23/06/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Nesta aula, o aluno pode aprender sobre estrutura e classificação dos Carboidratos, Monossacarídeos, Dissacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.
Massa
Professor(a), para esta aula os alunos devem trazer ingredientes para realizar um café colonial (café da manhã). Considerando a realidade da comunidade escolar, você pode propor um rodízio de pizza, rodízio de massas, hora do lanche, etc.
Professor, o objetivo desta ação é saber que conhecimentos os alunos possuem sobre produtos que contém carboidratos. Desta forma, organize a turma em equipes contendo 4 pessoas cada uma. Entregue uma cópia da tabela abaixo aos alunos. Peça que a completem relacionando todos os ingredientes que trouxeram para organizar o café. Em seguida, os alunos assinalam com um X os produtos que contém carboidratos. Quando concluirem a atividade, o professor pode utilizar o quadro, explicar que carboidratos são compostos orgânicos formados por moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio. São poliidroxialdeído ou poliidroxicetonas ou então, substâncias que, por hidrólise originam esses compostos. Na sequência, os alunos devem ser convidados a tomar o café.
Fonte: http://www.flickr.com/photos/irenewn/2551471173/
Produto |
Assinale com um x os produtos que contém carboidratos |
Pão |
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Leite desnatado |
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Queijo magro |
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Cereais ligth |
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Mamão |
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Pergunte aos alunos se há somente um tipo de carboidrato. Pode ocorrer que não saibam responder. Então, neste momento sugerimos que você explique que existem 3 tipos diferentes de carboidratos: complexos processados, complexos não processados e os simples.
Para ampliar o aporte teórico dos alunos, complemente explicando que carboidratos, também são conhecidos por hidratos de carbono (hidrocarbonetos), glucídeos, glicídeos ou açúcares e que pertencem à classe de substâncias orgânicas. Apresentam a seguinte fórmula molecular geral C(H2O)n ou CnH2nOn.
Na continuidade, sugerimos que os alunos se organizem em equipes de no máximo 3 pessoas, acessem o recurso " Carboidratos: Estrutura, Propriedades e Funções e respondam os seguintes questionamentos: Quais são os monossacarídeos mais abundantes na natureza?; Como são formados os oligossacarídeos? Quando um carboidrato se liga às proteínas ou aos lipídeos o que ocorre?; Porque alguns carboidratos são solúveis em água e outros não?; Como se constituem os polissacarídeos?;Como se formam os oligossacarídeos? ; Porque a lactose comporta-se, diferentemente da sacarose?
Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/03-CCD-2907.pdf
Ao desenvolver esta atividade os alunos podem compreender melhor sobre como classificar os carboidratos de acordo com a sua estrutura. Assim, as mesmas equipes que trabalharam na atividade anterior devem acessar a simulação "Classificação e estrutura dos carboidratos", fazer a leitura das informações, copiar o conteúdo no caderno analisar e responder se há diferença entre as fórmulas D-Glicose e D-Frutose.
Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2552
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10042/carboidratos.swf
Classificação e estrutura dos carboidratos
Professor, você pode ampliar os estudos trabalhando no quadro as fórmulas dos monossacarídeos e dissacarídeos. Peça aos alunos que anotem no caderno. Você pode indicar outras fórmulas.
Fórmula molecular dos glícideos |
Trioses |
C3H6O3 |
Tetroses |
C4H8O4 |
pentoses |
C5H10O5 |
hexoses |
C6H12O6 |
Fórmula estrutural geral dos dissacarídeos: |
C(H2O)n – H2O, (C6H10O5)n ou CnH2n-2On-1 |
O objetivo desta atividade é que ao pesquisar os alunos ampliem os conhecimentos sobre o consumo diário de carboidratos necessário ao organismo humano. Esta atividade pode ser desenvolvida em conjunto com a disciplina de Ciências e Biologia.
Organize os alunos em equipes de 3 pessoas e solicite que pesquisem:
Após a pesquisa devem criar uma apresentação. Sugerimos os software de apresentação abaixo: Impress que é um programa freeware e gratuito que faz parte do BrOffice.org. Está disponível no link: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress ou PowerPoint que é o programa de apresentações da suíte de aplicativos Microsoft Office. É adquirido quando se compra os produtos da citada empresa.
