19/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Não são necessários conhecimentos prévios. O professor também poderá trabalhar o conteúdo das aulas: "Os direitos e deveres das crianças" e "Castigo educa?".
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá questionar a turma sobre o trabalho infantil:
Depois de verificar com a turma quais as atividades mais comuns desempenhadas pelas crianças, o professor deverá questionar a turma se eles conhecem o Estatuto da Criança e do Adolescente. Convide a turma a realizar a leitura.
Instrumentalização:
Aula 1:
Atenção Professor! Organize a sala de aula de forma que os alunos tenham um espaço para deitar no chão ou sentar confortavelmente, distribua colchões pelo chão, a fim de criar um espaço aconchegante para leitura e posterior brincadeiras.
Antes de iniciar a leitura, explique para turma o que é e para o que serve um estatuto. Para apresentar o ECA para as crianças, sugerimos o gibi: A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm Acesso em: 09.05.2010
Atenção Professor! Imprima algumas histórias para que a turma possa realizar a leitura em grupo. Caso os alunos tenham acesso ao laboratório de informática poderão fazer a leitura do gibi on line. Sugerimos também a exploração do recurso: ECA em tirinhas para crianças. Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/revistaAnimada/ecalivro1/quadrinho.swf Acesso em 13.05.2010
O gibi aborda de forma clara e divertida os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Depois de concluir a leitura, organize um círculo no centro da sala com os alunos, para comentar a leitura. Cada aluno deverá falar o que mais lhe chamou atenção durante a leitura.
Em seguida os alunos deverão criar uma história em quadrinhos no caderno sobre o que aprenderam com a leitura do ECA, quais artigos que eles concordam ou discordam, quais mudanças sugerem, etc. A história deve ter no máximo dez quadros. Ao final da aula os alunos deverão apresentar para turma as histórias e os personagens.
Aula 02:
Retome a discussão sobre o ECA com a turma, enfatizando o conteúdo abordado na página 15, que fala sobre o trabalho infantil. Pergunte à turma o que é trabalho infantil, o que caracteriza um trabalho infantil, quais as atividades desempenhadas no trabalho infantil.
Para complementar a discussão, utilize o áudio: As aventuras de Julinha 2 – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21481 Acesso em 09.05.2010
O áudio apresenta o artigo 60 do ECA, sobre o trabalho infantil. A diferença entre aprendiz e exploração.
E apresente as imagens:
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_BFsWNvF7HG4/Sa58EU-ifUI/AAAAAAAAAD0/KH-J0t9mMM4/s1600-h/sem+t%C3%83%C2%ADtulo.bmp Acesso em 09.05.2010
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_BFsWNvF7HG4/Sa58EQjQ5VI/AAAAAAAAADs/-Wo-x_rLxa0/s1600-h/trab1.jpg Acesso em 09.05.2010
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_BFsWNvF7HG4/Sa59EJJ30SI/AAAAAAAAAD8/lfWpyIvTxsM/s1600-h/REUTERS%20Rupak%20De%20Chowdhuri.jpg Acesso em 09.05.2010
Agora o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo deverá representar uma cena sobre o que aprenderam sobre trabalho infantil. Cada grupo terá no máximo 5 min. para a apresentação. Deve ser algo simples, apenas para representar o que aprenderam do conteúdo abordado. As apresentações deverão ocorrer na próxima aula.
Catarse:
O professor deverá apresentar o vídeo para as crianças: Criança não trabalha, criança dá trabalho. Disponível em: http://www.univision.com/uv/video/Palavra-Cantada---Crian%E7a-n%E3o-trabalha-D/id/3059613824;jsessionid=QQQXFMAFEISC0CWIAAPCFFIKZAADYIWC Acesso em 09.05
Letra da música: http://letras.terra.com.br/sandra-peres/1441367/ Acesso em 09.05.2010
O professor deverá conscientizar as crianças sobre a importância de brincar nessa idade, brincadeiras saudáveis que estimulem a criatividade, o desenvolvimento motor e psicológico, etc.
Os alunos deverão criar desenhos e escrever no caderno o que aprenderam sobre o tema, pontos que mais lhe chamaram a atenção, suas dificuldades, dúvidas e o que mudará em seu comportamento a partir desse momento.
Prática social final do conteúdo
O professor deverá auxiliar os alunos a organizar um evento na escola sobre o ECA. O objetivo do evento é conscientizar toda a comunidade escolar para importância de conhecer e respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os alunos deverão ser os organizadores do evento, deverão conduzir as atividades, recepcionar o público, integrar a comunidade no espaço da escola.
Para isso sugerimos algumas atividades:
Os alunos deverão divulgar para o palestrante o cronograma do evento e o tema específico da palestra. Eles também deverão elaborar um cartaz contendo a programação do evento para divulgar para comunidade escolar.
Atenção Professor! Para organizar e realizar a atividade reserve mais uma aula.
Nome | Tipo |
---|---|
As aventuras da Julinha 2 | Áudio |
ECA: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm Acesso em 09.05.2010
Gibi turma da Mônica: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm Acesso em 09.05.2010
Criança não trabalha, criança dá trabalho: http://criancanaotrabalhacriancadatrabalho.blogspot.com/ Acesso em 09.05.2010
Trabalho infantil no Brasil: http://www.ilo.org/public/portugue/region/ampro/brasilia/info/download/pnad/apresentacao.swf Acesso em 13.05.2010
Abrinc: http://www.guerramkt.com.br/gilson/abrinq/abrinc.swf Acesso em 13.05.2010
O professor deverá construir em conjunto com a turma os critérios de avaliação, para que todos fiquem cientes do objetivo da avaliação. Lembrando que a avaliação deve levar em consideração a compreensão do aluno sobre o tema abordado e as relações com seu contexto social e cultural. Sugerimos alguns critérios a serem observados durante o desenvolvimento das aulas:
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/09/2015
Quatro estrelasOuvindo o áudio "As aventuras da Julinha2" achei que ficou dupla interpretação e não orienta a criança nem o adulto a respeito do trabalho infantil. Por um lado, coloca ajudar em casa como trabalho aprendiz (não entendo que isso é trabalho aprendiz), por outro, deixa a dúvida se ajudar em casa pode ser ilegal, o que não é. O áudio trouxe mais dúvidas do que orientação, na minha opinião.
05/09/2015
Cinco estrelasMuitas sugestões e materiais para adequar a várias faixas etárias. Adorei!
15/06/2015
Cinco estrelasMuito bom. Me ajudou bastante
25/07/2014
Cinco estrelasAdorei este projeto, era tudo que eu precisava para montar uma feira de ciências. Vou fazer algumas alterações, mas tá perfeito! Obrigada!
24/02/2012
Quatro estrelasGostei muito pois aborda de forma lúdica e ao mesmo tempo utiliza-se de diversas mídias que atraem a atenção e ôs alunos dão a importãncia devida ao tema.
28/08/2011
Cinco estrelasAchei a aula excelente. Tudo que eu precisava para introduzir o assunto. Parabéns!
19/05/2011
Quatro estrelasBom trabalho, muito proveitoso
21/10/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula!!! Está muito bem planejada e preparada para despertar nas crianças uma consciência didadã de respeito e valorização de si e do outro, além das relações sociais estabelecidas historicamente. Adorei... e usarei em minha prática, com certeza!