Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo a audição humana: órgãos, cuidados e funções

 

06/10/2010

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

         Objetivos

         *  Distinguir os órgãos do sentido da audição humana, sua função e importância na interação com o mundo.

         *  Buscar o conhecimento do próprio corpo, pesquisando nas diferentes fontes disponíveis: mídia, observação direta e entrevista.

         *  Participar ativamente de atividades práticas sobre sentido da audição.

         *  Utilizar hábitos de higiene e de cuidados especiais para com os órgãos do sentido da audição.  

       

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

    *O aluno deverá ter conhecimentos básicos sobre as partes do corpo humano.

    

Estratégias e recursos da aula

Atividades

 1ª etapa

 Aprender brincando: sugestões de joguinhos

 a) Joguinho 1Descobrindo os sons de instrumentos musicais:

 ·    A professora levará uma caixa fechada com vários instrumentos musicais de brinquedo que emitam sons e não deixará que os alunos os vejam antes do joguinho: sininho, piano, violão, corneta, triângulo, pandeirinho, chocalho, guitarra, telefone e apito.

 ·    Serão formados dois grupos de  5 alunos que terão os olhos vendados.

·    A professora tocará um instrumento e escolherá o aluno que deverá descobrir a qual instrumento pertence o som, alternando os participantes dos dois grupos.

·    Cada aluno que acertar ganhará um ponto. Será vencedora a equipe que tiver maior número de pontos. 

 b) Joguinho 2 : De quem é esta voz?   

*    A professora formará duas equipes de alunos, novamente de olhos vendados.

*    Ela pedirá que um aluno da plateia fale alguma coisa e um jogador deverá adivinhar quem foi que falou. Fará assim sucessivamente, até que todos os alunos das duas equipes tenham jogado. A equipe vencedora será a que acertar mais!

 c) Joguinho 3: Onde está o objeto perdido?

  A professora solicitará que dois alunos saiam da sala de aula. Então, pedirá a uma criança que tenha ficado na classe para esconder um objeto qualquer.

 A professora orientará os alunos que não se ausentaram da sala sobre a estratégia do jogo: todos cantarão juntos uma canção. Quando os jogadores se aproximarem do objeto escondido, os colegas cantarão bem alto.À medida que eles forem se afastando do objeto, os colegas cantarão bem baixo. Voltando novamente os jogadores a se aproximar do objeto, as vozes  aumentarão novamente. Assim, os jogadores serão guiados pela altura do canto dos colegas.

 Será vencedor o jogador que encontrar o objeto primeiro.

d) Joguinho 4: Os barulhos à nossa volta

* A professora pedirá que os alunos fechem os olhos e fiquem bem quietos. Eles deverão, por um determinado espaço de tempo, perceber todos os sons que estiverem acontecendo à sua volta. Depois relatarão os diferentes sons que ouviram.

   Após cada joguinho, a professora refletirá com os alunos sobre qual o sentido que lhes permitiu perceberem os sons circundantes e sobre a importância do sentido da audição para a interação do ser humano com o meio ambiente.

 

2a etapa                                                              

Aprendendo com os textos expositivos

a) A professora apresentará aos alunos no data show ou retroprojetor a seguinte gravura:               

                           

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.esaconsultoria.com.br/imagens/ouvido.jpg&imgrefurl=http://www. esaconsultoria.com.br/servicos_pca.php&usg=__JsY01jiByK2gS4E6VB3ypAzaqkA=&h=1159&w= 

b) Ela irá orientando a observação dos alunos para as partes do ouvido, deixando-os explorem suas hipóteses sobre o assunto. Ela completará o conhecimento que os alunos já possuírem e/ou explicará o que  representa cada parte do ouvido para a audição humana, conforme o texto expositivo que se segue abaixo

c) A professora distribuirá aos alunos o seguinte texto:

                 

                                                                    AUDIÇÃO

                                                                                                                          (Adaptação)

          Se nós prestarmos atenção à nossa volta, perceberemos que o mundo é repleto de diferentes sons.

          Alguns sons transmitem tranquilidade e paz. Outros, são altos e barulhentos.

          Alguns sons fazem que você se sinta feliz. Outros o deixam com raiva!

          Os sons viajam através do ar, mas você não consegue vê-los. Você usa os ouvidos para percebê-los.

          Observe agora o ouvido:

          A parte exterior o ouvido capta os sons e os envia para um orifício. Esse orifício conduz a um túnel que fica lá dentro do seu ouvido.

