03/08/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Reconhecer a ação química das substâncias que compõem as pastas dentais;
Identificar a composição química dos cremes dentais;
Identificar as funções químicas inorgânicas especificamente os sais.
Rever o conteúdo funções orgânicas.
Os alunos devem saber identificar os íons; os grupos funcionais orgânicos e, também, sobre os elementos químicos.
Professor providencie e também solicite aos alunos que tragam embalagens de diferentes marcas de creme dental para que participem das atividades desta aula.
Na sala de aula, solicite a cada aluno que localize nas embalagens de creme dental a composição química dos produtos. Em seguida, utilizem a tabela abaixo para inserir as informações. Espera-se que localizem produtos químicos como: carbonato de cálcio precipitado, sorbitol, aromatizantes, monofluorfosfato de sódio, triclosan, alantoína, citrato de zinco, laurilsulfato de sódio, sacarina, cloreto de sódio, carboximetilcelulose e corantes.
NÚMERO DO ITEM |
NOME DO PRODUTO |
COMPOSIÇÃO QUÍMICA |
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Após concluírem o levantamento, registre no quadro todas as respostas encontradas pelos alunos.
À medida que relaciona cada uma, indague-os sobre as propriedades de cada produto pois, desta forma, você levanta os conhecimentos prévios. Aproveite o momento para explicar sobre como cada produto atua e reage quimicamente ao serem utilizados/aplicados em diferentes contextos. Solicite aos alunos que anotem sua explicação no caderno.
Usar creme dental com alta abrasividade e baixo teor de flúor pode estragar os dentes?
Qual a função do bicarbonato de sódio presente nos cremes dentais?
Explique aos alunos que o creme dental ideal deve conter flúor; que produtos com substâncias diferentes não alteram sua qualidade e função.
Na composição química dos cremes dentais podem ser encontradas produtos como:
Lauril Sulfato de Sódio substância responsável pela formação da espuma que se forma quando escovamos os dentes e possui ação detergente;
Sorbitol - C6H8 (OH)6 edulcorante, essa substância é responsável pelo sabor doce da nossa pasta dental;
Flavorizantes: agentes responsáveis pelo sabor que promove um efeito refrescante; Água e álcool etílico: esses são os solventes responsáveis pela dissolução dos ingredientes, formando a pasta homogênea;
Glicerina: umectante, a pasta dentro do tubo não resseca em virtude da presença da glicerina.
Sais que são compostos iônicos que, dissolvidos em água, liberam cátion diferente de H3O+ (hidroxônio) e ânion diferente de OH- (hidróxido). Pode ser encontrado no mar dissolvidos como o cloreto de sódio, cloreto de magnésio e sulfato de magnésio. Também podem ser encontrados não dissolvidos na água como carbonato de cálcio (forma as conchas e os corais).
Carbonato de cálcio (CaCO3) é uma substância abrasiva ou agente de polimento que atua durante a escovação aumentando o atrito com os dentes, o contato promove a esfoliação da camada mais externa dos dentes eliminando a placa bacteriana.
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbonato_de_c%C3%A1lcio
Carbonato de Cálcio: substância química de fórmula CaCO3. É o principal componente de casas como os calcários. Tem características alcalinas (ou seja, é um sal com características básicas que aumenta pH de uma solução aquosa), e é resultado da reação do óxido de cálcio (cal virgem) com dióxido de carbono.
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicarbonato_de_s%C3%B3dio
NaHCO3: Bicarbonato de sódio. É um composto cristalino de cor branca, muito solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino. É classificado como abrasivo. É um antiácido que regula o pH do meio. É utilizado para tratar a acidez do estômago para neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico; em receitas como fermento químico quando ocorre a liberação de CO2 gasoso; como reagentes de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina, em curtumes, no tratamento da lã e da seda, na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e desodorantes. A forma anihidríca do composto usa-se para absorver umidade e odores.
Fluoreto de sódio (NaF): Sal inorgânico, haleto alcalino, de fórmula mínima NaF, derivado do HF. O flúor é um componente químico (também encontrado nos cremes dentais) que inibe a ação de bactérias, atua na prevenção de cáries dentárias. Também usado como inseticida, para fluoretação de água potável, para preservar a madeira. Reage com o fosfato de cálcio presente nos dentes para formar fluoropatita.
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluoreto_de_s%C3%B3dio
Formulação dos sais
Na sequência, escreva as fórmulas dos sais no quadro. Solicite aos que observem quais elementos químicos estão presentes em uma e outra fórmula bem como verifiquem se há semelhanças de elementos químicos (entre as suas moléculas). Eles devem responder que a semelhança está no radical dos sais.
Disponibilizamos algumas fórmulas para que o professor faça uso do quadro negro e explique aos alunos sobre compostos orgânicos.
