Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Desenho ou ilusão: vamos soltar a imaginação?

 

23/04/2009

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar a criatividade, instigar os alunos a desenhar utilizando materiais alternativos, desenvolver o conceito de composição, apresentar algumas obras do artista Vik Muniz e suas técnicas.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Instigando a criatividade

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/sugestoes.gif Atenção professor! Para essa aula reserve uma máquina fotográfica para registrar o resultado do trabalho dos alunos. Solicite à turma que traga material reciclado, retalhos de tecido, botões, lã, algodão, revistas, jornais, etc. Organize a sala de aula de forma que o centro da sala fique vazio para que os alunos possam sentar no chão formando um grande círculo.

 

Ao iniciar a aula questione a turma se eles gostam de pintar, quais materiais que eles utilizam geralmente para pintar, se existe algum tipo de material que eles gostariam de utilizar para pintar, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/aquarela2-M.jpg

Para instigar os alunos utilize o vídeo: Aquarela (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13230/mundo_da_crianca_dsl.wmv

 

O vídeo aborda a canção Aquarela de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, que fala dos sonhos da criança e que tudo é possível é só utilizar a imaginação. (http://www.portacurtas.com.br/filme_abre_pop.asp?cod=2039&exib=4706#)

Após utilizar o vídeo questione a turma sobre o que eles viram no filme, do que se trata, quais elementos chamaram a atenção, etc.

Agora utilize o vídeo Comercial - Nextel - Vik Muniz, onde o artista Vik Muniz fala sobre a sua infância.
http://www.youtube.com/watch?v=PMOgxUBqPU8

Questione a turma sobre o vídeo: do que se trata, o que o artista quer dizer, qual a diferença do primeiro vídeo para o segundo, o que eles têm em comum?

Agora apresente algumas obras do artista.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/caravagio.jpg

Medusa – Caravaggio – com filetes de macarrão.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/meninos_de_acucar_muniz,_1996.jpg

meninos de açucar, 1996.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/pintura_de_lixo_Atlas_2007.jpg
Atlas, 2007 – pintura com lixo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/monalisa.jpg
pós Wahrol série: Double Mona Lisa, manteiga de amendoim e geléia, 1999

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/desenho1.jpg

Série: Pinturas com fio, 1994

 

Atenção professor! Ao mostrar à turma as obras do artista Vik Muniz, fale um pouco sobre o seu processo criativo, sobre os materiais que utiliza, o registro das obras. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que abordam a obra do artista.

Agora que a turma já conhece a obra e o processo criativo do artista, é hora de produzir!

Atenção Professor! Apresente à turma alguns materiais disponíveis, distribua folhas de papel tamanho A3 (ou maior se possível), instigue os alunos a conhecer os materiais e a explorá-los de forma inusitada como faz o artista Vik Muniz. Os trabalhos mais efêmeros devem ser registrados com a máquina fotográfica.

Após a conclusão dos trabalhos o professor deverá reunir a turma para que todos apresentem sua obra e falem um pouco do seu processo criativo.

Atenção professor! Enquanto os alunos apresentam-se faça o registro dos trabalhos, se possível por meio de vídeo.

 

Aula 02: No laboratório de informática


Agora é hora de divulgar os trabalhos! Os alunos deverão criar um blog para divulgar seus trabalhos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/sugestoes.gif Atenção professor! Incentive seus alunos para criação de blogs. A ferramenta estimula a escrita, reflexão, discussão sobre diversos temas, a articulação das idéias, o trabalho criativo, cooperativo e colaborativo. O aluno passa a ser mais ativo e reflexivo diante das informações. Sugerimos o blog: Blogger: http://www.blogger.com/home
Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta indicamos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/ROTEIROS.gif

Na primeira postagem deverão se apresentar (nome, idade e o que gosta de fazer).
Na segunda postagem uma redação abordando os seguintes temas:
- a influência dos vídeos na realização do trabalho
- a obra (descrição)
- os materiais utilizados (motivo)
- as dificuldades encontradas
- se gostou de realizar a atividade
- o que aprendeu

Na terceira postagem deverão comentar alguns trabalhos dos colegas e indicar o link.


Atenção professor! Disponibilize aos alunos os registros realizados durante a apresentação dos trabalhos na aula passada, para que eles insiram nos blogs.

 

Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml e http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aquarela Vídeo
Recursos Complementares
http://www.vikmuniz.net/www/index.html http://www.museuimperial.gov.br/trem_ferro/nome_vik.htm http://www.fortesvilaca.com.br/artista/vik-muniz/foto-11.html http://bravonline.abril.com.br/conteudo/artesplasticas/artesplasticasmateria_249259.shtml
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho à turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos. É importante que os alunos participem das discussões e tomadas de decisões sobre os trabalhos e critérios a serem avaliados.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • zilda toledo ribrdim, estadual , São Paulo - dijo:
    zildatoledo@hotmail.com

    27/03/2012

    Cinco estrelas

    nossa gostei de mais estou um pouco sem criativida para trabalhar com alunos que precisam se cuidados , nao querem saber de ouvir sao poucoos momentos de atençao, para chamar atençao tem que ser algo que faz parte do seu meio ; achei otima esta aula , com certeza vou usar . gostaria tambem de um projeto sobre a semana da arte moderna de22, a coordenadora me pediu um , para trabalhar de primeiro ano ate o setino ano, e dificil para criança de 6 anos falar sobre a semana, seria como histrorin


  • Vanderlei Kriesang, INSTITUTO DE EDUCACAO IVOTI , Rio Grande do Sul - dijo:
    vanderlei@isei.edu.br

    20/11/2010

    Cinco estrelas

    A arte de mais aprender e aprender mais! Parabéns!


  • katilene anastacio feitosa da silva, MANOEL MALVEIRA MAIA EMEIF , Ceará - dijo:
    katileneanastacio@yahoo.com.br

    03/08/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito desde modelo de aula, vou aplica-lá com minha turma.


  • Luana Tavares da Silva, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL HERCULANO ALBUQUERQUE , Alagoas - dijo:
    lua.pjmp@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, gostei muito da proposta da aula, acredito que nossas crianças podem aprender muita coisa com as artes visuais. procurar meios para desenvolver a criatividade das criatividade é dever de todo educador.


  • Maria Alzira Silva Vianna, EEEFM Juvenal Nolasco , Espírito Santo - dijo:
    mariaasvianna@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.