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Adolescência e suas transformações

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio desta aula, poderá esclarecer algumas dúvidas a respeito do tema sexo, entender alguns tabus que envolvem o tema e principalmente estabelecer uma ligação melhor com o próprio corpo.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Anatomia e Fisiologia do Sistema Endócrino.

Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa e dialogada.
  • Socialização das produções dos/as alunos/as.
  • Aula dinâmica.

O professor deverá entregar para os alunos o texto abaixo e pedir para que cada aluno faça a leitura individual. Logo depois, estimulará os alunos a um debate em relação as idéias lançadas no texto. O professor deverá compreender as necessidades de diálogos do grupo e daí suscitar novas discussões.

PUBERDADE, NOVA FASE, NOVO CORPO

         Puberdade é um período em que o corpo passa por várias mudanças biológicas, tornando o indivíduo apto para a reprodução. O início da puberdade está diretamente relacionado à atuação de certos hormônios (substâncias químicas produzidas por determinadas glândulas que, liberadas na corrente sanguínea, provocam efeitos específicos no corpo). Tudo se inicia com o hipotálamo, glândula localizada na base do encéfalo, que envia mensagens à hipófise, também chamada pituitária. A hipófise é uma glândula localizada sob o encéfalo, que, ativada pelo hipotálamo, inicia a produção de hormônios de extrema importância para as transformações que ocorrem no corpo durante a puberdade. Esses hormônios são os LH (hormônio luteinizante) e o FSH (hormônio folículo estimulante), que atuam sobre as gônadas, promovendo o seu desenvolvimento. São, por isso, chamados gonadotrofinas.

Nas meninas               

Ambas as gonadotrofinas (FHS e LH) atuam no ovário da seguinte forma:

  • FSH – estimula o desenvolvimento do folículo ovariano para a ovulação.
  • LH – responsável pelo rompimento do folículo maduro e pela liberação ovócito na ovulação.   

         São os folículos ovarianos os responsáveis pelo desenvolvimento do gameta feminino (óvulo). A formação dos folículos ovarianos se dá no útero materno, por volta do terceiro mês de vida intra-uterina da menina. No sétimo mês de gestação, os folículos chegam a aproximadamente seis milhões, sendo que ao nascer a menina apresenta apenas um milhão de folículos nos seus ovários, pois muito se degeneram nos dois últimos meses antes do nascimento. A degeneração dos folículos continua pela vida da menina, que ao chegar à puberdade, apresenta entre 300 mil e 400mil folículos. Na puberdade, os folículos começam a amadurecer, por causa do estímulo dos hormônios liberados pela hipófise, ocorrendo a ovulação. A ovulação é um processo que ocorre todos os meses a partir da puberdade, no qual um dos ovários libera o óvulo. Para que o óvulo seja liberado, aproximadamente 12 folículos entram em atividade, mas apenas um geralmente termina o desenvolvimento, passando a ser chamado de óvulo.   

Nos meninos

         As gonadotrofinas FSH e LH atuam sobre os testículos, estimulando a produção do hormônio sexual testosterona, produzindo pelas células intersticiais do testículo, também conhecidas como células de Leyding.Diferentemente das meninas,as células sexuais masculinas – espermatozóides - só começam a ser produzidos pelos testículos a partir da puberdade.As transformações físicas que ocorrem no corpo da menina e do menino no período da puberdade são denominados caracteres sexuais secundários.Estão intimamente ligadas á estimulação dos hormônios sexuais.  

 Hormônios Sexuais Femininos     

        Os hormônios sexuais femininos produzidos pelos ovários são a progesterona e o estrógeno. O estrógeno é o hormônio que determina o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos, tais como:

  • Desenvolvimento das mamas, que geralmente é o ponto de maior preocupação das meninas, por ser a parte que demonstra a transformação de seu corpo de menina em mulher;
  • Mudança da forma do corpo, que se torna mais arredondado por causa do alargamento dos quadris e do depósito de tecido adiposo (gordura) em torno das nádegas e coxas;
  • Aparecimento dos pêlos pubianos, que se distribuem de forma triangular na região pubiana;
  • Pêlos nas axilas, que aparecem depois do desenvolvimento das mamas.

         O progesterona é o hormônio que completa o desenvolvimento da mucosa uterina, preparando o organismo feminino para uma eventual gravidez e criando condições para a fixação e o desenvolvimento do embrião. Outra característica que evidencia a puberdade nas meninas é a vinda da menarca (primeira menstruação), que se repete, a partir de então, todos os meses, em ciclos de aproximadamente 28 dias, durante toda a vida fértil da mulher.   

Hormônios Sexuais Masculinos    

         O principal hormônio sexual masculino – a testosterona - é produzido pelo testículo. A testosterona, na puberdade, determina o aumento do pênis, dos testículos (que ficam maiores) e da bolsa escrotal (mais baixa e alongada). Além disso, a testosterona induz o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, tais como:

  • Crescimento corporal acelerado, que torna o corpo desengonçado;
  • Aparecimento da barba e pêlos corporais;
  • Desenvolvimento da musculatura;
  • Mudança do timbre da voz, que se torna mais grave, por causa do espaçamento das cordas vocais.  

         A produção dos gametas sexuais masculinos – espermatozóide - inicia-se na puberdade, com a sua formação nos túbulos seminíferos dos testículos, ao contrário do que ocorre com as meninas, cujos gametas sexuais femininos se iniciam com sua formação durante o desenvolvimento embrionário.   

