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REGRAS: NECESSÁRIAS AO CONVÍVIO GRUPAL?

 

28/05/2010

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Perceber a importância e a função das regras nos grupos de convivência.
  2. Identificar as regras que norteiam as condutas dos alunos no contexto escolar.
  3. Analisar, de forma crítica, as regras que têm contribuído e as que têm se tornado obstáculos para o convívio grupal.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: Inicialmente, o professor organizará os alunos em círculo e apresentará a seguinte imagem, perguntando: o que esta imagem os leva a pensar?

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_BhkYkZxJ-6k/SsImj0yEyoI/AAAAAAAAAcM/WbG3xIuhKDg/s320/abaixo+as+regras.jpg 

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor poderá problematizar lançando questões tais como: As regras são necessárias ou não para o convívio grupal? Para se ter liberdade é preciso acabar com as regras de convivência? Como seria conviver sem regras? O que você imagina que poderia acontecer entre as pessoas? Para que servem as regras? As regras estabelecidas por um grupo podem ser modificadas?

2ª ATIVIDADE: Em seguida, com os alunos ainda em círculo, o professor deverá comentar que há uma história bem interessante intitulada “Revolução no formigueiro”, de Nye Ribeiro.

Sinopse do livro:

Sofia é uma formiga corajosa que mora na Floresta dos Jatobás. Descontente com as regras do formigueiro, e em busca de uma vida melhor para todos, acaba provocando grandes mudanças no mundo das formigas operárias. A história possibilita uma reflexão sobre o conceito de sociedade, os limites e as regras de convivência, favorecendo o debate sobre moral e ética. Desenvolve o espírito de cooperação e a noção dos direitos e deveres do cidadão dentro de um determinado espaço, mostrando que é possível aliar o trabalho e o lazer com a responsabilidade.

Prosseguindo, o professor lerá a história em voz alta para os alunos, solicitando que a ouçam com atenção.

Após a leitura da história, o professor deverá abrir espaço aos alunos para que comentem sobre o que acharam da história, das partes que mais gostaram, do que não gostaram.

Em seguida, o professor poderá enriquecer a discussão com as seguintes perguntas referentes à história: Por que se fala em uma revolução no formigueiro? A formiga Sofia concordava com todas as regras do formigueiro? Por quê? O que você acha das atitudes da Formiga Sofia? O que você faria se estivesse no lugar da Formiga Sofia?  

Na sequência, o professor deverá distribuir uma folha para cada aluno contendo o “MANUAL DO FORMIGUEIRO”, para que seja lido e discutido coletivamente. Os alunos deverão se posicionar em relação às regras estabelecidas, de forma crítica e reflexiva, se colocando no lugar das formigas que vivem neste formigueiro. Assim, quais as regras que manteriam e quais as que deveriam ser modificadas ou até retiradas do manual.

MANUAL DO FORMIGUEIRO

Regra I: Cada formiga deve conhecer as suas obrigações e saber de cor as regras do formigueiro.

Regra II: Desde cedo, as formigas operárias precisam trabalhar para ganhar seu sustento.

Regra III: No formigueiro da floresta dos Jatobás não se pode desperdiçar tempo com conversas ou pensamentos inúteis.

Regra IV: No formigueiro da floresta dos Jatobás não se pode cantar e nem fazer barulho.

Regra V: Todas as formigas devem estar atentas às ordens da Rainha.

Regra VI: Ao sair para buscar comida, as formigas devem andar enfileiradas, sem olhar para cima, nem para os lados.

Regra VII: Se alguma formiga não trouxer sua folhinha naquele dia, no dia seguinte deverá pagar dobrado sua ração de comida.

Regra VIII: Ninguém deve se afastar do formigueiro, nem usar outro caminho senão aquele marcado no chão.

Regra IX: Ninguém deve ter idéias diferentes, nem questionar as regras da Rainha.

Regra X: Todas as formigas estão proibidas de falar com estranhos.

