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Estresse vegetal

 

04/06/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o que é estresse vegetal.

Conhecer as implicações do estresse vegetal para a ecologia. 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Anatomia vegetal, transporte de líquidos nos vegetais.

Estratégias e recursos da aula

O professor poderá levar os alunos ao laboratório de informática e mostrar a imagem abaixo:

 Imagem retirada de: http://www.maniadeamazonia.com.br/fotos_view.asp?VarFotoID=63&Desc=-  (acessado dia 06/05/10). 

Discuta com os alunos o que eles entendem sobre estresse vegetal. É igual ao estresse que os seres humanos podem sofrer? Que fatores interferem na fisiologia das plantas e que podem se traduzir em estresse vegetal?

ATIVIDADE

PESQUISA DIRECIONADA

Peça aos alunos para pesquisarem em livros e sítios da internet (ver os sítios sugeridos em recursos adicionais) sobre o que é estresse nos vegetais, quais os fatores que o desencadeia e comparar com o estresse nos seres humanos. Eles devem montar uma tabela com os dados pesquisados. Segundo botânicos, estresse vegetal  é a ação de fator externo que exerce uma influência desvantajosa para a planta (Taiz & Zeiger, 2002).

Os dados da pesquisa deverão ser registrados no caderno dos alunos e serão de grande importância nas próximas atividades.

ATIVIDADE

CONSTRUÇÃO DE DOCUMENTO EM ESCRITA COLABORATIVA

Na agricultura há a melhoria genética e outras técnicas que visam diminuir o tempo que determinados cultivares darão frutos. Também existe toda uma pesquisa sobre as condições ambientais ideais para que cada vegetal cultivado tenha grande produtividade. Existem nesta área de conhecimento termos como planta adaptada e planta aclimatada. Qual a diferença entre elas? De que maneira elas respondem aos fatores estressantes? Instrua os alunos a incrementarem a pesquisa já realizada, desta vez os resultados deverão aparecer reunidos em uma Wiki ou outro documento de escrita colaborativa.

Sobre a Wiki...

Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, opotunizando tornar público nossas idéias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.

Oficina Wiki do Escola BR - disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI   (acessado dia 15/05/10).

Página para criação de Wiki - disponível em: http://www.wikispaces.com/ (acessado dia 15/05/10).

Tutorial para criar páginas PBWorks – disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/ (acessado dia 15/05/10).

Tutorial passo a passo para criar páginas PBWorks, documento PDF – disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (acessado dia 15/05/10).         

Mais sítios sobre softwares de escrita colaborativa em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=204 

 (acessado dia 01/06/10).

DICA: Professor, aproveite este momento que os alunos já detém um certo conhecimento do tema para discutir com eles algumas questões do conteúdo, por exemplo:

- Como os hormônios vegetais se comportam em situações de estresse?

- A planta sob estresse produz frutos com a mesma qualidade que outras que não estão sob estresse?

- Quais as situações que configuram estresse vegetal? Podem ser comparadas com as situações de estresse que os seres humanos passam? Por quê?

 

Apresente aos alunos a tabela a seguir:

  Houve algum tipo de estresse vegetal nas colheitas apresentadas na tabela? De que forma a seca atuou na fisiologia vegetal e quais as estratégias de aclimatação que alguns vegetais podem apresentar para contornar este fator limitante? Nesse momento o professor pode aproveitar para discutir em sala de aula sobre o conteúdo, exemplificar casos de estresse vegetal e relacionar estes casos com a biotecnologia e agricultura.

Mostre aos alunos os recursos sugeridos abaixo. As questões que cada recurso levanta a ser trabalhada poderá ser registrada por escrito e individualmente, e serão importantes para a atividade de Prática Social Final do Conteúdo.

Estômatos 

Estômatos – http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10995 (acessado dia 05/05/10).  

Em locais muito quentes e ensolarados, o que ocorre com os estômatos? Quais os sinais que desencadeiam a reação dos estômatos e qual o intento desta reação? Estas respostas deverão ser organizadas no mapa conceitual já iniciado.

O ser humano conseguiu desenvolver uma série de técnicas que abrevia o tempo que uma planta passa de juvenil para madura, onde produz frutos. Entretanto, será que estas técnicas não causam estresse no vegetal? Quais as consequências disto na agricultura?  Estas questões devem ser registradas na wiki já iniciada.

