17/09/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Objetivos:
* Compreender o significado da palavra Ecologia, para poder posicionar-se sobre o assunto e adotar atitudes conscientes em defesa do meio ambiente..
* Estabelecer a diferença entre um texto expositivo e um narrativo.
* Aprender a buscar informações desejadas em um texto expositivo.
Os alunos devem estar alfabetizados.
Os alunos devem saber ler e escrever textos expositivos, narrativos e poéticos.
1a etapa:
Ilustração do assunto
a) A professora usará um retroprojetor ou datashow para apresentar aos alunos as seguintes imagens:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/campanha.htm
b) A professora pedirá aos alunos que observem com atenção as gravuras e as descrevam. Eles levantarão hipóteses sobre o motivo da doença do planeta Terra e discutirão sobre o assunto.
2ª etapa
Lendo e interpretando um texto expositivo
a) A professora desenvolverá um diálogo com os alunos, deixando-os falarem livremente sobre Ecologia, seu significado e a necessidade de se estudar o tema.
b) Em seguida, distribuirá aos alunos um texto expositivo.
Autora: Josina Augusta Tavares Teixeira
c) Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto. Depois responderão em seus cadernos:
* Por que é importante o estudo da Ecologia?
* Quem criou o termo Ecologia? Quando?
* O que a Ecologia estuda?
* De que maneira o homem está destruindo:
> o solo?
> as águas dos mares, rios e lagos?
> os animais?
d) A professora fará uma correção oral das respostas dos alunos, confrontando as opiniões diferentes e acatando todas as que tiverem lógica. Em seguida, orientará a observação dos alunos, recordando sobre a estrutura do texto expositivo: ausência de rimas, de versos e estrofes, de parágrafos e travessões, etc.
e) Alguns alunos serão chamados para fazerem uma leitura oral à frente da sala.
3ª etapa
Narrativa em forma de poesia
a) A professora distribuirá aos seus alunos o texto:
(Autor desconhecido)
e) Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto.
f) Depois, responderão em seus cadernos às seguintes questões:
Trabalhando o vocabulário
Escreva o significado das palavras sublinhadas nas seguintes frases:
· Dona Ecologia estava estressada.
· Ela ficou com nostalgia.
· Que judiação!
· As árvores eram frondosas
· Dona Ecologia perece.
Pense bem e responda:
· Com quem Dona Ecologia foi reclamar?
· Em que estado Dona Ecologia encontrou:
* A natureza
* O Sr. Rio
* As árvores
* Os peixinhos
· Você acha que esta poesia mostra a realidade? Por quê?
Trabalhando as rimas
Descubra palavras que rimem com:
· natureza
· nostalgia
· poluição
g) A professora fará a correção oral da atividade escrita e os alunos as corrigirão no caderno. Os alunos terão a oportunidade de emitirem suas diferentes opiniões e de esclarecerem suas dúvidas.
h) A professora promoverá uma leitura oral da poesia.
Analisando a estrutura do texto
A professora levará os alunos a observarem algumas características da poesia: rimas, não linearidade do texto, linguagem condensada.
4ª etapa
Joguinho: maneira lúdica de aprender
a) A professora apresentará aos alunos o joguinho pelo computador:
30 MANEIRAS DE VOCÊ CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PLANETA
http://www2.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm#
Cada aluno escolherá um número e a professora abrirá o número escolhido. O aluno lerá em voz alta a sua maneira de contribuir para a preservação do planeta.
E todos os alunos terão a sua vez de participar, brincando e aprendendo.
*Cartilha da Casa da Natureza - Belgo Juiz de Fora - MG - Brasil
* Reciclar: Verônica Bonar - Editora Scipione :
Vidro
Plástico
Metal
Papel
Madeira
Alimento
*Que planeta é esse?: Regina Coeli Rennó ( Livro de imagens)
A professora fará uma avaliação processual de seus alunos para certificar-se se eles alcançaram os objetivos propostos:
* Comprenderam o significado da palavra Ecologia.
* Aprenderam a retirar informações de textos exposiivos.
* Entenderam as diferenças entre um texto narrativo e um expositivo.
* Envolveram-se ativamente nos trabalhos.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/10/2013
Cinco estrelasestava a pesquisar em busca de idéias para ministrar aula sobre o assunto e finalmente encontrei aqui tudo o que precisava. Parabéns pelo trabalho e muito obrigada por compartilhar.
19/10/2012
Cinco estrelasExcelente! Podemos dizer que uma metodologia apropriada ao tema se dispondo de diversos recursos, tanto o professor quanto o aluno ambos enriqueceram ainda mais o nível de conhecimento. A execução da aula torna-se mais agradável e menos cansativa.
19/09/2012
Cinco estrelasas aulas sao muito criativas e muito interesantes o conteudo é muito bom voces estão de parabens