3ª ATIVIDADE: Após a análise crítica sobre o comportamento da formiga Sofia e das regras do formigueiro, o professor deverá apresentar exemplos de alguns combinados, acessando o sítio http://www.amigosdozippy.org.br/combinados.jpg 

Na sequência, solicitar aos alunos que leiam e comparem estes combinados com as regras já estabelecidas em sala de aula, observando semelhanças e diferenças entre eles. Prosseguindo, os alunos deverão analisar se as regras de sala de aula têm sido cumpridas por eles e se têm contribuído ou não para a convivência do grupo. A seguir, discutir sobre as regras de sala de aula que devem ser mantidas e as que precisam ser revistas e alteradas.

Após esta análise, o grupo, com a mediação do professor, deverá elaborar um cartaz contendo todas as regras combinadas, podendo ilustrá-las e, posteriormente, afixá-lo na parede da sala de aula para ser retomado sempre que necessário.  

4ª ATIVIDADE: Para ampliar a reflexão acerca do tema, o professor deverá propor aos alunos uma investigação a ser realizada com os demais alunos, professores e outros profissionais da escola, com o objetivo de identificar e analisar as regras de convivência que norteiam as suas condutas em sala de aula e em outros espaços da escola. Para isto, professor e alunos deverão elaborar um questionário a ser respondido pelas pessoas envolvidas na investigação, que poderá conter: breve explicação sobre o objetivo da pesquisa; dados de identificação; perguntas sobre o tema tais como: Você considera que as regras são necessárias para o convívio grupal? Você concorda com todas as regras estabelecidas em sala de aula e nos outros espaços da escola? Quais as regras que devem ser mantidas na escola para se ter uma convivência respeitosa entre as pessoas? Quais as regras que devem ser revistas e modificadas? Por quê? Você sugere alguma regra que deveria ser incluída no contexto escolar?

Com os questionários respondidos, professor e alunos deverão realizar análises quantitativas e qualitativas referentes aos dados coletados sobre o tema pesquisado, destacando as regras que foram mais mencionadas, as que devem ser mantidas e as que necessitam ser revistas e modificadas. Dando continuidade, poderão propor à direção da escola a realização de um Fórum de Debates para a divulgação e discussão dos resultados obtidos na pesquisa e os devidos encaminhamentos relativos às regras de convivência na escola. Este fórum poderá contar com a participação da direção, coordenadores, professores e representantes de alunos de cada série da escola. Após a realização do Fórum, os encaminhamentos sugeridos, as regras mantidas e as que foram modificadas, retiradas ou acrescentadas, deverão ser divulgadas para toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Professor, como complemento para o desenvolvimento e discussão acerca do tema proposto para a aula, você poderá acessar o sítio  http://veja.abril.com.br/especiais/educacao_salvador/p_056.html  onde encontrará o texto intitulado   “ Regras de convivência”.

Outro recurso interessante a ser utilizado com os alunos refere-se ao vídeo “Turma da Mônica- Regras e Exceções”, disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=C2ah-qqWRIo  

Referência bibliográfica:          

Ribeiro, Nye. Revolução no formigueiro. São Paulo: Editora do Brasil Ltda, 2000.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: perceber a importância e a função das regras nos grupos de convivência; identificar as regras que norteiam as condutas dos alunos no contexto escolar; analisar de forma crítica as regras que têm contribuído e as que têm se tornado obstáculos para o convívio grupal; contribuir com a elaboração do cartaz referente às regras de convivência em sala de aula; participar ativamente em todas as etapas do processo relativo à investigação realizada sobre a temática da aula.      

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Lucia, Escola Estadual Lauro Machado , Minas Gerais - dijo:
    laalopesped@yahoo.com.br

    07/04/2011

    Quatro estrelas

    Sugestão otima para TRAÇAR junto com os alunos as regras e ombinados em sala de aula..


Sem classificação.
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