19/05/2010
Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Agroindústria |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Agricultura |
Identificar os hormônios vegetais e seu funcionamento.
Refletir sobre a aplicação dos hormônios vegetais na agricultura.
Aspectos da fisiologia vegetal, como condução, fotossíntese, reprodução.
1° aula
O que regula o crescimento e desenvolvimento das plantas? E nas raízes de uma semente, o que as fazem crescer e o caule se desenvolver? E o que determina o surgimento de muitas folhas em uma planta juvenil ? De que maneira ocorre a senescência de algumas espécies como o bordo do Canadá?
Imagem de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Maple-oliv2.jpg (acessado dia 06/05/10)
O que faz as flores desabrocharem em épocas distintas? E o feijão germinar? Peça para os alunos relacionarem todos os processos fisiológicos que as plantas realizam e também que substâncias regulam estes processos. Isto pode ser feito em sala de aula com a mediação do professor, usando o quadro negro para escrever as contribuições dos alunos.
2° aula
Afinal, o que são os hormônios vegetais e como eles atuam sobre as plantas? Será que os hormônios vegetais são utilizados pelo homem na agricultura? De que maneira eles são obtidos? Estas questões poderão instigar os alunos a buscar respostas, para isto leve-os ao laboratório de informática e apresente os recursos didáticos sugeridos.
Fisiologia vegetal também disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2411
e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9854 (acessado dia 05/05/10)
QUESTÕES DE TRABALHO
Quais são os hormônios vegetais e quais as ações que eles desempenham nas plantas? É possível obtê-los para usar na agricultura e floricultura? Peça que os alunos registrem suas idéias por escrito para depois comparar com o que for pesquisado mais adiante.
3° aula
1° momento
Divida a turma em equipes de até 4 integrantes. Cada equipe terá o nome de um dos hormônios vegetais, e deverão pesquisar artigos científicos, pesquisas e experimentos sobre este hormônio.
2° momento
Após a pesquisa, apresente aos alunos os experimentos e animações a seguir. Cada equipe deverá observar os resultados e verificar se o hormônio pesquisado tem influência sobre o experimento. As observações deverão ser registradas por meio de relatório.
Para orientar a confecção dos relatórios peça que os alunos acessem o sítio Euclides, “Como fazer um relatório”, disponível em:
http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html (acessado dia 05/05/10) e “Antes de fazer um relatório leia-me”, disponível em:
http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htm (acessado dia 05/05/10).
EXPERIMENTOS
(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24158 acessado dia 05/05/10).
QUESTÕES DE TRABALHO
De que forma atuam os hormônios vegetais neste fenômeno?
(disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24373 acessado dia 05/05/10).
QUESTÕES DE TRABALHO
Que processos fisiológicos estão atuando neste experimento e quais os hormônios presentes?
(disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9783 acessado dia 05/05/10).
QUESTÕES DE TRABALHO
Em Angiospermas há a parte das flores. Que hormônios regulam a florificação e como isto ocorre?
(disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10995 acessado dia 05/05/10).
QUESTÕES DE TRABALHO
De que maneira os hormônios vegetais atuam sobre as folhas? Qual a importância deles na fisiologia vegetal deste órgão?
4° aula
Os alunos deverão apresentar os conhecimentos adquiridos sobre o hormônio pesquisado na forma de seminários. É interessante lembrar aos alunos que eles deverão anotar e prestar atenção aos seminários dos colegas a fim de ter conhecimento de todos os hormônios vegetais.
2° ATIVIDADE
Seminários. Incentive os alunos a utilizarem de recursos midiáticos como ilustrações, fotografias, vídeos e animações em suas apresentações, de modo a deixar mais interessante e facilitar o entendimento de seu tema de seminário. É interessante que o professor intervenha na medida do possível nas apresentações, ligando o conteúdo que os alunos estão apresentando com exemplos e ligando também um assunto de seminário a outro, pois alguns hormônios vegetais atuam juntos.
5° aula
Agora os alunos deverão sintetizar seu aprendizado sobre o tema, organizando o conhecimento em um mapa conceitual.
3° ATIVIDADE
CRIAÇÃO DE UMA WIKI
Após as pesquisas e seminários, os alunos poderão divulgar o que aprenderam por meio de uma wiki. Para tanto, cada aluno deverá escolher um subtema (ação de determinado hormônio sobre a planta por exemplo) e escrever na wiki. O próximo aluno deverá ler o que o anterior escreveu (para não repetir o conteúdo) e escrever sobre outro subtema e assim por diante.
Sobre a Wiki...
Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, opotunizando tornar público nossas idéias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.
Wikispace Página para criação de Wiki - disponível em: http://www.wikispaces.com/ (acessado dia 05/05/10).
Nome | Tipo |
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Para onde vai o verde? | Experimento prático |
A força das sementes | Experimento prático |
Botânica - fisiologia vegetal | Hipertexto |
Estômatos | Software Educacional |
Botânica - as plantas | Hipertexto |
Wikipédia – Fitormonio – disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fitormônio (acessado dia 06/05/10).
Brasil Escola – Hormônios Vegetais – Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/hormonios-vegetais.htm (acessado dia 06/05/10).
Mundo Vestibular – Hormônios Vegetais - Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/2917/1/HORMONIOS-VEGETAIS/Paacutegina1.html (acessado dia 06/05/10).
Cola da Web – Hormônios Vegetais – Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/botanica/hormonios-vegetais (acessado dia 06/05/10).
Portal São Francisco – Hormônios Vegetais – Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/hormonios-vegetais/hormonios-vegetais.php (acessado dia 05/05/10).
Para cada atividade o professor poderá propor critérios de avaliação. Por exemplo:
SEMINÁRIO – Os critérios que podem ser avaliados aqui poderiam ser: oralidade, postura, profundidade da pesquisa, número de fontes pesquisadas, integração da equipe na apresentação.
RELATÓRIO – O relatório poderá ser avaliado pela qualidade de informações, ou seja, se as informações ali contidas estão corretas e aprofundadas. Também quanto ao nível de profundidade de informações e observações (por exemplo, se observaram os passos de cada experimento, se conseguiram relacionar os experimentos com os dados de pesquisa corretamente, etc.)
WIKI – A wiki deverá sintetizar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas. É interessante analisar se houve a participação de todos os integrantes da equipe, se o que foi escrito está correto, tanto do ponto de vista do conteúdo como da grafia.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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02/09/2010
Cinco estrelastenho uma paixão enorme por plantas medicinais,leio muito,pena q nãp pude fazer um curso de fitoterapia.Não uso química em casa só chás e metodos antigos q aprendi com meus avós e pais.Li o conteúdo e achei muito interessante e avançado;estão de parabéns