Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


SANGUE – Entrega Expresso!/ Glóbulos Vermelhos

 

20/04/2009

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a função dos glóbulos vermelhos do sangue. Reconhecer formas de manter a saúde prevenindo-se da anemia.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre anatomia do corpo humano.
Estratégias e recursos da aula


 

 



Aula 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1958/imagens/atividade.gif

Professor, nesta aula apresente aos alunos um trecho do recurso de áudio disponível no portal do professor, intitulado “Cuide bem do livro”.
Este áudio, entre outros assuntos, apresenta informações sobre os sintomas e efeitos da anemia. O trecho de interesse tem início aos 17 minutos e término aos 22 minutos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1958/imagens/som.jpg

Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.

O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/334/dominio-efsf-lpo-0034.mp3

Cuide bem do livro

RESUMO DO TRECHO DE ÁUDIO

O compadre do personagem Matuto anda muito cansado e este desconfia que ele esteja com ANEMIA. Já marcou consulta e vai levá-lo ao médico. Na seqüência comenta sobre alguns sintomas que o compadre apresenta e porque pode estar com esse problema, explicando sobre a necessidade do ferro na formação dos glóbulos vermelhos e a função destes. Fala ainda sobre os “ladrões de ferro” – substâncias que prejudicam a absorção do ferro pelo organismo. Apresenta qual deve ser a alimentação ideal para suprir a necessidade de ferro do organismo e as conseqüências dessa doença.

Promova uma análise do que foi apresentado no áudio. Apresente duas questões para serem discutidas no grande grupo:

• Qual o perigo e conseqüências da anemia?
• Que sintomas sugerem que a pessoa pode estar com anemia?
• Quais são os “ladrões de ferro” do organismo?
• Quais os alimentos que devemos consumir para suprir a necessidade de ferro?

Peça que os alunos registrem as respostas nos cadernos e em seguida socializem com a turma.

Importante – Na segunda aula será desenvolvida uma atividade lúdica para reforçar o assunto estudado. Por isso é importante que ainda nesta aula (antes de desenvolver o jogo) o professor explique que um dos componentes do sangue é o glóbulo vermelho (ou hemácia ou eritrócito) e que sua principal função é transportar oxigênio e gás carbônico no nosso corpo através da molécula de HEMOGLOBINA, presente no seu interior.

Explique também:
• Destruição de glóbulos vermelhos antigos no fígado (e a duração de vida deles – 120 dias aproximadamente);
• Anemia ferropriva (falta de ferro = falta de hemoglobina = falta de oxigênio = anemia);
• Funções do Baço (entre outras: acrescentar sangue na circulação para melhorar a oxigenação);
• Ligação INSTÁVEL dos gases oxigênio e dióxido de carbono com a hemoglobina e ligação permitindo as trocas gasosas e ESTÁVEL do monóxido de carbono com a hemoglobina, promovendo a sua inutilização.


Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1958/imagens/atludica.png

Jogo – SANGUE EXPRESS! (Criação: Alfredo Pliessnig – 2009)

Para iniciar a aula desenvolva uma atividade lúdica utilizando um jogo de tabuleiro impresso e peças de material simples (como recortes de E. V. A. para fazer os “caminhões – glóbulos vermelhos” e botões de roupas para representar os gases – azuis = gás carbônico e vermelhos = gás oxigênio).
Utilize a imagem abaixo como modelo de tabuleiro ou imprima utilizando impressora colorida e papel tamanho A4.
É necessário um dado simples.

Dica! – O próprio tabuleiro pode ser redesenhado pelos alunos e o material utilizado para as peças pode ser reciclável e os próprios alunos podem produzi-lo.

Dica! – Para economizar material, o professor pode preparar o jogo para alguns grupos da turma que se dividem em subgrupos para jogar.

Dica! – Para imprimir o jogo em tamanho maior, copie e cole a imagem do tabuleiro em um programa de planilhas como o exel e aumente a imagem para imprimir em quatro páginas. Depois é só recortar e colar as partes em uma cartolina.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1958/imagens/sangue_express_jogo.jpg


