Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Folclore para menores

 

23/04/2009

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar a lenda mitológica sobre Iara, instigar o imaginário dos alunos com a produção de desenhos, pesquisar outras lendas do folclore brasileiro, criar uma peça de teatro a partir das lendas.
Duração das atividades
De 3 a 8 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Contextualizando

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1967/imagens/sugestoes.gif Atenção professor! O objetivo dessa aula é despertar a criatividade e a imaginação dos alunos, o vídeo O gesto, a voz e a palavra escrita [Livros etc.] (disponível em:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8829) aborda algumas práticas para trabalhar com os alunos).


O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre os personagens do folclore brasileiro, quem conhece, como ele é e o que faz.

Para instigar os alunos o professor poderá citar alguns personagens: mula sem cabeça, Iara, cuca, Saci-Pererê, curupira, lobisomem, etc.

Sugerimos a leitura da história em quadrinhos da Turma da Mônica: Lendas do Folclore, disponível em: http://www.monica.com.br/comics/folclore/pag1.htm

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1967/imagens/monica1.jpg


Agora o professor deverá apresentar o áudio Os mistérios de Iara, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9498 que aborda a história de Iara, mãe d’água.

Apresente o texto sobre a lenda:

A Lenda da Iara

De forma simples poderíamos dizer que existem duas versões sobre a origem do mito amazônico Iara.
Uma de que foi trazido pelos colonizadores portugueses, como as Mouras – as sereias portuguesas –, que as difundiram entre os indígenas e caboclos após o século XVII. Iara teria origem européia e tendo suas raízes nas sereias.
A outra, a que nos parece mais abrangente, diz: esses mitos são universais e, por isso Iara já fazia parte das encantarias indígenas. Entretanto, com o domínio cultural dos colonizadores ocorreu um sincretismo, da mesma forma como ocorreu nas religiões afro-brasileiras.
Assim, o mito das sereias deve fazer parte de todos os povos e, certamente, a partir do surgimento da sedução feminina.
Quando a feiticeira Circe, aconselhou Ulisses a amarrar-se no mastro de seu navio e tapar com cera as orelhas de seus marinheiros já se tinha notícia dessas sedutoras e encantadoras criaturas.
Em Portugal, a Moura ou as Sereias, na Espanha a Sirena, na Alemanha Loreley, na Grécia as Nereidas e na Amazônia a Mãe d’Água.
O caboclo é banhado por chuvas tropicais e pelas águas doces dos rios. Nada mais esperado do que essas águas refletirem seus sonhos e encantos. Assim das profundezas dos rios emergem as encantarias refletidas da profundeza da alma cabocla.
A Iara, Uiara, Ipupiara ou Oiara – Mãe D’Água – é um dos seres mais populares da Amazônia. Vive nas encantarias do fundo dos rios.
Mulher tentadora apresenta-se com um lindo rosto europeu, cabelos longos e ondulados, tentando esconder a sensualidade e beleza de seu ventre e busto. Entretanto, sua parte inferior e como a inferior de um peixe. Aparece banhando-se nas águas dos rios, ou sobre as pedras nas enseadas. Apresenta-se penteando os cabelos, cantando, ou mesmo conversando com algum passante.
Ela atrai os moços e os fascina, mostrando-lhe seu rosto belíssimo a flor das águas e deixando submersa a cauda de peixe. Seu poder de sedução é tão forte sobre os homens quanto o do Boto sobre as mulheres. Encantado e hipnotizado, o moço que com ela mergulha nunca mais é visto. Sempre que aparece morto ou desaparece um rapaz, atribui-se a desgraça aos ardis sedutores da Iara.
Para quem viaja nas águas dos rios da Amazônia, a Iara pode ser um perigo, pois encanta os navegadores e puxa os barcos para as pedras. O ribeirinho só se dá conta da tragédia, quando não tem mais tempo para desviar
Pelo canto anuncia sua presença ao navegante ou morador da beira do rio. Por trás dos cantos da Iara, há um sensualismo de irresistível atração.
Faz promessas de todos os tipos e canta belas melodias com voz suave e harmoniosa. Sua preferência são os jovens. Convida-os a irem com ela para o fundo das águas do rio sob a promessa de uma eterna bem-aventurança em seu palácio onde a vida é de uma felicidade sem fim.
Quem tiver visto seu rosto uma única vez jamais poderá esquecê-lo. Pode até, no primeiro momento, resistir-lhe aos encantos por medo ou precaução. No entanto, mais cedo ou mais tarde acabará por se atirar no rio, levado pelo desejo de juntar seu corpo ao dela.
A mais divulgada lenda sobre a Iara é a do índio Jaguarari, índio da tribo Tuxaua muito admirado por sua força, coragem, bondade e beleza.
Um dia Jaguarari saiu para pescar e ouviu um canto que o deixou maravilhado. Jaguarari, encantado, queria conhecer a ave que cantava assim. Sem perceber, foi andando, como se arrastado por algo invisível na direção da mágica melodia.
Não demorou muito, avistou Iara cantando e banhando-se na beira do rio. Jaguarari foi possuído por uma paixão fulminante.
Saía todos os dias para pescar, mas o que Jaguarari tinha em mente era rever Iara. A paixão transformara num índio completamente diferente. Mudança percebida por todos na tribo.
A noite quando voltava da pescaria e queria dormir, a única coisa que conseguia era ouvir o canto sedutor da Iara. Numa noite de luar, o índio não resistiu à canção sedutora da Iara e saiu correndo em direção a margem do rio.
Lá estava o lindo rosto de Iara e seus seios insinuando-se entre as ondas de seus cabelos.
No ritmo dos apelos melodiosos de Iara, jogou-se em direção daquele encantamento. As águas então se abriram e desde então Jaguarari desapareceu para sempre nos braços de Iara.
A longa cabeleira da Iara flutua e é solta pelas ondas. Cabelos soltos e desatados, considerados uma das principais armas da sedução feminina, conferem uma intensa sexualidade à atração da Iara.
O rosto da Iara emerge das trevas do rio como sedução e atrai com a luz de sua beleza o olhar e os desejos de navegantes e ribeirinhos.
Da mesma forma os cantos de Iara atraem e hipnotizam como o olhar de serpente quando dança para o bote mortal ás presas.
Apesar de todos esses artifícios ainda existe a promessa de uma vida de prazeres em palácios riquíssimos e submersos no rio.
Iara na parte visível e superior dos rios é mulher, na invisível e inferior é peixe.
A sedução mortal de Iara pode ser interpretada como a vitória do animal sobre a razão. Vitória do irracional, invisível e simbolizado por sua parte inferior de peixe.
Quem ouviu seus cantos e a viu uma vez jamais pode esquecê-la. Apesar de o desejo ardente de perder-se para sempre nas trevas do rio, abraçado pelo brilho da beleza de Iara e de seu palácio encantado, ser reconhecido por todos como mortal.
“Iara” são rimas seduzidas pelo encanto amazônico para registrar a lenda de Iara

