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A origem dos Tsunami

 

18/05/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Bruno Pagliarani Mattiazzo, Paloma Alinne Alves Rodrigues e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno poderá compreender como se forma um Tsunami, bem como suas conseqüências, além da relação deste fenômeno com conceitos Físicos, por intermédio da visualização de um vídeo (palestra).  Nesta aula será trabalhado também a relação que há entre os Tsunamis e os Terremotos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Aula conceitual;

• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.   

Motivação:

Sugerimos que o professor instigue a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, questionando se eles sabem o que é um Tsunami (Fig. 1). Além disso, o professor poderá mostrar a imagem (Fig. 1), postada abaixo, aos alunos, neste momento, e ouvir as opiniões deles sobre o Tsunami.   

Observação: O professor deverá providenciar cópias em número suficiente aos alunos, ou apresentá-la em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).   

Figura 1 – Tsunami.

Imagem disponível em: http://www.alertes-meteo.com/tempete/tsunami.jpg. Acesso em: 10 Mai. 2010    

Após ouvir a opinião dos alunos, o professor deverá dizer que este fenômeno da natureza será explicado nas próximas atividades.   

Atividade 1

Em seguida, o professor deverá exibir o vídeo (Fig. 2) que versa sobre Ondas marinhas e Tsunami, conforme postado abaixo, o qual tem a duração total de 1 hora e 5 minutos. Devido o vídeo ser extenso, sugerimos que o professor exiba partes deste, conforme abaixo.

1ª Parte: de 0 a 20 minutos;

2ª Parte: de 25 minutos a 35 minutos;

3ª Parte: de 51 minutos a 59 minutos.       

Observação: Se for possível, o vídeo deverá ser exibido em sua totalidade! 

Recursos: Ondas marítimas e Tsunami

Link do Recurso: http://lief.if.ufrgs.br/pub/videos_fisica/Tsunami.AVI 

Figura 2 – Imagem do vídeo “Ondas marítimas e tsunami”.

Imagem disponível em: http://lief.if.ufrgs.br/pub/videos_fisica/Tsunami.AVI    

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.   

Este vídeo explica como ocorre os Tsunamis, conta relatos antigos deste acontecimento no planeta Terra e relaciona a Física com este fenômeno da natureza, demonstrando relações deste com a Ondulatória e Dinâmica (Energia). Além disso, o vídeo também explica como ocorrem as ondas marítimas.

Após a apresentação do vídeo, promova um a discussão com os alunos, conforme roteiro postado abaixo. Para isto, sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos de quatro (4) pessoas.   

Roteiro de discussão:

  • O que vocês acharam do vídeo?
  • O que é um Tsunami? Como ele ocorre? Qual sua origem?
  • Quais podem ser as causas de um Tsunami?
  • Baseando-se no vídeo, quais conceitos Físicos estão relacionados com o fenômeno do Tsunami?   

Os alunos deverão, primeiramente discutir estas questões em grupo -  escrevendo as suas respostas numa folha de papel e, então, compartilhar com a sala de aula estas informações.

Observamos que este momento é importante tanto para socializar informações entre os alunos, como também para corrigir conceitos errôneos, esclarecer dúvidas, além de possibilitar trabalhar a competência oral dos alunos!   

Atividade 2

Dando prosseguimento à aula, nesta atividade o professor deverá distribuir a cada grupo a imagem (Fig. 3) e uma das reportagens sugeridas e disponíveis nos links abaixo. Sugerimos que cada grupo trabalhe com uma reportagem distinta dos demais grupos.   

Figura 3 – Tsunami.

Imagem disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/img/infograficos/como_se_forma_tsunami.jpg. Acesso em: 05 Mai. 2010    

Links das Reportagens Sugeridas:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u721348.shtml  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u717279.shtml  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u714719.shtml  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u711875.shtml  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u700553.shtml  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u700448.shtml  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u637874.shtml  

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI460156-EI4502,00.html  

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1508719-5602,00.html    

Observação: O professor deverá providenciar cópias, em números suficientes aos alunos, da figura 3 e das matérias jornalísticas.   

