Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ecologia: integrando conhecimentos a partir de textos informativos

 

17/09/2010

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     Objetivos:

     * Compreender o significado da palavra Ecologia, para poder posicionar-se sobre o assunto e adotar atitudes conscientes em defesa do meio ambiente..                    

     * Estabelecer a diferença entre um texto expositivo e um narrativo.                  

     * Aprender a buscar  informações desejadas em um texto expositivo.   

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Os alunos devem estar  alfabetizados.

      Os alunos devem saber ler e escrever textos expositivos, narrativos e poéticos.

Estratégias e recursos da aula

     1a etapa:

    Ilustração do assunto

 a) A professora usará um retroprojetor ou datashow para apresentar aos alunos as seguintes imagens:

        http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/campanha.htm 

 b)  A professora pedirá aos alunos que observem com atenção as gravuras e as descrevam. Eles levantarão hipóteses sobre o motivo da doença do planeta Terra e discutirão sobre o assunto.

     2ª etapa

     Lendo e interpretando um texto expositivo 

a)  A professora desenvolverá um diálogo com os alunos, deixando-os falarem livremente sobre  Ecologia, seu significado e a necessidade de se estudar o tema.

 b) Em seguida, distribuirá aos alunos um texto expositivo.

                                         

                              Autora: Josina Augusta Tavares Teixeira

c) Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto. Depois responderão em seus cadernos:

  *  Por que é importante o estudo da Ecologia?

  * Quem criou o termo Ecologia? Quando?

  * O que a Ecologia estuda?

  * De que maneira o homem está destruindo:  

     > o solo?

     > as águas dos mares, rios e lagos?

     > os animais? 

d) A professora fará uma correção oral das respostas dos alunos, confrontando as opiniões diferentes e acatando todas as que tiverem lógica. Em seguida, orientará a observação dos alunos, recordando sobre a estrutura do texto expositivo: ausência de rimas, de versos e estrofes, de parágrafos e travessões, etc.

 e) Alguns alunos serão chamados para fazerem uma leitura oral à frente da sala.

    3ª etapa

    Narrativa em forma de poesia

a) A professora distribuirá aos seus alunos o texto:     

                            (Autor desconhecido)

 e)    Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto.

 f)     Depois, responderão em seus cadernos às seguintes questões:

      Trabalhando o vocabulário    

       Escreva o significado das palavras sublinhadas nas seguintes frases:

 ·     Dona Ecologia estava estressada.

 ·     Ela ficou com nostalgia.

 ·     Que judiação!

 ·     As árvores eram frondosas

 ·     Dona Ecologia perece.            

        Pense bem e responda:

·      Com quem Dona Ecologia foi reclamar?

·      Em que estado Dona Ecologia encontrou:

      *     A natureza

      *     O Sr. Rio

      *     As árvores

      *     Os peixinhos

·     Você acha que esta poesia mostra a realidade? Por quê?

       Trabalhando as rimas       

       Descubra palavras que rimem com:

 ·        natureza

 ·        nostalgia

 ·        poluição

  g)    A professora fará a correção oral da atividade escrita e os alunos as corrigirão no caderno. Os alunos terão a oportunidade de emitirem suas diferentes opiniões e de esclarecerem suas dúvidas.

  h)    A professora promoverá uma leitura oral da poesia.

         Analisando a estrutura do texto

         A professora levará os alunos a observarem algumas características da poesia: rimas, não linearidade do texto, linguagem condensada.       

      4ª etapa

      Joguinho: maneira lúdica de aprender

 a) A professora apresentará aos alunos o joguinho pelo computador:

  30 MANEIRAS DE VOCÊ CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PLANETA  

         http://www2.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm#   

    Cada aluno escolherá um número e a professora abrirá o número escolhido. O aluno lerá em voz alta a sua maneira de contribuir para a preservação do planeta.

     E todos os alunos terão a sua vez de participar, brincando e aprendendo.

Recursos Complementares

*Cartilha da Casa da Natureza - Belgo Juiz de Fora - MG - Brasil

* Reciclar: Verônica Bonar - Editora Scipione  :  

              Vidro

              Plástico

              Metal

              Papel

             Madeira

             Alimento

*Que planeta é esse?: Regina Coeli Rennó ( Livro de imagens)

Avaliação

     A professora fará uma avaliação processual de seus alunos para certificar-se se eles alcançaram os objetivos propostos:

     * Comprenderam o significado da palavra Ecologia.

     * Aprenderam a retirar informações de textos exposiivos.

     * Entenderam as diferenças entre um texto narrativo e um expositivo. 

     * Envolveram-se ativamente nos trabalhos.

     

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Neci, EEEM Santa Clara , Pará - dijo:
    bilaneves.neci@gmaill.com

    22/10/2013

    Cinco estrelas

    estava a pesquisar em busca de idéias para ministrar aula sobre o assunto e finalmente encontrei aqui tudo o que precisava. Parabéns pelo trabalho e muito obrigada por compartilhar.


  • luciene, E.E.Rodrigues Alves , Minas Gerais - dijo:
    luciene.clemente@hotmail.com

    19/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente! Podemos dizer que uma metodologia apropriada ao tema se dispondo de diversos recursos, tanto o professor quanto o aluno ambos enriqueceram ainda mais o nível de conhecimento. A execução da aula torna-se mais agradável e menos cansativa.


  • vitoria eliz, são jose , Minas Gerais - dijo:
    matragsmelo@hotmail.com

    19/09/2012

    Cinco estrelas

    as aulas sao muito criativas e muito interesantes o conteudo é muito bom voces estão de parabens


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.