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Bioindicadores

 

04/06/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os bioindicadores de poluição.

Analisar o ambiente ao redor da escola e verificar a qualidade do mesmo, pela existência ou ausência de bioindicadores. 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organização das comunidades, comunidades e populações, noções de ecologia.

Estratégias e recursos da aula

Como será que é a qualidade do ar e da água de sua cidade? Será que existe uma maneira de observar isto? Um jeito de averiguar a qualidade do ar é observar se as árvores da região tem em seus troncos líquens. Alguns líquens são sensíveis à poluição do ar e quando o ar começa a ficar poluído eles desaparem dos troncos. Estimule seus alunos a observarem no caminho da casa à escola se as árvores tem líquens em seus troncos. Na aula seguinte, introduza o assunto dos bioindicadores, explicando que os líquens são um exemplo de organismos bioindicadores. O que são bioindicadores? Os alunos saberiam dizer espécies de seres vivos que podem se encaixar nesta categoria? Sabia que o vaga-lume é um bioindicador?

ATIVIDADE

CRIAÇÃO DO BLOG - Nesta atividade, os alunos deverão criar um blog no qual responderão questões acerca dos bioindicadores. Antes de levar os alunos ao laboratório de informática, instrua que eles devem se organizar em equipes de 3 a 4 integrantes. Além disso, lembre-os que durante esta atividade, eles deverão responder as questões sugeridas primeiramente no caderno e depois em equipe elaborar um texto direto e criativo que contenha as pesquisas, as impressões e até mesmo o que eles visualizaram dos bioindicadores na região da escola e casa.

Para ajudar na criação do blog sugerimos a leitura do documento a seguir, disponível em: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:Y7hkHUQRM7UJ:www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf+tutorial+blog&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgVN3PS-eGNSt3M1sX34JUftMbakboGNWiTvSSHCEajkBIy6usHWE4FYtYRxRo9AyHhGhooeqEXXyV7fZqVzCM0xVJrNLJiMeraaeecyP-8fbw-5TYY2rkLoZkct_sONneMYKWI&sig=AHIEtbQcZbEdSZJ4N77TIkv_5pN-G4DMTA (acessado dia 15/04/10). 

Para introduzir o tema, peça que os alunos acessem a reportagem a seguir e respondam as questões sugeridas.

Para saber mais e porquê, apresente aos alunos a reportagem do portal Terra, “Vaga-lumes podem ser utilizados como bioindicador ambiental”, disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3862278-EI8147,00.html (acessado dia 08/05/10). O professor poderá salvar a reportagem e passar aos alunos por meio de projetor. Em sala de aula, poderá pedir que os alunos acompanhem a leitura, indicando um aluno para que leia em voz alta um trecho e de quando em quando pedir que outro aluno continue a leitura. Após a leitura, discuta com os alunos sobre a utilização de vaga-lumes como bioindicadores. Trabalhe com os alunos, debatendo as seguintes questões do texto: Por que a biodiversidade dos vaga-lumes está diminuindo? Onde eles podem ser encontrados? Por que podem ser considerados como bioindicadores? Qual a relação do tamanho da população de vaga-lumes e a poluição luminosa? Por que está cada vez mais raro observar vaga-lumes nas cidades?

 Estas respostas poderão ser publicadas em um blog aberto pelos alunos, no qual eles poderão registrar toda a aprendizagem em sua disciplina (podendo inclusive utilizar em momentos futuros, com outros conteúdos).

Mais sobre blogues nos recursos adicionais.

ATIVIDADE

PESQUISA DIRECIONADA E CRIAÇÃO DE HQ

Instrua os alunos a pesquisar sobre um ser vivo conhecido como bioindicador. A pesquisa poderá ser realizada individualmente ou em duplas. Os alunos poderão buscar informações nos livros presentes na biblioteca ou em sítios da internet. Peça que eles priorizem seres vivos que possam ser encontrados em território nacional. A partir desta pesquisa, eles deverão montar um panfleto que explique a importância deste ser vivo, onde ele é encontrado e qual a qualidade do ambiente que ele indica. (Os alunos poderão fazer histórias em quadrinhos para exemplificar a importância e características do ser vivo pesquisado). Após a realização desta tarefa o professor poderá separar uma aula onde cada aluno ou dupla apresentem para a turma seus trabalhos. (O professor poderá também indicar que os alunos escaneiem os panfletos para colocar nos blogues já abertos).

Leve os alunos ao laboratório de informática e acesse a página da UFSCar que apresenta de maneira didática alguns bioindicadores. Disponível em: http://www.ufscar.br/~probio/info_bioindicador.html (acessado dia 08/05/10).

