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A Deficiência Mental na escola

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues,Andréa Leão Doscher e Erwin Doscher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Mental no contexto escolar, bem como a importância de se conviver com as diferenças, visto que a pluralidade favorece que aprendamos uns com os outros, independentemente das nossas características peculiares. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas de Deficiência Mental e Inclusão Escolar.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para que esta aula seja implementada.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Utilização do laboratório de Informática.      

Motivação:   

Estando os alunos organizados em duplas e, de preferência, na sala de vídeo, o professor deverá iniciar a aula apresentando para eles o vídeo “ O desafio da escola [Educação especial: deficiência mental] ” (Fig.1), com duração de 19 minutos e 38 segundos, conforme postado abaixo.   

Link do Vídeo: 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9022   Acessado em: 11 Maio 2010.   

Figura 1: Vídeo "O desafio da escola [Educação especial: deficiência mental]"   

Sugestão:

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.     

Após apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma conversa com os alunos sobre este. Para isto, sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos de até cinco (5) pessoas, e que seja utilizado um roteiro para tal, como o sugerido abaixo.   

Roteiro de Discussão:  

  1. Qual o nome da deficiência abordada no vídeo?
  2. Vocês sabem o que é a Deficiência Mental? O que é?
  3. O vídeo mostra alguma criança praticando esporte? Qual esporte?  
  4. Vocês acham que uma pessoa que é deficiente pode fazer o que foi mostrado no vídeo: brincar, estudar..? Por quê?  

Peça para que cada grupo discuta e responda as questões do roteiro em questão. Feito isto, os grupos deverão compartilhar com todos as suas respostas, de forma a propiciar a socialização das informações, como também para possibilitar esclarecimentos de dúvidas e que, conceitos errôneos e ou preconceituosos possam ser trabalhados  neste momento. Além disso, a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos estarão sendo trabalhados neste momento.   

Atividade 1  

Continuando a aula, neste momento, o professor deverá entregar o texto abaixo aos grupos, e pedir para que eles o leiam e o discutam, respondendo, ao final destas, a pergunta: “O que é Deficiência Mental”. 

         

Figura 2: Decreto sobre a Definição de Deficiência Mental   

Fonte: do autor, baseado em:  http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto/d3298.htm Acessado em: 09 Maio 2010.          

Após as discussões, os grupos deverão apresentar, oralmente, à sala a resposta que deram a pergunta feita anteriormente. É importante que o professor medie este momento, de forma a favorecer a construção do saber dos alunos do que é Deficiência Mental.   

Em seguida, o professor poderá perguntar para os alunos se:

  • Eles conhecem alguma pessoa que tenha Deficiência Mental;  
  • Têm algum amigo na escola ou mesmo próximo de sua casa com tal deficiência etc.

Atividade 2  

Dando prosseguimento a atividade anterior, o professor deverá entregar o texto “Uma história de Terror”, (Fig.3)  conforme postado abaixo,  e pedir para que os grupos leiam e discutam entre si o texto, baseado-se no roteiro abaixo.   

Link do Texto:   

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf ; p. 35. Acessado em: 09 Maio 2010.            

Figura 3: Texto “Uma história de terror”           

Roteiro de Discussão:   

  1. O monstro possuía sentimentos bons ou maus?
  2. Vocês acham que o monstro gostava de viver isolado e sem amigos?
  3. Por que as pessoas não falavam com ele?
  4. A mãe e a filha se tornaram amigas do monstro, apesar das diferenças?   
  5. O monstro queria ajudar a mãe e a filha?
  6. Por que elas sentiram medo do "monstro" ?
  7. Se vocês fossem Titico, na história, seriam amigas (o) do monstro?
  8. Vocês acham que devemos isolar as pessoas que são diferentes, seja por causa de uma característica (exemplos: cor de pele, aparência física etc.) ou devido a uma deficiência (física, auditiva, mental etc.)? Por quê?
  9. Vocês são iguais a todos os seus amigos?
  10. Em algum momento vocês isolaram alguém por que era diferente ?

        

Atividade 3   

Após os grupos apresentarem suas respostas uns aos outros, sendo o professor mediador deste momento, ele (o professor) deverá  apresentar aos alunos a música, e a letra desta, “É tão Lindo” (Fig. 4), como postada abaixo.   

