17/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer e experimentar dois tipos de lutas em que as ações são limitadas aos braços e/ou aos dedos.
Perceber e compreender o caráter histórico das modalidades em questão.
Descobrir, por meio destas lutas, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar diferentes movimentos com os braços e dedos – interagindo com o colega e com o espaço.
Não são necessários
Atividade I: Apresentação da modalidade luta de braço. Duração: aproximadamente 20 min
O professor deverá apresentar para seus alunos o histórico da modalidade luta de braço( ou queda de braço como é conhecida em algumas regiões) e suas regras básicas. Abaixo, um texto retirado da Confederação Brasileira de Luta de Braço contento informações sobre o histórico e as regras da modalidade.
História
A Luta de Braço se perde no tempo, quando tenta - se descobrir a sua origem, o que se sabe é que este desafio entre duas pessoas usando o braço vem de muito antes de cristo, prova disto é que civilizações como: Egípcia, Grega e Romana esboçaram esta prática em pinturas, escrituras, estatuas etc; Sendo assim fica difícil definir exatamente a sua origem.
No Brasil a Luta de Braço ou "Braço de Ferro" como é mais conhecido se tornou esporte na década de 50, onde um importante jornal de esporte (Gazeta Esportiva) realizava campeonatos populares. A Luta de Braço tornou - se um esporte oficial internacionalmente em 1967 quando foi fundada a W.A.F ( WORLD ARMWRESTLING FEDERATION ), federação esta que hoje tem cerca de 117 países filiados. No Brasil a Luta de Braço tornou - se oficial em 1977 quando a modalidade foi incluída na Confederação Brasileira de Culturismo entidade eclética em que era responsável pela Luta de Braço, Levantamento Básico de Potência e Culturismo.
Regras
CAPÍTULO I: PARTICIPAÇÕES
1-) Só poderão participar atletas maiores de 18 anos e menor com autorização dos pais.
2-) Os competidores só poderão inscrever se de acordo com o capítulo II. ________________________________________
CAPÍTULO II: CATEGORIAS
3-) Para Homens : 55, 60, 65, 70, 75, 80, 85, 90, 100, 110, 110+kg.
4-) Para Mulheres : 50, 55, 60, 65, 70, 80, 80 +kg. 5-) A pesagem dos atletas deverá terminar uma hora antes do início da competição. ________________________________________
CAPÍTULO III: A MESA
http://www.cblb.com.br/luta_braco.php acesso em abril de 2010
A mesa oficial, de ferro, tampa de madeira, tendo um pino de cada lado, de 15 cm, para a fixação da mão durante a luta. Altura da mesa: 103 cm, medido desde o piso até a superfície da tampa da mesa. Medida da tampa: 65 x 90 cm. Apoio do cotovelo de combate: será quadrado ( 17 x 17 ) cm e espessura de 4 cm, construido de material macio. Haverá duas almofadas de 10cm de altura, uma de cada lado, sobre a mesa para não deixar dúvida quanto a vitória ou derrota dos competidores.Haverá uma linha horizontal dividindo a mesa em duas partes iguais, linha esta para orientar o centro da pegada. ________________________________________
CAPÍTULO IV: PEGADA
7-) Os competidores deverão apresentar se com o braço nu, as unhas deverá estar bem aparadas.
8-) A mão livre deverá segurar o pino lateral.
9-) O cotovelo do braço de combate será colocado sobre o apoio referido no item 6.
10-) As mãos devem estar alinhadas no centro da mesa, com os polegares unidos e entrelaçados, a falange distal do polegar deve estar a vista.
11-) Os pulsos não podem estar curvados ou dobrados, mas sim alinhados.
12-) Haverá dois árbitros, um central para o alinhamento do punhos e sinal de partida e o outro auxiliando para que não haja faltas.
13-) O tempo de cada luta é ilimitado.
14-) Haverá um descanso de 30 segundos após uma falta.
