Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


'Conhecendo o paladar: órgão, cuidados e importância para o ser humano

 

06/10/2010

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

             OBJETIVOS:

  •  Buscar informações para a descoberta do próprio corpo em diferentes fontes.
  •  Perceber como o sentido do paladar é interligado ao sentido do olfato.
  •  Utilizar hábitos de higiene e de cuidados especiais para com a boca, dentes, gengiva.
  •  Localizar informações nos textos expositivos . Aguçar a curiosidade para a descoberta do próprio corpo.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

   ATIVIDADES

   1a etapa

   Joguinho:Experimentando o sentido do paladar

http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/crisete.bebeblog.com.br/images/gd/1223331745/Ponha-os-a-comer-vegetais.jpg  

a) A professora levará para  a sala de aula vários potinhos com alimentos de diferentes paladares: chocolate em pó, alho, sal,  pedaços de limão, laranja, melancia, banana, alface, pó de café, açúcar, vidrinhos com água, guaraná, leite, pedaços de pão, bolo,  biscoito, queijo, presunto, azeitona e passas (ou outras alternativas possíveis).

b) Serão formadas 15 duplas. Cada dupla experimenta os alimentos na sua vez. Um aluno ficará de olhos vendados e o outro oferecerá o alimento retirado de dentro de uma caixa semifechada, de modo que  o experimentador não saiba o que estará provando. Serão três alimentos para cada dupla, sendo que cada acerto valerá dez pontos.

    Vencerá a dupla que fizer mais pontos.

   2a etapa

   Refletindo sobre o sentido do paladar:

a) A professora sentará os alunos em um círculo e discutirá com eles sobre o joguinho:

    * Vocês sabiam  quais alimentos a professora havia trazido?

    * Como foi que os alunos de olhos vendados descobriram o que estavam provando?

    * O sentido do paladar é importante? Por quê?

    * Vocês sabem qual é o órgão do paladar?

     3a etapa

   Observando o cérebro

a) A professora apresentará aos alunos no data show ou retroprojetor a gravura abaixo:

   

FONTE

Coleção: De Olho no Mundo

Abril Multimídia para a Revista Recreio

Título: Corpo Humano   -   A máquina da vida

Ilustrações: Júlio César de Souza

 

b) A professora deixará que os alunos observem bem a gravura e irá fazendo perguntas para permitir que exponham seus conhecimentos:

   * A figura do cérebro lembra alguma fruta conhecida?  ( A noz)

   * Vocês sabem os nomes de todos os órgãos apontados pelas setas?

   * Vocês já conhecem a função desses órgãos?

   * E o cérebro, qual será a função dele?

c) A´professora explicará aos alunos que estudarão o sentido do paladar.

    4a etapa 

    Trabalhando os textos expositivos

   

a) Texto 1:

    A língua

    O paladar é, talvez, o sentido que nos dá maior prazer, pois nos permite sentirmos o sabor dos alimentos que apreciamos.

     A língua é o órgão do paladar.

     O sabor dos alimentos é sentido através da língua que fica na boca. Mas a língua não faz seu trabalho sozinha. O gosto dos alimentos não é bem percebido se o cheiro não for sentido.

      Na língua há uma porção de minúsculas bolinhas que são responsáveis por sentirmos o paladar. Elas são chamadas de papilas gustativas.

      Todos os sentidos trabalham juntos, mas o paladar e o olfato são companheiros inseparáveis. Por isso, quando estamos resfriados ou com o nariz entupido por algum motivo, temos o nosso sentido do paladar diminuído.

      Muitas vezes, quando sentimos o cheiro de alguma coisa, conseguimos imaginar o gosto que ela tem!

     Observem bem o desenho da língua!

 

    http://www.mundoursino.com.br/imagens_artigos/orsini/lingua/degu_lingua.jpg 

b) Os  alunos farão uma leitura silenciosa do texto. Em seguida a professora promoverá uma leitura oral à frente da classe.

c)  Em seguida, os alunos responderão às seguintes perguntas de interpretação em seu caderno:

    * Escreva os nomes de cinco alimentos:

       doces

       salgados

       azedos

       frios 

       quentes

     * Por que não devemos colocar coisas desconhecidas na boca?

     * Qual é o órgão do sentido do paladar?

     * O que são as papilas gustativas?

     * Qual é o sentido que trabalha mais próximo do sentido do paladar?

  d) As questões serão corrigidas oralmente e a professora incentivará seus alunos a expressarem suas opiniões.

     4a etapa

     Observando a língua

a) Alternativa 1: A professora leverá os alunos ao laboratório, pegará uma língua de modelo (de gesso, acrílico ou borracha) ou cartaz de anatomia e deixará que os alunos façam uma  observação detalhada e descrevam oralmente o que estão percebendo.

b) Alternativa 2: A professora apresentará aos alunos o desenho de uma língua no data show, retroprojetor ou cartaz de anatomia para os alunos fazerem uma observação detalhada.

c) Tarefa de casa:

    Os alunos observarão atentamente sua língua no espelho e depois a desenharão. Os trabalhos serão expostos no mural para apreciação dos colegas.

     5a etapa   

   Ouvindo história

http://livrariaupstage.com/index.php/literatura-infantil/colec-o-os-sentidos-paladar.html 

a)   A professora sentará os alunos em um círculo e contará para eles a história PALADAR que traz boas informações sobre o assunto.

b) Os alunos registrarão em seu caderno as referências bibliográficas do livro:

    * Título do livro: Paladar

    * Autores: Mandy Suhr e Mike Gordon

    * Editora: Scipione

      5a etapa

      Cuidados com a língua e com os dentes

a) A professora discutirá com seus alunos sobre a importância do sentido do paladar.Então, os alunos emitirão suas opiniões sobre a higiene e os cuidados especiais que devemos dispensar à língua e à boca.

    Deverão aparecer as seguintes sugestões:

    * Não colocar objetos desnecessários na boca como canetas, brinquedos, etc.

    * Não colocar os dedos sujos na boca.

    * Evitar morder os lábios.

    * Acabar com o hábito de roer unhas.

    * Lavar os alimentos que são ingeridos crus antes de comê-los.

    * Não trincar objetos duros.

    * Escovar os dentes após todas as refeições.

    * Limpar a língua todos os dias.

    * Usar fio dental.

    * Procurar o dentista pelo menos duas vezes por ano.

b) A professora registrará no quadro as opiniões dos alunos. Os alunos as copiarão em folhas de papel e ilustrarão. A professora promoverá um troca-troca desses trabalhos entre os alunos. Eles os colarão no caderno para que essas ideias tão importantes não se percam!

      

  

Recursos Complementares

  * Joguinho: A pirâmide dos alimentos - vídeo

     http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19068

  * Parâmetros Curriculares Nacionais

  * Coleção: Conhecer e crescer - Érika Santana e Rodrigo Balestri - livro didático

  

Avaliação

  A avaliação ocorrerá durante o processo de ensino e aprendizagem do assunto e a professora observará, através da participação oral e escrita dos alunos, se eles alcançaram os objetivos propostos:

  * Adquiriram informações teóricas e práticas sobre o sentido do paladar.

  * Incorporaram a necessidade da adoção de cuidados e higiene especial para com a língua, dentes e boca em geral.

  * Envolveram-se de maneira prazerosa nas atividades propostas.

  * Cumpriram as tarefas de casa.

  * Leram com fluência.

  * Retiraram corretamente informações dos textos expositivos.

  * Interagiram bem com os colegas.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 1/2 - 50%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.