Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Classificação e estrutura dos Carboidratos

 

23/06/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, o aluno pode aprender sobre estrutura e classificação dos Carboidratos, Monossacarídeos, Dissacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.

Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Massa

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), para esta aula os alunos devem trazer ingredientes para realizar um café colonial (café da manhã). Considerando a realidade da comunidade escolar, você pode propor um rodízio de pizza, rodízio de massas, hora do lanche, etc.

 

Professor, o objetivo desta ação é saber que conhecimentos os alunos possuem sobre produtos que contém carboidratos. Desta forma, organize a turma em equipes contendo 4 pessoas cada uma. Entregue uma cópia da tabela abaixo aos alunos. Peça que a completem relacionando todos os ingredientes que trouxeram para organizar o café. Em seguida, os alunos assinalam com um X os produtos que contém carboidratos. Quando concluirem a atividade, o professor pode utilizar o quadro, explicar que carboidratos são compostos orgânicos formados por moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio. São poliidroxialdeído ou poliidroxicetonas ou então, substâncias que, por hidrólise originam esses compostos. Na sequência, os alunos devem ser convidados a tomar o café.

Fonte: http://www.flickr.com/photos/irenewn/2551471173/

Produto

Assinale com um x os produtos que contém carboidratos  

Pão

Leite desnatado

Queijo magro

Cereais ligth

Mamão

Pergunte aos alunos se há somente um tipo de carboidrato. Pode ocorrer que não saibam responder. Então, neste momento sugerimos que você explique que existem 3 tipos diferentes de carboidratos: complexos processados, complexos não processados e os simples.

Para ampliar o aporte teórico dos alunos, complemente explicando que carboidratos, também são conhecidos por hidratos de carbono (hidrocarbonetos), glucídeos, glicídeos ou açúcares e que pertencem à classe de substâncias orgânicas. Apresentam a seguinte fórmula molecular geral C(H2O)n ou CnH2nOn.

Na continuidade, sugerimos que os alunos se organizem em equipes de no máximo 3 pessoas, acessem o recurso " Carboidratos: Estrutura, Propriedades e Funções e respondam os seguintes questionamentos: Quais são os monossacarídeos mais abundantes na natureza?;  Como são formados os oligossacarídeos? Quando um carboidrato se liga às proteínas ou aos lipídeos o que ocorre?; Porque alguns carboidratos são solúveis em água e outros não?; Como se constituem os polissacarídeos?;Como se formam os oligossacarídeos? ; Porque a lactose comporta-se, diferentemente da sacarose?

Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/03-CCD-2907.pdf 

Ao desenvolver esta atividade os alunos podem compreender melhor sobre como classificar os carboidratos de acordo com a sua estrutura. Assim, as mesmas equipes que trabalharam na atividade anterior devem acessar a simulação "Classificação e estrutura dos carboidratos", fazer a leitura das informações, copiar o conteúdo no caderno analisar e responder se há diferença entre as fórmulas D-Glicose e D-Frutose.

Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2552 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10042/carboidratos.swf

Classificação e estrutura dos carboidratos 

    

Explicando fórmulas

Professor, você pode ampliar os estudos trabalhando no quadro as fórmulas dos monossacarídeos e dissacarídeos. Peça aos alunos que anotem no caderno. Você pode indicar outras fórmulas.

Fórmula molecular dos glícideos

Trioses   

C3H6O3

Tetroses

C4H8O4

pentoses

C5H10O5

hexoses

C6H12O6

Fórmula estrutural geral dos dissacarídeos:

 C(H2O)n – H2O, (C6H10O5)n ou CnH2n-2On-1

O objetivo desta atividade é que ao pesquisar os alunos ampliem os conhecimentos sobre o consumo diário de carboidratos necessário ao organismo humano. Esta atividade pode ser desenvolvida em conjunto com a disciplina de Ciências e Biologia.

Roteiro

Organize os alunos em equipes de 3 pessoas e solicite que pesquisem:

  • A constituição da Nova Pirâmide alimentar (ver imagem como exemplo);
  • A ingestão de alimentos contendo produtos químicos podem interferir na vida das pessoas.

