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A constituição para crianças: lei é para todos!

 

21/05/2010

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar usando data show o livro: “A constituição para as crianças”;
  • Produzir um desenho coletivo sobre o texto;
  •  Montar um jogral com as principais informações do texto.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o professor retome com os alunos a importância de cada um e a igualdade de direitos de todos os cidadãos na sociedade, bem como o que já sabem sobre a Constituição.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade– Trabalhando o livro- 60 minutos

 Professor sugerimos que trabalhe com as crianças o significado da palavra constituição. Possibilite que cada uma exponha seus pensamentos sobre o tema. Solicite aos alunos que consultem o dicionário a fim de descobrirem o significado da palavra constituição. Peça que alguns leiam e expliquem o que entenderam. Em seguida, explique para a turma que todas as pessoas são iguais perante a lei, isso está escrito na Constituição Brasileira. Você pode falar também que cada país tem sua Constituição, nesse sentido, a lei pode ser diferente de um lugar para o outro.  Agora, proponha a apresentação de uma história em data show que se chama “A constituição para as crianças”. Logo depois peça para as crianças registrarem no caderno frases ou trechos da história que acharam importantes.

IMAGEM DO LIVRO

Fonte: Arquivo da autora.

2ª Atividade- Desenhando- 60 minutos

Professor retome a história trabalhada e instigue a fala de cada criança sobre o que ficou de mais importante da história e solicite a construção de um desenho coletivo da turma sobre a Constituição para as crianças. Poderá ser feito em papel pardo 20cm x 40cm. De forma organizada cada criança representa seu desejo e sentimentos sobre o texto por meio de um desenho. Depois exponha o desenho da turma em um mural.

3ªAtividade – Montando o Jogral- 60 minutos

Professor relembre com cada criança o que ela achou mais relevante, lembre-se que ela já registrou sua frase no caderno na primeira atividade. O jogral deverá ser realizado com toda a turma. Prepare um papel para as crianças escreverem suas frases ou palavras, esse papel pode ser igual para todos (seria interessante recortar o papel em formato de alguma figura, por exemplo, de criança), da seguinte forma:

OBSERVE:

Fonte: Arquivo da autora.

 Em seguida converse com a turma para escolherem uma frase que todos falarão ao mesmo tempo, será em coro.

Exemplo de como você poderá montar o jogral:

CRIANÇA 1 -  A constituição é para todos!

CRIANÇA 2 – Todos têm direito à educação!

CRIANÇA 3 – À saúde e à alimentação!

 CORO – TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI.

Quando terminar a apresentação cada criança estará com sua figura e poderá afixar na parede da sala uma a uma formando uma parceria de todas as crianças com as frases na ordem do jogral.

Veja:

Fonte: Arquivo da autora.

Recursos Complementares

http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm 

Livro Infantil-  A NOVA CONSTITUIÇÃO PARA CRIANÇAS de  LUIZ ORLANDO CARNEIRO E INÊS CARNEIRO CAVALCANTI

Avaliação

A avaliação se realizará durante todas as atividades, quando você professor estará observando e registrando as facilidades e dúvidas encontradas pelas crianças. Deverá avaliar se os objetivos com relação a compreensão da Constituição foram alcançados pela turma, por meio do desenho e do jogral, bem como o envolvimento das crianças nos momentos das atividades. Ao propiciar espaços de diálogo para as crianças durante as atividades realizadas, você possibilitará que a avaliação contemple as mesmas.

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