Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Tecido Epitelial - Cuidados com a pele.

 

30/04/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o tecido formador da pele. Diferenciar os diferentes tipos de tecido epitelial. Conhecer as especializações das células epiteliais.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

A pele é o maior órgão do corpo humano. Quantas vezes nós nos lembramos da nossa pele, dos cuidados que ela necessita e de como ela é importante para nós? Inicie sua aula questionando os alunos sobre este tema.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1965/imagens/labinformatica.png
Leve os alunos no laboratório de informática e acesse os vídeos do Portal do Professor, que versam sobre os cuidados com a pele. O vídeo tem a duração de 15 minutos. Se o professor desejar, poderá baixar previamente os programas, salvá-los em um DVD (ou em uma pen-drive) e passar na televisão para os alunos.
Cuidados com a pele – Dermatologista tira dúvidas quanto à saúde da pele dos adolescentes.

Saúde da pele: parte 1 [Geração saúde]
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18517/saude_pele_1.wmv
Animação Camadas de células da pele:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1965/imagens/pele1.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10200/pele.swf
A partir dos vídeos questione os alunos sobre os conhecimentos das diversas áreas (física, química, biologia) que influenciam a maneira como tratamos a pele.
Pesquisar assuntos referentes à pele e seus cuidados. Sugestões de temas: Perigos para a pele; indústria dos cosméticos voltada para a pele; doenças da derme; tatuagens; avanços da medicina e indústria farmacêutica referente à pele; Importância da pele para a saúde; Importância da pele como fator de beleza e interação social.
Estas pesquisas deverão ser realizadas por equipes de poucos integrantes. Após a realização da pesquisa, os alunos deverão correlacionar à pesquisa com o que foi apresentado em aula e nos recursos, na forma de mapas conceituais.
Estas produções servirão de base para a atividade complementar que sugerimos abaixo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1965/imagens/atividadecomplementar.gif
PODCAST DA PELE
Proponha aos alunos a realização de um programa de rádio sobre a pele. Cada equipe deverá elencar as principais informações de sua pesquisa (para isto é interessante observar o mapa conceitual já confeccionado). A partir da pesquisa, os alunos deverão escolher um formato de programa de rádio: entrevista, propaganda, debate, entretenimento, radio novela, paródia de música, etc. Escolhido o formato, deverão passar á confecção do roteiro do programa. Após a realização desta fase, instrua os alunos a ensaiarem suas falas. O ensaio e a gravação do programa poderão ser feitos fora do horário normal das aulas, uma vez que pode ser muito demorado e tomar muitas aulas para gravar todas as equipes. O professor poderá marcar uma aula para ouvir todos os programas com a classe. Estando os programas sem erros conceituais ou atitudinais, o professor pode publicá-los na internet, em um blog aberto para este fim.

Para saber mais sobre Podcast acesse o endereço a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalShowVideoAction.action?videoPath=../videos/como_criar_podcast.flv 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1965/imagens/contextualizando.gif
Pesquisar sobre os cuidados para evitar o câncer de pele. Instruir os alunos a confeccionar um folheto explicativo sobre o tema.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1965/imagens/webquest.jpg

Webquest são sugestões de aulas, como pesquisas direcionadas interagindo com sítios da internet.
Sugerimos as atividades da webquest "Cuidados com a pele" disponível em: http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=1198

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Saúde da pele: parte 1 [Geração saúde] Vídeo
Camadas de célula da pele Animação/simulação
Recursos Complementares
Sites interessantes Informações sobre a pele: http://antares.ucpel.tche.br/atlas/histologia/ http://www.icb.ufmg.br/mor/hem/tegumentar.html Uso do podcast na escola: http://www.escolabr.com/virtual/videoaula/radio/ http://portaldoprofessor.mec.gov.br/interacao/acessar_forum/listar_mensagens.htm?idForum=89 http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=0&pg=multimidia.ds_ListaMultimidia.cfm
Avaliação
Avaliar as pesquisas por meio dos mapas conceituais e a atividade de podcast a partir do uso de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Exemplos de critérios a serem observados: - Pertinência e profundidade no tema. - Organização e pontualidade. - Roteiro (maneira como estruturou o programa de áudio). - Criatividade. - Oralidade.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.