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Conhecendo os tipos de Solo

 

24/04/2009

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas que existem diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Desenvolvimento de um Experimento.
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais elencados no item “Recursos Complementares” necessários para a realização do experimento.

 

Motivação:
 

Sugerimos que o professor inicie a aula dizendo aos alunos que tudo o que existe na natureza é alvo de estudos do homem, pelo fato de que tudo o que existe nela exerce influência de alguma forma em sua vida, como é o caso dos solos - tema destas aulas.

O professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem qual a importância que o solo tem para a vida deles. Após ouvir a opinião dos alunos, sugerimos que o professor apresente a reportagem (conforme link abaixo)  aos alunos, para que possam perceber a importância que o solo tem na vida do ser humano. Com esta reportagem, os alunos poderão perceber que o tipo de solo exerce influência importante e, pode até mesmo causar desastres como no exemplo da reportagem. O texto traz informações sobre um determinado estado do Brasil (Santa Catarina), fato este que faz com que a aula seja interdisciplinar, uma vez que o professor pode levar à sala de aula mapas, entre outros materiais para que os alunos tenham subsídios para o trabalho com a disciplina de geografia, por exemplo.  

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3358903-EI8139,00.html  

Orientações:

Dois (2) dias antecedentes a efetuação destas aulas o professor deverá pedir aos alunos (aqueles que puderem) que levem um pouco de terra de seus quintais ou jardins de suas casas, por exemplo, em um saco plástico (Fig. 1) para que eles possam analisá-las. Além disso, sugerimos que o professor tente levar amostras de diferentes tipos de terras (mais duro, mais macio, mais pegajoso etc).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1924/imagens/how-to-prepare-soil-for-planting-4.jpg

Figura 1 – Imagem exemplo para a atividade proposta na Motivação
Disponível em: http://static.hsw.com.br/gif/how-to-prepare-soil-for-planting-4.jpg  Acesso em: 30. Mar. 2009.

 

Atividade 1

O texto abaixo tem o objetivo de levar os alunos aos conhecimentos teóricos sobre os tipos de solo existentes. Poderá ser apresentado aos alunos por meio da seguinte forma:  dividir o texto em três partes e distribuir estas partes aos alunos (que deverão estar divididos em três grupos) para que eles mesmos possam se juntar para descobrir a sequência correta do texto, em seguida o professor apresenta a sequência correta (original) para que os alunos possam fazer a discussão sobre seus erros e acertos e depois com a ajuda e orientação do professor, discuti-lo e entendê-lo.
Desta forma, a aula pode ser planejada de maneira interdisciplinar, pelo fato de que aspectos da Língua Portuguesa também fazer parte das atividades!
 

Aprendendo sobre a formação do solo

A variação dos solos depende da posição em que os solos estão em uma determinada paisagem, bem como o conteúdo de sua matéria orgânica, minerologia dentre outros fatores.
Por isso, quanto mais escura é a cor do solo, significa que há maior quantidade de matéria orgânica nele e isto pode indicar a fertilidade deste solo.
A textura dos solos também está relacionada com as partículas que os compõe.
Já a consistência está relacionada com a influência que as forças de coesão e adesão exercem sobre as partes que constituem o solo, variando ainda, conforme a umidade do mesmo.

Referência:
Disponível em: http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/solo.html#caract  Acesso em: 30. Mar. 2009.
 


Segue abaixo uma tabela (Tabela 1) com a composição das substâncias sólidas, líquidas e gasosas do solo. 

Substâncias Sólidas Água Ar
Partículas Minerais: originadas da desintegração e decomposição das rochas.
Partículas Orgânicas: formadas por restos de seres vivos ou produtos eliminados por estes.
 
É o meio onde os nutrientes solúveis do solo estão dissolvidos. Ocupa o espaço entre as partículas permitindo a respiração dos microorganismos e das raízes das plantas.

