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Relações hídricas nos vegetais

 

02/06/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o que é o balanço hídrico nos vegetais.

Refletir sobre a relação deste mecanismo com as mudanças no clima e suas implicações na agricultura. 

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fotossíntese, órgãos vegetais, anatomia vegetal.

Estratégias e recursos da aula

 1° ATIVIDADE

Que a água é fundamental para a vida todos sabem, mas de que maneira ela regula e interfere nos processos fisiológicos das plantas? O que os alunos sabem sobre a água e a fisiologia vegetal?  Será que ela atua de maneira diferenciada em uma árvore de ambiente úmido e num cactos? E o que é balanço hídrico nos vegetais e de que forma atua sobre a sobrevivência das plantas em ambientes hostis? Peça aos alunos que busquem respostas a estas questões em uma pesquisa em livros ou sítios da internet. Ela poderá ser orientada pelos sítios indicados nos recursos adicionais. O resultado desta pesquisa deverá ser primeiramente organizado em um mapa conceitual. Peça que eles elenquem as principais ações desempenhadas pela água nos vegetais na forma de verbos, e coloque no quadro negro os conceitos e os verbos interrelacionados ao tema.

Mapa conceitual vivo:

Material

Barbantes

Tesoura

Cartolina (cortar em pedaços de mais ou menos 30 cm por 10 cm).

Distribua para os alunos um pedaço de cartolina. Cada aluno deverá escrever um conceito apresentado no quadro. Após todos escreverem, peça que eles se levantem (se possível, realizar a atividade no pátio escolar). O professor com o barbante e tesoura deverá "tecer" as ligações entre os alunos. Para tanto, um aluno com o conceito "água" por exemplo, deverá ser interligado com "folhas", e para isso, os alunos devem se lembrar do verbo que estabele a ligação entre um e outro. Isto deverá ser feito para todos os conceitos e tantas vezes quanto for necessário a fim de estabelecer todas as ligações possíveis. Está montado o mapa conceitual vivo. É interessante discutir com os alunos a fim de saber as impressões que tiveram com esta atividade, se foi possível sedimentar mais o conhecimento e visualizar a amplitude do tema.

Um exemplo de mapa conceitual é apresentado abaixo.

imagem retirada de: http://proavirtualg50.pbworks.com/f/MAPA%20CONCEITUAL%204.jpg   (acessado dia 15/05/10).

Trabalhar com mapas conceituais é interessante pois faz o aluno organizar o conteúdo “pronto” da pesquisa em idéias e estruturas que fazem sentido, principalmente para ele. Este trabalho foca na estrutura cognitiva do aluno e promove uma aprendizagem significativa. Nesta atividade, o aluno deverá fazer individualmente seu mapa conceitual, com todos os dados que ele julgar necessário e pertinente ao assunto. Estimule que eles se aprofundem e usem de criatividade ao elaborar o mapa. Eles poderão fazer o mapa conceitual manualmente (neste caso é interessante usar papel bobina e recorte de revistas para ilustrar o tema) ou o software Cmap Tools, disponível no endereço a seguir: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/cmapmapasconceituais.html (acessado dia 09/05/10).  

 2° ATIVIDADE

Criar um blog da água nas plantas. A atividade a seguir deverá ser encaminhada aos alunos no laboratório de informática. Os alunos deverão se organizar em equipes de 3 a 4 integrantes. As atividades da equipe serão: criar o blog, buscar imagens que ilustrativas, responder as questões propostas após a visualização dos recursos sugeridos, confeccionar um texto direto e criativo  no blog, que explique a importância da água nos vegetais.

Apresente aos alunos a imagem abaixo:

Cereus jamacaru (mandacaru) 

Cereus mandacaru, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17285 (acessado dia 06/05/10).

Esta planta pode ter que tipo de balanço hídrico (poiquiloídricas ou homeoídricas)? (nos recursos adicionais sugerimos um sítio que explica sobre estes termos, é interessante que o professor o acesse antes para poder discutir com os alunos sobre este e outros conceitos.)

Quais são as adaptações necessárias para que esta planta tenha um balanço hídrico favorável?

Qual a importância de se conhecer a fisiologia das relações hídricas em plantas como essas?

DICA: Uma leitura interessante que pode aprofundar o conhecimento do professor e ajudá-lo na mediação junto aos alunos sobre estas e outras questões de fisiologia vegetal é o livro Ecofisiologia vegetal - autor: Larcher, Walter, 2006, editora Rima. Um sítio interessante que pode ajudar o professor é: http://www.cb.ufrn.br/atlasvirtual/ecologia.htm   (acessado dia 15/05/10).  No Google Livros há alguns livros de fisiologia vegetal, com visualização parcial, mas que pode ajudar no aprofundamento do professor, o sítio para o livro Fisiologia Vegetal, autor Taiz & Zeiger é: http://books.google.com.br/books?id=7QIbYg-OC5AC&printsec=frontcover&dq=ecofisiologia+vegetal&source=gbs_book_other_versions#v=onepage&q&f=false  (acessado dia 15/05/10).