Reuna os alunos em equipes de 3 pessoas para que produzam um texto respondendo aos seguintes questionamentos. Ao concluir devem criar um blog que pode ser criado utilizando o link: www.blogger.com/start
a) Como são digeridos e absorvidos?
b) Como atuam os polissacarídeos em nosso corpo?
c) O que apresentam nas membranas plasmáticas das células?
d) O que fornecem de fundamental para o funcionamento do cérebro?
e) Como agem em relação à gordura?
f) Quais são as funções dos polissacarídeos?
g) Quantos e quais são os tipos de carboidratos simples?
h) Qual a composição dos glicídeos?
Ao desenvolver esta atividade o aluno deve compreender qual a estrutura química dos carboidratos. Sugerimos dois sites para que busquem as informações necessárias para completar a tabela consequentemente entendam sobre a estrutura química dos carboidratos.
Link: http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/bioquimicacarboidratos_estrutura.htm
Link: http://www.planetabio.com/bioquimica.swf
Para cada estrutura na figura abaixo, forneça as informações necessárias para completar a tabela.
Estrutura |
Família |
Cadeia |
Monossacarídeo |
Número de centros quirais |
a |
Aldose |
triose |
D-gliceraldeído |
1 |
b |
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c |
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d |
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e |
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Os alunos devem pesquisar em seu colégio ou escola o hábito alimentar dos estudantes. Implementar tal ação tem como objetivo verificar qual a média diária de consumo de alimentos que contém carboidratos praticada pelos estudantes. Em seguida devem elaborar panfletos e apresentar para a comunidade escolar. Desta forma, podem sensibilizar as pessoas sobre o consumo diário de carboidratos necessário para o corpo humano.
Há informações no texto disponível no site abaixo que podem contribuir no desenvolvimento da pesquisa.
Link http://www.anutricionista.com/alimentacao-saudavel.html
Nome | Tipo |
---|---|
Classificação e estrutura dos carboidratos | Animação/simulação |
Classificação e estrutura dos carboidratos | Animação/simulação |
Classificação e estrutura dos carboidratos | Animação/simulação |
Classificação e estrutura dos carboidratos | Animação/simulação |
Classificação e estrutura dos carboidratos | Animação/simulação |
Classificação e estrutura dos carboidratos | Animação/simulação |
Sitios
Link: http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/introducao_carboidratos/introducao_ch.htm
Excelente site que trata do tema carboidratos. Link: http://dietasdelowcarb.blogspot.com/2009_07_01_archive.html
Link: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/carboidratos.htm
Vídeos
Link: http://www.youtube.com/watch?v=iv22EvCeSGI
Link: http://www.youtube.com/user/ProfessorToid#p/search/3/H6KLP7XZI5Q
Link: http://www.youtube.com/user/ProfessorToid#p/search/2/KPFRo-eT2Lo
No vídeo abaixo os alunos podem pesquisar sobre a estrutura, as propriedades e funções dos carboidratos.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=jaKKR4YKZ0M
Livros:
Utimura, Teruko Y. & Linguanoto, Maria. Química Fundamental. Vol. Único. São Paulo: FTD. 1998.
Feltre, Ricardo. Fundamentos da química. Vol. Único. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
Para compreender melhor como desenvolver a avaliação sugerimos que você faça uma leitura da entrevista da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272 `
Com a finalidade de contribuir sugerimos um roteiro para desenvolver a avaliação.
a) analisar se as pesquisas contemplam os conteúdos e conceitos sobre carboidratos;
b) observar se utilizaram adequadamente os recursos tecnológicos;
c) verificar se a escrita do relatório sobre “Carboidratos" está adequada às normas da Lingua Portuguesa
d) a elaboração do blog contemplou todos os aspectos relativos aos tipos de carboidratos;
e) completaram adequadamente a tabela contendo as informações referente a quantidade de carboidratos necessárias ao corpo humano;
f) Pesquisaram com propriedade as informações relativas à Nova Pirâmide alimentar.
Quatro estrelas 3 calificaciones
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02/02/2016
Cinco estrelasÓtima sugestão de aula. Já fiz uso de boa parte desse material. Abraços, Cleide Oliveira
13/03/2011
Cinco estrelaslegal
22/08/2010
Quatro estrelascriativa,prática ótima.