 

Diante de tudo isso, os alunos poderão entender que o solo é um material poroso, composto pelas fases sólida, líquida e gasosa (Fig. 2), que se origina pela intemperização física e química das rochas situadas em determinado relevo e sujeitas à ação do clima e dos organismos vivos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1924/imagens/pizza.jpg

Figura 2 – Composição volumétrica do solo
Disponível em: http://www.nascentesfernandes.com.br/gifs/pizza.jpg  Acesso em: 30. Mar. 2009.
 

Atividade 2

Estando os alunos organizados em um local bem espaçoso, onde possam circular pela sala (poderá ser a sala de aula, porém será necessário que as carteiras sejam retiradas ou colocadas no fundo da sala), Neste momento, o professor deverá colocar em uma mesa (se possível uma mesa grande) os materiais trazidos pelos alunos - um pouco de terra (amostra dela).  Cada amostra poderá estar em um prato, ou até mesmo sobre folhas de jornal, com o nome do aluno que a trouxe.

Sugerimos que, se possível, que cada saco de terra tenha a informação de onde foi retirada, por exemplo, do jardim, do quintal, do sítio etc.

Após isto, os alunos deverão ser separados em grupos, e estes podem ser formados com até 03 integrantes!

Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos, em grupos, comparem as seguintes características das terras dispostas na mesa:
- Cor (diferença entre os tons – avermelhados, pretos, marrons claros e escuros, amarelados e etc);
- Consistência (observar se as terras estão mais úmidas ou mais secas, mais ou menos porosa);

- Entre outros diferenças que constatarem.

Cada grupo deverá: observar as amostras existentes e escolher duas para fazer a comparação. Esta deverá ser apresentada aos demais grupos e ao professor oralmente, além de entregar ao professor um relatório escrito com as comparações feitas! Para que assim duas competências sejam trabalhadas, oralidade e escrita.
Sugerimos ainda que o professor direcione a composição dos grupos a fim de que sejam formados grupos heterogêneos, ou seja, que em um mesmo grupo haja crianças com habilidades de escrita e habilidades orais, para que haja uma troca de conhecimento entre os membros! Vale ressaltar que esta é uma estratégia utilizada em classes de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1924/imagens/Imagem_solo.gif

Figura 3– Diferentes tipos de Solo
Disponível em: http://wiki.educartis.com/wiki/images/9/99/Imagem_solo.gif Acesso em: 30. Mar. 2009.
 

Recurso

Observamos que o Recurso (Fig. 4) destas aulas têm o objetivo de apresentar as diferentes consistências de solos existentes. É do tipo “Experimento Prático”. Porém não será apresentado aos alunos, será de uso apenas do professor para um maior embasamento teórico sobre o assunto. No entanto, o professor poderá escolher atividades do mesmo para serem desenvolvidas com os alunos.

Consistência do solo

Link do Recurso no site do Portal Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10160/consistencia_solo.pdf  
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1924/imagens/Site2.jpg

 

Figura 4 - Imagem do Recurso

 

Sugestões:

1) Sugerimos que o professor verifique se na cidade em que reside existe alguma pessoa ou instituição de ensino que estude/pesquise solos para agendar uma visita ou entrevista com este pesquisador ou levar os alunos até a instituição (Fig. 5)!


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1924/imagens/Laboratorio_de_Solos.JPG

Figura 5 – Imagem de um Laboratório de Solos
Disponível em: http://www.unitau.br/imprensa/images/Laboratorio%20de%20Solos.JPG  Acesso em: 30. Mar. 2009.
 

2) Pelo fato destas aulas trabalharem com a forma interdisciplinar, neste caso no item Motivação com assuntos ligados à área da Geografia, sugerimos que o professor em outra oportunidade apresente esta aula publicada no site do Portal do Professor, que aborda os conhecimentos geográficos dos estados e regiões do Brasil: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1925

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Consistência do solo Experimento prático
Recursos Complementares
Amostras de solos, pratos, folhas de jornal.
Avaliação
É importante que o professor avalie seus alunos em todos os momentos das atividades propostas, sobretudo, no que diz respeito no que foi aprendido após o desenvolvimento do experimento prático.
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