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Ainda existe trabalho escravo no Brasil? E em sua comunidade?

 

20/05/2010

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Construção do espaço: os territórios, os lugares, o campo e a cidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer algumas regiões do país onde existe trabalho escravo
  • Compreender os fatores que contribuem para que ocorra essa situação
  • Identificar em sua comunidade situações de trabalho escravo
  • Avaliar se a legislação existente contribui efetivamente para erradicação do trabalho escravo
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • História do Brasil – divisão econômica do país
  • Escravidão (como era a vida dos escravos, condições de vida e moradia, etc.)
Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo: 

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o tema “trabalho”:

  • o que significa?
  • qual a origem da palavra?
  • exemplos em outras culturas

Sugestão de leitura: O texto Trabalho, práticas culturais e educação aborda a origem da palavra “trabalho” e seu significado na história em diversas culturas.

Referência: BESSA, D. D. Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/03_hom_pens_cul.pdf  Acesso em: 05.05.2010    

Convide os alunos a desenhar uma linha do tempo no quadro, descrevendo as variações do significado do trabalho em diversas culturas, conforme explicado no texto.  

Instrumentalização:

Aula 1:

Agora relembre com a turma como era o período de escravidão no Brasil, as condições de moradia, o trabalho, as relações entre fazendeiros e escravos, entre outros. Durante a discussão, questione os alunos sobre o que caracteriza o trabalho escravo.

Para complementar as discussões sugerimos que a turma realize uma pesquisa sobre os seguintes temas:

  • o que é trabalho escravo?
  • como é a relação patrão e empregado no trabalho escravo?
  • quais os fatores que levam uma pessoa a ser escravizada?
  • existe uma legislação para combater o trabalho escravo?
  • quais são as regiões do país que ainda pratica-se trabalho escravo?
  • quais são as características do trabalho escravo?
  • quais artistas que abordam a temática do trabalho escravo?   

O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos, cada grupo deverá pesquisar um tema. O resultado da pesquisa deve ser apresentado na próxima aula.   

Os alunos poderão explorar a apresentação: A história da colonização e imigração no Brasil - Disponível em: http://www.ferraracidadaniaitaliana.com.br/animacao/historia_colonizacao.swf Acesso em: 13.05.2010 

Sugerimos que os alunos utilizem o Google Docs para criar as apresentações. Em caso de dúvidas indicamos o tutorial: Como criar uma Apresentação colaborativa utilizando Google Docs. Disponível em: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm Acesso em: 08.05.2010   

Em Recursos Complementares indicamos alguns sites para auxiliar na pesquisa.   

Aula 02:

Os grupos deverão apresentar para turma o resultado da pesquisa. É importante que todos fiquem atentos ao conteúdo apresentado, pois ele servirá de base para o debate da próxima aula.

Durante as apresentações o professor deverá complementar o conteúdo, quando necessário, e articular com os outros temas pesquisados. Ao término da aula os alunos deverão anotar no caderno os principais pontos discutidos durante as apresentações e suas percepções sobre o tema.   

Aula 03:

O professor deverá apresentar para a turma o vídeo: “Aprisionados por promessas: a escravidão contemporânea no campo brasileiro” – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16771 Acesso em: 08.05.2010

Aprisionados por promessas a escravidão contemporânea no campo brasileiro 

E a música: “Que país é esse?” do Legião Urbana. Disponível em: http://vagalume.uol.com.br/legiao-urbana/que-pais-e-esse.html Acesso em: 08.05.2010   

Proponha a reflexão sobre o trecho:

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense

No Mato grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso mas o sangue anda solto

Manchando os papéis, documentos fiéis

Ao descanso do patrão

Agora convide a turma para formar um grande círculo para debater o conteúdo do vídeo e da música e suas possíveis relações. O tema central do debate é: “Como combater o trabalho escravo no Brasil?”   

O professor deverá ser o mediador do debate, inserindo aos poucos as questões conforme o desenvolvimento da discussão. Os alunos deverão apresentar as soluções com base nos temas discutidos na aula anterior, respeitando sempre a opinião dos colegas.   

Aula 04:

Agora os alunos deverão analisar se existe trabalho escravo na sua comunidade. O professor deverá questionar a turma se alguém conhece alguma história sobre o tema, já presenciou ou tem parentes/conhecidos que vivenciaram essa situação e como foi solucionado o problema.

Atenção professor! Devido à periculosidade do tema, não indicamos que a pesquisa seja feita in loco. Nesse caso, sugerimos que seja realizada em jornais, revistas, na biblioteca pública da cidade, na secretaria do trabalho, em ONGs, etc.   

Caso não haja nenhum caso de trabalho escravo na comunidade os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o tema: O que caracteriza o trabalho escravo hoje no Brasil? Os alunos deverão apresentar para turma uma reflexão sobre o tema.

Sugestão de leitura: O que caracteriza o trabalho escravo hoje no Brasil? Revista Nova Escola - Maio 2009 - Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/caracteriza-trabalho-escravo-hoje-469810.shtml Acesso em: 13.05.2010. 

Prática social final do conteúdo

Os alunos deverão apresentar o resultado da pesquisa para a turma. Para complementar as apresentações o professor poderá utilizar o vídeo “Erradicação do trabalho escravo”. Disponível para download em: http://www.mte.gov.br/imprensa/videos/galeria_videos.asp Acesso em: 08.05.2010

Atenção Professor! Nessa página aparecerão vários vídeos do Ministério do Trabalho, clique no vídeo indicado “Erradicação do trabalho escravo” duração 02:54, e na próxima página que irá carregar digite o código de segurança indicado. Em seguida aparecerá a mensagem para salvar o vídeo.

O vídeo aborda as ações do governo para erradicar o trabalho escravo no Brasil. Após o vídeo o professor deve lançar a seguinte questão para reflexão: a legislação existente contribui efetivamente para erradicação do trabalho escravo?   

Após a discussão os alunos deverão comentar como foi a experiência de discutir o tema, qual a sua opinião sobre o assunto, suas dificuldades durante a pesquisa, etc.   

Catarse:

Com base na discussão e compreensão dos alunos sobre o tema, eles deverão criar imagens, músicas, poesias, artigos, entre outras técnicas para expressar sua opinião sobre o trabalho escravo. Eles deverão apresentar para a comunidade escolar o resultado das produções.     

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aprisionados por promessas a escravidão contemporânea no campo brasileiro Vídeo
Aprisionados por promessas a escravidão contemporânea no campo brasileiro Vídeo
Recursos Complementares

Repórter Brasil. Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=4 Acesso em: 08.05.2010    

Legislação sobre o trabalho escravo. Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/trabalho_escravo.htm Acesso em: 08.05.2010    

Ministério do trabalho. Disponível em: http://www.mte.gov.br/trab_escravo/default.asp Acesso em: 08.05.2010    

Organização Internacional do Trabalho. Disponível em: http://www.oitbrasil.org.br/index.php Acesso em: 08.05.2010 

Avaliação

O professor deverá construir em conjunto com a turma os critérios de avaliação, para que todos fiquem cientes dos objetivos da avaliação. Lembrando que a avaliação deve levar em consideração a compreensão do aluno sobre o tema abordado e as relações com seu contexto social e cultural. Sugerimos alguns critérios a serem observados durante o desenvolvimento das aulas:

  • participação nas discussões;
  • interesse pelo tema;
  • postura durante os debates;
  • respeito às opiniões dos colegas;
  • criticidade sobre o tema abordado;
  • domínio do tema pesquisado;
  • criatividade;
  • contribuição com o grupo.
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