          No final do túnel, há uma membrana fina. Essa membrana fica esticada como o revestimento de um tambor.É a isso que chamamos de tímpano.

          Quando os sons chegam ao tímpano, eles o fazem vibrar, exatamente como acontece quando você toca um tambor.

          Quando o tímpano vibra, ele faz com que três ossos pequenininhos existentes dentro do seu ouvido vibrem também.

          Esses ossinhos enviam mensagens para o cérebro através de um tubo longo em forma de caracol chamado cóclea.

          As mensagens chegam ao cérebro percorrendo caminhos especiais chamados nervos. Aí, então, o cérebro decodifica os sons que está ouvindo.

d) As crianças farão uma leitura silenciosa do texto.

    Depois, a professora promoverá uma leitura oral à frente da classe, em  que cada aluno poderá ler um parágrafo ou uma frase.

e) Interpretação escrita do texto:

    Os alunos responderão em seus cadernos às seguintes questões:

    * Dê alguns exemplos de sons tranquilos.

    * Cite alguns sons barulhentos e desagradáveis.

    * Que parte do corpo humano apanha os sons do ambiente?

    * Por onde o som caminha até chegar ao cérebro?

    * Quem leva os sons até o cérebro?

    * Cite duas maneiras de as crianças surdas perceberem os sons.

f)  A professora fará uma correção oral das questões formuladas e os alunos conferirão suas respostas, corrigindo o que não estiver correto.

3a etapa

Trabalhando a poesia

a) A professora distribuirá aos alunos a seguinte poesia:

                                   

http://picasaweb.google.de/inajara0/CIENCIAS#5435962602389307730 

b) Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto. Depois, a professora recordará a estrutura da poesia:

    * Qual é o título?

    * São quantas estrofes?

    * São quantos versos?

    * Qual é o assunto da poesia?   

c) Declamando poesia:

    A professora promoverá uma recitação de poesia. Poderão ser duplas recitando cada estrofe, todos os alunos recitando juntos ou outra estratégia interessante para se promover a leitura.

d) Os alunos resolverão a cruzadinha  que aparece junto com a poesia e que será corrigida oralmente.  

4a etapa

Aprendendo a cuidar dos órgãos do sentido da audição

a)  A professora fará grupos de três alunos e proporá a seguinte discussão:

     * Qual é a importância da audição para o ser humano?

     O que pode causar prejuízo aos nossos ouvidos? Por quê?

     * Quais os cuidados que devemos ter com os nossos ouvidos?

     * Quais são as formas de higiene que devemos ter para com os nossos ouvidos?

     * Nós devemos introduzir grampos, cotonetes ou outros objetos para limparmos nossos ouvidos? Por quê?

     * Como se chama o médico especialista em cuidar do nosso aparelho auditivo?

     * Quando devemos procurar esse especialista?

b) Os alunos registrarão as opiniões da equipe em uma folha de papel ofício e ilustrarão seus trabalhos. Os próprios membros das equipes definirão quem fará a escrita e a ilustração do trabalho.

c) A professora sentará os alunos em círculo e deixará que leiam suas respostas, confrontando as diferentes opções que surgirem.

d) Os trabalhos serão expostos no mural para serem vistos por todos os colegas podendo, assim, os conhecimentos serem compartilhados por todos.

5a etapa

Despertando a curiosidade:

A professora distribuirá aos alunos a seguinte gravura:

FONTE:

Título: Ciências

Autores: Érika Santana e Rodrigo Balestri

Ilustradores: Lorival F. Júnior, Christ Ávila, Hélio Claro e Mario Nakano

       Os alunos observarão atentamente a gravura, orientados pela professora sobre o seu significado. Ela não aprofundará o assunto, pois este  requer conhecimentos prévios que eles ainda não possuem e que será alvo de maiores estudos em aulas futuras.       

Recursos Complementares
  • Ciências: Érika Santana e Rodrigo Balestri (Coleção Conhecer e Crescer)
  • Livro de Literatura Infantil:: Olfato: Mandy Suhr e Mike Gordon (Editora Scipione)
  • Parâmetros Curriculares Nacionais

Avaliação

    Avaliação:

    Através de uma observação sistemática, a professora avaliará:

    * a participação efetiva dos alunos na realização das atividades escritas e orais:

    * a compreensão que demonstraram sobre o tema;

    * os conhecimentos adquiridos sobre o corpo humano em geral;

    * a incorporação de hábitos saudáveis para com os órgãos da audição.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.