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A química dos cremes dentais

 

03/08/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a ação química das substâncias que compõem as pastas dentais;

Identificar a composição química dos cremes dentais;

Identificar as funções químicas inorgânicas especificamente os sais.

Rever o conteúdo funções orgânicas.

Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem saber identificar os íons; os grupos funcionais orgânicos e, também, sobre os elementos químicos.

Estratégias e recursos da aula

Professor providencie e também solicite aos alunos que tragam embalagens de diferentes marcas de creme dental para que participem das atividades desta aula.

   

Na sala de aula, solicite a cada aluno que localize nas embalagens de creme dental a composição química dos produtos. Em seguida, utilizem a tabela abaixo para inserir as informações. Espera-se que localizem produtos químicos como: carbonato de cálcio precipitado, sorbitol, aromatizantes, monofluorfosfato de sódio, triclosan, alantoína, citrato de zinco, laurilsulfato de sódio, sacarina, cloreto de sódio, carboximetilcelulose e corantes.

NÚMERO DO ITEM

NOME DO PRODUTO

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Após concluírem o levantamento, registre no quadro todas as respostas encontradas pelos alunos.

À medida que relaciona cada uma, indague-os sobre as propriedades de cada produto pois,  desta forma, você levanta os conhecimentos prévios. Aproveite o momento para explicar sobre como cada produto atua e reage quimicamente ao serem utilizados/aplicados em diferentes contextos.  Solicite aos alunos que anotem sua explicação no caderno.  

 

Usar creme dental com alta abrasividade e baixo teor de flúor pode estragar os dentes?

Qual a função do bicarbonato de sódio presente nos cremes dentais?

   

Explique aos alunos que o creme dental ideal deve conter flúor; que produtos com substâncias diferentes não alteram sua qualidade e função.

Na composição química dos cremes dentais podem ser encontradas produtos como:

Lauril Sulfato de Sódio substância responsável pela formação da espuma que se forma quando escovamos os dentes e possui ação detergente;

Sorbitol - C6H8 (OH)6 edulcorante, essa substância é responsável pelo sabor doce da nossa pasta dental;

Flavorizantes: agentes responsáveis pelo sabor que promove um efeito refrescante; Água e álcool etílico: esses são os solventes responsáveis pela dissolução dos ingredientes, formando a pasta homogênea;

Glicerina: umectante, a pasta dentro do tubo não resseca em virtude da presença da glicerina.

Sais que são compostos iônicos que, dissolvidos em água, liberam cátion diferente de H3O+ (hidroxônio) e ânion diferente de OH- (hidróxido). Pode ser encontrado no mar dissolvidos como o cloreto de sódio, cloreto de magnésio e sulfato de magnésio. Também podem ser encontrados não dissolvidos na água como carbonato de cálcio (forma as conchas e os corais).

Carbonato de cálcio (CaCO3) é uma substância abrasiva ou agente de polimento que atua durante a escovação aumentando o atrito com os dentes, o contato promove a esfoliação da camada mais externa dos dentes eliminando a placa bacteriana.

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbonato_de_c%C3%A1lcio 

Carbonato de Cálcio: substância química de fórmula CaCO3. É o principal componente de casas como os calcários. Tem características alcalinas (ou seja, é um sal com características básicas que aumenta pH de uma solução aquosa), e é resultado da reação do óxido de cálcio (cal virgem) com dióxido de carbono.

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicarbonato_de_s%C3%B3dio 

NaHCO3: Bicarbonato de sódio. É um composto cristalino de cor branca, muito solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino. É classificado como abrasivo. É um antiácido que regula o pH do meio. É utilizado para tratar a acidez do estômago para neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico; em receitas como fermento químico quando ocorre a liberação de CO2 gasoso; como reagentes de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina, em curtumes, no tratamento da lã e da seda, na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e desodorantes. A forma anihidríca do composto usa-se para absorver umidade e odores.

Fluoreto de sódio (NaF):  Sal inorgânico, haleto alcalino, de fórmula mínima NaF, derivado do HF. O flúor é um componente químico (também encontrado nos cremes dentais) que inibe a ação de bactérias, atua na prevenção de cáries dentárias. Também usado como inseticida, para fluoretação de água potável, para preservar a madeira. Reage com o fosfato de cálcio presente nos dentes para formar fluoropatita.

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluoreto_de_s%C3%B3dio 

Formulação dos sais 

Na sequência, escreva as fórmulas dos sais no quadro. Solicite aos que observem quais elementos químicos estão presentes em uma e outra fórmula bem como verifiquem se há semelhanças de elementos químicos (entre as suas moléculas). Eles devem responder que a semelhança está no radical dos sais.