Estômatos 

Estômatos – http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10995    (acessado dia 07/05/10)

Qual o papel dos estômatos nas plantas de locais altamente poluídos?

O professor poderá aproveitar este recurso para mediar com os alunos algumas questões: Nos bioindicadores vegetais, o aumento da emissão de gás carbônico é bom ou ruim? Por quê? O resultado das reflexões e respostas deverão ser registrados no blog anteriormente aberto.

ATIVIDADE

OBSERVAÇÃO DE ORGANISMOS BIOINDICADORES

Nesta atividade o professor poderá levar os alunos a coletar água de riachos, rios e ribeirões próximos da escola e verificar a qualidade ambiental deste local, pela presença ou não de animais bioindicadores (bentônicos). O endereço indicado a seguir disponibiliza material que explica aos alunos que animais bioindicadores podem ser sensíveis, tolerantes ou resistentes. O sítio indicado trabalha diversos conceitos e um deles são os bioindicadores. A atividade " Os bentos em cartões", disponibiliza ilustrações de organismos bentônicos, que podem ser impressas para ajudar na identificação destes animais na água coletada pelos alunos. No verso das ilustrações pode-se imprimir as informações de cada organismo.  Endereço eletrônico:

 http://www.manuelzao.ufmg.br/educacao/manuelzao_vai_a_escola/area_professor  e

 http://www.manuelzao.ufmg.br/pesquisa/biomonitoramento/macroinvertebrados (acessado dia 08/05/10). 

Saída a campo: Lembre-se de antes de marcar uma saída, visitar o local, verificar os riscos que pode ter aos alunos e também avisar pais e comunidade escolar, pedindo a autorização devida. Aliás, alguns locais pode ser necessária uma autorização ambiental, caso contrário, o professor e alunos poderão estar cometendo crime ambiental.

O professor poderá propor aos alunos a coleta de água de ribeirões e riachos. É interessante que o professor vá junto com os alunos, e explique antecipadamente os cuidados para evitar acidentes durante a coleta. Os passos para a coleta de macroinvertebrados em rios e riachos poderá ser vista minuciosamente no documento em PDF disponível no endereço eletrônico a seguir: http://www.cnpma.embrapa.br/public/conta.php3?flag=43 (acessado dia 14/05/10).    

No laboratório de ciências:

 As amostras coletadas devem ser levadas para a observação em microscópio ou lupa a fim de verificar a existência de organismos bioindicadores. Peça aos alunos que verifiquem a presença de organismos sensíveis à poluição, os tolerantes e os resistentes. E a partir do que encontrarem poderão qualificar a água como sendo poluída ou limpa. Os resultados poderão ser registrados por meio de relatórios. 

Como fazer um relatório.

Para orientar a confecção dos relatórios peça que os alunos acessem  o sítio Euclides, “Como fazer um relatório”, disponível em:

 http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html (acessado dia 05/05/10) e  “Antes de fazer um relatório leia-me”, disponível em:

 http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htm (acessado dia 05/05/10).      

O relatório deverá constar desde a metodologia utilizada na coleta de água, como os resultados, que organismos foram encontrados, estes organismos são considerados  bioindicadores (segundo o sítio de referência e outros  materiais porventura consultados), a partir dos organismos encontrados é possível determinar a qualidade da água? Por quê? As conclusões dos alunos também devem ser registradas no relatório.

CRIAÇÃO DE FOLHETO INFORMATIVO EM FORMATO HQ

Além do relatório, os alunos podem confeccionar uma história em quadrinhos que conscientizem os moradores da comunidade local a reconhecerem e preservarem os seres vivos bioindicadores e com isso conservarem a qualidade do meio ambiente em que moram. Estas histórias em quadrinhos poderão ser feitas manualmente, tendo no máximo 2 folhas (para ficar mais dinâmico e facilitar a publicação nos blogues). Em um momento oportuno, o professor poderá convidar as outras turmas e comunidades para a exposição dos trabalhos dos alunos (é interessante que os autores estejam ao lado dos trabalhos para poderem explicar melhor do que se trata) e posteriormente, publicar os trabalhos nos blogues já abertos pelos alunos (para isto será necessário passar as histórias em quadrinhos em um scanner e importar as imagens para o blog).

