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Conhecendo jóias e a densidade dos materiais

 

03/07/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, o aluno pode aprender sobre densidade dos materiais.

Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Número Atômico e Número de Massa

Elementos químicos

Estratégias e recursos da aula

Para esta aula, os alunos devem trazer: pequenos pedaços de madeiras (obter na madeireira) provenientes de diferentes espécies de árvores; pedras de  diferentes natureza; um copo grande e água.

Na sala de aula, organize os alunos em equipes composta de 5 pessoas cada uma. Solicite que pesquisem junto aos professores, funcionários e colegas do próprio estabelecimento, se ao abastecer o veículo nos postos de gasolina, costumam averiguar o densímetro, para saber se o combustível foi adulterado. Após retornarem a sala de aula os alunos devem discutir o resultado da pesquisa.  

INSTRUMENTO DE PESQUISA

SIM

NÃO

Ao abastecer o veículo você costuma averiguar o  densímetro, para saber se o combustível foi adulterado?

Explique aos alunos que a densidade é utilizada para controlar a qualidade de álcool combustível.  Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o combustível deve apresentar densidade entre 0,805 e 0,811 g/mL. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dens%C3%ADmetro

Questione os alunos perguntando:  O que pesa mais: um quilo de algodão ou um quilo de chumbo?

Para explicar este questionamento, você deve acessar o link: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u40.jhtm 

No laboratório de química, explique aos alunos que Densidade é a relação entre massa e volume. Se as massas forem iguais e os volumes diferentes, as densidades serão diferentes. Explique também que: Densímetro é um aparelho que permite determinar a densidade de um líquido com relação a uma calibração pré-definida. O densímetro faz uso do princípio do empuxo (descoberto por Arquimedes matemático, físico e inventor grego). Existem diferentes tipos de aparelhos. Dentre eles podemos citar:

• Picnômetro: Frasco volumétrico feito de vidro de borossilicato com capacidades variadas, geralmente de 10 à 100 ml, provido de um termômetro.

• Densímetro Digital: Equipamento que fornece a leitura da densidade de uma substância, através de um processo eletrônico.

• Densímetro de Imersão: É um tubo de vidro, com uma haste graduada, selecionado de acordo com a faixa de densidade do líquido a medir.

Fonte: http://brquimica.com.br/densi/news_densi.php?id=1123543834 

Peça aos alunos, que coloquem os materiais que trouxeram na bancada e desenvolvam o experimento disponível no link abaixo. Desenvolver este experimento, tem como objetivo. complementar a explicação e ampliar a compreensão sobre o assunto. Solicite aos alunos, que anotem o que observam.

Link: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=241&DENSIDADE+DOS+MATERIAIS+SERA+QUE+AFUNDA#top 

Explique aos alunos que o cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.

                        massa

Densidade =    -----------

                       volume

No laboratório de informática, pergunte aos alunos, como se calcula a densidade em uma jóia; que materiais podem ser utilizados para a confecção de jóias. Dialogue com a turma sobre o assunto. Solicite aos alunos que acessem a animação “Sua jóia é verdadeira?”. Ao fazê-lo, podem aprender sobre os tipos de metais utilizados para a confecção de uma peça.                                                                                                       

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14545   

Link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_joias.htm 

Sua jóia é verdadeira? 

 

Roteiro

Na simulação, o aluno deve escolher uma peça. Aplicar os conceitos de densidade, fazer a associação, calcular a densidade de objetos que possuem massas e metais diferentes. Finalmente, pode identificar o tipo do metal.      

Atividade 1

Esta atividade, deve ser desenvolvida no laboratório de química ou na sala de aula. Possibilita ao aluno aprender como funciona o densímetro e a construí-lo.  Para fazê-lo, os alunos devem ter acesso ao texto disponível no link abaixo. No texto, o Prof. Carlos Eduardo Laburú do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina, orienta como criar um aparelho de baixo custo.   

Link: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol3/Num1/a06.pdf 

Atividade 2

Professor, nesta atividade, o aluno deve aprender a determinar a densidade de um sólido. Organize os alunos em equipes composta por 3 pessoas cada. Peça que sigam as orientações disponíveis no link abaixo e determinem a densidade de um sólido. Ao finalizarem a pesquisa, façam o relatório.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21480   

A determinação da densidade de sólidos e líquidos 

Após concluírem a atividade, devem criar um blog,  inserir as informações disponíveis no relatório e postar no link: www.blogger.com/start

    

Atividade 3

Professor, organize os alunos em duplas. Peça que acessem a webquest "Densidade da Água". Desenvolvam as atividades, conforme as orientações disponíveis no recurso. Esta atividade possibilita ao aluno aprender sobre: Densidade da água; Densidade de Aparente; Unidades de densidade e Empuxo da densidade da Água.

Link: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=16498&id_pagina=3 

  • Língua Portuguesa: pode-se analisar a gramática e a ortografia disponível na escrita dos relatórios;
  • História: Pode-se trabalhar a história da jóias e sua comercialização no oriente médio;
  • Geografia: seria interessante trabalhar a exploração das jazidas de minérios;
  • Matemática: pode-se trabalhar as unidades de medidas utilizadas para calcular a densidade das pedras preciosas;
  • Ciências: nesta disciplina pode-se explorar a densidade dos materiais e produtos químicos;
  • Física: o professor pode explorar o Princípio de Arquimedes.

Os alunos podem entrevistar as pessoas da comunidade perguntando se ao abastecerem os veículos costumam averiguar o densímetro, para saber se o combustível foi adulterado. Após tabular os dados da pesquisa podem divulgar os resultados para informar a população sobre a importância do aparelho.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sua jóia é verdadeira? Animação/simulação
A determinação da densidade de sólidos e líquidos Experimento prático
Recursos Complementares

Textos 

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_de_Arquimedes 

Link: http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/geral/port/falando.asp 

Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/mais-denso-menos-denso.jhtm 

Link: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/experimento-sobre-densidade.jhtm 

No link abaixo o aluno pode conhecer a maravilhosa história das jóias.

Link: http://www.portaldasjoias.com.br/Julho_03/Historia_Joia/historia_da_joia.htm    

O texto disponível no link abaixo é um experimento simples no qual é possível conhecer e aplicar o conceito de densidade.

Link: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=323&DENSIDADE 

Vídeos

O vídeo apresenta imagens reais das minas artesanais e o processo de vendas das pedras lapidadas em Ouro Preto - MG - Brasil.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=AP7qvP82nAI  

Vídeo que trata da história do garimpo em Serra Pelada.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=0VVJdAaIGhw 

Vídeo que trata da descoberta e contrabando do ouro.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/885/fausto.wmv

Assistir o vídeo é uma oportunidade de saber como se faz jóias. 

Link: http://www.youtube.com/watch?v=hjfYbforpzo&feature=player_embedded#! 

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes 

Livros 

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999

LEMBO; Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2001.

Avaliação

O processo de avaliação deve ser formativo e contínuo. O professor pode utilizar os seguintes critérios para avaliar:

Verificar se os alunos utilizaram adequadamente a animação Sua jóia é verdadeira?;

Observar se os alunos desenvolveram as interações e dialogaram com argumentos que possibilitaram avançar na compreensão do tema;

Analisar se elaboraram os relatórios observando a regras da Língua Portuguesa.

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