19/05/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno, por meio desta aula, poderá esclarecer algumas dúvidas a respeito do tema sexo, entender alguns tabus que envolvem o tema e principalmente estabelecer uma ligação melhor com o próprio corpo.
Anatomia e Fisiologia do Sistema Endócrino.
O professor deverá entregar para os alunos o texto abaixo e pedir para que cada aluno faça a leitura individual. Logo depois, estimulará os alunos a um debate em relação as idéias lançadas no texto. O professor deverá compreender as necessidades de diálogos do grupo e daí suscitar novas discussões.
PUBERDADE, NOVA FASE, NOVO CORPO
Puberdade é um período em que o corpo passa por várias mudanças biológicas, tornando o indivíduo apto para a reprodução. O início da puberdade está diretamente relacionado à atuação de certos hormônios (substâncias químicas produzidas por determinadas glândulas que, liberadas na corrente sanguínea, provocam efeitos específicos no corpo). Tudo se inicia com o hipotálamo, glândula localizada na base do encéfalo, que envia mensagens à hipófise, também chamada pituitária. A hipófise é uma glândula localizada sob o encéfalo, que, ativada pelo hipotálamo, inicia a produção de hormônios de extrema importância para as transformações que ocorrem no corpo durante a puberdade. Esses hormônios são os LH (hormônio luteinizante) e o FSH (hormônio folículo estimulante), que atuam sobre as gônadas, promovendo o seu desenvolvimento. São, por isso, chamados gonadotrofinas.
Nas meninas
Ambas as gonadotrofinas (FHS e LH) atuam no ovário da seguinte forma:
São os folículos ovarianos os responsáveis pelo desenvolvimento do gameta feminino (óvulo). A formação dos folículos ovarianos se dá no útero materno, por volta do terceiro mês de vida intra-uterina da menina. No sétimo mês de gestação, os folículos chegam a aproximadamente seis milhões, sendo que ao nascer a menina apresenta apenas um milhão de folículos nos seus ovários, pois muito se degeneram nos dois últimos meses antes do nascimento. A degeneração dos folículos continua pela vida da menina, que ao chegar à puberdade, apresenta entre 300 mil e 400mil folículos. Na puberdade, os folículos começam a amadurecer, por causa do estímulo dos hormônios liberados pela hipófise, ocorrendo a ovulação. A ovulação é um processo que ocorre todos os meses a partir da puberdade, no qual um dos ovários libera o óvulo. Para que o óvulo seja liberado, aproximadamente 12 folículos entram em atividade, mas apenas um geralmente termina o desenvolvimento, passando a ser chamado de óvulo.
Nos meninos
As gonadotrofinas FSH e LH atuam sobre os testículos, estimulando a produção do hormônio sexual testosterona, produzindo pelas células intersticiais do testículo, também conhecidas como células de Leyding.Diferentemente das meninas,as células sexuais masculinas – espermatozóides - só começam a ser produzidos pelos testículos a partir da puberdade.As transformações físicas que ocorrem no corpo da menina e do menino no período da puberdade são denominados caracteres sexuais secundários.Estão intimamente ligadas á estimulação dos hormônios sexuais.
Hormônios Sexuais Femininos
Os hormônios sexuais femininos produzidos pelos ovários são a progesterona e o estrógeno. O estrógeno é o hormônio que determina o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos, tais como:
O progesterona é o hormônio que completa o desenvolvimento da mucosa uterina, preparando o organismo feminino para uma eventual gravidez e criando condições para a fixação e o desenvolvimento do embrião. Outra característica que evidencia a puberdade nas meninas é a vinda da menarca (primeira menstruação), que se repete, a partir de então, todos os meses, em ciclos de aproximadamente 28 dias, durante toda a vida fértil da mulher.
Hormônios Sexuais Masculinos
O principal hormônio sexual masculino – a testosterona - é produzido pelo testículo. A testosterona, na puberdade, determina o aumento do pênis, dos testículos (que ficam maiores) e da bolsa escrotal (mais baixa e alongada). Além disso, a testosterona induz o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, tais como:
A produção dos gametas sexuais masculinos – espermatozóide - inicia-se na puberdade, com a sua formação nos túbulos seminíferos dos testículos, ao contrário do que ocorre com as meninas, cujos gametas sexuais femininos se iniciam com sua formação durante o desenvolvimento embrionário.
