Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sistema Endócrino: o que está acontecendo comigo?

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender melhor as transformações que ocorrem em seu corpo, devido às ações dos hormônios.
  • Respeitar o tempo de mudança de cada indivíduo.
  • Estabelecer uma estreita relação da adolescência com o amadurecimento sexual.
  •  Promover o respeito entre os gêneros;
  •  Analisar a influência da mídia com o público jovem.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos do corpo humano e já ter iniciado o estudo do sistema endócrino.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

  1. Aula interativa e dialogada.
  2. Socialização das produções dos/as alunos/as.
  3. Uso do laboratório de informática.   
  4. Utilização de periódicos de público jovem.
  5. Uso da música para facilitar a discussão.

Atividade 1

Professor/a o objetivo dessa atividade é explicar aos alunos a respeito de algumas mudanças que estão ocorrendo em seu corpo. Essa aula, também é um bom momento para os/as adolescentes refletirem sobre mudanças bruscas que ocorrem não só no seu corpo, mas em seu comportamento e principalmente em suas ações.  

Procedimentos:

  • Levar os alunos para o laboratório de informática e pedir que façam a leitura do texto: Pré adolescência, entenda essa fase. Este texto está disponível no link: http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Pr%E9+adolesc%EAncia,+entenda+essa+fase (se na escola não tiver sala de informática o professor deve imprimir o texto e levar para a leitura em sala de aula).
  • Logo depois no próprio laboratório de informática ou em sala de aula, propor um debate sobre o tema "mudanças no corpo" tais como:
  1. Quais são as transformações mais visíveis no corpo das meninas e dos meninos?
  2. O que provoca essas mudanças?
  3. Como deve ser o comportamento dos pais diante dessas mudanças?
  4. Essa fase deve permanecer para sempre?
  5. Qual a melhor coisa nesta fase?
  6. Qual a pior coisa desta fase?  
  7. O que a palavra amadurecer tem a ver com a palavra adolescência?
  8. Regras e a fase da adolescência é possível chegar a um denominador comum?
  9. Como deve ser o relacionamento dos pais com os filhos?
  • O professor deverá estimular o diálogo com os alunos sem estabelecer uma receita de boas maneiras ou manual que eles devem seguir.
  • O texto "Pré adolescência, entenda essa fase", aborda as mudanças que ocorrem no corpo dos adolescentes, mas o divertido é que também trabalha dicas para os pais entender os filhos. Que tal pedir para os adolescentes (filhos) construírem dicas para os filhos entenderem os pais?

Atividade 2

Para complementar a explicação do professor na atividade 1, o professor poderá utilizar o seguinte vídeo: "As mudanças no corpo", disponível no link: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL694986-15607-156,00.html  - Acessado em 12/05/2010. O vídeo aborda de maneira simples algumas mudanças no corpo que ocorrem na fase da adolescência.

  • Para a próxima aula o professor poderá levar para a sala de aula ou pedir para os alunos trazerem revistas relacionados ao público jovem. Na posse desses periódicos sugerir para a turma que destaquem temas relevantes, referente a discussão do assunto trabalhado no vídeo para provocar uma discussão em sala de aula. Exemplos de periódicos de público jovem: Revista Capricho, Revista Bizz, Revista Atrevidinha, TodaTeen, Revista Atrevida entre outros.
  1. Para finalizar a atividade propor as questões abaixo:
  • O que vem a ser o estirão puberal?
  • Existe um tempo certo para que essas mudanças aconteçam?
  • Qual é a importância desta fase para os meninos e meninas?

Esta atividade tem como função estabelecer um maior esclarecimento das mudanças que ocorrem  nesta fase, bem como relacionar as mudanças bruscas como uma importância condição do ser humano para chegar a fase adulta.

Atividade 3  

O professor deverá entregar para os alunos a letra da música “O xote das meninas”, composição de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, para que acompanhem a letra e cantem juntamente com a música que será disponibilizada pelo professor. Esta atividade visa promover nos estudantes, uma forma diferente de discutir as modificações que ocorrem no organismo da menina quando ela inicia a fase da adolescência.