Letra da Música:  Disponível em:  http://letras.terra.com.br/a-turma-do-balao-magico/68344/ Acessado em: 09 Maio 2010.       

Figura 4: Trecho da música “É tão lindo”       

Observação:   

O professor poderá encontrar o vídeo no link disponível abaixo:

Link do vídeo:   

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mRegBAr9yPg Acessado em: 09 Maio 2010.      

Feita a apresentação da música, estando os alunos com cópias da letra desta em mãos, o professor deverá perguntar para os alunos se esta (a música) tem alguma relação com o texto trabalhado anteriormente e qual é. É importante que os alunos percebam que as diferenças entre as pessoas não deveria afastar umas das outras.    

Atividade 4   

Para finalizar a aula,  os alunos deverão fazer um Mural sobre “Deficiência Mental: limitações e possibilidades”, abrangendo os tópicos elencados abaixo. O Mural em questão deverá conter textos explicativos e figuras (que poderão ser feitas poe eles mesmos, ou recortadas de algum material impresso etc.).

  • O  que é deficiência Mental?
  • Quais as dificuldades que estas pessoas enfrentam no seu cotidiano?
  •  Pessoas com Deficiência Mental praticam esportes, estudam, trabalham...?     

Sugestões de Links para a pesquisa:  

http://www.casacivil.ce.gov.br/noticias/pessoas-com-deficiencia-mental-participam-de  

http://www.ibc.gov.br/?itemid=395 

http://www.espacoacademico.com.br/041/41lima_souto.htm  

http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge120705.htm  

Observação:

Neste momento, é importante que o professor supervisione e acompanhe os trabalhos dos alunos, buscando auxiliar e esclarecer eventuais dúvidas.       

Quando todos os grupos terminarem a elaboração do Mural, estes deverão ser disponibilizados em  locais da escola em que todos possam vê-los.   

Ao termino da aula, é importante que os alunos compreendam que mesmo com as diferenças, todos, sem exceção, têm direito à Educação, ao Lazer, ao Trabalho,  de serem respeitados e valorizados pela sociedade, da qual eles - os alunos, também fazem parte!

SUGESTÃO DE ATIVIDADE 

 Sugestão

O professor deverá dizer que existe uma diferença entre as palavras “Doença”  e  “ Deficiência”. Desta forma, o professor deverá pedir que os alunos pesquisem em sites e dicionários eletrônicos, o significado de cada uma dessas palavras.   

Sugestões de sites para a pesquisa:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deficiência 

http://michaelis.uol.com.br/  

http://www.dicio.com.br/    

Quando todos finalizarem a pesquisa, o professor deverá pedir que cada grupo exponha para a classe o que compreendeu sobre o significado das palavras “Doença” e “Deficiência”.   

Finalizada a apresentação dos grupos, o professor deverá explicar para os alunos que muitas pessoas confundiam o termo Deficiência Mental com Doença Mental. Por isso, em 1995 a Organização das Nações Unidas (ONU), decidiu mudar o nome para “Deficiência Intelectual”. 

Referência: Disponível em: http://www.apaesp.org.br/DeficienciaIntelectual.aspx Acessado em: 09 Maio 2010.    

Em seguida, o professor deverá fazer a seguinte pergunta para os alunos:    

 O que vocês acharam desta mudança de nome?

Promovendo, assim, uma discussão sobre o assunto.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a importância de conviver com uma pessoa que possui Deficiência Mental buscando valorizar e respeitar as diferenças existentes entre todos. Além disso, o professor deverá avaliar como os alunos participam e se desempenham as atividades realizadas durante o decorrer da aula.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniones

  • Alessandra Rios, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. , Ceará - dijo:
    ale76rios@hotmail.com

    21/08/2012

    Cinco estrelas

    Excelente!!!!


  • nilson gonçalves de almeida, Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde , Minas Gerais - dijo:
    nilsonmax2010@hotmail.com

    02/06/2011

    Quatro estrelas

    Achei a aula o máximo, pois qualquer desenvolvimento para os alunos com deficiência intelectual e de suma importância e a conscientização para os demais alunos é relevante.


Sem classificação.
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