Bibliografia: PIRES, Cristina do Valle G.; GANDRA, Fernanda Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça. O dia-a-dia do professor: adolescência: afetividade, sexualidade e droga. Vol.2, p. 26-27. Belo Horizonte: Fapi, 2002.
Atividade 1
ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS ALUNOS
Atividade 2 - Balão das dúvidas
Professor promova a construção de jogos educativos com os alunos para melhorarem o entendimento dos estudantes em relação ao conteúdo proposto e principalmente a sua interação. Por meio dos jogos os alunos podem aprender brincando, os jogos possuem de alguma forma a expansão do conhecimento e aumento do raciocínio lógico. Esses jogos ou brincadeiras podem constituir um instrumento ou estratégia que contribua e estimule a aprendizagem.
O professor deverá propor aos alunos a aula "balão das dúvidas" que é uma aula dinâmica que envolve muita descontração e aprendizado. Professor entregue uma folha de papel em branco, uma caneta e um balão vazio da mesma cor para cada aluno. No papel, cada aluno irá escrever as dúvidas e os anseios que possuem a respeito dessas mudanças que estão ocorrendo na vida de cada um. Logo em seguida, cada aluno deverá depositar as dúvidas dentro do seu balão, soprar até encher e amarrar para ser solto no ambiente onde acontecerá a atividade. Depois, promover uma mistura desses balões com os alunos, sendo que os mesmos devem escolher somente um balão e aguardar o momento solicitado pelo professor para que, de um em um estourá-lo e ler o seu conteúdo para toda a turma. Cada assunto escrito no papel dentro do balão deverá ser debatido na aula de uma forma clara e sem preconceitos, também é importante escutar os alunos, deixar eles se sentirem a vontade para opinar e participar do processo de elucidação das perguntas.
Materiais para atividade:
Observação: Os balões de mesma cor têm como objetivo de não denunciar o aluno que escreveu a dúvida, pois alguns alunos poderão sentir envergonhados ou constrangidos em declarar a dúvida ou anseios em público.
Esta atividade poderá promover nos alunos uma maior liberdade de abordar determinados assuntos que eles demonstram ter vergonha ou constrangimento, proporcionando assim uma maior segurança em trabalhar com o assunto referido em cada balão.
Atividade 3 - Tabulação dos dados e construção de gráficos
Professor, esta atividade deve ser trabalhada depois que acontecer a atividade 2. Se possível convidar o professor de matemática para abordar o seu conteúdo juntamente na atividade desenvolvida.O professor de matemática deverá trabalhar com os dados dos questionamentos da atividade 2 e pedir aos alunos que construam uma tabela para categorizar os dados obtidos, como no exemplo abaixo:
Questionamentos |
Quantidade de vezes que a dúvida repete |
Total dos questionamentos |
Questionamento A |
I |
01 |
Questionamento B |
IIIIIII |
07 |
Questionamento C |
IIIIIIIIIIII |
12 |
Questionamento n ... |
III |
03 |
Observação: Professor não se esqueça: em um único balão, poderá ter mais de um questionamento, então o número de questionamento poderá ser maior que o número de alunos.
Logo após a elaboração da tabela de categorização, o professor de matemática ensinará aos alunos a construírem gráficos resultante dos dados coletados na atividade 2. O professor de matemática poderá também demonstrar com os alunos vários tipos de gráficos. Exemplo: Gráfico Circular, Gráfico de Colunas, Gráfico de Linha, etc.
Esta atividade envolvendo gráficos é de extrema importância para os alunos, pois a partir desse aprendizado o aluno poderá desenvolver uma melhor visualização e interpretação de informações e dados contidos em diferentes tipos de informativos, entre eles podemos citar revistas, livros, jornais, além da televisão e principalmente na internet. Com isso os alunos poderá estabelecer um enriquecimento da visualização de informações, constituídas em uma representação com formas geométricas elaboradas de maneira precisa, originadas de dados numéricos resultante de pesquisas e organizadas em uma tabela.
Para maiores informações de como elaborar gráficos o professor poderá acessar o seguinte link: http://office.microsoft.com/pt-br/help/HA012337371046.aspx#ColumnCharts
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos de cada atividade, sendo considerado a participação e produção dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. Poderá ser também avaliados, as tomadas de decisões e a melhoria do envolvimento dos alunos em sala de aula, bem como mudanças no próprio comportamento.
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