06/05/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Aula 1
Inicie esta aula realizando uma experiência simples que demonstra a existência de ar dentro da folha e a sua saída da mesma.
TIRANDO AR DA FOLHA
Este experimento permite observar a saída de ar das folhas pela superfície inferior da mesma (no caso das dicotiledôneas).
Coloque água fria em um prato fundo e água quente em outro.
Peça que os alunos colham folhas de uma mesma planta e coloquem-nas submersas em cada um dos pratos. Eles deverão fazer isso uma vez com a superfície inferior das folhas voltadas para cima e uma segunda vez (com outras folhas) com a superfície inferior voltada para baixo.
Em seguida deverão anotar em seus cadernos o que foi observado. (veja fotos)
Dica! – Este experimento é simples e rápido. Forme pequenos grupos e providencie material para todos eles (Os pratos podem ser descartáveis ou de plástico para evitar acidentes. A água fria e quente podem ser trazidas em garrafas térmicas ou da cozinha da escola). Todos poderão realizá-lo simultaneamente.
Após a atividade prática lance as seguintes questões:
• Em qual dos pratos (água quente ou fria) formaram-se bolhas?
• Em qual das superfícies das folhas formaram-se bolhas?
• Onde estava esse ar?
• O que fez com que o ar saísse da folha?
Após a observação do experimento os alunos chegaram facilmente à conclusão de que o ar estava presente dentro das folhas e saiu apenas pela superfície inferior no prato com água quente.
IMPORTANTE – Para compreender a razão da saída do ar, poderá ser realizada uma interdisciplinaridade com o professor da disciplina de Física, abordando o tema “dilatação dos gases”.
No Portal do Professor está disponível o recurso “Dilatação” que trata do tem dilatação dos corpos, com um exemplo comum do dia a dia.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11879/dilatacao.swf
Para compreender por onde o ar sai da folha, realize a experiência na aula seguinte.
Aula 2
VISUALIZANDO ESTÔMATOS
Para a realização desta atividade é necessário que a escola disponha de um microscópio óptico. A sua realização, entretanto, é extremamente simples, dispensando o uso de corantes ou preparos especiais das lâminas.
Dica! – No laboratório de Ciências (ou mesmo na sala de aula) providencie material e permita que duplas de alunos preparem suas lâminas. A participação deles torna a aula mais interessante e o observado é melhor apreendido.
Para preparar a lâmina consiga folhas da planta Beijinho (Impatiens walleriana) e distribua uma folha para cada dupla. Distribua também uma lâmina e lamínula.
Oriente para que, utilizando uma folha de lenço de papel os alunos limpem cuidadosamente as lâminas e lamínulas.
• Considerando a experiência anterior, questione em qual das superfícies da folha (superior ou inferior) deveremos encontrar estruturas responsáveis pelas trocas gasosas realizadas pela planta. Essa será a superfície observada ao microscópio.
Em seguida deverão rasgar um pedaço da folha da planta, de maneira que se possa obter uma fina lâmina na superfície inferior da folha. Com o auxílio de uma pinça retirar um pedaço dessa película e depositar sobre a lâmina. Acrescentar uma gota de água e cobrir com a lamínula.
Observar no microscópio.
Dica! – As escolas que dispõem de microscópio normalmente possuem apenas um. Por isso é interessante que ao utilizá-lo em uma aula prática o professor providencie uma atividade extra para o momento da visualização. Assim, todos os alunos, em duplas, podem preparar a lâmina que será visualizada, mas durante a observação, enquanto cada dupla estiver no microscópio os outros alunos estarão realizando a atividade extra – que podem ser relativa ao tema como, por exemplo, copiar um desenho de um livro de biologia – daquilo que será observado no microscópio.
Solicite que os alunos façam um desenho do que foi observado no microscópio.
Dica! – Caso sua escola não possua microscópio apresente a imagem acima em uma transparência. Solicite, da mesma forma, que os alunos façam um desenho dos estômatos e as células adjacentes.
Explique para os alunos quais os tipos de células observadas na lâmina. Lembre-os que a passagem do ar (como o que foi visto na formação das bolhas na experiência anterior) e também do vapor de água ocorre principalmente pelas estruturas circulares formadas por duas células com formato de feijões, chamada ESTÔMATO. A parte central do estômato é na verdade uma abertura que tem a capacidade de se fechar, de acordo com as condições ambientais e da planta.
Finalize esta aula, lançando o seguinte questionamento:
• Como funciona o ESTÔMATO? Como exatamente é regulada a sua abertura e o seu fechamento?
• Qual a função do ESTÔMATO?
Aula 3
Oriente para que os alunos acessem o recurso “Fisiologia Vegetal”, disponível no Portal do Professor.
Este recurso apresenta várias informações a respeito do funcionamento das plantas.
Solicite que os alunos explorem as cinco telas no capítulo TRANSPIRAÇÃO.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2411/1/Fisiologia%20Vegetal.swf
Peça que os alunos naveguem pelo recurso lendo as informações apresentadas, respondendo as perguntas propostas e visualizando as animações.
Em seguida deverão responder as seguintes questões em seus cadernos:
• Um dos fenômenos que ocorre nos estômatos é a transpiração. Qual a sua importância para a planta?
• Quais os dois principais fatores que condicionam a abertura e fechamento dos estômatos?
• Que modificações ocorrem nos estômatos para que eles se abram ou fechem?
• Em resumo, quais as condições para abertura e fechamento dos estômatos?
Ainda no laboratório de informática, solicite que os alunos visualizem a animação disponível no endereço abaixo apresenta as funções dos estômatos.
http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc_uploads/materiais/video/material507_codigoBinario_pt.swf
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que as plantas também realizam trocas gasosas através das folhas.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que a principal forma das plantas realizarem trocas gasosas é através dos estômatos presentes nas folhas, através dos quais também ocorre o fenômeno da evapotranspiração.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Reconheço as funções dos estômatos e compreendo a importância da transpiração das plantas para manutenção do transporte de seiva nos vasos lenhosos.
Nome | Tipo |
---|---|
Dilatação | Animação/simulação |
Três estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/05/2015
Cinco estrelasMuito interessante as práticas, parabéns!
09/10/2010
Cinco estrelasProfessor Alfredo, muito boa sua aula! Está de parabéns.
22/05/2010
Cinco estrelasGostei muito desta experiência, farei em minhas aulas , foi 10. Caso tenha outras experiências envie, podemos trocas experiências.
17/05/2010
Quatro estrelasEnriquecedoras as experiências sugeridas para esse tipo de aula, que também poderão ser adaptadas para o Ensino Fundamental I
24/03/2010
Duas estrelaseu achei a aula interessante mas os alunos não gostaram muito por isso aconselho esse site a disponibilizar auças mais interessantes. agradeço antecipadamente.
24/03/2010
Uma estrelagostei bastante de suas experiências, com certeza enriquece bastante os alunos de conhecimentos. Professor Alfredo que sempre que vc tiver experiências boas assim mande por email. vale