Estratégias utilizadas:

  •  Aula interativa e dialogada.
  • Socialização das produções dos/as alunos/as.   
  • Utilização do CD/Player

A música pode ser encontrada nas seguintes referências:

  • CD - O rei do baião – Luiz Gonzaga
  • CD - 50 anos de chão - Luiz Gonzaga
  • CD - Barulhinho Bom – Marisa Monte   

O Xote Das Meninas

Composição: Luiz Gonzaga / Zé Dantas   

Mandacaru

Quando fulora na seca

 É o siná que a chuva chega

No sertão

Toda menina que enjôa

Da boneca

É siná que o amor

Já chegou no coração...

 Meia comprida

Não quer mais sapato baixo

Vestido bem cintado

 Não quer mais vestir chitão...

 Ela só quer

Só pensa em namorar

Ela só quer

Só pensa em namorar...

De manhã cedo já tá pintada

Só vive suspirando

Sonhando acordada

O pai leva ao dotô

A filha adoentada

Não come, nem estuda

Não dorme, não quer nada...

Ela só quer

Só pensa em namorar

Ela só quer

Só pensa em namorar...

Mas o dotô nem examina

Chamando o pai do lado Lhe diz logo em surdina

Que o mal é da idade

Que prá tal menina

Não tem um só remédio

 Em toda medicina...

Ela só quer

Só pensa em namorar

 Ela só quer

 Só pensa em namorar...

(Repetir a letra)

ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS ALUNOS  

  1. Após escutar a música com os alunos, o professor promoverá um bate-papo com os alunos a respeito da composição da mesma. Esse debate poderá ser na própria sala de aula, ou de preferência em algum local da escola o qual seja possível que os alunos façam uma roda. Tal procedimento propiciará o diálogo entre os colegas. Nesse diálogo, o professor deverá ser o mediador da discussão, pois em certos momentos os alunos e as alunas tenderão a fugir do assunto ou até mesmo fazer brincadeirinhas estereotipando a figura feminina. Esta atividade deverá ter como objetivo maior a percepção dos alunos e alunas em relação a mudanças de comportamento da menina, bem como as modificações sexuais que acontecem em seu corpo. Para fechar esta atividade deverá ser proposto para cada aluno a elaboração de uma paródia. Tal atividade extra-classe, envolvendo a temática estudada, propiciará aos alunos a exteriorização de suas descobertas, anseios, emoções, modificações e outros sentimentos que eles não permitiram que aparecesse na roda de discussão.
  2. O professor deverá ler a música com os alunos e destacando as palavras que os estudantes não sabem. Os alunos e alunas deverão procurar o significado de cada palavra destacada no texto. Depois de esclarecer os significados das palavras destacadas, o professor deverá disponibilizar revistas para recorte, para que os estudantes recortam imagens, fotos, palavras e outras coisas que caracterizam a fase descrita na música trabalhada.Logo em seguida, propor aos estudantes a construção de um painel contendo essas informações que foram destacadas das revistas.  
  3. Pedir aos alunos que respondam os itens abaixo:
  • Qual é a fase da vida que está descrita na música?
  • Quais são as possíveis mudanças que estão começando a ocorrer no corpo da mennina?
  • Todas essas mudanças são visíveis? Justifique.
  • Descreva a fase da vida da menina que é cantada na música "O xote das meninas"                                                                             

         4.  Para encerrar a aula, cada aluno deve fazer um breve comentário da relação existente entre a música “O xote das meninas” com o conteúdo de Ciências - Sistema Endócrino.

        

Recursos Complementares

Link:  http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/multimedia/adolescente/principal.htm 

Livro: Manual teen - Autora: Silvana Martani

Livro: Uma viagem pela puberdade e adolescência - Autora: Silvana Martani

Livro: Seja feliz também naqueles dias - Autora: Chantal Brissac

Livro: Diário de um banana - Autor: Jeff Kinney

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Serão utilizados os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, bem como as paródias que os alunos irão apresentar em sala para a avaliação.O professor deve propor uma avaliação em conjunto com a turma, pois assim, os alunos poderão desenvolver senso crítico.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.