Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Genética: O INÍCIO!/ Monoibridismo e a 1ª Lei de Mendel

 

06/05/2009

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o monoibridismo simples e a primeira Lei de Mendel.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos sobre estrutura celular, meiose e cromossomos.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1954/imagens/problematizacao.gif

É possível dois seres iguais originarem um descendente diferente?

Professor, inicie a aula apresentando (relembrando) os conceitos de divisão celular, cromossomos e genes. Lembre-os sobre a importância da MEIOSE na reprodução sexuada.

Dica! – Apresente também alguma informação a respeito de Mendel: quem foi, como era seu trabalho, que tipo de material utilizava, entre outras.

Dica! – Mais informações sobre Mendel podem ser encontradas no seguinte endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gregor_Mendel

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1954/imagens/atividade.gif 

SIMULANDO CRUZAMENTOS NO MONOIBRIDISMO

Para representar os cruzamentos feitos por Mendel proponha aos alunos uma atividade de simulação de cruzamentos.

Dica – Estimule os alunos a participarem da construção do material. Essa participação estimula a curiosidade e também a compreensão do fenômeno estudado. A aprendizagem se torna mais divertida e eficiente. Os materiais sugeridos nesta atividade são baratos e de fácil aquisição (caixinhas de cartolina e pedaços de E.V.A)

Os alunos deverão recortar 64 peças quadradas de E.V.A de aproximadamente 1 cm de largura, nas cores amarela e verde.

Apresente aos alunos as seguintes informações:

• Cada peça representa um gene para uma determinada cor da semente da planta de ervilha (amarela ou verde).
• Cada combinação de “duas peças” representa os dois genes presentes no ZIGOTO que dará origem a uma planta de ervilha.
• Durante a formação dos gametas esses genes se separam (Meiose) para se combinarem novamente na fecundação.
• O gene para sementes amarelas é dominante sobre o gene para sementes verdes, assim, quando um zigoto apresentar um gene de cada tipo o resultado será ervilha amarela.
• As diferenças entre os termos HOMOZIGOTO e HETEROZIGOTO.

Dica – A representação de dominância e recessividade pode ser feita utilizando-se pequenos pedaços quadrados de papel celofane de cores diferentes onde uma é mais forte e se sobrepõe à outra, como por exemplo: vermelho e incolor ou laranja e amarelo.

Realizando os cruzamentos:

A – Obtenção da geração F1

Colocar todas as peças amarelas em uma caixinha e todas as peças verdes em outra caixinha. Retirar simultaneamente uma peça de cada caixinha, representando a formação do zigoto, colocando-as sobre a mesa lado a lado. Repetir o procedimento até retirar todas as peças das caixinhas.
Anotar o número e o tipo de plantas de ervilha que surgiram (amarelas ou verdes), considerando a dominância e recessividade dos genes.

B – Obtenção da geração F2

Dividir os descendentes obtidos do cruzamento anterior (F1) igualmente nas duas caixinhas. Mexer bem as caixinhas para misturar as peças. Retirar simultaneamente uma peça de cada caixinha (DESTA VEZ SEM OLHAR), representando a formação do zigoto, colocando-as sobre a mesa lado a lado. Repetir o procedimento até retirar todas as peças das caixinhas.
O resultado obtido representa a geração F2.
Para contar e anotar o tipo de plantas obtidas os alunos deverão considerar: duas peças verdes = ervilhas verdes; duas peças amarelas = ervilhas amarelas; uma peça verde e uma amarela = ervilhas amarelas (devido à dominância do gene amarelo sobre o verde).

Dica – Há possibilidade de pequena variação no resultado da geração F2, por isso oriente para que os alunos realizem o segundo cruzamento mais de uma vez e anotem os resultados, realizando um cálculo da média obtida.

Dica – Usar um número mais elevado de peças proporciona a obtenção de um resultado mais próximo do esperado estatisticamente.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1954/imagens/monoibridismo.jpg 

Após a realização dos cruzamentos e registro dos resultados proponha que os alunos respondam em seus cadernos as seguintes questões

• Que tipo de descendente foi obtido na geração F1? Por que são todos iguais?
• Que tipos de gametas são formados no primeiro cruzamento?
• Que tipo de descendente foi obtido na geração F2? Em que proporções? (Na média, caso tenham sido realizados os cruzamentos mais de uma vez)
• Que tipos de gametas podiam ser formados por cada uma das plantas cruzadas para obter a geração F2?

Retornando à questão inicial, qual seria a resposta?

IMPORTANTE – Para compreender melhor as proporções fenotípicas (percentuais) resultantes dos cruzamentos, poderá ser realizada uma interdisciplinaridade com o professor da disciplina de Matemática, abordando o tema “probabilidade e estatística”.