DINÂMICA DO JOGO

O objetivo do jogo é transportar as moléculas de oxigênio (dez peças/botões) dos pulmões para o corpo e as moléculas de gás carbônico (também dez peças/botões) do corpo para os pulmões. Quem realiza esse trabalho são os glóbulos vermelhos, representados por caminhões.
Os locais marcados com flechas azuis e vermelhas indicam as posições onde as trocas gasosas ocorrem. As flechas amarelas indicam o sentido do jogo (circulação do sangue)
Cada jogador joga o dado uma vez por rodada.
Na saída o seu caminhão carrega uma molécula de oxigênio (coloca-se uma peça do gás oxigênio sobre o caminhão). Chegando na casa do “corpo” deixará a molécula de oxigênio e recebe uma de gás carbônico. Quando chegar novamente na casa dos pulmões ocorre o inverso: deixa o gás carbônico e recebe outra molécula de oxigênio.
Durante o percurso há alguns obstáculos e um bônus:
• A anemia e poluição fazem o caminhão retornar duas casas;
• O fígado (destruindo hemácias velhas) faz o caminhão retornar duas casas;
• Se parar nas casas anteriores ao coração o jogador (na próxima rodada) segue adiante apenas se conseguir os números 1 ou 3. Se obter 2 ou 5 poderá jogar o dado novamente. Se obter 4 ou 6 permanece parado mais uma rodada.
• Se o caminhão parar em uma das duas casas do baço, terá o bônus de avançar três casas.

Vencerá o jogador que transportar todas as moléculas de oxigênio para o corpo e todas as moléculas de gás carbônico para os pulmões.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1958/imagens/FOTO_JOGO_SANGUE.jpg

Dica! – Recomende que ao desenvolver o jogo os alunos expliquem para os colegas o que ocorre quando sua peça é obrigada a retornar no tabuleiro, reforçando o que foi apresentado no início da aula.

Para finalizar, solicite a elaboração de uma relatório com as principais informações relacionadas ao tema da aula e lance as seguintes questões:

• O trabalho dos glóbulos vermelhos (caminhões no jogo) era transportar o oxigênio para as células do corpo. Qual a importância disso?
• Como esse transporte pode ser prejudicado e quais as conseqüências disso?

Dica! – Para responder essas questões os alunos podem pesquisar em seus livros ou na biblioteca da escola.


Aula 3

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1958/imagens/nolaboratorio.gif

Peça que os alunos naveguem no recurso do portal do professor no seguinte endereço:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2293/1/SistemaRespiratorio.swf

Solicite que naveguem nas cinco telas do item HEMATOSE e respondam as questões abaixo.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1958/imagens/hematose_recurso.jpg

• Qual a diferença entre sangue venoso e sangue arterial?
• Por que a ligação instável entre o gás oxigênio e a hemoglobina tem um aspecto positivo?
• Qual o principal fator que promove a difusão dos gases nos alvéolos pulmonares e nos tecidos?

Após a resolução dessas questões, solicite que os alunos naveguem nos endereços abaixo visualizando outros recursos:

ANEMIA FALCIFORME (animação)
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2677/1/anemia_falciforme.swf

O CORAÇÃO DO SAPO (vídeo)
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1503

SISTEMA RESPIRATÓRIO (ANIMAÇÃO)
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2293/1/SistemaRespiratorio.swf

ALVÉOLOS PULMONARES
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2545/1/alveolos%20pulmonares.swf
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cuide bem do livro Áudio
Recursos Complementares
Esta webquest apresenta o tema “SANGUE ARTIFICIAL”, levantando a questão da dificuldade em se produzir um líquido que imite satisfatoriamente as características do sangue. Está disponível no seguinte endereço: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=4623&id_pagina=1 (copie e cole o endereço em seu navegador)
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos. O professor também acompanhará o desenvolvimento da aula e a resolução das questões apresentadas, fazendo as intervenções necessárias, sugerindo leituras e retomada de conteúdos, se necessário. Solicite a redação de um relatório que contenha um resumo das atividades e discussões realizadas. A compreensão na participação da atividade lúdica e a capacidade de responder as questões da aula corretamente também auxiliará no processo de avaliação da aprendizagem em relação ao tema proposto. Solicite ainda uma descrição das regras do jogo, relacionando-as com o conteúdo estudado (por exemplo: que comparação pode ser feita entre voltar duas casas na casa da anemia – no jogo – e que relação isso tem com a anemia real)
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Mônica de Carvalho Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro - dijo:
    monica3rios@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo desenvolvimento e utilização de recursos pedagógicos. 150 minutos é suficiente ??? José Henrique Blanco F. Pinto - CEDERJ - Biologia


  • Francisca Lima Roque, EM PROF. ALCÍDIO PIMENTEL , Mato Grosso do Sul - dijo:
    canquica@htmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Muito boa a sua aula, inclusive acatei a idéia, fiz algumas adaptações e utilizei com alunos do 8º ano, foi bastante produtivo e realmente houve aprendizado. Parabéns


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.