19/05/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues,Andréa Leão Doscher e Erwin Doscher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Mental no contexto escolar, bem como a importância de se conviver com as diferenças, visto que a pluralidade favorece que aprendamos uns com os outros, independentemente das nossas características peculiares. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas de Deficiência Mental e Inclusão Escolar.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para que esta aula seja implementada.
As estratégias utilizadas serão:
Motivação:
Estando os alunos organizados em duplas e, de preferência, na sala de vídeo, o professor deverá iniciar a aula apresentando para eles o vídeo “ O desafio da escola [Educação especial: deficiência mental] ” (Fig.1), com duração de 19 minutos e 38 segundos, conforme postado abaixo.
Link do Vídeo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9022 Acessado em: 11 Maio 2010.
Figura 1: Vídeo "O desafio da escola [Educação especial: deficiência mental]"
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma conversa com os alunos sobre este. Para isto, sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos de até cinco (5) pessoas, e que seja utilizado um roteiro para tal, como o sugerido abaixo.
Roteiro de Discussão:
Peça para que cada grupo discuta e responda as questões do roteiro em questão. Feito isto, os grupos deverão compartilhar com todos as suas respostas, de forma a propiciar a socialização das informações, como também para possibilitar esclarecimentos de dúvidas e que, conceitos errôneos e ou preconceituosos possam ser trabalhados neste momento. Além disso, a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos estarão sendo trabalhados neste momento.
Atividade 1
Continuando a aula, neste momento, o professor deverá entregar o texto abaixo aos grupos, e pedir para que eles o leiam e o discutam, respondendo, ao final destas, a pergunta: “O que é Deficiência Mental”.
Figura 2: Decreto sobre a Definição de Deficiência Mental
Fonte: do autor, baseado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto/d3298.htm Acessado em: 09 Maio 2010.
Após as discussões, os grupos deverão apresentar, oralmente, à sala a resposta que deram a pergunta feita anteriormente. É importante que o professor medie este momento, de forma a favorecer a construção do saber dos alunos do que é Deficiência Mental.
Em seguida, o professor poderá perguntar para os alunos se:
Atividade 2
Dando prosseguimento a atividade anterior, o professor deverá entregar o texto “Uma história de Terror”, (Fig.3) conforme postado abaixo, e pedir para que os grupos leiam e discutam entre si o texto, baseado-se no roteiro abaixo.
Link do Texto:
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf ; p. 35. Acessado em: 09 Maio 2010.
Figura 3: Texto “Uma história de terror”
Roteiro de Discussão:
Atividade 3
Após os grupos apresentarem suas respostas uns aos outros, sendo o professor mediador deste momento, ele (o professor) deverá apresentar aos alunos a música, e a letra desta, “É tão Lindo” (Fig. 4), como postada abaixo.
Letra da Música: Disponível em: http://letras.terra.com.br/a-turma-do-balao-magico/68344/ Acessado em: 09 Maio 2010.
Figura 4: Trecho da música “É tão lindo”
Observação:
O professor poderá encontrar o vídeo no link disponível abaixo:
Link do vídeo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mRegBAr9yPg Acessado em: 09 Maio 2010.
Feita a apresentação da música, estando os alunos com cópias da letra desta em mãos, o professor deverá perguntar para os alunos se esta (a música) tem alguma relação com o texto trabalhado anteriormente e qual é. É importante que os alunos percebam que as diferenças entre as pessoas não deveria afastar umas das outras.
Atividade 4
Para finalizar a aula, os alunos deverão fazer um Mural sobre “Deficiência Mental: limitações e possibilidades”, abrangendo os tópicos elencados abaixo. O Mural em questão deverá conter textos explicativos e figuras (que poderão ser feitas poe eles mesmos, ou recortadas de algum material impresso etc.).
Sugestões de Links para a pesquisa:
http://www.casacivil.ce.gov.br/noticias/pessoas-com-deficiencia-mental-participam-de
http://www.ibc.gov.br/?itemid=395
http://www.espacoacademico.com.br/041/41lima_souto.htm
http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge120705.htm
Observação:
Neste momento, é importante que o professor supervisione e acompanhe os trabalhos dos alunos, buscando auxiliar e esclarecer eventuais dúvidas.
Quando todos os grupos terminarem a elaboração do Mural, estes deverão ser disponibilizados em locais da escola em que todos possam vê-los.
Ao termino da aula, é importante que os alunos compreendam que mesmo com as diferenças, todos, sem exceção, têm direito à Educação, ao Lazer, ao Trabalho, de serem respeitados e valorizados pela sociedade, da qual eles - os alunos, também fazem parte!
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Sugestão
O professor deverá dizer que existe uma diferença entre as palavras “Doença” e “ Deficiência”. Desta forma, o professor deverá pedir que os alunos pesquisem em sites e dicionários eletrônicos, o significado de cada uma dessas palavras.
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deficiência
Quando todos finalizarem a pesquisa, o professor deverá pedir que cada grupo exponha para a classe o que compreendeu sobre o significado das palavras “Doença” e “Deficiência”.
Finalizada a apresentação dos grupos, o professor deverá explicar para os alunos que muitas pessoas confundiam o termo Deficiência Mental com Doença Mental. Por isso, em 1995 a Organização das Nações Unidas (ONU), decidiu mudar o nome para “Deficiência Intelectual”.
Referência: Disponível em: http://www.apaesp.org.br/DeficienciaIntelectual.aspx Acessado em: 09 Maio 2010.
Em seguida, o professor deverá fazer a seguinte pergunta para os alunos:
O que vocês acharam desta mudança de nome?
Promovendo, assim, uma discussão sobre o assunto.
Os links abaixo se referem ao conceito de Deficiência Mental:
http://gballone.sites.uol.com.br/infantil/dm1.html
http://www.inclusion-europe.org/documents/2207.pdf
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a importância de conviver com uma pessoa que possui Deficiência Mental buscando valorizar e respeitar as diferenças existentes entre todos. Além disso, o professor deverá avaliar como os alunos participam e se desempenham as atividades realizadas durante o decorrer da aula.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/08/2012
Cinco estrelasExcelente!!!!
02/06/2011
Quatro estrelasAchei a aula o máximo, pois qualquer desenvolvimento para os alunos com deficiência intelectual e de suma importância e a conscientização para os demais alunos é relevante.