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Antraceno e suas aplicações

 

18/05/2010

Autor y Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o tipo de hidrocarboneto e sua coloração a temperatura ambiente. Analisar a sua aplicabilidade na indústria.

Duração das atividades
2 Aulas de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Química Orgânica e Inorgânica Geral

Estratégias e recursos da aula

Momento 01 -

Nesta aula, no Laboratório de Informática os alunos deverão problematizar e discutir a questão do antraceno e suas aplicações e construir um mapa conceitual. Educador(a) utilize o quadro branco (ou o quadro negro ou ainda folhas de papel sulfite) para relacionar palavras-chave que envolvam o antraceno. As palavras-chave deverão constituir o Mapa Conceitual do antraceno e sua aplicabilidade. Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. A abordagem dos mapas conceituais tem como base a teoria construtivista. É entendida como aquela em que o indivíduo constrói seu próprio conhecimento e significados a partir da sua predisposição. Os mapas conceituais servem como instrumentos para facilitar o aprendizado e tornar o conteúdo sistematizado significativo para o aprendiz.

Saiba mais sobre Mapas Conceituais acessando o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ acessado 08/05/2010 

Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:

Podemos dizer que o antraceno é incolor, e demonstra uma coloração azul fluorescente quando é submetido a radiação ultravioleta?

 Esta aula tem como objetivo municiar os alunos do aporte teórico necessário à compreensão do Antraceno e suas aplicações. Espera-se que a partir das informações ampliem os conhecimentos sobre o uso desta substância. Compreender sobre essas questões possibilitará avançar nos estudos sobre sua aplicabilidade. Assim, organize os alunos em equipes de no máximo 4 pessoas e solicite que acessem o objeto antraceno de aprendizagem. Entre no link abaixo e faça o download do antraceno no final da página.

 Link do objeto antraceno de aprendizagem: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5814 acessado 08/05/2010

 

 Após apresentação do recurso provoque um debate com os alunos sobre pontos como:

- Qual seria sua fórmula molecular;

- Que família química pertenceria esse composto;

- Ações a serem tomadas quando o produto entra em combustão

Pode ocorrer que após manusear o recurso ainda seja necessário apresentar novos argumentos afim de que não permaneçam dúvidas e ou indagações sobre o composto. Acesse abaixo a ficha completa do Antraceno. "Companhia Ambiental do Estado de São Paulo".

 Link: http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/produtos/ficha_completa1.asp?consulta=ANTRACENO&cod= acessado 08/05/2010 

A partir do debate e da ficha completa do Antraceno será possível levantar que conhecimentos foram adquiridos nesta atividade.

Sugerimos os software de apresentação abaixo:

Impress: que é um software livre e gratuito para KOffice (é um conjunto de aplicativos integrados para escritório). No link a seguir, está disponivel um pequeno tutorial de utilização.

Link: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress acessado 08/05/2010 

Explicando

O antraceno é um hidrocarboneto aromático policíclico, que em temperatura ambiente, é incolor e pode ocorrer o processo de sublimação facilmente. O antraceno pode ser obtido a partir do óleo antracênico que existe no alcatrão, e podendo ser sintetizado a partir da benxoquinona. O antraceno é oxidado para produzir antraquinona, produto básico para muitos corantes, inseticidas, conservantes, etc.

Momento 02 -

 

Organize a turma em equipes de no máximo 4 pessoas e solicite que desenvolvam a produção de um texto caracterizando as aplicações do antraceno, acrescentando sua aplicabilidade no dia a dia. Os alunos deverão utilizar o aplicativo GoogleDocs que é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line diretamente no browser (navegador de Internet). Os aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office.

Está disponível no link: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado 08/05/2010 

 

Na sequência apresente o antraceno na forma tridimensional da molécula. Oriente para que observem no recurso quais são os átomos que constituem essa molécula. É interessante que pesquisem também na Internet, livros ou revistas. Após a pesquisa faça quatro cartazes coloridos e apresente-o à toda comunidade escolar e aos seus professores no horário de intervalo do recreio escolar.

Antraceno 

 

No link abaixo você poderá ver uma das aplicabilidades do antraceno, utilizada na aula E pintaram a escola, do Portal do Professor. Esse momento pode ser registrado num quadro-negro, e poderá ser dado outros exemplos clássicos de sua utilização no dia a dia, e na indústria.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1471 acessado 08/05/2010 

R. Moraes e M. G. Ramos. Experiências e projetos de química. São Paulo, Editora Saraiva, 1976.

KOTZ, J., C., TREICHEL, P. Química e Reações Químicas. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1998. v. 2

TOSI, L. Química Nova. S.l.: s. ed., 1989.

ATKINS, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2001.

LEMBO; Química Realidade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004

NÉRICE, Imídeo G. Metodologia do Ensino: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1981. p. 244-248.

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Edito ra Ática, 2º Edição 1999

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Antraceno Imagem
Recursos Complementares

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

Link: http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/produtos/ficha_completa1.asp?consulta=ANTRACENO&cod=  acessado 08/05/2010

Biblioteca.Net

Link: http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/38067550.html  acessado 08/05/2010

QCA

Fonte: http://www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/produtos/antraceno.html acessado 08/05/2010 

Avaliação

Professor para avaliação deverá ser considerado os seguintes critérios:

- Participou de maneira efetiva durante as discussões e debates;

- Participou das dinâmicas em grupo;

- Apresentou capacidade de trabalhar coletivamente;

- Apresentou capacidade de expressar-se e construir argumentos;

- Apresentou capacidade de síntese no registro escrito da aula;

- Utilizou corretamente o usa da linguagem escrita verbal/gramatical;

- Nível de aprendizagem dos conceitos apresentados durante a aula e sua aplicação no cotidiano.

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