Em seguida, explique aos alunos que ao representar a formulação dos sais, por convenção, o cátion deve anteceder o ânion na fórmula conforme o exemplo abaixo:
ÍONS |
FÓRMULA DO SAL |
Al3+ Cl- |
AlCl3 |
Ca2+ PO3- 4 |
Ca3(PO4)2 |
Fe3+ SO2- 4 |
Fe2(SO4)3 |
As atividades 1 e 2 devem ser desenvolvidas na sala de aula.
Atividade 1
Professor organize os alunos em duplas e solicite que determinem as fórmulas dos sais abaixo. Solicite às duplas que copiem os íons no caderno e determinem as fórmulas. Após concluírem a atividade, escolham outra dupla, permutem as atividades e efetuem a correção. Quando todas as duplas concluírem as correções, efetue a correção no quadro. Você pode ampliar a lista acrescentando outros íons.
a) Na+ Cl- |
b) Zn2+ I- |
c) K+ MnO2- 4 |
Atividade 2
Professor esta atividade deve ser desenvolvida individualmente. Ao término efetue a correção no quadro.
Dada as fórmulas, determine os íons dos sais abaixo.
a) NH4ClO3
b) Na2Cr2O7
c) Fe2SiO4
Atividade 3
No laboratório de informática, organize os alunos em equipes de no máximo 5 pessoas. Solicite que acessem a animação abaixo para que revisem o conceito, os tipos e as propriedades dos sais. Os alunos devem anotar no caderno como se forma o sal, como são denominados os sais que possuem oxigênio, verificar se existe sal amargo, as fórmulas além das ligações bem como realizem as ligações químicas observando a Teoria de Lewis.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16872
Após explorar a animação as equipes devem criar um blog contendo os seguintes itens:
Definição, propriedades, tipos, formulação e nomenclatura de sais.
O blog pode ser criado utilizando-se o link a seguir: www.blogger.com/start
Ciências: nesta disciplina sugerimos o desenvolvimento de uma pesquisa na escola/colégio sobre tipos de sais bem como o seu uso e aplicação no cotidiano.
Biologia: os alunos podem criar um dicionário contendo os vocabulários utilizados nesta aula e ainda acrescentar outros.
Língua Portuguesa: pode-se elaborar textos destacando a importância da química na produção e industrialização do creme dental.
Artes: os alunos podem criar folders, cartazes, cartões sobre uma determinada marca de creme dental. Ideal que eles criem suas próprias marcas e especifiquem nas embalagens a composição química dos produtos.
A partir dos rótulos dos cremes dentais os alunos podem desenvolver pesquisa sobre a composição química de cada produto e, em seguida, buscar em sites na Internet sobre a efetividade de remoção da placa bacteriana. Podem ainda pesquisar se os cremes dentais que contém cálcio, ou flúor são benéficos para os dentes; se os dentes absorvem tais nutrientes, qual o melhor tipo de creme dental, verificar a concentração do flúor escrita nas embalagens dos produtos. Por fim, devem elaborar cartazes e afixar no mural da escola/colégio.
Relacionamos alguns navegadores para auxiliar no desenvolvimento da atividade.
Google - http://www.google.com.br/
Yahoo! Brasil - http://www.yahoo.com/
Terra - http://www.terra.com.br/portal/
Nome | Tipo |
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O sal | Animação/simulação |
Sitio
Nos sites abaixo estão disponíveis informações sobre cremes dentais.
Link: http://www.brasilescola.com/odontologia/pasta-de-dente.htm
Link: http://www.ebah.com.br/a-quimica-e-a-conservacao-dos-dentes-ppt-a31886.html
Link: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/pastaDente.asp
Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a01.pdf
Vídeo
Como é feito o creme dental
Link: http://www.videosdahora.com.br/videos/videosWMP.asp?cod=12877
Aula disponível no Portal do Professor/MEC que trata sobre compostos orgânicos.
Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensqui_vol5.pdf
Livro:
Oriente os alunos para que acessem o link abaixo para conhecer o livro produzido pelos professores da Rede Estadual do Paraná.
Link: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf
Para implementar a avaliação você pode se orientar pelos critérios abaixo no sentido de observar os objetivos atingidos ao:
- Elaborar o blog: o texto seguiu as normas da ortografia e gramática;
- Usar adequadamente a animação e as ferramentas do blog;
- Demonstrar com propriedade por meio da oralidade os conhecimentos adquiridos ao resolver a atividade relativa à formulação dos sais;
- Revelar apropriação de conhecimentos sobre o tipo, propriedade, nomenclatura e formulação dos Sais.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/04/2011
Cinco estrelasfoi boa essa aula meus alunos gostaram se sabe o q cintem no creme dental
17/10/2010
Cinco estrelasÓtima a aula, conteúdo bastante interessante
04/08/2010
Quatro estrelasMuito Bom!