Observação: Este texto foi organizado em pesquisa bibliográfica em especial no livro "Cutura Amazônica" de João de Jesus Paes Loureiro e em diversos sites.

Retirado de: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1270815 acesso em 19 abr. 2009.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1967/imagens/ROTEIROS.gif

Agora realize um debate com a turma sobre o texto em relação ao áudio, os pontos em comum e em desacordo, os personagens, etc.

Após o debate os alunos deverão criar um desenho sobre a história, retratando os elementos que mais chamaram atenção do texto e do áudio.

Ao final da aula cada aluno deverá apresentar seu desenho e falar sobre ele.

 


Aula 02: Produzindo

Atenção professor! Pesquise algumas das lendas citadas na aula passada e leve para sala de aula.

Para iniciar a aula o professor deverá questionar seus alunos se nos últimos dias não receberam a visita da Iara, isto é, foram tentados a fazer algo proibido.

Questione os alunos se eles estão curiosos para conhecer outras histórias, por exemplo aquelas citadas pela Turma da Mônica. Divida a turma em pequenos grupos e distribua as histórias. Cada grupo deverá ler uma história, escolher um trecho e adaptá-lo para uma peça de teatro. Cada grupo além de adaptar a lenda, deverá criar o cenário e o figurino de acordo com cada história.

