23/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula 01: Contextualizando
Atenção professor! O objetivo dessa aula é despertar a criatividade e a imaginação dos alunos, o vídeo O gesto, a voz e a palavra escrita [Livros etc.] (disponível em:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8829) aborda algumas práticas para trabalhar com os alunos). |
O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre os personagens do folclore brasileiro, quem conhece, como ele é e o que faz.
Para instigar os alunos o professor poderá citar alguns personagens: mula sem cabeça, Iara, cuca, Saci-Pererê, curupira, lobisomem, etc.
Sugerimos a leitura da história em quadrinhos da Turma da Mônica: Lendas do Folclore, disponível em: http://www.monica.com.br/comics/folclore/pag1.htm
Agora o professor deverá apresentar o áudio Os mistérios de Iara, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9498 que aborda a história de Iara, mãe d’água.
Apresente o texto sobre a lenda:
A Lenda da Iara De forma simples poderíamos dizer que existem duas versões sobre a origem do mito amazônico Iara. Observação: Este texto foi organizado em pesquisa bibliográfica em especial no livro "Cutura Amazônica" de João de Jesus Paes Loureiro e em diversos sites. Retirado de: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1270815 acesso em 19 abr. 2009. |
Agora realize um debate com a turma sobre o texto em relação ao áudio, os pontos em comum e em desacordo, os personagens, etc. Após o debate os alunos deverão criar um desenho sobre a história, retratando os elementos que mais chamaram atenção do texto e do áudio. Ao final da aula cada aluno deverá apresentar seu desenho e falar sobre ele. |
Aula 02: Produzindo
Atenção professor! Pesquise algumas das lendas citadas na aula passada e leve para sala de aula.
Para iniciar a aula o professor deverá questionar seus alunos se nos últimos dias não receberam a visita da Iara, isto é, foram tentados a fazer algo proibido.
Questione os alunos se eles estão curiosos para conhecer outras histórias, por exemplo aquelas citadas pela Turma da Mônica. Divida a turma em pequenos grupos e distribua as histórias. Cada grupo deverá ler uma história, escolher um trecho e adaptá-lo para uma peça de teatro. Cada grupo além de adaptar a lenda, deverá criar o cenário e o figurino de acordo com cada história.
Atenção Professor! Auxilie seus alunos na adaptação do texto, informe o que é e para que serve um roteiro. Em Recursos Complementares, indicamos alguns sites para elaboração de roteiro.
Sugestão de cronograma para realizar a atividade |
Aulas | Etapa | Materiais necessários |
1 | Adaptação do roteiro | Sugestões em Recursos Complementares |
1 | Confecção do cenário | Material reciclado, papelão, tintas, tecido, etc. |
1 | Confecção do figurino | Tecido, papel colorido, sacolas, maquiagem, etc. |
1 | Ensaio geral | Rádio, microfone, caixas de som |
1 | Apresentação | Sala para apresentação, Rádio, microfone, caixas de som, narrador, etc. |
Aula 03: Apresentação
Atenção Professor! Convide os pais e toda a comunidade escolar para assistir a apresentação dos alunos.
No dia da apresentação o professor deverá organizar a apresentação dos grupos, auxiliar na iluminação, som, entre outras questões importantes. Antes de iniciar apresentação comente com o público sobre a atividade realizada pelos alunos, as lendas pesquisadas, como foi o processo de criação da peças, e de que forma a atividade contribuiu para o aprendizado dos alunos.
Sugestão de avaliação
O professor deverá observar a reação e o comportamento dos alunos no decorrer das aulas, perceber as facilidades e deficiências de cada um durante o processo de ensino aprendizagem, lançando novos desafios para que o aluno explore todo o seu potencial.
Critérios | Razoável | Médio | Bom |
Participação nas aulasdurante os debates | |||
Envolvimento com o tema | |||
Criatividade no desenho | |||
Participação na elaboração do roteiro | |||
Participação na elaboração do cenário | |||
Participação na elaboração do figurino | |||
Apresentação: (postura, entonação, articulação do texto) |
Três estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/08/2011
Cinco estrelasSua aula é maravilhosa,me ajudou muito em minhas aulas com minha turma. Parabéns.
21/07/2011
Quatro estrelasAchei, muito bom! Espetacular, principalmente as indicações de recursos e os endereços eletrônicos. Parabéns
09/12/2010
Três estrelasGostei de seu projeto, é simples, prático e dinâmico.Gostaria de ver as fotos da apresentação aos pais.
24/03/2010
Sem estrelasAulas, muito interessantes e proveitosas podemos usa-las no nosso dia a dia .
24/03/2010
Quatro estrelasÉ uma sugestão de aula simples, com uso de recursos de acesso fácil e atinge os objetivos a que se propõe. Abrange também a área de Língua Portuguesa, quando trabalha com a oralidade, modalidades textuais e a produção de textos. Uma ideia também é provocar os alunos a pesquisarem várias lendas em casa, através de livros, consultando adultos, internet e escolherem a forma como desejarem para expressar as pesquisas feitas: música, cartazes, textos, etc.
24/03/2010
Duas estrelashu bom e um pouco ruim mas a lenda da iara ela chama muita atenção de muitas gente bom e só isso q eu tenho pra fala
24/03/2010
Quatro estrelasConsidero muito interessante, porque ainda não havia pensado nesses recursos utilizado.