Feito isto, o professor deverá pedir para que cada grupo leia e discuta a matéria jornalística que recebeu, de acordo com o roteiro postado abaixo.   

Roteiro de Leitura e Discussão em Grupo:

  • Sobre o que (tema) a reportagem que o grupo recebeu fala? Quais os pontos que chamaram atenção do grupo? Por quê?
  • Qual o perigo de um Tsunami (Fig. 4)?
  • Onde ocorre mais Tsunami no planeta Terra? Por quê?
  • Pelas reportagens pode-se deduzir que o principal estopim de Tsunami é?
  • Quais sistemas de segurança estão sendo implementados pelos países para se proteger contra este fenômeno natural?

Figura 4 – Onda gerada por um Tsunami.

Imagem disponível em: http://ricosurf.globo.com/upload/tsunami_rosaldo_cavalcanti_agosto09_fireandhammer_com.jpg. Acesso em: 05 Mai. 2010    

Após os grupos terem analisado a figura 3 e discutido as reportagens em questão, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha para todos as respostas que deram às questões do roteiro de discussão, de forma a socializar as informações, bem como para que eventuais dúvidas sejam esclarecidas e conceitos errôneos sejam revistos e corrigidos!   

É importante que os alunos possam compreender a necessidade de se conhecer este fenômeno (Tsunami) e compreendê-lo.

Atividade 3

Continuando a aula, nesta atividade será trabalhada a relação dos Tsunamis com os fenômenos da natureza que causam este fenômeno.   

Neste momento, estando os alunos organizados na sala de informática, peça para que cada grupo pesquise na internet e em livros sobre um determinado assunto sugerido abaixo.   

Temas a serem pesquisado:

  • Relação entre Tsunami e os Terremotos;
  • Relação entre Tsunami e os Vulcões;
  • Relação entre Tsunami e os Meteoros;
  • Relação entre Tsunami e os deslizamentos de terra;
  • Relação entre Tsunami e os fenômenos meteorológicos.
  • Medidas de segurança contra os Tsunami;
  • Relação entre Tsunami e a Física;
  • Os Tsunami mais famosos e marcantes na história da Terra;   

Para a realização da pesquisa, abaixo sugerimos alguns sites.

http://www.ccvalg.pt/astronomia/publicacoes/meteoros_meteoritos.htm  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meteoritos/impacto-de-meteoritos.php  

http://www.brasilescola.com/geografia/tsunami.htm  

http://www.votebrasil.com/noticia/regional/tsunami-arrasta-barcos-em-bairro-de-pescadores-de-florianopolis  

http://www.perimeterinstitute.ca/personal/egalvao/tsunami2.htm  

http://www.tudook.com/fimdomundo/tsunamis.html  

http://www.saberweb.com.br/geografia/tsunami.htm  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tsumani/tsunami-3.php 

Após cada grupo pesquisar e anotar as informações mais importantes (dados históricos, relação da formação de Tsunami com fenômenos naturais e Físicos), o professor deverá pedir que eles façam um Mural Jornal (Fig. 5).   

Figura 5 – Jornal Mural.

Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/5013/imagens/_layout.jpg. Acesso em: 05 Mai. 2010    

Esta atividade consiste em que a sala faça um Jornal Mural que ficará exposto num dos corredores da escola, sendo que neste exemplar será apresentado o tema "Formação de um Tsunami". As informações a serem colocadas neste jornal, deverão ser aquelas pesquisadas e discutidas no decorrer destas aulas, como, por exemplo: a explicação da formação de Tsunami por fenômenos da natureza e a sua relação com a Física. Ressaltamos que, estes murais deverão conter  figuras e textos explicativos sobre o tema a ser explorado.

Observamos que para maiores detalhes de como se faz um Jornal Mural, acessem a aula "Escrevendo e lendo com o jornal mural" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5013. Acesso em: 05 mai. 2010) 

Recursos Complementares

Teoria e experimentos:

http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Ondas_tsunami.pdf  Acesso em: 05 mai. 2010 

Avaliação

Avalie a participação e envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas, e peça para que os grupos produzam um relatório, contendo as informações mais importantes – na visão do grupo – acerca da aula trabalhada.

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