Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Entre a queda de braço e a queda de dedo: lutas curiosas.

 

17/05/2010

Autor y Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e experimentar dois tipos de lutas em que as ações são limitadas aos braços e/ou aos dedos.

Perceber e compreender o caráter histórico das modalidades em questão.

Descobrir, por meio destas lutas, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar diferentes movimentos com os braços e dedos – interagindo com o colega e com o espaço.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários

Estratégias e recursos da aula

Atividade I: Apresentação da modalidade luta de braço.                                        Duração: aproximadamente 20 min

  

O professor deverá apresentar para seus alunos o histórico da modalidade luta de braço( ou queda de braço como é conhecida em algumas regiões) e suas regras básicas. Abaixo, um texto retirado da Confederação Brasileira de Luta de Braço contento informações sobre o histórico e as regras da modalidade.   

História

     A Luta de Braço se perde no tempo, quando tenta - se descobrir a sua origem, o que se sabe é que este desafio entre duas pessoas usando o braço vem de muito antes de cristo, prova disto é que civilizações como: Egípcia, Grega e Romana esboçaram esta prática em pinturas, escrituras, estatuas etc; Sendo assim fica difícil definir exatamente a sua origem.  

     No Brasil a Luta de Braço ou "Braço de Ferro" como é mais conhecido se tornou esporte na década de 50, onde um importante jornal de esporte (Gazeta Esportiva) realizava campeonatos populares. A Luta de Braço tornou - se um esporte oficial internacionalmente em 1967 quando foi fundada a W.A.F ( WORLD ARMWRESTLING FEDERATION ), federação esta que hoje tem cerca de 117 países filiados. No Brasil a Luta de Braço tornou - se oficial em 1977 quando a modalidade foi incluída na Confederação Brasileira de Culturismo entidade eclética em que era responsável pela Luta de Braço, Levantamento Básico de Potência e Culturismo.   

Regras 

CAPÍTULO I: PARTICIPAÇÕES 

1-) Só poderão participar atletas maiores de 18 anos e menor com autorização dos pais.

2-) Os competidores só poderão inscrever se de acordo com o capítulo II. ________________________________________

CAPÍTULO II: CATEGORIAS 

3-) Para Homens : 55, 60, 65, 70, 75, 80, 85, 90, 100, 110, 110+kg.

4-) Para Mulheres : 50, 55, 60, 65, 70, 80, 80 +kg. 5-) A pesagem dos atletas deverá terminar uma hora antes do início da competição. ________________________________________

CAPÍTULO III: A MESA

http://www.cblb.com.br/luta_braco.php acesso em abril de 2010 

A mesa oficial, de ferro, tampa de madeira, tendo um pino de cada lado, de 15 cm, para a fixação da mão durante a luta. Altura da mesa: 103 cm, medido desde o piso até a superfície da tampa da mesa. Medida da tampa: 65 x 90 cm. Apoio do cotovelo de combate: será quadrado ( 17 x 17 ) cm e espessura de 4 cm, construido de material macio. Haverá duas almofadas de 10cm de altura, uma de cada lado, sobre a mesa para não deixar dúvida quanto a vitória ou derrota dos competidores.Haverá uma linha horizontal dividindo a mesa em duas partes iguais, linha esta para orientar o centro da pegada. ________________________________________

CAPÍTULO IV: PEGADA 

7-) Os competidores deverão apresentar se com o braço nu, as unhas deverá estar bem aparadas.

8-) A mão livre deverá segurar o pino lateral.

9-) O cotovelo do braço de combate será colocado sobre o apoio referido no item 6.

10-) As mãos devem estar alinhadas no centro da mesa, com os polegares unidos e entrelaçados, a falange distal do polegar deve estar a vista.

11-) Os pulsos não podem estar curvados ou dobrados, mas sim alinhados.

12-) Haverá dois árbitros, um central para o alinhamento do punhos e sinal de partida e o outro auxiliando para que não haja faltas.

13-) O tempo de cada luta é ilimitado.

