15/05/2010
Analice Cordeiro dos Santos Victor; Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Para vivenciar esta aula, é interessante que os alunos já tenham vivenciado discussões iniciais sobre castelos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas apresentadas neste portal, intituladas "Conhecendo o mundo dos castelos através dos contos de fadas” e “Pesquisando diferentes tipos de castelos”.
ATIVIDADE: Observar as mudanças ocorridas nas estruturas dos castelos
1° Momento: Discutir com as crianças as mudanças ocorridas durante os anos nas estruturas dos castelos, destacando as características comuns. Dentre as informações podemos destacar que:
Mudanças ocorridas nos castelos na Baixa Idade Média.
Fonte: http://www.galeon.com/projetochronos/chronosmedieval/castles/cas_sig.htm
2°Momento: Após a leitura de diferentes textos referentes à estrutura do castelo, o professor apresenta uma imagem da estrutura física interna de um castelo medieval e juntamente com as crianças, confecciona etiquetas para nomear os ambientes. Durante esse momento, o professor também assume o papel de escriba para anotar as informações dadas pelas crianças para serem utilizadas na confecção de legendas, caracterizando esses ambientes.
Fonte: http://www.historiadomundo.com.br/imagens/idademedia_castelos1.jpg
3° Momento: Como recurso didático, o professor poderá, ainda, utilizar os livros conhecidos como pop-up books (livros que surgem com dobraduras no meio das páginas). Como sugestão, pode ser utilizado o livro "O Castelo - Pop Up e Muita diversão" da Ciranda Cultural, e/ou o livro " O Castelo" da Coleção minhas primeiras descobertas da Editora Melhoramentos. Depois de explorar bem este material, as crianças devem ser desafiadas a falar sobre o que observaram nas imagens tridimensionais que emergem das páginas do livro. De volta às mesas, o professor deve sugerir uma atividade em que as crianças representem, com desenho e pintura, os castelos observados. Em seguida, o professor incentiva as crianças a descrever como é o castelo por elas desenhado, quem mora nele, como é a vida das pessoas que moram no castelo etc. As produções das crianças, juntamente com o texto coletivo, deve compor um mural a ser afixado na sala para apreciação de todos e possível retomada do professor.
Crianças no momento que exploravam o livro no formato de pop-up. (Fonte: Arquivo pessoal)
Esse livro possibilita que a criança veja o que está acontecendo dentro de cada parte do castelo medieval e brinque com as figuras que representam os habitantes do castelo medieval. (Fonte: http://www.fnac.com.br/Imagens/Produtos/210/511810_1_5.jpg )
Como sugestão, o professor poderá consultar os sites:
Avaliar se as crianças conseguiram:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/06/2014
Cinco estrelasAdorei