30/11/2010
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Verifique se os alunos fazem uso das ferramentas de revisão de texto quando escrevem usando o computador de maneira geral (ao enviar e-mails, digitar algo em processadores de texto como o Word, por exemplo...)
Antes da aula, alimentando suas reflexões, professor:
"As questões de gênero são construídas através das muitas instituições socioculturais que compõem uma dada sociedade, entre elas, o folclore. Estão sujeitas à aculturação e apropriação de conhecimentos, à dinâmica de construção e evolução de saberes, à definição e reestruturação de status e papéis sociais, inclusive. Estão carregadas de uma forte dose de preconceitos, tabus e discriminações contra a mulher e a favor do homem, largamente difundidas ao longo de milênios da história da humanidade, refletidas no pensar, sentir e agir do povo. No aqui e agora, as relações sociais entre sexos encontram condições favoráveis para serem revistas, ampliadas, transformadas, retificadas ou ratificadas, consequentemente, tornam-se mais dinâmicas e mutáveis, neste começo do século XXI. Fazendo parte do que é construído histórico-social e culturalmente e, não simplesmente, determinada pela natureza humana, as relações de gênero possibilitam a sua própria construção e reconstrução cotidianamente. Pela educação. Pela cidadania."
(Thelma Regina Siqueira Linhares, disponível em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0078.html )
1ª aula:
Exiba a seus alunos o vídeo disponível no Portal do Professor:
Oriente para que, durante a exibição, os alunos anotem os ditos populares explorados no vídeo.
Após a exibição, resgate os ditos apresentados no vídeo, comentando que não se sabe ao certo as origens de cada ditado, e que podem relacionar-se ao modo de viver e pensar em uma determinada época, revelando também preconceitos e desigualdades. Pergunte-lhes quais outros ditos populares conhecem , compondo uma lista.
Se não aparecerem, acrescente os seguintes ditos populares, destacando que abordam uma visão sobre mulheres:
Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher
Roupa suja se lava em casa
Mulher no volante é perigo constante
Ele não sabe porque bate, mas ela sabe porque apanha
Mulher é como bife, só amacia quando apanha
Mulher na janela não cozinha nem mexe panela
Espelho reflete sem falar, a mulher fala sem refletir
Segredo em mulher é pão em boca de pobre.
Lance perguntas sobre o que significam cada um dos ditos acima. Peça que exemplifiquem situações.
Assim, após aquecer a turma para o tema, peça que se organizem em trios e, no laboratório de informática, elaborem uma narrativa onde um dos ditos populares, listados por você, apareça.
Circule pelos grupos, acompanhando a coerência da produção e a temática, bem como, indique a leitura das produções para revisão. Incentive que usem as ferramentas de revisão de texto, demonstrando que sempre que houver um grifo no texto produzido, feito pelo próprio processador, podem clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse e checar se a sugestão de correção feita pelo programa é, de fato, pertinente. Em caso afirmativo, devem clicar sobre a sugestão para incorporá-la ao texto.
Exemplo do uso da ferramenta de revisão
Imagem: Eliane Candida Pereira
Entre uma aula e outra:
Aponte os aspectos que deverão ser revistos pelos alunos, considerando a coerência e coesão na produção. Deixe comentários no texto dos alunos.
2ª aula:
Peça que os trios contem suas histórias onde um desses ditos populares, que abordam questões envolvendo mulheres, apareça. Provoque discussões sobre as circunstâncias em que os ditos encaixaram-se no texto: em que posição ficaram as mulheres das histórias? Provoque seus alunos a refletirem: que pensamentos sobre as mulheres esses ditos suscitaram?
Após as discussões, peça que deem nova roupagem aos textos produzidos, tornando-os histórias de superação da desigualdade ou preconceito que o ditado revelou na primeira versão.
Retome os procedimentos de revisão sugeridos na primeira produção.
3ª aula:
Promova a leitura dos textos pelos grupos, socializando as produções. Estimule a discussão sobre quais concepções e preconceitos precisam ainda ser superados em nossa sociedade, exemplificados pelos ditos populares discutidos.
Nome | Tipo |
---|---|
Ditos populares [Sua língua] | Vídeo |
Professor, leia a publicação da Revista Nova Escola "Revisão de textos no computador", disponível em http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/olho-tela-revisao-computador-producao-texto-512001.shtml para ampliar seu repertório de intervenções e sugestões de uso dessa ferramenta.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!