 

ATIVIDADE

PRODUÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO OU PODCAST

 A atividade que fecha as aulas deste tema é a produção de um documentário. Os alunos poderão desenvolver esta atividade em equipes. Incentive a criatividade e o bom uso do que já foi pesquisado. Para tanto, os alunos poderão:

 -Usar dos conhecimentos e pesquisas anteriormente realizadas;

 - Buscar fotografias e pequenos vídeos que mostrem plantas sob estresse (e depois no áudio ou em slides legendados explicar qual o vegetal em questão, qual o fator que desencadeou o estresse, processos fisiológicos deste evento e como corrigir este problema, ou como este estresse afeta a produção agrícola).

- Fazer entrevistas com agrônomos, agricultores, engenheiros florestais, biólogos ou técnicos que atuam na área e produzir senão o vídeo, um áudio que poderá ser editado e colocado no documentário ou então ser publicado separadamente na internet (se houver mais de um áudio na turma o professor poderá abrir um Podcast).

 PODCAST

  Podcast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. Através de um arquivo RSS os autores desses programas de rádio caseiro, disponibilizam aos seus “ouvintes” possibilidade de ouvir ou baixar os novos “programas”, utilizando softwares como olpoddder é possível baixar os novos programas automaticamente, até mesmo sem precisar acessar o site do autor, podendo gravá-los depois em aparelhos de mp3 ou CDs e ouvir quando quiser.  

 Saiba mais... acessando: www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=2   e http://www.escolabr.com/projetos/ferramentas_de_comunicacao/podcast.htm  (acessado dia 01/06/10). 

Portal do Professor:     http://www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=2    (acessado dia 01/06/10).

Para saber mais sobre a produção de vídeos, o professor poderá acessar o seguinte endereço: Cortando clipes de áudio e vídeo com Windows Movie Maker: http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/moviemaker/learnmore/trimmingclips.mspx (acessado dia 07/05/10).

Manual do Cinelerra: http://cinelerra.org/docs/split_manual_pt_BR/cinelerra_cv_manual_pt_BR_7.html(acessado dia 07/05/10) 

Materiais possíveis de serem utilizados: vídeos disponíveis na internet, vídeos obtidos através de câmera digital ou de celular com câmera. Para a gravação dos programas de áudio, os alunos poderão usar de aparelhos MP3 que tenham gravação de voz, microfone acoplado ao computador ou gravador de voz.

É importante ressaltar que os alunos deverão produzir o documentário ou podcast fora do horário das aulas, e o professor poderá reservar uma aula para a apresentação dos documentários e programas de áudio. Depois, poderá vincular os programas apresentados na internet, como forma de divulgação do conhecimento para além da sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estômatos Software Educacional
Estômatos Software Educacional
Estômatos Software Educacional
Estômatos Software Educacional
Recursos Complementares

Mais reportagens e textos informativos sobre estresse vegetal:

INPA – Estresse por temperatura, disponível em: http://www.scribd.com/doc/3288523/Estresse-por-temperatura (acessado dia 07/05/10).  

SCRIB – Fisiologia do estresse, disponível em: http://www.scribd.com/doc/3288418/Fisiologia-do-Estresse   (acessado dia 07/05/10). 

Mais um texto sobre biomonitoramento e agentes estressores nos vegetais, disponível em: http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/172 

(acessado dia 03/06/10).

Para saber mais sobre wiki...

Mais sobre wiki em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Categoria:OFICINA_WIKI_-_2006 (acessado dia 01/06/10). 

Para saber mais sobre vídeos:

Para compartilhar e publicar vídeos, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=205&x=24&y=14   (acessado dia 01/06/10).

Convertendo slides para vídeos em streaming, disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/files/tutoriais/realpresenter8/cap3.htm  (acessado dia 01/06/10). 

Para saber mais sobre podcast, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=215&x=21&y=15 (acessado dia 01/06/10). 

Avaliação

Avalie as produções dos alunos, lembrando de explicar os critérios que serão analisados com antecedência.

PESQUISA- na pesquisa o professor poderá analisar a quantidade e qualidade das fontes pesquisadas, a forma de escrita e síntese que o aluno fez da pesquisa e a profundidade de abordagem do tema.

 DOCUMENTÁRIO – Analise no documentário a qualidade da informação contida, as fontes pesquisadas, as imagens obtidas, gramática, grafia correta das legendas e a criatividade  entre outros fatores.

 PODCAST- No Podcast, critérios de avaliação podem ser a qualidade do áudio, a qualidade das informações obtidas, a criatividade, o uso de recursos de som e a oralidade dos alunos.

WIKI - (ou outro documento de escrita colaborativa) - O professor poderá analisar a ortografia, correção e profundidade do conteúdo escrito, número de participações de cada aluno, fontes de referência que eles buscaram durante a pesquisa, entre outros critérios que julgar importantes.

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