No Portal do Professor está disponível o recurso “Probabilidade: a matemática ao acaso” que trata sobre conceitos de probabilidades simples e condicional; elementos de amostragem e estimativas; medidas de posição: média, mediana e moda; medidas de dispersão.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/917/probabilidades/index.htm

Probabilidade: a matemática ao acaso


Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1954/imagens/nolaboratorio.gif

No laboratório de informática forme duplas ou trios. Os alunos deverão acessar o recurso: “A Primeira Lei de Mendel” do Portal do professor.
Solicite que naveguem as cinco primeiras etapas da tela: 1ª Lei de Mendel.

Dica – Este recurso é bem interessante, pois os alunos poderão observar a mesma situação simulada na aula anterior, porém observando imagens das plantas de ervilhas. É importante que o professor realize a atividade antes dos alunos e possa orientar os alunos durante a navegação.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2313/1/PrimeiraLeiDeMendel.swf 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1954/imagens/tela_primeira_lei_mendel.jpg 

Após o desenvolvimento da atividade solicite que os alunos REGISTREM em seus cadernos um resumo do que foi apresentado no recurso e em seguida responda as seguintes questões:

• Como Mendel sabia que as linhagens iniciais de ervilhas eram puras?
• Quais as diferentes características de plantas de ervilhas que podem ser observadas para a realização de cruzamentos em genética?
• Por que a 1ª Lei de Mendel ficou conhecida como Leia da Pureza dos Gametas?
• Como é realizado um cruzamento teste para saber se é dominante homo ou heterozigoto?


IMPORTANTE – Após a correção das atividades aproveite para explicar a proporção fenotípica 3:1, resultante do cruzamento entre heterozigotos.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Probabilidade: a matemática ao acaso Animação/simulação
Recursos Complementares
O texto recomendado no endereço abaixo apresenta diversas informações sobre a teoria Mendeliana, sugerindo uma atividade com moedas que simula as proporções resultantes dos cruzamentos no mono e diibridismo. http://dreyfus.ib.usp.br/bio201/texto3.pdf (copie e cole o endereço em seu navegador) O texto disponível no endereço a seguir apresenta uma atividade prática: BRINCANDO COM A GENÉTICA: CRIANDO SMUCKS. Nessa atividade a montagem de pequenos monstros promove a compreensão da hereditariedade das características segundo os conceitos da genética. http://naeg.prg.usp.br/promat_formulario/download.phtml?prj_id=167&arq_secao=cadastro (copie e cole o endereço em seu navegador) A atividade “Meiose e as Leis de Mendel” aborda o tema diibridismo apresentando uma atividade com massa de modelar para ensinar esse fenômeno da genética. Está disponível no formato pdf no seguinte endereço: www.ib.usp.br/microgene/files/manuais-7-PDF.pdf (copie e cole o endereço em seu navegador)
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos. O professor também acompanhará o desenvolvimento das atividades e a resolução das questões apresentadas, fazendo as intervenções necessárias, sugerindo leituras e retomada de conteúdos, se necessário. As respostas para as questões propostas e a realização das atividades no recurso permitirá que o professor avalie o grau de compreensão sobre o tema estudado. Solicite a redação de um relatório que contenha um resumo das atividades.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/7 - 57,14%
  • Quatro estrelas 3/7 - 42,86%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • LARISSA FERREIRA, Universidade do Estado do Amazonas - UEA , Amazonas - dijo:
    larissampu12@gmail.com

    24/07/2013

    Cinco estrelas

    agradeço pela ajuda, dou estudante de Biologia e já listei essa prática para possívelmente aplicar na minha aula avaliatica de instrumentação do ensino.


  • mARIA DE fÁTIMA bARBOSA, Centro Educacional Teodoro Sampaio , Bahia - dijo:
    fabarbosa2005@bol.com.br

    12/07/2012

    Quatro estrelas

    Prezados Senhores Achei a sugestão das caixinhas com a simulação dos genes amarelo e verde muito criativa vou aplicar para os meus alunos.


  • Janaina, Marista Champagnat , Distrito Federal - dijo:
    janainasmp@hotmail.com

    18/09/2011

    Cinco estrelas

    Criativo e eficiente!


  • Emanuelli Rufino Pires, EEEFM PROF ASCENDNA FEITOSA , Espírito Santo - dijo:
    manu_pires@yahoo.com.br

    14/05/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula! Parabéns pela criatividade.


  • Euzânia Pires Franco sousa, COLEGIO ESTADUAL PASTOR JOSE ANTERO RIBEIRO , Goiás - dijo:
    euzaniapires@hotmail.com

    08/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da maneira como foi trabalhada a 1ª Lei deMendel, de forma clara facilitando o entendimento para os alunos. Vou trabalhar com meus alunos. Agradeço a sugestão


  • Douglas, Nossa senhora do carmo , Rio Grande do Sul - dijo:
    dguimaraes@hoepers.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom.


  • regina hespanhol barreto, prof.aposentada , São Paulo - dijo:
    reginaebhespanhol@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito bem bolada a aula e nada mais como a prática para complementar a aprendizagem.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.