14-) Haverá um descanso de 30 segundos após uma falta.

15-) Os atletas terão 1 minuto para alinhar se, se isto não ocorrer o árbitro será responsável pelo alinhamento.

16-) O árbitro central tem poder de paralisar uma luta se perceber algum risco de lesão. ________________________________________

CAPÍTULO V: FALTAS

17-) O cotovelo não pode em momento nenhum perder o contato com o apoio de mesa.

18-) Soltar a mão ou abri-la após o sinal de partida.

19-) Largar a mão do pino.

20-) Os ombros devem estar alinhados a mesa (o árbitro deve conseguir passar a mão entre o bíceps e o antebraço).

21-) Manter o pulso dobrado em posição perdedora por mais de 15 segundos.

22-) A mão ser apoiada pelo ombro. 23-) Cada duas faltas equivale a uma derrota.

24-) Toda falta feita em posição perdedora equivale a uma derrota.

25-) As disputas serão realizadas em dupla eliminatória e a final no sistema melhor de 3.

26-) Os dois pés sem o contato do chão.

27-) Qualquer atitude desleal ao oponente.    

Atividade II: Experimentando a modalidade luta de braço.                          Duração: Aproximadamente: 30 min   

 

Nesta atividade, O professor deverá pedir que seus alunos formem duplas com colegas que tenham aproximadamente o seu tamanho. A carteira da própria sala de aula pode servir de mesa de competição improvisada, mas ao invés de os alunos segurarem pino, eles deverão se apoiar na lateral da mesa.

fonte: arquivo pessoal Gregório Pimenta

fonte: arquivo pessoal: Gregório Pimenta                                 fonte: arquivo pessoal Gregório Pimenta

O professor deverá propor variações da modalidade como a mudança da mão direita para a mão esquerda e algumas trocas entre as duplas.

Atividade III: Queda de dedo, Luta de dedo, ou Sumô de dedo.                             Duração: aproximadamente – 30 min

 O professor deverá apresentar para seus alunos a brincadeira da queda de dedo. A queda de dedo( ou luta de dedo, ou sumô de dedo) é uma brincadeira de disputa envolvendo os polegares da mão de cada participante. Seu objetivo é conseguir prender o polegar do adversário e não deixar que ele prenda o seu. Pode ser realizada com uma mão de cada participante ou com duas mãos simultaneamente.

fonte: arquivo pessoal

O professor(a) pedirá que seus alunos, novamente, se dividam em duplas e que experimentem a brincadeira, primeiro com a mão direita, depois com a mão esquerda e então com as duas mãos simultaneamente. As duplas deverão ser trocadas e, nessa hora, o professor deverá propor que seus alunos não repitam as mesmas duplas, para que, ao final da aula, quase todos tenham se enfrentado nos jogos.

Atividade IV – Luta de dedos em grandes grupos         Duração: aproximadamente 20 min

O professor(a)  irá apresentar para seus alunos outras possibilidades de conformação e ao invés de duplas poderão jogar 4 alunos  simultaneamente.

Fonte: Arquivo pessoal Gregório Pimenta

Podendo ser aumentado para um grupo maior ou até toda sala ao mesmo tempo.

Fonte: Arquivo pessoal Gregório Pimenta

Recursos Complementares

Vídeo com reportagem sobre a Luta de braço. http://www.youtube.com/watch?v=KnF8a8f1ap4 acesso em abril de 2010. 

Avaliação

Duração: aproximadamente – 10min

Em roda, o professor deverá perguntar sobre o que eles acharam da aula. Quais as diferenças básicas entre cada modalidade. Como foi a experiência de inverter a mão na hora da prática e praticar com diferentes pessoas. Ele então deverá chamar a atenção de seus alunos para o fato de que a luta de braço já foi, em determinada época uma brincadeira e que da mesma forma a queda de dedo poderia vir a ser, no futuro, uma modalidade esportiva, com confederações e regras bem definidas. Ele deve pedir para que cada aluno crie e traga na próxima aula as regras “oficiais” da modalidade Luta de dedo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.