Aproveite estas questões para discutir com os alunos e verificar (ainda que inicialmente) a qualidade da pesquisa recém feita. Discuta com os alunos aspectos sociais e ecológicos da planta apresentada, qual a importância dela no semi-árido, de que forma os seres humanos a utilizam, etc... 

 As respostas a estas questões deverão ser organizadas em blog aberto para este fim. O quanto de imagens, transparências e slides (do power point ou similar) que os alunos conseguirem encontrar na pesquisa poderão incrementar as informações do blog. Para ajudar os alunos na criação do blog, acesse o endereço eletrônico: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:Y7hkHUQRM7UJ:www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf+tutorial+blog&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgVN3PS-eGNSt3M1sX34JUftMbakboGNWiTvSSHCEajkBIy6usHWE4FYtYRxRo9AyHhGhooeqEXXyV7fZqVzCM0xVJrNLJiMeraaeecyP-8fbw-5TYY2rkLoZkct_sONneMYKWI&sig=AHIEtbQcZbEdSZJ4N77TIkv_5pN-G4DMTA (acessado dia 15/04/10).

Além desse endereço, pode-se saber mais sobre como usar blog em sala de aula nos recursos adicionais. Depois que os alunos realizaram a atividade, convide-os a visitar os blogues abertos pelas outras equipes, deixar comentários e verificar o que poderia ser melhorado em seus próprios blogues.

 Dentro do balanço hídrico existem dois termos: plantas poiquiloídricas (que sofrem mudanças bruscas no grau de hidratação) e plantas homeoídricas ( que não estão sujeitas a mudanças bruscas no grau de hidratação). Que fatores são intrínsicos na distinção destes dois grupos, ou em outras palavras, quais as características destes dois grupos? Instrua os alunos a montar uma tabela comparativa,(buscando respostas na pesquisa já realizada). Nesta tabela deverá constar além das características, exemplos de vegetais de cada grupo e a importância ecológica e/ou econômica que estes vegetais possam apresentar. Esta tabela também deverá ser registrada individualmente (ou em duplas) nos cadernos dos alunos.

 3° ATIVIDADE

 Leve os alunos ao laboratório de informática para visualizarem recursos que podem aprofundar os conhecimentos acerca das relações hídricas nos vegetais. As questões de trabalho deverão ser registradas por meio de um relatório, assim como os resultados e impressões obtidos nos recursos e experimentos sugeridos. Os alunos poderão continuar na mesma organização de equipes, mas avise-os que todos os integrantes devem participar tanto da execução dos experimentos como da confecção do relatório. Sugerimos algumas questões de acompanhamento dos recursos a serem respondidas no relatório.

Nos relatórios deverão constar a metodologia usada em cada experimento, o material utilizado, os resultados e a relação de cada experimento com o tema, balanço hídrico. Os alunos deverão relacionar nos experimentos, que tecidos e processos fisiológicos estão ocorrendo e deverão registrar estas impressões no relatório a ser entregue. Como fazer um relatório Para orientar a confecção dos relatórios peça que os alunos acessem  o sítio Euclides, “Como fazer um relatório”, disponível em:

 http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html (acessado dia 05/05/10) e “Antes de fazer um relatório leia-me”, disponível em:  

 http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htm (acessado dia 05/05/10).    

Um modelo de relatório interessante pode ser acessado em: http://www.colegiobimbatti.com.br/lista_materiais_livros/relatorio_biologia.pdf  (acessado dia 15/05/10). Intrua os alunos a indicarem no relatório o recurso analisado, as principais considerações deles sobre o entendimento deste recurso e ai sim responder as questões de trabalho.

Botânica - tecidos vegetais 

Tecidos Vegetais – Condução – disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2353 (acessado dia 05/05/10).   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9778  (Acessado dia 05/05/10).  

Questões de trabalho (a serem registradas no relatório)

1.    Quais os tecidos envolvidos no balanço hídrico?

2.    Que adaptações anatômicas existem para ocorrer balanço hídrico nos vegetais?

3.    Desenhe os principais tecidos envolvidos no balanço hídrico.

Estômatos 

Estômatos  - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10995 (Acessado dia 05/05/10).  

Questões de trabalho (a serem registradas no relatório)

1.    De que maneira os estômatos atam sobre o balanço hídrico?

2.    Existe diferença nos estômatos de plantas poiquiloídricas e homeoídricas?

Evapotranspiração 

 Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10548 (Acessado dia 05/05/10).  

