Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Afrodescendência

 

23/08/2010

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a cultura Afrobrasileira*
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos
  • Trabalhar em grupos produtivamente    

(*Objetivo baseado na lei 11.645/08)

Duração das atividades
4 horas -aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verifique como os alunos pesquisam na Internet: recursos utilizados para a busca e seleção de informações.

Estratégias e recursos da aula

O Samba de Roda, com características musicais originadas na África, surgiu na Bahia. Está relacionado à dança e é tocado com acompanhamento de  pandeiro, chocalho, viola e atabaques. Foi considerado pela UNESCO, em 2005, Patrimonio da Humanidade. O Samba de Roda será o objeto de conhecimento que suscitará reflexões sobre a afrodescendência do Brasil nessa sequência de atividades.

1ª aula:

Na sala de informática, pergunte  a seus alunos se sabem o que são Patrimônios da Humanidade. A partir dos conhecimentos prévios apresentados ou hipóteses, explique-lhes que são lugares, produções e, ou, tradições culturais considerados  valorosos por sua história, arte, ciência ou beleza. Pergunte-lhes quais Patrimonios da Humanidade imaginam que são brasileiros e liste as hipóteses apresentadas.

Mostre-lhes a lista de lugares no Brasil que são considerados Patrimonios da Humanidade:

  • Cidade Histórica de Ouro Preto
  • Centro Histórico da Cidade de Olinda
  • Missões Jesuíticas dos Guarani: San Ignacio Mini, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa Maria Mayor (Argentina), Ruínas de São Miguel das Missões (Brasil)
  • Centro Histórico de Salvador da Bahia
  • Santuário de Bom Jesus do Congonhas
  • Parque Nacional do Iguaçu
  • Brasília
  • Serra da Capivara
  • Parque Nacional Centro Histórico de São Luís
  • Mata Atlântica Reservas do Sudeste e do Sul
  • Costa do Descobrimento
  • Centro Histórico da Cidade de Diamantina
  • Área de Conservação do Pantanal
  • Ilhas Atlânticas brasileiras: Fernando de Noronha e Atol das Rocas
  • Reservas Áreas Protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Emas
  • Parques Nacionais Centro Histórico da Cidade de Goiás

 Conte-lhes que além de lugares, há obras-primas declaradas como bens imateriais da humanidade. Pergunte-lhes  o que imaginam  que tenha sido agregado a esse Patrimonio. Em duplas ou trios, oriente que façam buscas na Internet sobre a lista do Patrimônio Imaterial da Humanidade, localizando quais são as produções culturais  Brasileiras que fazem parte da mesma.

Antes da pesquisa, exiba o vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=-AgTZ-5Zfj4 

Vídeo: dicas para pesquisa

Imagens: Eliane Candida Pereira

Esse vídeo apresentará dicas para a pesquisa na Internet,  pelo Professor José M. Moran.

Na pesquisa, os alunos constatarão que há duas expressões culturais brasileiras nessa lista:

  • Expressões Orais e gráficas dos Wajãpi  (desde 2003)
  • O Samba de Roda do recôncavo  baiano (desde 2005)

 Provoque reflexões sobre o que esperavam encontrar na lista e o que, de fato, há: houve surpresa?

Proponha saberem mais sobre o Samba de Roda, apresentando-lhes um trecho do Programa Escola Brasil, com o tema "África na sala de aula" , disponível no Portal do Professor ,  iniciando aos 7 minutos do arquivo, seguindo até os 10 minutos e 30 segundos.

África na sala de aula 

Antes de começar, peça que, durante o áudio, anotem as origens do Samba de Roda e os instrumentos utilizados.

Após o áudio, deixe-lhes a tarefa de buscarem na Internet, nas mesmas duplas ou trios, mais informações sobre o samba de roda, incluindo imagens e músicas para socialização na aula seguinte.

Oriente seus alunos a tomar notas das descobertas e não simplesmente “copiar e colar” da internet.  A seleção das informações é um procedimento de pesquisa a ser aprendido.

Pergunte aos seus alunos como podem buscar imagens na Internet. Compartilhem ferramentas de busca específica, como a pesquisa por imagens que os buscadores oferecem. Em geral, a opção pelo tipo de mídia aparece na barra superior, no menu lateral da página de busca ou em "Pesquisa avançada".

Destaque: ferramenta para busca por imagens

Imagem: Eliane Candida Pereira

Lembre aos alunos que as imagens também têm autoria e portanto, devem sempre indicar as fontes!

Da mesma forma, discutam estratégias para localização de vídeos, usando a opção específica do buscador.

Destaque: ferramenta para busca por vídeos

Imagem: Eliane Candida Pereira

2ª aula:

No laboratório de informática, organize a socialização dos grupos, pedindo que comentem as informações encontradas e mostrem os vídeos, áudio ou imagens que selecionaram.  Durante as apresentações valorize as informações vinculadas  a afrodescendencia desse patrimônio da humanidade, explorando-as.

Proponha que a criação de um painel “Você sabia?” no pátio da escola. Divida a turma em 3 equipes: uma deverá ficar responsável por formular frases que completem a idéia   “Você sabia?...”  a respeito do Samba de Roda; a segunda equipe  deverá selecionar imagens entre as encontradas pelos diversos grupos e elaborar legendas explicativas que também irão compor o painel; e a terceira equipe irá selecionar vídeos , entre os apresentados pelos grupos, para disponibilizar em um computador a ser instalado ao lado do painel. Circule entre os grupos para acompanhar o planejamento e monitorar o envolvimento de todos.

 3ª aula:

Ofereça um tempo para a organização do painel e do computador em local de circulação da escola. Combine um revezamento entre os grupos para permanência no local, monitorando e incentivando alunos e funcionários a conhecerem os resultados das pesquisas ao longo do período.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
África na sala de aula Áudio
Recursos Complementares
Avaliação
  • Durante a pesquisa na internet sobre a lista dos patrimônios imateriais, verifique se os alunos utilizam palavras-chave coerentes, se conseguem refinar a busca, se  atingem o objetivo localizando a informação solicitada.
  • Na organização das apresentações, observe se os grupos estabelecem relações e atribuem o samba de roda à afrodescendencia brasileira.
  • Peça que cada aluno faça anotações  sobre suas aprendizagens. Questione como foi trabalhar em grupo e quais foram as aprendizagens que acreditam terem desenvolvido na organização da tarefa, facilitadores e dificultadores do processo.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.