23/08/2010
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
(*Objetivo baseado na lei 11.645/08)
Verifique como os alunos pesquisam na Internet: recursos utilizados para a busca e seleção de informações.
O Samba de Roda, com características musicais originadas na África, surgiu na Bahia. Está relacionado à dança e é tocado com acompanhamento de pandeiro, chocalho, viola e atabaques. Foi considerado pela UNESCO, em 2005, Patrimonio da Humanidade. O Samba de Roda será o objeto de conhecimento que suscitará reflexões sobre a afrodescendência do Brasil nessa sequência de atividades.
1ª aula:
Na sala de informática, pergunte a seus alunos se sabem o que são Patrimônios da Humanidade. A partir dos conhecimentos prévios apresentados ou hipóteses, explique-lhes que são lugares, produções e, ou, tradições culturais considerados valorosos por sua história, arte, ciência ou beleza. Pergunte-lhes quais Patrimonios da Humanidade imaginam que são brasileiros e liste as hipóteses apresentadas.
Mostre-lhes a lista de lugares no Brasil que são considerados Patrimonios da Humanidade:
Conte-lhes que além de lugares, há obras-primas declaradas como bens imateriais da humanidade. Pergunte-lhes o que imaginam que tenha sido agregado a esse Patrimonio. Em duplas ou trios, oriente que façam buscas na Internet sobre a lista do Patrimônio Imaterial da Humanidade, localizando quais são as produções culturais Brasileiras que fazem parte da mesma.
Antes da pesquisa, exiba o vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=-AgTZ-5Zfj4
Vídeo: dicas para pesquisa
Imagens: Eliane Candida Pereira
Esse vídeo apresentará dicas para a pesquisa na Internet, pelo Professor José M. Moran.
Na pesquisa, os alunos constatarão que há duas expressões culturais brasileiras nessa lista:
Provoque reflexões sobre o que esperavam encontrar na lista e o que, de fato, há: houve surpresa?
Proponha saberem mais sobre o Samba de Roda, apresentando-lhes um trecho do Programa Escola Brasil, com o tema "África na sala de aula" , disponível no Portal do Professor , iniciando aos 7 minutos do arquivo, seguindo até os 10 minutos e 30 segundos.
Antes de começar, peça que, durante o áudio, anotem as origens do Samba de Roda e os instrumentos utilizados.
Após o áudio, deixe-lhes a tarefa de buscarem na Internet, nas mesmas duplas ou trios, mais informações sobre o samba de roda, incluindo imagens e músicas para socialização na aula seguinte.
Oriente seus alunos a tomar notas das descobertas e não simplesmente “copiar e colar” da internet. A seleção das informações é um procedimento de pesquisa a ser aprendido.
Pergunte aos seus alunos como podem buscar imagens na Internet. Compartilhem ferramentas de busca específica, como a pesquisa por imagens que os buscadores oferecem. Em geral, a opção pelo tipo de mídia aparece na barra superior, no menu lateral da página de busca ou em "Pesquisa avançada".
Destaque: ferramenta para busca por imagens
Imagem: Eliane Candida Pereira
Lembre aos alunos que as imagens também têm autoria e portanto, devem sempre indicar as fontes!
Da mesma forma, discutam estratégias para localização de vídeos, usando a opção específica do buscador.
Destaque: ferramenta para busca por vídeos
Imagem: Eliane Candida Pereira
2ª aula:
No laboratório de informática, organize a socialização dos grupos, pedindo que comentem as informações encontradas e mostrem os vídeos, áudio ou imagens que selecionaram. Durante as apresentações valorize as informações vinculadas a afrodescendencia desse patrimônio da humanidade, explorando-as.
Proponha que a criação de um painel “Você sabia?” no pátio da escola. Divida a turma em 3 equipes: uma deverá ficar responsável por formular frases que completem a idéia “Você sabia?...” a respeito do Samba de Roda; a segunda equipe deverá selecionar imagens entre as encontradas pelos diversos grupos e elaborar legendas explicativas que também irão compor o painel; e a terceira equipe irá selecionar vídeos , entre os apresentados pelos grupos, para disponibilizar em um computador a ser instalado ao lado do painel. Circule entre os grupos para acompanhar o planejamento e monitorar o envolvimento de todos.
3ª aula:
Ofereça um tempo para a organização do painel e do computador em local de circulação da escola. Combine um revezamento entre os grupos para permanência no local, monitorando e incentivando alunos e funcionários a conhecerem os resultados das pesquisas ao longo do período.
Nome | Tipo |
---|---|
África na sala de aula | Áudio |
Mais dicas para pesquisar na Internet: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/Tips-for-searching-the-Internet
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!