30/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
A pele é o maior órgão do corpo humano. Quantas vezes nós nos lembramos da nossa pele, dos cuidados que ela necessita e de como ela é importante para nós? Inicie sua aula questionando os alunos sobre este tema.
Leve os alunos no laboratório de informática e acesse os vídeos do Portal do Professor, que versam sobre os cuidados com a pele. O vídeo tem a duração de 15 minutos. Se o professor desejar, poderá baixar previamente os programas, salvá-los em um DVD (ou em uma pen-drive) e passar na televisão para os alunos.
Cuidados com a pele – Dermatologista tira dúvidas quanto à saúde da pele dos adolescentes.
Saúde da pele: parte 1 [Geração saúde]
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18517/saude_pele_1.wmv
Animação Camadas de células da pele:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10200/pele.swf
A partir dos vídeos questione os alunos sobre os conhecimentos das diversas áreas (física, química, biologia) que influenciam a maneira como tratamos a pele.
Pesquisar assuntos referentes à pele e seus cuidados. Sugestões de temas: Perigos para a pele; indústria dos cosméticos voltada para a pele; doenças da derme; tatuagens; avanços da medicina e indústria farmacêutica referente à pele; Importância da pele para a saúde; Importância da pele como fator de beleza e interação social.
Estas pesquisas deverão ser realizadas por equipes de poucos integrantes. Após a realização da pesquisa, os alunos deverão correlacionar à pesquisa com o que foi apresentado em aula e nos recursos, na forma de mapas conceituais.
Estas produções servirão de base para a atividade complementar que sugerimos abaixo.
PODCAST DA PELE
Proponha aos alunos a realização de um programa de rádio sobre a pele. Cada equipe deverá elencar as principais informações de sua pesquisa (para isto é interessante observar o mapa conceitual já confeccionado). A partir da pesquisa, os alunos deverão escolher um formato de programa de rádio: entrevista, propaganda, debate, entretenimento, radio novela, paródia de música, etc. Escolhido o formato, deverão passar á confecção do roteiro do programa. Após a realização desta fase, instrua os alunos a ensaiarem suas falas. O ensaio e a gravação do programa poderão ser feitos fora do horário normal das aulas, uma vez que pode ser muito demorado e tomar muitas aulas para gravar todas as equipes. O professor poderá marcar uma aula para ouvir todos os programas com a classe. Estando os programas sem erros conceituais ou atitudinais, o professor pode publicá-los na internet, em um blog aberto para este fim.
Para saber mais sobre Podcast acesse o endereço a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalShowVideoAction.action?videoPath=../videos/como_criar_podcast.flv
Pesquisar sobre os cuidados para evitar o câncer de pele. Instruir os alunos a confeccionar um folheto explicativo sobre o tema.
Webquest são sugestões de aulas, como pesquisas direcionadas interagindo com sítios da internet.
Sugerimos as atividades da webquest "Cuidados com a pele" disponível em: http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=1198
Nome | Tipo |
---|---|
Saúde da pele: parte 1 [Geração saúde] | Vídeo |
Camadas de célula da pele | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/10/2012
Cinco estrelasMuito criativa! Parabéns pelos recursos!
14/09/2012
Quatro estrelasMuito interessante, adorei.
13/08/2012
Quatro estrelasMuito bom! Parabéns!
08/07/2012
Cinco estrelasParabéns. Vou aplicar em sala de aula.
13/10/2010
Cinco estrelasExcelente aula!