20/04/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Antes de iniciar as aulas o professor deverá perguntar aos alunos qual o nome da cidade em que nasceram e o estado em que ela está situada. Neste momento o professor deverá questioná-los se sabem que o Brasil (Fig.1) é dividido em vários estados e regiões.
Figura 1 – Imagem do Mapa do Brasil
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_twxNno1QnRc/Sbq3s-3C6OI/AAAAAAAAAbs/ojmrBNqQQWw/s320/Estados+do+Brasil.gif
Acesso em: 30. Mar.2009.
Atividade 1
Os alunos deverão ser divididos em nove grupos (com aproximadamente três alunos) para fazer a pesquisa de três estados brasileiros (cada grupo).
Estando já divididos em grupos e no Laboratório de Informática, os alunos deverão pesquisar os seguintes assuntos:
- Capital do estado;
- Região em que se encontra;
- População do estado;
- Clima predominante;
- Costumes (comida típica, tipo de música, tipo de roupa e etc)
- Bandeira do estado.
Abaixo sugerimos alguns sites, nos quais os alunos poderão realizar as pesquisas (Fig. 2):
http://fr-scubabrasil.sites.uol.com.br/estadosbrasileiros.html
http://www.suapesquisa.com/estadosbrasileiros/
http://www.sereducacao.com.br/main.jsp?lumChannelId=40288081166CAA3001166E0505843755
Figura 2- Imagem do site http://fr-scubabrasil.sites.uol.com.br/estadosbrasileiros.html
Sugerimos abaixo a divisão de estados que cada grupo deverá pesquisar:
Grupo 1- Rio Grande do Sul/Bahia/Minas Gerais
Grupo 2- Paraná/Espírito Santo/Roraima
Grupo 3- Acre/Piauí/Rio de Janeiro
Grupo 4- Santa Catarina/Pernambuco/Goiás
Grupo 5- São Paulo/Amazonas/Ceará
Grupo 6- Alagoas/Tocantins/Minas Gerais
Grupo 7- Mato Grosso do Sul/Rio Grande do Norte/Rondônia
Grupo 8 - Distrito Federal/Amapá/Paraíba/Maranhão
Grupo 9- Mato Grosso/Amazonas/Sergipe
Após a realização das pesquisas, cada grupo deverá preparar um texto; uma apresentação (elaborada no computador) com o resultado das informações solicitadas pelo professor para fazer uma exposição na sala de aula colando em cartazes (cartolinas ou em papel pardo) as pesquisas impressas (em folhas de sulfite), propiciando assim a troca de conhecimentos entre os grupos. Sugerimos que coloquem nos cartazes imagens do mapa e da bandeira dos estados pesquisados. Ainda, sugerimos que cada grupo explique para os demais grupos o conteúdo de seu cartaz; os resultados das pesquisas. Desta forma, estará sendo trabalhada a criatividade, oralidade e escrita.
Atividade 2
Nesta atividade, que é lúdica, os alunos deverão construir o mapa do Brasil em forma de um quebra-cabeça.
Com esta atividade, os alunos poderão ter um maior contato com o mapa do Brasil, além de testar seus conhecimentos sobre a localização dos estados brasileiros.
Link do Recurso no Site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10813/quebracabecabrasil.swf
Este recurso (Fig. 3) é uma Animação/Simulação em que possibilita aos alunos o conhecimento sobre o mapa do Brasil, bem como a localização de cada estado e suas capitais.
Figura 3 - Imagem do Recurso
Sugestões:
Sugerimos que após a troca de conhecimento por meio dos cartazes confeccionados pelos grupos, o professor coloque estes (cartazes) em outro ambiente da escola para que os demais alunos de outras salas possam vê-los.
Nome | Tipo |
---|---|
Quebra-cabeça do Brasil | Mapa |
Cinco estrelas 11 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/01/2013
Cinco estrelasamei muito obridada foi o q eu estava pressisando
11/09/2012
Cinco estrelasachei o máximo, vcs estão de parabéns
16/03/2011
Cinco estrelasmuito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
12/03/2011
Cinco estrelasSUA AULA É BASTANTE CRIATIVA. PARABÉNS PELAS ESTRATÉGIAS ABORDADAS.
26/02/2011
Cinco estrelasCriativo, alegre e acima de tudo bem cativante no final aprendemos sem dar conta, parabéns pela ideia.
19/06/2010
Cinco estrelasBastante criativo,excelente!
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom, vc teria algo sobre geomorfologia? grato
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei essa sugestão de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei. Gostaria de saber se há outras aulas como essa?
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasadore pesquisar neste site é rápido,bem explicativo