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Fitormônios - os hormônios vegetais

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroindústria
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agricultura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Identificar os hormônios vegetais e seu funcionamento.

 Refletir sobre a aplicação dos hormônios vegetais na agricultura.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aspectos da fisiologia vegetal, como condução, fotossíntese, reprodução.

Estratégias e recursos da aula

1° aula

 O que regula o crescimento e desenvolvimento das plantas? E nas raízes de uma semente, o que as fazem crescer e o caule se desenvolver? E o que determina o surgimento de muitas folhas em uma planta juvenil ? De que maneira ocorre a senescência de algumas espécies como o bordo do Canadá?

Imagem de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Maple-oliv2.jpg (acessado dia 06/05/10)  

O que faz as flores desabrocharem em épocas distintas? E o feijão germinar? Peça para os alunos relacionarem todos os processos fisiológicos que as plantas realizam e também que substâncias regulam estes processos. Isto pode ser feito em sala de aula com a mediação do professor, usando o quadro negro para escrever as contribuições dos alunos.    

 2° aula

 Afinal, o que são os hormônios vegetais e como eles atuam sobre as plantas? Será que os hormônios vegetais são utilizados pelo homem na agricultura? De que maneira eles são obtidos? Estas questões poderão instigar os alunos a buscar respostas, para isto leve-os ao laboratório de informática e apresente os recursos didáticos sugeridos.

 

Botânica - fisiologia vegetal 

Fisiologia vegetal também disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2411  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9854   (acessado dia 05/05/10)

QUESTÕES DE TRABALHO

Quais são os hormônios vegetais e quais as ações que eles desempenham nas plantas? É possível obtê-los para usar na agricultura e floricultura? Peça que os alunos registrem suas idéias por escrito para depois comparar com o que for pesquisado mais adiante.

 3° aula

1° momento

Divida a turma em equipes de até 4 integrantes. Cada equipe terá o nome de um dos hormônios vegetais, e deverão pesquisar artigos científicos, pesquisas e experimentos sobre este hormônio.

2° momento

Após a pesquisa, apresente aos alunos os experimentos e animações  a seguir. Cada equipe deverá observar os resultados e verificar se o hormônio pesquisado tem influência sobre o experimento. As observações deverão ser registradas por meio de relatório.

Para orientar a confecção dos relatórios peça que os alunos acessem o sítio Euclides, “Como fazer um relatório”, disponível em:

 http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html (acessado dia 05/05/10) e “Antes de fazer um relatório leia-me”, disponível em:

 http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htm (acessado dia 05/05/10).     

EXPERIMENTOS

A força das sementes 

 (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24158 acessado dia 05/05/10).   

QUESTÕES DE TRABALHO

De que forma atuam os hormônios vegetais neste fenômeno?

Para onde vai o verde? 

(disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24373 acessado dia 05/05/10).   

QUESTÕES DE TRABALHO

Que processos fisiológicos estão atuando neste experimento e quais os hormônios presentes?

Botânica - as plantas 

(disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9783    acessado dia 05/05/10). 

QUESTÕES DE TRABALHO

Em Angiospermas há a parte das flores. Que hormônios regulam a florificação e como isto ocorre?

Estômatos 

(disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10995 acessado dia 05/05/10).    

QUESTÕES DE TRABALHO

 De que maneira os hormônios vegetais atuam sobre as folhas? Qual a importância deles na fisiologia vegetal deste órgão?

4° aula

Os alunos deverão apresentar os conhecimentos adquiridos sobre o hormônio pesquisado na forma de seminários. É interessante lembrar aos alunos que eles deverão anotar e prestar atenção aos seminários dos colegas a fim de ter conhecimento de todos os hormônios vegetais.

2° ATIVIDADE

Seminários. Incentive os alunos a utilizarem de recursos midiáticos como ilustrações, fotografias, vídeos e animações em suas apresentações, de modo a deixar mais interessante e facilitar o entendimento de seu tema de seminário. É interessante que o professor intervenha na medida do possível nas apresentações, ligando o conteúdo que os alunos estão apresentando com exemplos e ligando também um assunto de seminário a outro, pois alguns hormônios vegetais atuam juntos.

5° aula

 Agora os alunos deverão sintetizar seu aprendizado sobre o tema, organizando o conhecimento em um mapa conceitual.

3° ATIVIDADE

CRIAÇÃO DE UMA WIKI

 Após as pesquisas e seminários, os alunos poderão divulgar o que aprenderam por meio de uma wiki. Para tanto, cada aluno deverá escolher um subtema (ação de determinado hormônio sobre a planta por exemplo) e escrever na wiki. O próximo aluno deverá ler o que o anterior escreveu (para não repetir o conteúdo) e escrever sobre outro subtema e assim por diante.

Sobre a Wiki...

Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, opotunizando tornar público nossas idéias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.

Wikispace  Página para criação de Wiki - disponível em: http://www.wikispaces.com/   (acessado dia 05/05/10). 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Para onde vai o verde? Experimento prático
A força das sementes Experimento prático
Botânica - fisiologia vegetal Hipertexto
Estômatos Software Educacional
Botânica - as plantas Hipertexto
Recursos Complementares

Wikipédia – Fitormonio – disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fitormônio (acessado dia 06/05/10). 

 Brasil Escola – Hormônios Vegetais – Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/hormonios-vegetais.htm (acessado dia 06/05/10). 

Mundo Vestibular – Hormônios Vegetais  - Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/2917/1/HORMONIOS-VEGETAIS/Paacutegina1.html (acessado dia 06/05/10). 

 Cola da Web – Hormônios Vegetais – Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/botanica/hormonios-vegetais   (acessado dia 06/05/10). 

 Portal São Francisco – Hormônios Vegetais – Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/hormonios-vegetais/hormonios-vegetais.php   (acessado dia 05/05/10).            

Avaliação

Para cada atividade o professor poderá propor critérios de avaliação. Por exemplo:

SEMINÁRIO – Os critérios que podem ser avaliados aqui poderiam ser: oralidade, postura, profundidade da pesquisa, número de fontes pesquisadas, integração da equipe na apresentação.

RELATÓRIO – O relatório poderá ser avaliado pela qualidade de informações, ou seja, se as informações ali contidas estão corretas e aprofundadas. Também quanto ao nível de profundidade de informações e observações (por exemplo, se observaram os passos de cada experimento, se conseguiram relacionar os experimentos com os dados de pesquisa corretamente, etc.)

WIKI – A wiki deverá sintetizar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas. É interessante analisar se houve a participação de todos os integrantes da equipe, se o que foi escrito está correto, tanto do ponto de vista do conteúdo como da grafia.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • sonia seeger de moura, Igreja Evangélica Luterana , Santa Catarina - dijo:
    soniaseeger@hotmail.com

    02/09/2010

    Cinco estrelas

    tenho uma paixão enorme por plantas medicinais,leio muito,pena q nãp pude fazer um curso de fitoterapia.Não uso química em casa só chás e metodos antigos q aprendi com meus avós e pais.Li o conteúdo e achei muito interessante e avançado;estão de parabéns


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