Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A magia em pontos, retas e planos

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
Hosana Jéssica Batista
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP SARRION MONSENHOR

Andréia Teixeira Machado, Raquel Gomes de Oliveira e Elvis Márcio Barbosa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver e ampliar ideias sobre ponto, reta e plano, identificando a presença destes conceitos em elementos da natureza e produções artísticas.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:

Professor, para iniciar a aula você pode falar um pouco sobre história da geometria, do trabalho intuitivo com noções de ponto, reta e plano. Para isso, poderá se apoiar nos seguintes endereços eletrônicos:
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-basico.htm e
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/euclides/elementoseuclides.htm.
O professor pode utilizar os objetos da própria sala de aula para trabalhar com os alunos as idéias de ponto, reta e plano. Instigue-os através de perguntas a observar a sala, o chão, as paredes e os objetos e dizer onde encontram esses elementos.

Em seguida, peça aos alunos que pesquisem, em livros e revistas, figuras que contenham retas e pontos. .Nesse momento, ajude-os a observar o contorno das figuras, chamando a atenção do alunos para seus detalhes e, para auxiliar a pesquisa, dê exemplos de imagens que podem remeter à ideia de pontos (como as estrelas do céu e os grãos de areia) e de retas (como o mar visto de frente ou os fios conectados aos postes das ruas).
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1927/imagens/pontos_e_retas.JPG

Diante das figuras encontradas, também é necessário lembrar que o contorno da maioria delas é formado por pedaços de reta, ou seja, segmentos e que existem também as semi-retas. Para falar do plano, o professor pode utilizar as próprias figuras, mostrando, por exemplo, que por trás das estrelas da figura temos um plano, que é o céu. Mas é preciso lembrar os alunos de que estamos trabalhando com imagens em forma de fotos e que elas são planas aos nossos olhos.
O professor pode encontrar os conceitos que irá abordar nessa atividade inicial nos seguintes endereços eletrônicos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Entes_geom%C3%A9tricos_fundamentais,
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-basico.htm e
http://www.infoescola.com/matematica/ponto-reta-e-plano/.

Laboratório de Informática:

Leve os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que abram o recurso “Geometrical Doll”, disponível no endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5152.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1927/imagens/geometrical_doll.JPG

Com este recurso o professor pode levar os alunos à abstração das ideias de ponto, reta e plano. Para isso, faça as seguintes perguntas:

1. Observem a figura. Vocês sabem onde podemos encontrar segmentos de retas na mesma?
2. O que podemos considerar como pontos?
3. Existe um plano na tela? O que podemos considerar como plano?

O professor pode pedir depois aos alunos que cliquem no item “wire” na tela do recurso para que vejam os segmentos de reta que contornam o desenho.
Em seguida, peça aos alunos que abram o recurso “Rectas y angulos”, disponível no endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7768.
Ao ser aberto, o recurso mostrará a seguinte tela:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1927/imagens/retas_y_angulos.JPG

Com a tela aberta, peça aos alunos que cliquem no item “Elementos básicos de la geometria” e a seguinte tela será aberta:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1927/imagens/imagem_ponto.JPG

A partir desta tela, que é animada, o professor pode mostrar a seus alunos a construção de um ponto, de uma reta e de um plano e citar as regras para se representar matematicamente cada idéia por letras do nosso alfabeto ou por letras gregas (como no caso do plano).
Mostre também aos alunos a construção da semi-reta e do segmento de reta. Para isso, peça que retornem à tela inicial e depois cliquem em “Semirrecta y segmento”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1927/imagens/rectas_y_angulos.JPG

Ao passar o cursor sobre o nome dos ítens disponíveis os alunos poderão visualizar sua construção.

Validando o conceito:

Ainda no laboratório de informática, peça aos alunos que abram o arquivo com as seguintes obras de arte. Observação: este arquivo deve ser salvo previamente pelo professor nos computadores.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1927/imagens/obres_v_muniz.JPG

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1927/imagens/pinturas_com_retas.JPG

As obras acima podem ser encontradas nos seguintes endereços eletrônicos:

http://www.nasonline.org/site/PageServer?pagename=Discover_Collection_Vik_Muniz;

http://minhaliteraturaagora.blogspot.com/2009/04/vik-muniz.html;

http://www.patriciakalil.com/blog/?p=314;

http://donadidi.blogspot.com/2009/02/vik-muniz-no-mam.html.

Essas obras foram feitas por um artista plástico brasileiro chamado Vik Muniz e demonstram o uso de elementos básicos da geometria como o ponto, a reta e o plano. A primeira obra foi feita com açúcar, a segunda foi esculpida na terra (geoglifo) e as terceira e quarta obras foram feitas com arame.
O professor deve auxiliar seus alunos na observação destas obras e pedir a eles que redijam um texto, explicando quais elementos da geometria encontram e em qual obra estão presentes. Peça que entreguem suas anotações a você.

 

 

Avaliação
Durante as atividades o professor pode observar se o aluno consegue estabelecer relações entre as figuras planas e não planas, através da percepção de elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/4 - 0%
  • Quatro estrelas 4/4 - 100%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Luciene Martins, Escola Municipal Professora Efantina de Qimagensdros , Mato Grosso do Sul - dijo:
    lmfrocha@bol.com.br

    26/08/2013

    Quatro estrelas

    Gostei da aula por introduzir um conteúdo sistematizado partindo do conhecimento trazido pelo aluno. Outro aspecto positivo é a observação de imagens, objetos do cotidiano e obra de artes favorecendo a construção de conceitos. A informação sobre sites que abordam o tema.


  • Socorro Rocha, Escola Classe 43 , Distrito Federal - dijo:
    socorro.mpsr@gmail.com

    26/04/2012

    Quatro estrelas

    Adorei a sua sugestão. Vou fazer na minha sala.


  • elaine, serbe , Distrito Federal - dijo:
    elainekanno@terra.com.br

    03/03/2011

    Quatro estrelas

    Adorei esse site. parabéns!


  • Maria Auxiliadora Sales, E.E.E.FUNDAMENTAL "21 DE ABRIL" , Rondônia - dijo:
    m-alves2008@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei essa aula espetacular,de fácil compreensão e nos a refletir sobre os vários aspectos de construção das obras de arte. Parabéns.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.