Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Marketing: você sabe o que é isso?

 

28/05/2010

Autor y Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender o que é marketing, sua importância e qual é o dia em que este é comemorado. Essas são aulas direcionadas para os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos;

- Desenvolvimento da oralidade;

- Organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.     

Motivação   

O professor deverá iniciar a aula mostrando aos alunos um vídeo da campanha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas do ano de 2016. Após a transmissão do vídeo

(Fig.1), que tem a duração de três minutos e meio, o professor deverá conversar com os alunos sobre a importância de tal vídeo, que é fruto de uma campanha elaborada por profissionais do Marketing.

Feito isso, o professor deverá mostrar aos alunos qual é importância do profissional do marketing, por meio da próxima atividade.     

Link do Vídeo: http://videos.sapo.pt/SqTC91duVbb0F4Mosfig 

Acesso em: 05. Maio. 2010.

Figura 1 – Imagem do vídeo de candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016   

  

É importante que o professor trabalhe com os alunos a interpretação do vídeo – qual era a intenção e o objetivo ao construir o vídeo, o que as imagens abordavam, se conseguiram transmitir os objetivos propostos (vencer a candidatura do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016) e etc.

Para tanto, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos aos alunos:

- Para que o objetivo fosse alcançado (fazer com que o Rio de Janeiro ganhasse a candidatura) era preciso mostrar os pontos positivos da cidade, quais foram esses pontos?

- Era preciso também que transmitisse a idéia de que o Brasil é um país acolhedor não é? Como isso foi feito?   

Feito isso, a próxima atividade poderá ser iniciada, pois os alunos terão a oportunidade de conhecer de maneira mais profunda , por meio de pesquisas, o que é marketing, qual é a atuação desse ramo na sociedade e no mercado de trabalho.    

Atividade 1

Nesse momento, os alunos poderão pesquisar o que é Marketing. As pesquisas poderão ser efetuadas na internet e/ou em outras fontes, como livros, jornais e revistas que o professor disponibilizar, de forma a propiciar situações para que eles percebam a importância e atuação desse profissional para o mercado de trabalho e para a sociedade como um todo.

http://quasepublicitarios.wordpress.com/2010/04/22/propaganda-faz-diferenca/ 

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-e-propaganda-qual-a-diferenca/10671/ 

http://www.ifd.com.br/blog/2009/10/19/olimpiada-2016-rio-de-janeiro-adota-marketing-agressivo/ 

http://www.papoadm.com.br/index.php/marketing/34-marketing/55-dia-do-profissional-do-marketing.html 

http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/profissionais-de-marketing-estao-cada-vez-mais-jovens/6997/ 

http://portalexame.abril.com.br/marketing/noticias/nenhum-profissional-marketing-figura-mais-seguidos-twitter-550887.html 

Após a exploração dos sites e dos demais materiais que o professor disponibilizar, sugerimos que os alunos estejam sentados em círculo para que uma conversa com todos os alunos seja feita. Esse será um momento importante em que o professor poderá perceber se os alunos entenderam o propósito da atividade que é o de saber o que é marketing e qual sua importância para o mercado de trabalho e a sociedade, conforme apontado acima.

Para tanto, o professor poderá fazer as seguintes questões norteadoras:

- O que é marketing?

- Qual é a diferença entre propaganda e marketing?

- Quais são as estratégias utilizadas pelo profissional do marketing?

- Em quais campos do mercado de trabalho atuam estes profissionais?

Para finalizar essa atividade, o professor deverá dizer aos alunos que no dia 8 de maio comemora-se o dia do profissional do Marketing. A fim de que possam que ampliar o conhecimento sobre essa profissão, o professor deverá ressaltar que  a partir da próxima atividade eles serão “profissionais do marketing por um dia”.

Em seguida, os alunos deverão ser divididos em grupos de quatro integrantes para o desenvolvimento da próxima atividade.   

Atividade 2

Estando os alunos divididos em grupo de quatro integrantes (Fig. 2), sugerimos que o professor lhes apresente a seguinte situação problema:

“Haverá em nosso município uma competição, um campeonato esportivo, mas para participar é preciso convencer a comissão organizadora de que sua escola tem requisitos para participar da competição”. 

Em seguida, o professor deverá explicar aos alunos que eles deverão fazer uma campanha para que a escola que estudam faça parte do campeonato.  

Observação: Cada grupo estará representando uma escola da cidade!

Figura 2 – Imagem de alunos em grupo de quatro integrantes

Disponível em: http://www.minerva.uevora.pt/publicar/eb1elvas/projectos/iberoculturas/figueira-grupoB.jpg  

Acesso em: 29. Abr. 2010.    

Para isto, os alunos deverão inserir em suas campanhas, as seguintes informações e tarefas:

- Por que a escola deve participar do campeonato?

- Quais são os pontos positivos que ela tem?

- A escola tem possibilidades de ser destacada entre as demais escolas que farão parte do campeonato?

- Elaborar uma propaganda ou anúncio da escola que representam

- Elaborar uma palestra com a duração máxima de 10 minutos para que a campanha seja apresentada a comissão julgadora.

Após a organização das campanhas, cada grupo deverá montar uma palestra, que deverá ter a duração de 10 minutos, contendo os requisitos expostos anteriormente, para convencer a comissão julgadora de que sua escola deve participar do campeonato.

Por meio da propaganda ou anúncio elaborado, os aspectos da língua escrita serão trabalhados, além de serem aliados aos conhecimentos adquiridos até o momento.

A linguagem oral também será trabalhada durante a atividade, já que a palestra deverá obviamente conter uma exposição oral para o convencimento dos jurados (no caso o professor).   

Sugerimos que ao final de todas as apresentações, o professor eleja, com a ajuda dos próprios alunos, qual foi a melhor apresentação e que deverá obter o primeiro lugar como finalista e participante da competição. Dessa maneira, o professor estará trabalhando com a auto-avaliação!   

O objetivo da atividade é que os alunos expressem por meio de uma propaganda os conhecimentos aprendidos durante a aula, além disso, se sentirem como “profissionais do marketing por um dia”!

Esse será também um importante momento para que o professor possa avaliar cada aluno.     

Sugestão:   

O professor poderá trabalhar com os alunos o vídeo abaixo (Fig. 3), que aborda a temática do profissional de marketing, o que ele faz, qual é a área de atuação e etc.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=mM8a2tU8664 

Figura 3 – Imagem do vídeo “Qual é a importância do profissional de marketing?”    

 Após a transmissão do vídeo, sugerimos que o professor faça algumas perguntas norteadoras aos alunos para priorizar o entendimento de seu conteúdo:   

- Qual é a importância do profissional de marketing?

- Em quais áreas de trabalho pode atuar?

 - Quais são as ferramentas do Marketing?   

Feito isso, o professor poderá fazer um fechamento das discussões até o momento, abordando mais uma vez a importância desse profissional para a sociedade.  

Recursos Complementares

Abaixo estão os links de algumas aulas publicadas no site do Portal do Professor que trabalham com as temáticas envolvidas nessas aulas:   

1)    Aula: “História da Propaganda”:

Link da aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12511   

 2)    Aula: Olimpíadas: Rio de Janeiro, 2016!

Link da aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9533 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o propósito da aula que é o de saber o que é marketing e sua importância.

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos;

- Desenvolvimento da oralidade;

- Organização no trabalho em grupo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.