Questões de trabalho (a serem registradas no relatório)

1.    Qual a relação entre a evapotranspiração e o balanço hídrico?

 2.    Existe diferença neste processo entre plantas poiquiloídricas e homeoídricas?

No laboratório de ciências, leve os alunos a realizarem os experimentos abaixo. A organização das equipes pode ser mantida. Lembre os alunos dos cuidados necessários no laboratório de ciências, para evitar acidentes. Os experimentos são simples, e sugerimos algumas questões a serem respondidas no relatório. É importante lembrar os alunos de registrar a metodologia e os materiais utilizados no relatório.

Os experimentos também devem ser registrados no relatório.

Caules 

Caules – como a água é transportada - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24156 (Acessado dia 05/05/10).  

O transporte de água é feito igualmente em plantas herbáceas e grandes árvores como pinheiros? A anatomia caulinar influencia o transporte?

Hidrocultura 

 Hidrocultura – qual a importância da água no desenvolvimento das plantas. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24372  (Acessado dia 05/05/10).  

  Plantas - atividade 3: Por onde a água passa no interior das plantas? 

Plantas – atividade 3 – Por onde passa a água? – http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24000  (Acessado dia 05/05/10).  

Que tecidos são importantes para o transporte da água no interior das plantas? 

 Agora que os alunos já realizaram diversas atividades sobre o tema, peça que eles retomem os mapas conceituais e os complementem com o máximo de informações obtidas ao longo das pesquisas, recursos visualizados e experimentos desenvolvidos. Aproveite este momento para aprofundar ou enfatizar algum conceito que não foi bem abordado nos mapas, também para esclarecer sobre os processos fisiológicos mais complexos. Para verificar se o entendimento do conteúdo foi pleno, proponha em sala de aula uma questão problema: "Como é feita a condução de água em árvores de grande altura como pinheiros e sequóias?" Peça que eles respondam oralmente e assim poderá verificar, esclarecer e aprofundar o conhecimento junto aos alunos.

As mudanças climáticas podem interferir no balanço hídrico dos vegetais? De que maneira? Havendo modificação no balanço hídrico dos vegetais, é possível que aumente a extinção de espécies vegetais? Que consequências isto pode trazer para a ecologia (e economia) dos biomas brasileiros? De que maneira o conhecimento adquirido sobre as relações hídricas pode influenciar a agricultura e a ecologia? (espera-se que os alunos pesquisem e relacionem o conhecimento do balanço hídrico com a ecologia, biomas brasileiros, economia e agricultura).

Peça que os alunos procurem responder estas questões por pesquisas e registrar as respostas no caderno. Em sala de aula, peça que eles respondam oralmente as questões e que os colegas complementem o conhecimento. Se desejar, o professor poderá esquematizar as respostas no quadro para depois mostrar a interelação entre ecologia-economia-agricultura.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estômatos Software Educacional
Evapotranspiração Animação/simulação
Botânica - tecidos vegetais Hipertexto
Cereus jamacaru (mandacaru) Imagem
Caules Experimento prático
Plantas - atividade 3: Por onde a água passa no interior das plantas? Experimento prático
Hidrocultura Experimento prático
Recursos Complementares

Mcarmo Biologia – Relações hídricas, disponível em: http://mcarmo.bio.br/disciplinas/FisiologiaVegetal/RELACOES_HIDRICAS.pdf   (acessado dia 05/05/10). 

 Biomania – As relações hídricas nas células vegetais. Disponível em: http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1206 (acessado dia 05/05/10). 

 SOBRE BLOGS

 Stela Science – O que são blogues e como usá-los em sala de aula. Disponível em: http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog (acessado dia 06/05/10).  

Educarede – Blog: Diário virtual que pode ser usado na escola. Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=68 (acessado dia 06/05/10).  

 Olimpíada da Lingua Portuguesa – Mundo dos blogs. Disponível em: http://olimpiadadelinguaportuguesa.mec.gov.br/mundoblog (acessado dia 06/05/10). 

Avaliação

A avaliação se dará pela participação dos alunos e pelas produções feitas em sala de aula. Sugerimos alguns critérios que o professor poderá analisar dentro de cada atividade feita pelos alunos:

 MAPA CONCEITUAL – nesta atividade o professor poderá analisar a inserção de conceitos e subtemas relacionados com a aula, a organização e estruturação das idéias, clareza das conexões dos conceitos e subtemas elencados pelos alunos, entre outros fatores.

 RELATÓRIO – O relatório poderá ser avaliado pela qualidade de informações, ou seja, se as informações ali contidas são corretas e aprofundadas. Também quanto ao nível de profundidade de informações e observações (por exemplo, se observaram os passos de cada experimento, se conseguiram relacionar os experimentos com os dados de pesquisa corretamente, etc.)

 BLOG – O blog deverá sintetizar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas. É interessante analisar o número de postagens e se o que foi escrito está correto, tanto do ponto de vista do conteúdo como da grafia.

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