28/05/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Juliana Gense e Erwin Doscher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Nesta aula será trabalhado com os alunos o conceito de Deficiências Múltiplas, ou seja, pessoas com surdocegueira, oudeficiência mental e física entre outras. Além disso, esta aula poderá contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática de Deficiências Múltiplas.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.
As estratégias utilizadas serão:
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula, mostrando para os alunos a imagem (Fig. 1) de uma das alunas atendidas no grupo Ambientes Potencializadores para Inclusão – API, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP de Presidente Prudente.
Figura 1:Jovem com Deficiência Múltipla: Paralisia Cerebral e Visão Subnormal
Fonte: do autor
Em seguida, o professor deverá fazer os seguintes questionamentos:
Roteiro de perguntas:
Observação:
No momento, da questão seis (6) é importante que os alunos compreendam que as pessoas com Deficiência Múltipla são aquelas afetadas em duas ou mais áreas.
Atividade 1
Com o intuito de trabalhar com os alunos os diversos tipos de Deficiências Múltiplas, o professor deverá levá-los para o laboratório de informática e pedir que formem duplas, utilizando, assim, um computador por dupla. Em seguida, o professor deverá pedir para que cada dupla faça pesquisas, em sites da internet, sobre algumas Deficiências Múltiplas, conforme o roteiro abaixo.
Roteiro da Pesquisa:
É importante observar, que cada dupla deverá pesquisar um tópico sobre a temática em questão, como abaixo sugerimos.
Sugestão de tópicos para a pesquisa:
Links de Sites para a pesquisa:
http://www.ibc.gov.br/?itemid=395
http://www.deficientesemacao.com/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=19
http://www.pedagobrasil.com.br/educacaoespecial/deficienciamultipla.htm
http://www.mp.sc.gov.br/portal/site/portal/portal_detalhe.asp?campo=2703&secao_id=492
Ao concluir a pesquisa, cada dupla deverá apresentar para a classe os resultados obtidos e suas opiniões acerca destes, de forma a socializar as informações, como também para possibilitar esclarecimentos de dúvidas e que, conceitos errôneos e ou preconceituosos possam ser trabalhados.
Atividade 2
Buscando dar continuidade a aula, o professor deverá perguntar para os alunos:
“Vocês acham que a Deficiência Múltipla ou qualquer outra Deficiência impede a pessoa de se feliz?”
Observação:
Neste momento, é muito importante o professor esteja atento para as respostas dos alunos, para que não haja interpretações equivocadas e demonstração de preconceito ou discriminação.
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá distribuir para cada dupla a letra da música “Nada impede que eu seja Feliz” (Fig.2), postada abaixo.
Link da letra da música:
Disponível em: http://letras.terra.com.br/leci-brandao/1496443/ Acessado em: 06 Maio 2010.
Figura 2: Letra da música "Nada impede que eu seja feliz"
Em seguida, o professor deverá explicar aos alunos, ainda em duplas, que eles deverão ler a letra da música e responder em uma folha de papel, algumas questões, como demonstra o roteiro abaixo:
Roteiro da Questões:
Em seguida, quando todos tiverem concluído e exposto suas respostas, o professor deverá iniciar uma discussão cujo tema será :
“ O que é necessário para sermos felizes? ”
Observação:
É importante que os alunos percebam que mesmo com qualquer Deficiência as pessoas podem ser felizes, realizar atividades e construir uma vida social como qualquer outra pessoa; e que não há barreiras para que todos sejam felizes dentro das suas possibilidades.
Atividade 3
Dando prosseguimento a aula, esta atividade possui o objetivo de propiciar a reflexão dos alunos sobre as possibilidades (de realizar atividades profissionais, físicas, sociais etc.) das pessoas com deficiência. Para isso, estando os alunos organizados em grupos de 4 integrantes (junção de duas duplas) na sala de informática, o professor deverá pedir para que cada grupo pesquise vídeos, em sites da internet, que mostre uma pessoa com Deficiência realizando atividades como, por exemplo, tocando, cantando, estudando entre outras. Observamos que, momentos antes dos alunos iniciarem a pesquisa, o professor poderá mostrar a eles um vídeo, conforme sua escolha. Abaixo sugerimos um vídeo (Fig.3) “Tocando o céu sem braços” com duração de 4 minutos e 46 segundos para este momento.
Link do vídeo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GlAUPBrxLFo Acessado em: 06 Maio 2010.
Figura 3: Vídeo “Tocando o céu sem braços"
Para a pesquisa sugerimos uma relação de sites que se encontra disponível abaixo:
Sugestão de Links de sites para a pesquisa
http://www.apaejundiai.org.br/site/home/default.asp
http://deficientealerta.blogspot.com/2010/02/tocando-o-ceu-sem-bracos-jessica-cox.html
http://www.youtube.com/watch?v=zpRP949kpQw
http://www.youtube.com/watch?v=b1G1ffibhPc
http://www.youtube.com/watch?v=_gJiWJf4dMI&feature=fvsr
Ao finalizarem a pesquisa, cada grupo deverá escolher um vídeo e apresentar o resumo deste (do que fala, tipo de deficiência, o que a pessoa faz etc.) e, se possível, apresentá-lo para a classe. Para isso, a dupla deverá informar o endereço eletrônico do vídeo para que todos possam assisti-lo juntos ou em outra oportunidade.
Após a apresentação do resumo dos vídeos que os grupos escolheram, o professor deverá promover uma conversa sobre estes vídeos. Abaixo sugerimos um roteiro para nortear este momento.
Roteiro:
É fundamental que no final das aulas, os alunos compreendam que qualquer pessoa pode ser feliz mesmo que haja limitações, e que não é porque a pessoa é Deficiente que ela não pode estudar, tocar, cantar, namorar etc. O professor deverá ressaltar que aprendemos com as diferenças e que a cada dia construímos conhecimentos uns com os outros, e nisto está a beleza de sermos diferentes uns dos outros!!
Os links abaixo abordam o conceito de Deficiência Múltipla:
http://www.ibc.gov.br/?itemid=395
http://saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=1658
http://ludiconaeducacao.blogspot.com/2008/05/brincar-para-deficientes.html
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a importância de conviver de forma harmoniosa com uma pessoa que possui Deficiência Múltipla; se eles perceberam como estas pessoas desempenham as atividades do cotidiano e principalmente como podem ser felizes mesmo tendo uma limitação orgânica (seja ela física, mental etc.). Além disso, é fundamental que os alunos compreendam que é importante valorizar e respeitar as diferenças existentes entre todos. Destacamos que o professor deverá avaliar como os alunos participam das discussões, realizam as atividades durante o decorrer da aula.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/07/2013
Cinco estrelasMuito bom parabéns
18/10/2011
Quatro estrelasAdorei....Parabéns!