Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A explicação de palavras no ABC poético

 

22/02/2011

Autor y Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilizar diferentes significados dando novos sentidos às palavras.

Explicar sentimentos, ideias e seres usando texto e imagem.

Perceber as relações existentes entre o texto e a imagem.

Criar um dicionário poético.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Apresente para a turma a história “Mania de Explicação” de Adriana Falcão.

Mania de explicação

Sinopse:

"Solidão é uma ilha com saudade de barco." A frase recheada de poesia é uma das muitas que Adriana Falcão esculpiu com sensibilidade e incluiu em Mania de Explicação. E, de página em página, Adriana vai "explicando" algumas palavras às vezes de difícil compreensão para aqueles que estão começando a entender o mundo. Alguns exemplos: "Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego." ou "Sucesso é quando você faz o que sabe fazer só que todo mundo percebe”. Mania de Explicação encanta o leitor mirim, que se perde, literalmente, por suas páginas, afinal, elas não são numeradas. E, nesse jogo de ir e vir à procura de explicação para alguma palavra, a criança acaba mergulhando ainda mais no espírito do livro, que é o de matar a curiosidade.

Faça uma interpretação oral do livro lido e explore as palavras e os significados dados na história.

Registre essas palavras e seus significados no blocão.

Atividade 2

Divida a turma em grupos. Distribua entre os grupos as palavras anotadas no blocão e proponha que descubram o seu significado no dicionário.

Analise com a turma o significado encontrado no dicionário e compare com a explicação do livro registrada no blocão da atividade 1.

Faça as crianças perceberem a diferença entre o significado do dicionário com a do livro que expressa sentimentos, dando sentido poético para as palavras.

Atividade 3

Faça um levantamento das palavras que as crianças gostariam de explicar o seu significado.

Anote numa tira de papel e coloque numa sacola para que os grupos sorteiem essas palavras.

Proponha que eles expliquem o seu significado usando texto e imagem.

Peça que cada grupo apresente suas palavras, significados e ilustrações para os outros grupos.

Atividade 4

Monte com a turma um dicionário poético. Elabore com as crianças um título para a obra.

 O dicionário também poderá ser composto de fotos e desenhos.

Organize um lançamento com uma tarde ou manhã de autógrafos, onde as crianças apresentem a obra e compartilhem as suas descobertas.

 

  

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie durante a realização das atividades se as crianças conseguiram compreender as palavras; encontrar os seus significados e construir um dicionário poético.

 

 

  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.