Bibliografia: PIRES, Cristina do Valle G.; GANDRA, Fernanda Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça. O dia-a-dia do professor: adolescência: afetividade, sexualidade e droga. Vol.2, p. 26-27. Belo Horizonte: Fapi, 2002.  

Atividade 1

ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS ALUNOS

  1. A partir do texto, o professor deve pedir para que os alunos pesquisem o significado das palavras que eles não sabem.                                                                       
  2.  Pedir para cada aluno elaborar uma lista de coisas que diferenciam a mulher do homem. Ao final desta atividade os alunos devem informar o que provocam estas transformações.     
  3. Comentários do tipo: “Nossa, ela está uma moça!”, “Sua filha já ficou mocinha?” “Puxa, aquela menina mudou tanto, virou uma mulher!”. Geralmente, nesta fase as “meninas” passam por grandes transformações que são  motivos de orgulhos para elas. Cite algumas modificações que ocorrem em seu corpo e principalmente em seu comportamento.   
  4. Pedir para os meninos pesquisarem sobre o desenvolvimento do corpo feminino e as meninas pesquisarem sobre o desenvolvimento do corpo masculino. Assim os alunos e as alunas poderão conhecer um pouco mais das mudanças que ocorrem no sexo oposto.   
  5. Para fechar esta atividade o professor deverá propor aos alunos que desenvolvam uma poesia ou um pensamento com o seguinte tema: Adolescência.

Atividade 2 - Balão das dúvidas

 Professor promova a construção de jogos educativos com os alunos para melhorarem o entendimento dos estudantes em relação ao conteúdo proposto e principalmente a sua interação. Por meio dos jogos os alunos podem aprender brincando, os jogos possuem de alguma forma a expansão do conhecimento e aumento do raciocínio lógico. Esses jogos ou brincadeiras podem constituir um instrumento ou estratégia que contribua e estimule a aprendizagem.

O professor deverá propor aos alunos a aula "balão das dúvidas" que é uma aula dinâmica que envolve muita descontração e aprendizado. Professor entregue uma folha de papel em branco, uma caneta e um balão vazio da mesma cor para cada aluno. No papel, cada aluno irá escrever as dúvidas e os anseios que possuem a respeito dessas mudanças que estão ocorrendo na vida de cada um. Logo em seguida, cada aluno deverá depositar as dúvidas dentro do seu balão, soprar até encher e amarrar para ser solto no ambiente onde acontecerá a atividade. Depois, promover uma mistura desses balões com os alunos, sendo que os mesmos devem escolher somente um balão e aguardar o momento solicitado pelo professor para que, de um em um estourá-lo e ler o seu conteúdo para toda a turma. Cada assunto escrito no papel dentro do balão deverá ser debatido na aula de uma forma clara e sem preconceitos, também é importante escutar os alunos, deixar eles se sentirem a vontade para opinar e participar do processo de elucidação das perguntas.

Materiais para atividade:

  • Balões da mesma cor;
  • Papel;
  • Caneta;

Observação: Os balões de mesma cor têm como objetivo de não denunciar o aluno que escreveu a dúvida, pois alguns alunos poderão sentir envergonhados ou constrangidos em declarar a dúvida ou anseios em público.

Esta atividade poderá promover nos alunos uma maior liberdade de abordar determinados assuntos que eles demonstram ter vergonha ou constrangimento, proporcionando assim uma maior segurança em trabalhar com o assunto referido em cada balão.

Atividade 3 - Tabulação dos dados e construção de gráficos

Professor, esta atividade deve ser trabalhada depois que acontecer a atividade 2. Se possível convidar o professor de matemática para abordar o seu conteúdo juntamente na atividade desenvolvida.O professor de matemática deverá trabalhar com os dados dos questionamentos da atividade 2 e pedir aos alunos que construam uma tabela para categorizar os dados obtidos, como no exemplo abaixo:

Questionamentos

Quantidade de vezes que a dúvida repete

Total dos questionamentos

Questionamento A

I

01

Questionamento B

IIIIIII

07

Questionamento C

IIIIIIIIIIII

12

Questionamento n ...

III

03

Observação: Professor não se esqueça: em um único balão, poderá ter mais de um questionamento, então o número de questionamento poderá ser maior que o número de alunos.

Logo após a elaboração da tabela de categorização, o professor de matemática ensinará aos alunos a construírem gráficos resultante dos dados coletados na atividade 2. O professor de matemática poderá também demonstrar com os alunos vários tipos de gráficos. Exemplo: Gráfico Circular, Gráfico de Colunas, Gráfico de Linha, etc.

Esta atividade envolvendo gráficos é de extrema importância para os alunos, pois a partir desse aprendizado o aluno poderá desenvolver uma melhor visualização e interpretação de informações e dados contidos em diferentes tipos de informativos, entre eles podemos citar revistas, livros, jornais, além da televisão e principalmente na internet. Com isso os alunos poderá estabelecer um enriquecimento da visualização de informações, constituídas em uma representação com formas geométricas elaboradas de maneira precisa, originadas de dados numéricos resultante de pesquisas e organizadas em uma tabela.

Para maiores informações de como elaborar gráficos o professor poderá acessar o seguinte link: http://office.microsoft.com/pt-br/help/HA012337371046.aspx#ColumnCharts 

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos de cada atividade, sendo considerado a participação e produção dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. Poderá ser também avaliados, as tomadas de decisões e a melhoria do envolvimento dos alunos em sala de aula, bem como mudanças no próprio comportamento.

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