Atenção Professor! Auxilie seus alunos na adaptação do texto, informe o que é e para que serve um roteiro. Em Recursos Complementares, indicamos alguns sites para elaboração de roteiro.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1967/imagens/ROTEIROS.gif Sugestão de cronograma para realizar a atividade

 

Aulas Etapa Materiais necessários
1 Adaptação do roteiro Sugestões em Recursos Complementares
1 Confecção do cenário Material reciclado, papelão, tintas, tecido, etc.
1 Confecção do figurino Tecido, papel colorido, sacolas, maquiagem, etc.
1 Ensaio geral  Rádio, microfone, caixas de som
1 Apresentação Sala para apresentação, Rádio, microfone, caixas de som, narrador, etc.

 


Aula 03: Apresentação

Atenção Professor! Convide os pais e toda a comunidade escolar para assistir a apresentação dos alunos.

No dia da apresentação o professor deverá organizar a apresentação dos grupos, auxiliar na iluminação, som, entre outras questões importantes. Antes de iniciar apresentação comente com o público sobre a atividade realizada pelos alunos, as lendas pesquisadas, como foi o processo de criação da peças, e de que forma a atividade contribuiu para o aprendizado dos alunos.

Sugestão de avaliação
O professor deverá observar a reação e o comportamento dos alunos no decorrer das aulas, perceber as facilidades e deficiências de cada um durante o processo de ensino aprendizagem, lançando novos desafios para que o aluno explore todo o seu potencial.

Critérios Razoável Médio Bom
Participação nas aulasdurante os debates      
Envolvimento com o tema      
Criatividade no desenho      
Participação na elaboração do roteiro      
Participação na elaboração do cenário      
Participação na elaboração do figurino      
Apresentação: (postura, entonação, articulação do texto)      

 

Recursos Complementares
Lenda Iara - http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1270815 Dicas de como escrever uma peça de teatro: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html Roteiro da peça: Vamos brincar de roda http://recantodasletras.uol.com.br/roteirosdeteatro/175738 Como montar um cenário: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatrocenario.html Glossário de teatro: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroglossario.html
Avaliação
Professor apresente para a turma os critérios de avaliação, motive seus alunos para participar das atividades, debater com os colegas, respeitar as opiniões, colaborar para a aprendizagem do grupo e respeitar o espaço e desenvolvimento de cada um. Em Estratégias da aula indicamos alguns critérios para avaliação.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/6 - 16,67%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 1/6 - 16,67%
  • Duas estrelas 1/6 - 16,67%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Zelia Ricarte de Souza Silva, U.E.V.GREGORIO GONDIM DA SILVA , Rio Grande do Norte - dijo:
    www.zeliatimbauba@gmail.com

    27/08/2011

    Cinco estrelas

    Sua aula é maravilhosa,me ajudou muito em minhas aulas com minha turma. Parabéns.


  • denise, CAIC , São Paulo - dijo:
    denise.fmcsimoes@itelefonica.com.br

    21/07/2011

    Quatro estrelas

    Achei, muito bom! Espetacular, principalmente as indicações de recursos e os endereços eletrônicos. Parabéns


  • Marli, CEMEP , Santa Catarina - dijo:
    marlividal@uol.com.br

    09/12/2010

    Três estrelas

    Gostei de seu projeto, é simples, prático e dinâmico.Gostaria de ver as fotos da apresentação aos pais.


  • maria das dores nepomuceno , COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - dijo:
    dora_nepo@hotmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Aulas, muito interessantes e proveitosas podemos usa-las no nosso dia a dia .


  • Neuma, Escola Municipal Xavier Marques , Bahia - dijo:
    neneumaria@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É uma sugestão de aula simples, com uso de recursos de acesso fácil e atinge os objetivos a que se propõe. Abrange também a área de Língua Portuguesa, quando trabalha com a oralidade, modalidades textuais e a produção de textos. Uma ideia também é provocar os alunos a pesquisarem várias lendas em casa, através de livros, consultando adultos, internet e escolherem a forma como desejarem para expressar as pesquisas feitas: música, cartazes, textos, etc.


  • kamila, camila , Santa Catarina - dijo:
    kamila-legal@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    hu bom e um pouco ruim mas a lenda da iara ela chama muita atenção de muitas gente bom e só isso q eu tenho pra fala


  • Rejane Araujo Fernandes, NTE - PORTO NACIONAL , Tocantins - dijo:
    tecrejane@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Considero muito interessante, porque ainda não havia pensado nesses recursos utilizado.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.