06/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
OBJETIVOS:
O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
ATIVIDADES
1a etapa
Joguinho:Experimentando o sentido do paladar
a) A professora levará para a sala de aula vários potinhos com alimentos de diferentes paladares: chocolate em pó, alho, sal, pedaços de limão, laranja, melancia, banana, alface, pó de café, açúcar, vidrinhos com água, guaraná, leite, pedaços de pão, bolo, biscoito, queijo, presunto, azeitona e passas (ou outras alternativas possíveis).
b) Serão formadas 15 duplas. Cada dupla experimenta os alimentos na sua vez. Um aluno ficará de olhos vendados e o outro oferecerá o alimento retirado de dentro de uma caixa semifechada, de modo que o experimentador não saiba o que estará provando. Serão três alimentos para cada dupla, sendo que cada acerto valerá dez pontos.
Vencerá a dupla que fizer mais pontos.
2a etapa
Refletindo sobre o sentido do paladar:
a) A professora sentará os alunos em um círculo e discutirá com eles sobre o joguinho:
* Vocês sabiam quais alimentos a professora havia trazido?
* Como foi que os alunos de olhos vendados descobriram o que estavam provando?
* O sentido do paladar é importante? Por quê?
* Vocês sabem qual é o órgão do paladar?
3a etapa
Observando o cérebro
a) A professora apresentará aos alunos no data show ou retroprojetor a gravura abaixo:
FONTE
Coleção: De Olho no Mundo
Abril Multimídia para a Revista Recreio
Título: Corpo Humano - A máquina da vida
Ilustrações: Júlio César de Souza
b) A professora deixará que os alunos observem bem a gravura e irá fazendo perguntas para permitir que exponham seus conhecimentos:
* A figura do cérebro lembra alguma fruta conhecida? ( A noz)
* Vocês sabem os nomes de todos os órgãos apontados pelas setas?
* Vocês já conhecem a função desses órgãos?
* E o cérebro, qual será a função dele?
c) A´professora explicará aos alunos que estudarão o sentido do paladar.
4a etapa
Trabalhando os textos expositivos
a) Texto 1:
A língua
O paladar é, talvez, o sentido que nos dá maior prazer, pois nos permite sentirmos o sabor dos alimentos que apreciamos.
A língua é o órgão do paladar.
O sabor dos alimentos é sentido através da língua que fica na boca. Mas a língua não faz seu trabalho sozinha. O gosto dos alimentos não é bem percebido se o cheiro não for sentido.
Na língua há uma porção de minúsculas bolinhas que são responsáveis por sentirmos o paladar. Elas são chamadas de papilas gustativas.
Todos os sentidos trabalham juntos, mas o paladar e o olfato são companheiros inseparáveis. Por isso, quando estamos resfriados ou com o nariz entupido por algum motivo, temos o nosso sentido do paladar diminuído.
Muitas vezes, quando sentimos o cheiro de alguma coisa, conseguimos imaginar o gosto que ela tem!
Observem bem o desenho da língua!
http://www.mundoursino.com.br/imagens_artigos/orsini/lingua/degu_lingua.jpg
b) Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto. Em seguida a professora promoverá uma leitura oral à frente da classe.
c) Em seguida, os alunos responderão às seguintes perguntas de interpretação em seu caderno:
* Escreva os nomes de cinco alimentos:
doces
salgados
azedos
frios
quentes
* Por que não devemos colocar coisas desconhecidas na boca?
* Qual é o órgão do sentido do paladar?
* O que são as papilas gustativas?
* Qual é o sentido que trabalha mais próximo do sentido do paladar?
d) As questões serão corrigidas oralmente e a professora incentivará seus alunos a expressarem suas opiniões.
4a etapa
Observando a língua
a) Alternativa 1: A professora leverá os alunos ao laboratório, pegará uma língua de modelo (de gesso, acrílico ou borracha) ou cartaz de anatomia e deixará que os alunos façam uma observação detalhada e descrevam oralmente o que estão percebendo.
b) Alternativa 2: A professora apresentará aos alunos o desenho de uma língua no data show, retroprojetor ou cartaz de anatomia para os alunos fazerem uma observação detalhada.
c) Tarefa de casa:
Os alunos observarão atentamente sua língua no espelho e depois a desenharão. Os trabalhos serão expostos no mural para apreciação dos colegas.
5a etapa
Ouvindo história
http://livrariaupstage.com/index.php/literatura-infantil/colec-o-os-sentidos-paladar.html
a) A professora sentará os alunos em um círculo e contará para eles a história PALADAR que traz boas informações sobre o assunto.
b) Os alunos registrarão em seu caderno as referências bibliográficas do livro:
* Título do livro: Paladar
* Autores: Mandy Suhr e Mike Gordon
* Editora: Scipione
5a etapa
Cuidados com a língua e com os dentes
a) A professora discutirá com seus alunos sobre a importância do sentido do paladar.Então, os alunos emitirão suas opiniões sobre a higiene e os cuidados especiais que devemos dispensar à língua e à boca.
Deverão aparecer as seguintes sugestões:
* Não colocar objetos desnecessários na boca como canetas, brinquedos, etc.
* Não colocar os dedos sujos na boca.
* Evitar morder os lábios.
* Acabar com o hábito de roer unhas.
* Lavar os alimentos que são ingeridos crus antes de comê-los.
* Não trincar objetos duros.
* Escovar os dentes após todas as refeições.
* Limpar a língua todos os dias.
* Usar fio dental.
* Procurar o dentista pelo menos duas vezes por ano.
b) A professora registrará no quadro as opiniões dos alunos. Os alunos as copiarão em folhas de papel e ilustrarão. A professora promoverá um troca-troca desses trabalhos entre os alunos. Eles os colarão no caderno para que essas ideias tão importantes não se percam!
* Joguinho: A pirâmide dos alimentos - vídeo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19068
* Parâmetros Curriculares Nacionais
* Coleção: Conhecer e crescer - Érika Santana e Rodrigo Balestri - livro didático
A avaliação ocorrerá durante o processo de ensino e aprendizagem do assunto e a professora observará, através da participação oral e escrita dos alunos, se eles alcançaram os objetivos propostos:
* Adquiriram informações teóricas e práticas sobre o sentido do paladar.
* Incorporaram a necessidade da adoção de cuidados e higiene especial para com a língua, dentes e boca em geral.
* Envolveram-se de maneira prazerosa nas atividades propostas.
* Cumpriram as tarefas de casa.
* Leram com fluência.
* Retiraram corretamente informações dos textos expositivos.
* Interagiram bem com os colegas.
Três estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/06/2011
Cinco estrelasE otimo ,exelente
13/04/2011
Uma estrelaporque ñ está escrito a importancia do paladar?