15-) Os atletas terão 1 minuto para alinhar se, se isto não ocorrer o árbitro será responsável pelo alinhamento.
16-) O árbitro central tem poder de paralisar uma luta se perceber algum risco de lesão. ________________________________________
CAPÍTULO V: FALTAS
17-) O cotovelo não pode em momento nenhum perder o contato com o apoio de mesa.
18-) Soltar a mão ou abri-la após o sinal de partida.
19-) Largar a mão do pino.
20-) Os ombros devem estar alinhados a mesa (o árbitro deve conseguir passar a mão entre o bíceps e o antebraço).
21-) Manter o pulso dobrado em posição perdedora por mais de 15 segundos.
22-) A mão ser apoiada pelo ombro. 23-) Cada duas faltas equivale a uma derrota.
24-) Toda falta feita em posição perdedora equivale a uma derrota.
25-) As disputas serão realizadas em dupla eliminatória e a final no sistema melhor de 3.
26-) Os dois pés sem o contato do chão.
27-) Qualquer atitude desleal ao oponente.
Atividade II: Experimentando a modalidade luta de braço. Duração: Aproximadamente: 30 min
Nesta atividade, O professor deverá pedir que seus alunos formem duplas com colegas que tenham aproximadamente o seu tamanho. A carteira da própria sala de aula pode servir de mesa de competição improvisada, mas ao invés de os alunos segurarem pino, eles deverão se apoiar na lateral da mesa.
fonte: arquivo pessoal Gregório Pimenta
fonte: arquivo pessoal: Gregório Pimenta fonte: arquivo pessoal Gregório Pimenta
O professor deverá propor variações da modalidade como a mudança da mão direita para a mão esquerda e algumas trocas entre as duplas.
Atividade III: Queda de dedo, Luta de dedo, ou Sumô de dedo. Duração: aproximadamente – 30 min
O professor deverá apresentar para seus alunos a brincadeira da queda de dedo. A queda de dedo( ou luta de dedo, ou sumô de dedo) é uma brincadeira de disputa envolvendo os polegares da mão de cada participante. Seu objetivo é conseguir prender o polegar do adversário e não deixar que ele prenda o seu. Pode ser realizada com uma mão de cada participante ou com duas mãos simultaneamente.
fonte: arquivo pessoal
O professor(a) pedirá que seus alunos, novamente, se dividam em duplas e que experimentem a brincadeira, primeiro com a mão direita, depois com a mão esquerda e então com as duas mãos simultaneamente. As duplas deverão ser trocadas e, nessa hora, o professor deverá propor que seus alunos não repitam as mesmas duplas, para que, ao final da aula, quase todos tenham se enfrentado nos jogos.
Atividade IV – Luta de dedos em grandes grupos Duração: aproximadamente 20 min
O professor(a) irá apresentar para seus alunos outras possibilidades de conformação e ao invés de duplas poderão jogar 4 alunos simultaneamente.
Fonte: Arquivo pessoal Gregório Pimenta
Podendo ser aumentado para um grupo maior ou até toda sala ao mesmo tempo.
Fonte: Arquivo pessoal Gregório Pimenta
Vídeo com reportagem sobre a Luta de braço. http://www.youtube.com/watch?v=KnF8a8f1ap4 acesso em abril de 2010.
Duração: aproximadamente – 10min
Em roda, o professor deverá perguntar sobre o que eles acharam da aula. Quais as diferenças básicas entre cada modalidade. Como foi a experiência de inverter a mão na hora da prática e praticar com diferentes pessoas. Ele então deverá chamar a atenção de seus alunos para o fato de que a luta de braço já foi, em determinada época uma brincadeira e que da mesma forma a queda de dedo poderia vir a ser, no futuro, uma modalidade esportiva, com confederações e regras bem definidas. Ele deve pedir para que cada aluno crie e traga na próxima aula as regras “oficiais” da modalidade Luta de dedo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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29/10/2015
Cinco estrelasOtimo.