Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O ciclista e as leis de trânsito

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as leis de trânsito para o ciclista
  • Exercitar as leis de trânsito na prática
  • Avaliar as atitudes que contribuem para a paz no trânsito
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sinalização de trânsito
Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá questionar a turma sobre:

  • Quem tem bicicleta?
  • Quem gosta de andar de bicicleta?
  • Quais são os equipamentos de segurança?
  • Quem utiliza equipamentos de segurança?
  • Onde eles costumam andar de bicicleta? (na rua de casa, no parque, no trajeto para escola, etc)
  • Quem já caiu de bicicleta?
  • Qual parte do corpo machucou?   

Após a discussão convide a turma para um passeio de bicicleta!   

Atenção Professor! Explique para a turma que antes de iniciar o passeio é necessário compreender algumas regrinhas básicas sobre o trânsito.   

Estratégias da aula:  

Aula 1: Equipamentos de segurança

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o passeio de bicicleta: “o que é necessário ter/fazer para andar de bicicleta?” 

Quando os alunos citarem os equipamentos de segurança e as leis de trânsito apresente a temática da aula.

Para iniciar a discussão sobre os equipamentos de segurança utilize a história em quadrinhos: “Paranazinho – dicas para ciclista” http://www.brasilzinho.com.br/base_transito.htm Acesso em 07.05.2010

E o recurso: HQ com o trânsito não se brinca Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22589 Acesso em 07.05.2010    

HQ Com o trânsito não se brinca 

Atenção Professor! Caso seja possível, imprima uma história para cada aluno para que eles possam levar para casa, consultar sempre que necessário e divulgar para os familiares e colegas. Nesse primeiro momento enfoque os equipamentos de segurança citados pelo personagem Paranazinho.   

Depois que os alunos realizarem a leitura da HQ, solicite que indiquem os equipamentos de segurança necessários. À medida em que citarem os equipamentos relembre as respostas deles sobre as quedas sofridas nos passeios de bicicleta.

Por exemplo: João citou que quando caiu de bicicleta na rua de sua casa ralou a palma da mão. Se ele estivesse utilizando luvas não teria se machucado.   

Atenção professor! Caso seja possível, leve para sala de aula exemplos de equipamentos de segurança e oriente os alunos a como utilizá-los. Outra opção é solicitar que os alunos tragam os equipamentos de segurança que possuem em casa. É importante que os alunos além de conhecerem os equipamentos de segurança, compreendam a sua função. Pois, de nada adianta utilizar um capacete que não corresponde ao tamanho de sua cabeça. Dessa forma, o ciclista continua desprotegido.   

No final da aula solicite que os alunos escolham um dos equipamentos de segurança abordados e escreva um texto falando sobre a sua função e importância.

Aula 02: Agora vamos falar das leis de trânsito.

Retome a história em quadrinhos com os alunos abordando as dicas de trânsito.   

Discuta com os alunos as dicas citadas pelo personagem Paranazinho.

Questione se alguém segue essas dicas e reafirme a importância de segui-las corretamente para sua segurança e demais cidadãos.

Relembre com a turma o significado das placas de trânsito. Para isso indicamos o site: https://www.ford.com.br/fordkids/auto_escola/auto_escola_02_07_leis_transito_01.swf  Acesso em: 08.05.2010  Esse simulador apresenta as placas de trânsito de modo claro e divertido. Para utilizá-lo reserve o laboratório de informática com acesso a internet.

Agora que todos já conhecem as placas de trânsito, apresente para turma os direitos e deveres dos ciclistas.

Dica de leitura: Professor, para saber um pouco mais sobre as leis de trânsito e o ciclista sugerimos o texto: “Ciclodicas” para você pedalar com segurança. Disponível em: http://www.ta.org.br/site2/Banco/4leis/CTB_Bolso.PDF Acesso em: 07.05.2010   

Após apresentar as placas de trânsito, os direitos e deveres dos ciclistas, convide a turma para elaborar cartazes sobre o tema. O objetivo da atividade é conscientizar a escola sobre as leis de trânsito e os direitos e deveres dos ciclistas. Reserve mais uma aula para conclusão das atividades.   

