Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As cabras de Jacó II – A missão!

 

17/06/2008

Autor y Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Consolidar conhecimentos de Genética já estudados. 2. Aplicar conhecimentos básicos da Genética mendeliana para resolução de um problema prático. 3. Elaborar hipóteses (e testá-las) a partir da observação de um fenômeno.
Duração das atividades
1 hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema. 2. Conceito do que é gene. 3. Genótipo e fenótipo. 4. 1ª Lei de Mendel. 5. Dominância e recessividade.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos

 

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Professor, sugestão de aula visa por em prática, com os alunos, alguns conceitos básicos de Genética. A proposta de atividade é permitir que os alunos apliquem as idéias de Mendel para a resolução de um desafio. Objeto de aprendizagem "As ervilhas ajudariam Jacó?" propõe aos alunos o desafio de ajudar Jacó a escolher, dentre várias cabras, qual macho e qual fêmea deveriam ser utilizados para obtenção de uma prole com o maior número possível de cabras malhadas. Se sua turma for numerosa, os alunos podem ser divididos em grupos para a realização da atividade.

 

 

O desafio é dividido em 3 etapas. Na primeira é necessário identificar o fenótipo de cada cabra. Em seguida deve-se descobrir qual é o provável genótipo de cada cabra. Nesta segunda etapa os alunos devem elaborar hipóteses de quais seriam os genótipos e devem testá-las observando o resultado dos cruzamentos entre as cabras. Por fim deve-se decidir qual é o casal de cabras que gera o maior número de crias malhadas.

 

Dica! Explore o objeto de aprendizagem antes dos alunos. Para melhor aproveitar esta atividade não deixe os alunos sozinhos resolvendo o desafio. Você pode aproveitar alguns momentos da atividade para revisar com os alunos alguns conceitos já vistos anteriormente. A revisão dos conceitos pode ser feita por meio do questionamento dos alunos a respeito do que já foi visto. A idéia é que eles exponham o que se lembram dos conceitos. Conduza esta revisão de modo a intervir, quando necessário, para explicar novamente um conceito não lembrado pelos alunos ou para expor um detalhe importante não mencionado ou mesmo para corrigir uma idéia mal entendida.

 

Aqui fica a sugestão de alguns pontos-chave para revisão durante a resolução do exercício:
1- Determinação dos fenótipos das cabras – Vocês podem revisar a diferença entre o que é fenótipo e o que é genótipo e suas diferenças.
2- Elaboração da hipótese de quais são os genótipos – Revis&am p;at ilde;o dos seguintes conceitos: 1ª Lei de Mendel; dominância e recessividade; o que é um alelo; homozigose e heterozigose.
3- Teste das hip óteses (cruzamentos) – Revisão dos seguintes conceitos: o que é uma hipótese; o que é um cruzamento-teste; análise combinatória (Converse com o professor de Matemática! Ele também pode utilizar esta atividade em suas aulas). Como atividade complementar os alunos podem calcular quais as combinações genéticas resultantes de cada cruzamento, assim como as suas respectivas freqüências. Oriente os alunos a utilizarem estes dados para a escolha do melhor casal de cabras para Jacó.

 

Dica! Fique atento com o tempo. Conforme as dúvidas dos alunos e quão detalhada for a revisão, talvez você necessite de uma segunda aula de 50 minutos para conclusão desta atividade.

 

Atividade para casa - Oriente os alunos a lhe entregaram por escrito qual foi o critério utilizado para a escolha do genótipo de cada cabra durante a elaboração da hipótese e quais possíveis combinações genéticas resultantes de cada cruzamento, assim como as suas respectivas freqüências. O objetivo é checar que estratégia foi utilizada pelos alunos para a elaboração das hipóteses. Qual alelo foi escolhido como dominante?

 

Dica! Professor, sua escola fica na área rural? Ou você e seus alunos têm acesso a alguma fazendo onde exista criação de animais? Se sim, aproveite isto como uma oportunidade para levar seus alunos para conhecerem um criadouro. Você pode explicar-lhes como o homem, desde os primórdios das civilizações, se utiliza dos cruzamentos genéticos (muitas vezes sem saber) para o melhoramento animal! Converse com o professor de História de sua escola. Vocês podem elaborar alguma atividade em conjunto. Pense nisso!

 

Material de aprofundamento para o professor:
Site:
http://www.sbg.org.br/GeneticaEscola2/web/index.htm - Esta é a página da revista “Genética Na Escola”. Aqui você encontra uma série de textos, roteiros de atividades e artigos sobre o ensino de Genética para o Ensino Médio.

 

Atenç&atil de;o! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Site:
http://www.sbg.org.br/GeneticaEscola2/web/index.htm - Página da revista “Genética Na Escola”.


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
As ervilhas ajudariam Jacó? Animação/simulação
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela contribuição individual durante a revisão dos conceitos. 2. Pelo processo desenvolvido para a resolução do desafio – Ao elaborarem as hipóteses os alunos levaram em consideração conceitos de dominância e recessividade? Os cruzamentos foram feitos de forma sistematizada para o teste das hipóteses? A freqüência dos fenótipos das crias foi utilizada como fator decisivo para escolha do melhor casal de cabras? Você pode ter acessos a estas informações acompanhando os alunos durante a resolução do problema e por meio do relato escrito da atividade para casa.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.