Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando o livro de imagens: História de amor

 

15/09/2010

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

             Com esta aula, o aluno poderá aprender a:

               * desenvolver um tipo de imaginação e criatividade complexos e duradouros, diferentes daqueles advindos do cinema e da televisão, através da observação, interpretação, discussão e verbalização da sequência de gravuras de livros de imagens;

               * mostrar livremente seus sentimentos, a partir do envolvimento que a história proporciona;

               * emitir livremente suas opiniões e a respeitar opiniões diferentes das suas, através da participação ativa em situações de linguagem oral.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Todos os alunos, alfabetizados e não alfabetizados, poderão participar das atividades. Os não alfabetizados serão orientados pela professora ou por colegas em níveis mais avançados de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

             ATIVIDADES

       1ª etapa: Motivação para a leitura

       a)    A professora apresentará aos alunos a letra de uma música:  

                                   

         * Essa e outras letras e músicas de cantigas populares em http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/ 

        b)   A professora solicitará aos alunos que façam uma leitura silenciosa da letra da música e posteriormente descobrirá, através do diálogo, se eles já a conheciam.

       c)    Diálogo sobre o conteúdo da letra:

             > Sobre o que fala?

             > Quais são os personagens envolvidos?

             > É uma música triste ou alegre? Por quê?

        e)   Canto conjunto e/ou individual da música.      

                                              

        a) Conversa informal com os alunos:                

            O livro que vamos ler hoje também fala de amor.

            * Quais serão os personagens?

            * Qual será o cenário da história?

            * Será uma história real ou imaginária?

            * Será um amor feliz ou infeliz?

            * O que será que vai acontecer no final?

         b) Por se tratar de uma história de imagens, a professora poderá apresentar o livro em data show, retroprojetor ou distribuir um volume para cada aluno.

         Os alunos irão interpretando as figuras que representam a sequência da história e emitindo suas opiniões. Durante esse processo, eles deixarão fluir suas emoções, por se tratar de uma história que retrata um fato rotineiro do cotidiano. Trata-se de um grande amor entre um lápis cor de rosa e um azul que não resiste “até à morte”. Desmancha-se ante o surgimento de um terceiro lápis, que despertou a paixão do azul e fez com que o cor de rosa abandonasse o lar.

           E o final? O final é surpreendente e suscita diferentes leituras possíveis para o drama vivido pelo casal durante a história, o que permitirá a reflexão e o confronto das ideias.

           Os alunos se envolvem no enredo da história e, por isso, emitem livremente suas ideias, sem inibição. 

         3ª etapa: Produção de texto compartilhada 

         Sentados em grupos de três, os alunos criarão, por escrito, o texto para a história que acabaram de ler, revezando-se: um descreve uma página e passa para o colega. E assim vão procedendo até o final do livro. Uma ilustração caprichada também deverá ser feita no trabalho.

         A professora corrigirá as produções e os alunos vão passá-las a limpo, compartilhando novamente o trabalho. Depois serão expostas no mural para que todos possam apreciá-las.    

       

        Os alunos farão uma leitura da capa do livro e anotarão em seus cadernos:

        Título do livro: História de amor

        Autora: Regina Coeli Rennó

        Editora:Lê

Recursos Complementares

        Há outros livros de imagens bem interessantes que criam oportunidades de ótimos trabalhos de leitura e escrita em sala de aula :

Avaliação

      Durante todas as atividades, a professora incentivará a participação dos alunos, auxiliando-os e observando:

 ·        O interesse pela música.

 ·        A participação ativa da produção oral coletiva da história.

 ·        A emissão de opiniões, questionamentos, concordâncias ou discordâncias oportunas.

 ·        O envolvimento nos trabalhos de grupo de maneira cooperativa.

 ·        A produção eficiente de textos, considerando-se o nível de aprendizagem em que se encontram.

 ·        A participação nos trabalhos de maneira prazerosa.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Paula Crispim, Rotary Club Cachoeira da Prata , Minas Gerais - dijo:
    Paulacrispim21@yahoo.com.br

    01/12/2013

    Cinco estrelas

    Bastante criativa i estimulante sabendo o professor aproveitar a idéia.


  • Ruth, Manuel Baltazar de freitas , Ceará - dijo:
    ribruth@hotmai.com

    29/01/2013

    Cinco estrelas

    Sou apaixonada por esse livro. A aula excelente,muito crativa.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.