Aula 04: Apresentação

Os alunos deverão apresentar para turma os cartazes produzidos. O professor deverá escolher um espaço na escola para fixar os cartazes.   

Catarse:

Agora os alunos deverão apresentar para turma o que aprenderam. O professor deverá apresentar algumas questões e os alunos deverão apresentar solucões. Por exemplo: Zézinho foi passear de bicicleta com seus amigos no parque. No entanto, o trajeto escolhido não existe ciclovia. O que Zézinho e seus amigos terão que fazer?

Sugerimos algumas situações:

  • Ao andar de bicicleta a noite, quais os cuidados necessários?
  • Como se comportar em uma via bem movimentada?
  • Respeito a sinalização de trânsito.
  • Cuidados ao passar ao lado de carros estacionados.
  • Cuidados com os pedestres.
  • Em que momento o ciclista vira pedestre.
  • Como se comportar em cruzamentos.
  • A importância dos equipamentos de segurança

O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo deverá dramatizar um tema sorteado pelo professor. As peças devem durar no máximo três minutos.

Atenção Professor! Reserve cartolinas e giz de cera para os alunos realizarem a atividade. Todo o grupo pode participar, enquanto alguns produzem as placas de trânsito, outros produzem o roteiro da peça e os personagens.

Ao final de cada peça os alunos deverão reforçar o que aprenderam, isto é, contar para a platéia a "moral da história". Por exemplo: Ao passear em grupo, andar sempre em fila única, sinalizando o trajeto.

Prática social final do conteúdo:

Os alunos deverão relatar como foi a experiência do teatro, o que aprenderam nas aulas, quais serão as possíveis mudanças em suas atitudes com relação aos ciclistas e pedestres, quais as suas dúvidas sobre o tema, etc. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
HQ Com o trânsito não se brinca Imagem
HQ Com o trânsito não se brinca Imagem
Recursos Complementares

“CICLODICAS” PARA VOCÊ PEDALAR COM SEGURANÇA. Disponível em: http://www.ta.org.br/site2/Banco/4leis/CTB_Bolso.PDF Acesso em: 07.05.2010 

Funções do guarda de trânsito. Disponível em: http://www.ford.com.br/fordkids/auto_escola/auto_escola_02_08_leis_transito_02.swf   Acesso em: 07.05.2010 

Avaliação

O professor deverá considerar o desenvolvimento dos alunos em todas as aulas, para isso sugerimos alguns critérios:

  • participação durante as discussões
  • respeito às opiniões dos colegas
  • interesse pelo tema
  • comprometimento com o grupo
  • entrega das atividades no prazo solicitado
  • capricho na elaboração das atividades
  • domínio do tema
  • interpretação durante o teatro
  • postura durante a apresentação
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Cleonice Almeida, Escola Santa Marcelina , Rondônia - dijo:
    cleoreneu@yahoo.com.br

    09/08/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa, sempre é bem vinda aos alunos aulas dinâmicas, que tenham o que ouvir, o que fazer, o que pensar e ensinar a outros.


  • Vicente R. Thomaz, Particular , Minas Gerais - dijo:
    vtomaz@mgconecta.com.br

    21/06/2010

    Cinco estrelas

    Para mim o ciclista tem que circular sempre à direita e a oitenta centímetros do meio fio porem, nunca outro ciclista deve circular junto ou ao lado do mesmo.


  • KATIANE PEREIRA, UFC , Ceará - dijo:
    katiane_alegria@hotmail.com

    20/05/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante o HQ sobre trânsito, algumas normas de legislação que podem ser trabalhadas em aula de campo. Precisamos conscientizar os alunos desde a juventude para se tornarem adultos responsáveis no trânsito. Além de que essa aula podem ser abordados muitos conteúdos programáticos da escola envolvendo a interdisciplinalidade, se, assim, o professor souber conduzir sua aula. Estão de parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.