Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Filhos da Terra: indígenas e africanos construindo nossa história

 

17/06/2010

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer  a  participação e as contribuições nas áreas social, econômica e política de africanos, indígenas e seus descendentes  na História do Brasil *
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos
  • Trabalhar em grupos produtivamente

(*Objetivo baseado na lei 11.645/08)

Duração das atividades
6 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antecipe o que seus alunos sabem sobre  programas de apresentação como o Power Point.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa:

Pergunte a seus alunos o que sabem sobre as origens do povo brasileiro. Anote em um papel pardo as informações e hipóteses dos alunos para retomada posterior.

Apresente o programa  disponível no Portal do Professor:

Dois mundos desconhecidos    

Após a exibição, suscite perguntas a partir das informações apresentadas sobre os povos indígenas que aqui habitavam: organização social, costumes, entre outras. Comente que  a nossa diversidade sociocultural tem três grandes matrizes étnico-culturais (indígenas, europeus e africanos), mais os imigrantes asiáticos que vieram depois. Porém essas matrizes também são bastante complexas já que entre os  indígenas e os africanos houve  uma grande diversidade de grupos com culturas próprias. Conte a seus alunos que só em relação aos indígenas, “o Brasil possui uma imensa diversidade étnica e lingüística, estando entre as maiores do mundo. São 215 sociedades indígenas, mais cerca de 55 grupos de índios isolados, sobre os quais ainda não há informações objetivas. 180 línguas, pelo menos, são faladas pelos membros destas sociedades, as quais pertencem a mais de 30 famílias lingüísticas diferentes(...).Estima-se que cerca de 1.300 línguas indígenas diferentes eram faladas no Brasil há 500 anos.” (fonte: http://www.funai.gov.br/indios/conteudo.htm#IDENTIDADE )   

Peça que os alunos organizem-se em grupos de quatro participantes no laboratório de informática. Cada grupo deverá acessar os sites abaixo e neles realizar buscas, combinando algumas palavras chaves relacionadas aos africanos, indígenas, formação do povo brasileiro, bem como suas influências na economia, cultura, política. A tarefa de cada grupo será selecionar informações diversas sobre a influência dos africanos e indígenas na formação do povo brasileiro.

Sites:

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/  

  

http://www.dominiopublico.gov.br  

Imagens: Eliane Candida Pereira

Abra as páginas indicadas, apresentando os sistemas de busca dos mesmos. Demonstre que no site Domínio Público deverão observar que há  diferentes tipos de busca:

Destaque: diferentes tipos de busca no site Domínio Público

Imagem: Eliane Candida Pereira

  • Pesquisa Básica: é preciso definir tipo de mídia, depois indicar categoria, autor ou título;
  • Pesquisa por Conteúdo: pesquisa por palavra-chave, dentro do documento;
  • Pesquisa de Teses e Dissertações;
  • Pesquisa por Nome do Autor.

Pergunte qual das opções imaginam ser a mais adequada para essa tarefa, considerando as palavras chaves sugeridas. Oriente que, além desses dois sites, deverão localizar pelo menos mais uma fonte de informação sobre o tema, selecionando também as informações que considerarem mais relevantes.   

2ª etapa:

A partir das informações selecionadas, os grupos deverão organizar um jogo com questões de múltipla escolha, como por exemplo:

"A Língua Portuguesa falada no Brasil sofreu diversas influências. Há 500 anos, eram faladas pelos indígenas no Brasil, cerca de:

2 línguas

100 línguas

1500 línguas" 

Oriente que cada grupo crie 10 questões de múltipla escolha. Abaixo de cada questão deverão indicar a fonte de informação consultada. Circule entre os grupos para acompanhar a elaboração e a pertinência das questões formuladas.   

3ª etapa:

Na sala de informática proponha que cada grupo organize seu jogo de perguntas em um programa de apresentação como o Power Point. Cada questão deverá ser colocada em um slide. Em seguida, os grupos deverão criar slides com a resposta de cada questão, com uma breve explicação e citação da fonte. Por exemplo:

"A Língua Portuguesa falada no Brasil sofreu diversas influências. Há 500 anos, eram faladas pelos indígenas no Brasil, cerca de 1500 línguas!"

Fonte: http://www.funai.gov.br/indios/conteudo.htm#IDENTIDADE"     

Para concluir, basta criar hiperlinks das alternativas com a resposta correta. Para isso, devem:

1. Selecionar a alternativa, clicar com o botão direito do mouse e, na lista de opções que aparece, escolher “hiperlink”:

2. Entre as opções, selecionar “Colocar nesse documento” e escolher o slide correspondente:

Peça que testem se os hiperlinks estão funcionando, pois cada alternativa deverá remeter à resposta correta à questão. Retomando o exemplo:

Ao clicar em qualquer uma das respostas deverá aparecer o slide com a informação correta:   

 

Imagens: Eliane Candida Pereira

4ª etapa: 

No laboratório de informática, promova um jogo entre os grupos, sorteando os pares de grupos de cada rodada. O grupo desafiador deverá escolher três questões para o outro grupo responder, marcando-se um ponto para cada resposta correta. Em seguida o grupo desafiado passará a desafiar, seguindo o mesmo procedimento. Caso ocorra empate, cada grupo deverá lançar uma nova questão.

Os vencedores de cada rodada irão enfrentar-se na etapa seguinte, até chegarem ao desafio final.

Para que todos vejam a alternativa escolhida, o jogo pode ser apresentando com um projetor multimídia. Os participantes dos grupos poderão trocar hipóteses brevemente, antes de definirem a resposta final.

Ao final do jogo, promova uma roda de conversa sobre o processo: quais as aprendizagens ocorreram? Foi mais fácil responder às questões ou elaborá-las? O que torna fácil e o que torna difícil trabalhar em grupo? 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dois mundos desconhecidos Vídeo
Recursos Complementares

Para orientações sobre buscas na Internet, Professor, leia "Como fazer uma boa busca na Internet", publicado na Revista Nova Escola, disponível em http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-fazer-boa-busca-internet-423567.shtml 

Avaliação
  • Observe se os grupos selecionaram informações relevantes
  • Acompanhe a elaboração das questões, observando se há clareza na elaboração, bem como coerência nas respostas.
  • Na roda de conversa final, observe a participação dos alunos e a coerência de suas observações.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Luana Barros, E.E.M. Emanuel , Ceará - dijo:
    lbql@hotmail.com

    27/09/2010

    Três estrelas

    Sem dúvida, a ideia de trabalhar uma aula usando elementos virtuais, pode ser uma excelente oportunidade para envolver os nossos alunos com o mundo virtual. Considero que essa aula se for bem trabalhada pelo professor e se houver interação por parte da turma, como certeza ela será um sucesso.Avalio que essa aula pode ser considerada boa.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.