Disponibilizamos algumas fórmulas para que o professor faça uso do quadro negro e explique aos alunos sobre compostos orgânicos.

Em seguida, explique aos alunos que ao representar a formulação dos sais, por convenção, o cátion deve anteceder o ânion na fórmula conforme o exemplo abaixo:

ÍONS

FÓRMULA DO SAL

Al3+ Cl-

AlCl3

Ca2+ PO3-

                4

Ca3(PO4)2

Fe3+ SO2-

           4

Fe2(SO4)3

As atividades 1 e 2 devem ser desenvolvidas na sala de aula.

Atividade 1 

Professor organize os alunos em duplas e solicite que determinem as fórmulas dos sais abaixo. Solicite às duplas que copiem os íons no caderno e determinem as fórmulas. Após concluírem a atividade, escolham outra dupla, permutem as atividades e efetuem a correção. Quando todas as duplas concluírem as correções, efetue a correção no quadro. Você pode ampliar a lista acrescentando outros íons.

a) Na+ Cl-

b) Zn2+ I-

c) K+ MnO2-

                 4

Atividade 2

Professor esta atividade deve ser desenvolvida individualmente. Ao término efetue a correção no quadro.

Dada as fórmulas, determine os íons dos sais abaixo.

a) NH4ClO3 

b) Na2Cr2O7 

c) Fe2SiO4 

Atividade 3

No laboratório de informática, organize os alunos em equipes de no máximo 5 pessoas. Solicite que acessem a animação abaixo para que revisem o conceito, os tipos e as propriedades dos sais. Os alunos devem anotar no caderno como se forma o sal, como são denominados os sais que possuem oxigênio, verificar se existe sal amargo, as fórmulas além das ligações bem como realizem as ligações químicas observando a Teoria de Lewis.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16872 

O sal 

Após explorar a animação as equipes devem criar um blog contendo os seguintes itens:

Definição, propriedades, tipos, formulação e nomenclatura de sais.

O blog pode ser criado utilizando-se o link a seguir: www.blogger.com/start  

Ciências: nesta disciplina sugerimos o desenvolvimento de uma pesquisa na escola/colégio sobre tipos de sais bem como o seu uso e aplicação no cotidiano.

Biologia: os alunos podem criar um dicionário contendo os vocabulários utilizados nesta aula e ainda acrescentar outros.

Língua Portuguesa: pode-se elaborar textos destacando a importância da química na produção e industrialização do creme dental.    

Artes: os alunos podem criar folders, cartazes, cartões sobre uma determinada marca de creme dental. Ideal que eles criem suas próprias marcas e especifiquem nas embalagens a composição química dos produtos.

A partir dos rótulos dos cremes dentais os alunos podem desenvolver pesquisa sobre a composição química de cada produto e, em seguida, buscar em sites na Internet sobre a efetividade de remoção da placa bacteriana. Podem ainda pesquisar se os cremes dentais que contém cálcio, ou flúor são benéficos para os dentes; se os dentes absorvem tais nutrientes, qual o melhor tipo de creme dental, verificar a concentração do flúor escrita nas embalagens dos produtos. Por fim, devem elaborar cartazes e afixar no mural da escola/colégio.

Relacionamos alguns navegadores para auxiliar no desenvolvimento da atividade.

Google - http://www.google.com.br/   

Yahoo! Brasil - http://www.yahoo.com/     

Terra - http://www.terra.com.br/portal/ 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O sal Animação/simulação
Recursos Complementares

Sitio

Nos sites abaixo estão disponíveis informações sobre cremes dentais.

Link: http://www.brasilescola.com/odontologia/pasta-de-dente.htm     

Link: http://www.ebah.com.br/a-quimica-e-a-conservacao-dos-dentes-ppt-a31886.html 

Link: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/pastaDente.asp 

Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a01.pdf 

Vídeo

Como é feito o creme dental   

Link: http://www.videosdahora.com.br/videos/videosWMP.asp?cod=12877 

Aula disponível no Portal do Professor/MEC que trata sobre compostos orgânicos.

Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensqui_vol5.pdf 

Livro:

Oriente os alunos para que acessem o link abaixo para conhecer o livro produzido pelos professores da Rede Estadual do Paraná.

Link: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf

Avaliação

Para implementar a avaliação você pode se orientar pelos critérios abaixo no sentido de observar os objetivos atingidos ao:

- Elaborar o blog:  o texto seguiu as normas da ortografia e gramática;

- Usar adequadamente a animação e as ferramentas do blog;

- Demonstrar com propriedade por meio da oralidade os conhecimentos adquiridos ao resolver a atividade relativa à formulação dos sais;

- Revelar apropriação de conhecimentos sobre o tipo, propriedade, nomenclatura e formulação dos Sais.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
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