Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Construindo o amigo da turma: conquistando afetos

 

21/02/2011

Autor y Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar conceitos de carinho, respeito e amizade.
  • Conquistar afetos, confiança entre as crianças através do lúdico.
  • Propor atividades em que as crianças possam brincar umas com as outras, favorecendo a interação.
  • Ampliar o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina. Criar, junto às crianças, um companheiro que possa compartilhar de nossa rotina dentro e fora da escola.
  • Tornar-nos sujeito de histórias que vão ser construídas.
  • Proporcionar momentos de observação, discussão, troca de ideias, opiniões, sugestões e decisões coletivas.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Carinho, respeito e amizade são alguns dos valores trabalhados com as crianças.

Estratégias e recursos da aula
  1. Na roda de conversa contar às crianças que irão receber em nossa sala um novo amigo. Porém, ele será um pouco diferente, pois ele precisará de nossa ajuda para ser criado e confeccionado. (As etapas seguintes deverão ser decididas através de votação entre as crianças).
  2. Contornar o corpo de uma criança escolhida pela turma em um pedaço de papel craft. Este será o molde para que o mascote propriamente dito seja confeccionado. Com o molde do corpo em mãos,  tomar mais uma decisão: eleger se o mascote da turma será menino ou menina. Uma vez decidido escolher:
  3. A cor da pele do mascote. Levar fotos de pessoas brancas, morenas e negras. Cada criança escolherá a cor da pele do mascote .

 http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=pessoas+claras&aq=f&aqi=g10&aql=&oq= 

 

     

 

4.Quando o mascote de TNT ficar pronto, o levar para a sala e juntos o rechear com bolinhas de jornal.

5.Com o passar dos dias acrescentar mais características, como: cor dos olhos, o cabelo. (Será liso? Comprido? Curto?), o nariz, a boca, umbigo, bumbum, etc. E o nome? As decisões serão tomadas nas rodas de conversa e a opinião de todas as crianças  deverão ser levadas em consideração.

6.Após essa etapa resta colocar roupas no mascote. Mas, quais? O uniforme da escola? Roupa de frio? Ou de calor? E os calçados? Tudo será decidido junto às crianças.

7.Terminada estas etapas passar a interagir com o mascote. Levá-la(o) ao parque, ao refeitório, às atividades, enfim... Ela se tornará mais um integrante da turminha, por isso precisa participar de toda a rotina: parque, roda de conversa, brincadeiras, atividades, entre outras.

8.Após essa interação com o mascote, as crianças terão a oportunidade de levá-lo para casa para passar um dia. Cada dia uma criança levará para casa e mostrará como é o seu dia a dia fora da escola. Nas rodas de conversa as crianças deverão ter a oportunidade de contar como foi a visita.

9.Junto ao mascote as crianças levarão um pequeno questionário para os pais responderem sobre a visita, contemplando, principalmente, quais foram as interações.

Materiais:

* TNT; papel craft; canetinha e jornal.

Recursos Complementares

Sugestão de outro mascote:http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1020&bih=537&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=elmer+o+elefante+xadrez+de+sucata&aq=f&aqi=&aql=&oq= 

 

 

*Ler história: ELMER, O ELEFANTE XADREZ do autor David McKee. Esse livro conta a história do elefante diferente, ele era aos quadrados e todo colorido. Então a turma pode també m confeccionar esse animalzinho de materiais de sucata para ser o mascote. 

 

  

Avaliação

A avaliação será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada criança, individual e coletivamente.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Meiriane, IMW , Minas Gerais - dijo:
    meirecardoso17@yahoo.com

    07/04/2011

    Quatro estrelas

    Adorei a dinamica,eu trabalho com a faixa etaria de 09 aos 13 anos,e eles tem um pouco de dificuldade de trabalhar em grupo vou implantar este boneco e tenho a certeza que ele vao adorar!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.