Após a pesquisa devem criar uma apresentação. Sugerimos os software de apresentação abaixo: Impress que é um programa freeware e gratuito que faz parte do BrOffice.org. Está disponível no link: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress ou  PowerPoint que é o programa de apresentações da suíte de aplicativos Microsoft Office. É adquirido quando se compra os produtos da citada empresa. 

Reuna os alunos em equipes de 3 pessoas para que produzam um texto respondendo aos seguintes questionamentos. Ao concluir devem criar um blog que pode ser criado utilizando o link: www.blogger.com/start 

a) Como são digeridos e absorvidos?

b) Como atuam os polissacarídeos em nosso corpo?

c) O que apresentam nas membranas plasmáticas das células?

d) O que fornecem de fundamental para o funcionamento do cérebro?

e) Como agem em relação à gordura?

f) Quais são as funções dos polissacarídeos?

g) Quantos e quais são os tipos de carboidratos simples?

h) Qual a composição dos glicídeos?

Ao desenvolver esta atividade o aluno deve compreender qual a estrutura química dos carboidratos. Sugerimos dois sites para que busquem as informações necessárias para completar a tabela consequentemente entendam sobre a estrutura química dos carboidratos. 

Link: http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/bioquimicacarboidratos_estrutura.htm   

Link: http://www.planetabio.com/bioquimica.swf 

Para cada estrutura na figura abaixo, forneça as informações necessárias para completar a tabela.

Estrutura

Família

Cadeia

Monossacarídeo

Número de centros quirais

a

Aldose

triose

D-gliceraldeído

1

b

c

d

e

Os alunos devem pesquisar em seu colégio ou escola o hábito alimentar dos estudantes. Implementar tal ação tem como objetivo verificar qual a média diária de consumo de alimentos que contém carboidratos praticada pelos estudantes. Em seguida devem elaborar panfletos e apresentar para a comunidade escolar. Desta forma, podem sensibilizar as pessoas sobre o consumo diário de carboidratos necessário para o corpo humano.

Há informações no texto disponível no site abaixo que podem contribuir no desenvolvimento da pesquisa.  

Link http://www.anutricionista.com/alimentacao-saudavel.html 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Classificação e estrutura dos carboidratos Animação/simulação
Classificação e estrutura dos carboidratos Animação/simulação
Classificação e estrutura dos carboidratos Animação/simulação
Classificação e estrutura dos carboidratos Animação/simulação
Classificação e estrutura dos carboidratos Animação/simulação
Classificação e estrutura dos carboidratos Animação/simulação
Recursos Complementares

Sitios

Link: http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/introducao_carboidratos/introducao_ch.htm 

Excelente site que trata do tema carboidratos. Link: http://dietasdelowcarb.blogspot.com/2009_07_01_archive.html   

Link: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/carboidratos.htm 

Vídeos

Link: http://www.youtube.com/watch?v=iv22EvCeSGI  

Link: http://www.youtube.com/user/ProfessorToid#p/search/3/H6KLP7XZI5Q 

Link: http://www.youtube.com/user/ProfessorToid#p/search/2/KPFRo-eT2Lo 

No vídeo abaixo os alunos podem pesquisar sobre a estrutura, as propriedades e funções dos carboidratos.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=jaKKR4YKZ0M  

Livros:

Utimura, Teruko Y. & Linguanoto, Maria. Química Fundamental. Vol. Único. São Paulo: FTD. 1998.

Feltre, Ricardo. Fundamentos da química. Vol. Único. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.

Avaliação

Para compreender melhor como desenvolver a avaliação sugerimos que você faça uma leitura da entrevista da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272  `

Com a finalidade de contribuir sugerimos um roteiro para desenvolver a avaliação.

a) analisar se as pesquisas contemplam os conteúdos e conceitos sobre carboidratos;

b) observar se utilizaram adequadamente os recursos tecnológicos;

c) verificar se a escrita do relatório sobre “Carboidratos" está adequada às normas da Lingua Portuguesa

d) a elaboração do blog contemplou todos os aspectos relativos aos tipos de carboidratos;

e) completaram adequadamente a tabela contendo as informações referente a quantidade de carboidratos necessárias ao corpo humano;

f) Pesquisaram com propriedade as informações relativas à Nova Pirâmide alimentar.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.