Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ecossistemas Brasileiros

 

12/05/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os principais ecossistemas brasileiros. Conhecer os perigos que estes ambientes estão sujeitos. Reconhecer a importância destes ambientes.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1963/imagens/labinformatica.png

1° aula – Apresente os ecossistemas brasileiros levando seus alunos ao laboratório de informática.
Há vários sítios na internet que dispõem de recursos de vídeo e imagem sobre os principais ecossistemas brasileiros. O professor poderá baixar previamente os vídeos sugeridos caso a conexão de internet da escola seja lenta.
Neste endereço há vídeos curtos sobre espécies pantaneiras: http://www.colorfotos.com.br/pantanal/video/videos_pantanal.htm  
No Portal do Professor, o vídeo mostra características do cerrado, com imagens da fauna e flora desta região:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10604/cerrado_o_berco_das_aguas_13_07_2008..wvx  
Animais da Amazônia: http://portalamazonia.globo.com/videosdaamazonia/programa.php?idP=70&ord=b&idL=1
Floresta Atlântica: http://videos.hsw.uol.com.br/mata-atlantica-1-video.htm
Após visualizar os recursos instrua s alunos a escolher um dos ecossistemas brasileiros e desenvolver uma campanha de preservação, contemplando: animais e plantas em vias de extinção, relevância ecológica, importância econômica, soluções de desenvolvimento sustentável e propostas de turismo ecológico para esta região.
Uma forma de apresentação interessante é pedir aos alunos que organizem sua pesquisa em slides com informações, imagens e pequenos vídeos e monte uma apresentação multimídia, como a apresentada no endereço abaixo: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=290990
Os alunos poderão gravar um áudio com as principais informações de sua pesquisa e complementá-la na apresentação estilo seminário.


2° aula – Dinâmica em sala de aula
Degradação dos ecossistemas
Materiais
Imagens impressas ou fotografias de plantas, animais e paisagens relativas aos ecossistemas brasileiros.
Barbantes cortados em pedaços de aproximadamente 3 metros. Estes barbantes representarão a área do ecossistema que será degradado. Para isto, faça um nó tipo forca, frouxo, unindo as duas pontas de cada pedaço de barbante, de modo a formar uma circunferência aberta no chão da sala de aula.
Rádio com CD player e CD com sons da natureza
Sala de aula ampla.


O professor deverá abrir espaço no meio da sala para que os alunos possam transitar. Pela sala de aula, dispor no chão os barbantes, abrindo-os de modo que formem um círculo no chão. No lado interno da delimitação formada por cada círculo colocar uma imagem representativa de um ecossistema. Distribuir uma fotografia (ou imagem impressa) de planta ou animal para cada aluno.
Instruir os alunos que quando a música tocar eles deverão procurar seu ecossistema de origem. Assim que todos estiverem posicionados em um ecossistema, o professor poderá parar o CD e anuncia que algo vai acontecer no ambiente.
DICA: Professor pesquise previamente notícias referentes aos desequilíbrios ecológicos, degradação dos ecossistemas e desastres ecológicos em território nacional. Use destas manchetes para trabalhar com os alunos neste momento.
O professor lê uma notícia que afeta diretamente um ecossistema. Os alunos devem refletir quais as conseqüências desta notícia sobre aquele ambiente. O professor poderá dirigir esta discussão, e se não chegarem a conclusões coerentes, explicar e decidir o que acontece com o ambiente. Em geral, o ambiente é afetado, suas dimensões diminuídas, e animais e plantas começam a rarear em número de indivíduos. O professor diminui a área do círculo que representa o ecossistema, explicando que a degradação ali poderá representar a extinção de uma ou mais espécies. O professor pode decidir retirar uma espécie a cada notícia lida, e o aluno que está segurando a imagem retirada, sai do círculo e observa o que ocorre no decorrer da atividade.
A atividade pode repetir quantas vezes o professor desejar, ou até que a maioria das espécies sejam “extintas” de seus ambientes.
Uma variação desta atividade é uma dança das cadeiras. O objetivo é o mesmo, mostrar que as ações antrópicas podem devastar os ecossistemas brasileiros e com isso, muitas espécies serão perdidas.
Nesta variação, as cadeiras representam o espaço destinado aos ecossistemas. Elas devem ser agrupadas em grupos e cada grupo é referente a um bioma. Os alunos rodeiam as cadeiras enquanto a música toca. O professor tira uma ou mais cadeiras dos grupos. Quando o professor pausar a música, os alunos devem sentar nas cadeiras. O aluno que ficar de pé representa a espécie que foi ameaçada e sai da atividade, ajudando o professor a retirar mais cadeiras.
 

Em ambas as dinâmicas, o professor pode chamar os alunos para refletirem sobre:
- O que ocorre com o ambiente com a saída desta espécie?
- Que riscos esta espécie corre atualmente?
- O que pode ser feito para que esta espécie continue vivendo em seu ecossistema?
- Qual a importância do ecossistema de origem desta espécie?
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1963/imagens/atividadecomplementar.gif

Todos os seres vivos estão inseridos em um ecossistema e isto não é diferente com cada um de nós. Peça aos alunos que identifiquem espécies representativas do ecossistema local e que façam filmes curtos apresentando-as. Estes filmes podem ser feitos com câmeras fotográficas digitais ou câmeras de celulares. Na fala destes recursos, sugira que os alunos façam desenhos e montem em um software de visualização de imagens. O produto final poderá constituir um fotoblog ou um blog com os filmes de toda a turma sobre este tema.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cerrado o berço das águas Vídeo
Recursos Complementares
http://www.zooeduca.com.br/cognita/popup5.html http://biosonialopes.editorasaraiva.com.br/sonialopes/site/apoioaoprofessor/saibamais.cfm
Avaliação
A avaliação será feita sobre a pesquisa dos alunos e sua apresentação para a classe.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • EUGÊNIA, CASEMIRO BEZERRA DE ARAUJO EEFM , Ceará - dijo:
    eugeniazoom@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    A aula referente aos Ecossistemas Brasileiros é bastante interessante, a dinâmica utilizada pela professora estimula a participação dos alunos pois, além da teoria eles tem oportunidade de visualizar fotografias de plantas, animais representados através de maquetes, CD player,etc


  • Biosfera, http://biosferams.blogspot.com , Mato Grosso do Sul - dijo:
    biosfera.ms@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante a aula usando a sala de Tecnologia...vamos sugerir aos nossos professores.


  • Rosemary Ap. Rodrigues, EE Euclides da Cunha , São Paulo - dijo:
    maryars@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi muito bem elaborada contemplando diversos recursos.


  • maria odete, escola de educação basica calmon , Santa Catarina - dijo:
    mey_schissel@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito da atividade , pois torna a anula muito interessante e com certeza os alunos irão aprender com maior facilidade


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.