Discuta com os alunos sobre os avanços no conhecimento acerca dos bioindicadores que eles tinham no início das aulas e agora. É possível qualificar o ambiente natural que eles vivem? Será que o bairro que eles moram tem boa qualidade de ar, a água dos rios é boa também? A que conclusão eles chegaram após realizar as coletas e observarem as amostras de água? O professor deve mediar esta discussão com os alunos e questioná-los quanto aos critérios usados para determinar a qualidade (boa ou não) do ambiente que eles vivem. Após o debate, instrua aos alunos que registrem as impressões obtidas neste momento no blog.

Qual a relação entre a qualidade do ar e a presença de determinados organismos? Seriam eles mais exigentes? Peça aos alunos para refletirem sobre estas questões e depois procurar no entorno escolar se existem organismos que podem se qualificar como bioindicadores. Depois eles deverão analisar os resultados obtidos e chegar a conclusão da qualidade do ar de sua escola e região. A atividade mencionada na aula Líquens e poluição poderá enriquecer esta prática. Líquens e poluição, disponível em:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15525 (acessado dia 08/05/10).

 Os resultados obtidos a partir das observações poderão ser registrados em um blog anteriormente aberto para esta finalidade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estômatos Software Educacional
Estômatos Software Educacional
Estômatos Software Educacional
Estômatos Software Educacional
Estômatos Software Educacional
Estômatos Software Educacional
Estômatos Software Educacional
Estômatos Software Educacional
Recursos Complementares

 Wikipédia – Bioindicadores, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bioindicador (acessado dia 08/05/10). 

 CETESB – Bioindicadores, disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/Solo/vegetacao/bioindicadores.asp(acessado dia 08/05/10). 

 Setor de ecologia da UFLA – Bioindicadores, material muito interessante para o uso do professor, são slides do curso de bioindicadores, disponível em:

http://www.ecologia.dbi.ufla.br/setor%20site/cursos/Curso%20Bioindicadores.htm (acessado dia 08/05/10). 

 Slideshared – bioindicadores, disponível em: http://www.slideshare.net/Myris/bioindicadores-188999 (acessado dia 08/05/10).

 Por dentro da ciência – bioindicadores, disponível em: http://pordentrodaciencia.blogspot.com/2009/08/bioindicadores-nova-edicao-da.html (acessado dia 08/05/10).

MAIS NOTÍCIAS

Correio Brasiliense - Pesquisadores identificam plantas que podem ajudar no combate à contaminação de água por metais pesados. Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/05/26/cienciaesaude,i=194480/PESQUISADORES+IDENTIFICAM+PLANTAS+QUE+PODEM+AJUDAR+NO+COMBATE+A+CONTAMINACAO+DA+AGUA+POR+METAIS+PESADOS.shtml (acessado dia 02/06/10). 

 Artigonal – Uso de artrópodos como bioindicadores na análise da qualidade ambiental, disponível em:

 http://www.artigonal.com/biologia-artigos/uso-de-artropodes-como-bioindicadores-na-analise-da-qualidade-ambiental-1397325.html   (acessado dia 08/05/10).    

VÍDEOS

La vida secreta de los liquens - disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FMqw-Rbbhqk&feature=related  (acessado dia 02/06/10).     

Semana de meio ambiente, vaga-lumes, vídeo de divulgação que fala dos vaga-lumes e meio ambiente - disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=z3fn280r5GA  (acessado dia 02/06/10). 

 

SOBRE BLOGS

Stela Science – O que são blogues e como usá-los em sala de aula. Disponível em: http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog (acessado dia 06/05/10).

Educarede – Blog: Diário virtual que pode ser usado na escola. Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=68 (acessado dia 06/05/10).

Olimpíada da Lingua Portuguesa – Mundo dos blogs. Disponível em: http://olimpiadadelinguaportuguesa.mec.gov.br/mundoblog (acessado dia 06/05/10).               

Avaliação

Avalie os alunos pelas produções por eles desenvolvidas. Alguns critérios de avaliação são sugeridos para cada produção.

BLOG - O blog deverá sintetizar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas. É interessante analisar o número de postagens e se o que foi escrito está correto, tanto do ponto de vista do conteúdo como da grafia.

CRIAÇÃO DE HQ E FOLHETO - Os critérios que o professor poderá analisar aqui são, criatividade, trabalho em equipe (se for o caso), abordagem do tema, uso correto da linguagem.

RELATÓRIO – O relatório poderá ser avaliado pela qualidade de informações, ou seja, se as informações ali contidas são corretas e aprofundadas. Também quanto ao nível de profundidade de informações e observações (por exemplo, se observaram os passos de cada experimento, se conseguiram relacionar os experimentos com os dados de pesquisa corretamente, etc.)

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