Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O olfato humano: órgão, cuidados e função

 

06/10/2010

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     OBJETIVOS

     * Buscar recursos para ampliar o conhecimento do próprio corpo dentro das possibilidades oferecidas pela mídia, observações diretas, visitas a laboratórios ou entrevistas.

     * Reconhecer o órgão do sentido do olfato, sua estrutura anatômica e função.

     * Participar ativamente de atividades práticas sobre o sentido do olfato.

     * Utilizar hábitos de higiene e de cuidados especiais para com o nariz.

     * Usar o texto expositivo como fonte de informações e de ampliação de conhecimentos         

Duração das atividades
4 AULAS DE 50 MINUTOS aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

O aluno deverá conhecer os sentidos da visão, audição, tato e paladar.

Estratégias e recursos da aula
 

  Atividades

  1ª etapa

  Experimentando o sentido do olfato

a) Joguinho do olfato:

    A professora providenciará os seguintes materiais: pó de café, álcool, vinagre, acetona, perfume, alho, cebola, salsinha, água sanitária, chocolate em pó, etc. Os alunos, de olhos vendados e sem conhecimento prévio dos materiais a serem apresentados, tentarão adivinhar o cheiro que estão sentindo, usando apenas o sentido do olfato. Será impedido o uso do paladar e do tato.

http://www.wservices.srv.br/public/projetos/dra_socorro/UserFiles/images/f_paladarolfato%5B1%5D.jpg 

 b)    A professora realizará uma discussão com os alunos sobre a experiência realizada:

        * Qual foi o sentido utilizado para a adivinhação dos produtos apresentados?

        * Quais são os outros sentidos do corpo humano?

        * Que outros sentidos poderiam ter ajudado os alunos a descobrirem os produtos ?

        * De que maneira esses sentidos  poderiam ter ajudado?

        * Você acha importante o sentido do olfato? Por quê?

  2ª etapa

Informando-se através de textos expositivos:

a) Distribuição aos alunos do texto1:                                               

  

   http://www.minerva.uevora.pt/itic/2000_2001/5sentidos/   

b) Leitura silenciosa do texto.                                                                                                                                                                                                                             

c) Leitura  oral realizada pelos alunos.  

d) Questões que serão respondidas pelos alunos por escrito, de acordo com as informações do texto:

    *  Quais são as funções do nariz?

    *  Para que servem as membranas olfativas?

     * Tudo o que tem cheiro bom é saudável para o ser humano? Por quê?

     * Tudo o que tem cheiro ruim é prejudicial ao ser humano? Por quê?

     * Para que os adultos usam perfume?

  f) A professora corrigirá oralmente as respostas dos alunos, aceitando todas as opiniões justificadas com coerência.

  3ª etapa 

 Testando os conhecimentos

a) Os alunos resolverão a seguinte cruzadinha

http://fernanda-atividadespedagógicas.blogspot.com/2009/05/cruzadinhas.html 

 b)  A professora corrigirá individualmente as cruzadinhas, verificando os erros e os acertos.

  4ª etapa

  Texto expositivo 2:     

                                              

                                             Josina A. T. Teixeira

 a) Leitura silenciosa do texto.

 b) Leitura oral feita pelos alunos à frente da classe.

 c) Interpretação oral do texto:

     * Qual é a utilidade dos pelos do nariz?

     * O que é o muco do nariz?

     * Para que ele serve?

 5ª etapa

 Cuidados com o nariz  

                                     

                                               Josina A. T. Teixeira

 c)   Leitura silenciosa do texto. 

d)   Em duplas, os alunos escreverão em uma folha de papel as suas conclusões sobre os cuidados que devemos adotar para com o nosso nariz. Depois, cada elemento da dupla desenhará o nariz do colega para ilustrar o trabalho.

e)   Os trabalhos serão colocados no mural da sala, para que todos possam apreciá-los.  

Recursos Complementares

 Títulos para consultas:

  • Coleção: Conhecer e crescer - Érika Santana e Rodrigo Balestri
  • Coleção De Olho no Mundo: revista Recreio
  • Parâmetros Curriculares Nacionais
Avaliação

    Durante a realização de todas as atividades, a professora acompanhará os trabalhos de seus alunos, verificando se eles extraíram informações corretas dos textos expositivos, acertaram a cruzadinha, aumentaram seus conhecimentos sobre o sentido do olfato, trabalharam nos grupos de maneira educada e cooperativa.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 1/4 - 25%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.