.br/links_gifs/gif_3542.htm 

Esquilo - Imagem 5-fonte: www.fotosdahora.com.br/gifs_path/6001/esquilo_02/ 

Tigre -Imagem 6-fonte: http://afera.blog.br/index.php?pageNum_Recordset1=1&totalRows_Recordset1=344 Porquinha -   Imagem 7-fonte: supercatequista.blogspot.com/2009/08/se-gripe... 

Ratinho - Imagem 8-fonte: gustavoladwig.bloguedoido.com/23102/Rato/ 

Vaquinha - Imagem 9-fonte:  www.imagensdahora.com.br/links_gifs/gif_3542.htm 

Coelhinho - Imagem 10-fonte:: http://www.supergama.com.br/animais/gifs-animais2.gif 

Cachorrinho - Imagem 11-fonte: www.radiozfm.org/portalz/index.php?option=com... 

Girafinhas - Imagem 12 -fonte: http://www.scrap.mixplanet.com.br/buscar.php?imagem=girafa  

  EXPLORANDO A HISTÓRIA  

 2º Momento – Aproximadamente – uma (1) aula de 60 minutos.

-Professor explore a sequência dos fatos, o que aconteceu primeiro e sucessivamente, para isso utilize o recurso do desenho.

-Entregue uma folha de papel em branco ou utilize o caderno de literatura  e solicite que ilustrem a história buscando representar os momentos que mais gostaram.

- Retome com eles as musicas que os animaizinhos cantam na história e veja quem conhece as musicas que emprestaram os ritmos (musicas folclóricas: Samba Lêlê cantiga de rodas: ciranda cirandinha, A canoa virou, Terezinha de Jesus, O Cravo brigou coma rosa, Se a Perpétua Cheirasse,  Parlenda: João Balalão)

- Cante novamente as musicas da história e apresente as canções e descubra quais eles conhecem.   

TAREFA DE CASA

Solicite como tarefa de casa que eles pesquisem com os pais, mães, avós quais destas canções eles conhecem e tragam para a escola.

Faça um mural com estas canções, parlendas ou outros.

3º Momento – Aproximadamente – uma (1) aula de 60 minutos

 PRODUZINDO TEXTO: RECONTADO A HISTÓRIA 

-Professor discuta com os alunos se esta é uma história real ou uma fantasia. O que tem na história que a torna fantasiosa.

-Não induza as respostas, mas instigue-os a fazerem a relação entre a fantasia e a realidade. Ressalte a importância da fantasia para as crianças, mas a necessidade de sabermos o que acontece no mundo em que vivemos.

-Já que estamos falando de fantasia que tal sugerir uma produção de texto em que  RECONTEM A HISTÓRIA. Eles podem inserir novos personagens, extrapolar, ou seja, não precisam ficar presos à história. Este é um trabalho que pressupõe a intertextualidade e possibilita ao aluno desenvolver suas idéias, a partir de uma seqüência lógica.

-Se quiser faça a sugestão de um título e um início, mas deixe-os livres para escolherem outros:

O segredo de dona Girafa

Dona Girafa estava feliz no zoológico. Um dia....  

Avaliação/socialização: a leitura dos textos produzidos pelos alunos é uma importante estratégia de avaliação e de socialização. Ela permite trabalhar a leitura, nos informa sobre o texto do aluno (coesão e coerência) e trabalha a função social do texto (comunicação).

-Peça aos alunos que troquem com os colegas suas produções e escolham algumas para serem lidas para a turma. O critério de escolha pode ser aquelas que eles mais gostaram.

Recursos Complementares

No sitio abaixo você encontra inúmeras figuras de animais  que podem ilustrat sua história.

 http://www.supergama.com.br/animais/gifs-animais2.gif

Avaliação

-Professor a avaliação ocorre em todos os momentos, por meio da oralidade e também da escrita. Verifique se eles conseguem resgatar os fatos que aconteceram na história, como eles estruturam o pensamento tanto pra falar quanto ao registrarem na produção de texto.

-Peça que os alunos  troquem com os colegas suas produções, mas estabeleça alguns critérios para avaliação. O aluno deverá verificar:

  • Compreendeu a história do colega?
  • Ela ficou clara?
  • Ela tem começo, meio e fim?
  • O que ele mais gostou na história.
  • O que ele não gostou na história.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria de Lourdes Santos Lima da Silva, JOSE ROMEIRO PEREIRA DR EMEB , São Paulo - dijo:
    lourdoc@ig.com.br

    03/06/2013

    Quatro estrelas

    Uma atividade que vai além da fantasia, é uma sequência que favorece um trabalho com ludicidade tornado a produção de texto mais atrativa para crianças na faze de alfabetização.


  • Maria Cristina Garcia, Colégio Estadual "Attílio Codato" Ensino Médio e Fundamental , Paraná - dijo:
    Crysgarcia2009@gmail.com

    25/05/2013

    Cinco estrelas

    Material excelente para trabalhar a sequência lógica dos fatos,organização dos parágrafos,coesão e coerência e enfim.


  • margarida xisto, E. M. Irene Linda Ziólli Crivelli , Mato Grosso do Sul - dijo:
    margaridaxisto30@yahoo.com.br

    15/05/2010

    Quatro estrelas

    Nossa, parabéns! Adoro trabalhos assim, sei que dá uma trabalheira danada, mas os resultados são vantajosos e os seus nem se fala!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.