Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Meninos e meninas: Identidades diferentes?

 

09/06/2010

Autor y Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo, Livia Raposo Bardy

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula serão trabalhados a identidade de gênero e os estigmas sociais. Serão discutidas as semelhanças e distinções das características físicas do corpo humano. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas da aula - Identidade de gênero e estigmas sociais.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação:   

Para iniciar a aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que sabem sobre Identidade de gênero. Após o professor ouvir as opiniões dos alunos acerca do que entendem sobre o tema em questão, ele deverá pedir para que os alunos consultem um dicionário o que significam as palavras Identidade e gênero. Caso prefira, poderá pedir para que um aluno, que deseje, faça a procura e leia as respostas para toda a sala.

Identidade:

  1. Característica ou qualidade de idêntico (identidade de interesses); IGUALDADE
  2. Semelhança, analogia (identidade de interpretação)
  3. Conjunto de características próprias de uma pessoa, um grupo etc. que possibilitam a sua identificação ou reconhecimento.

Fonte: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=identidade&x=0&y=0 Acessado em: 03 de Maio de 2010. 

Gênero:

  1. Conceito que engloba todos os grupos com características básicas comuns (espécies) num universo ou classe de seres ou coisas
  2. Categoria gramatical que classifica nomes e pronomes de uma língua, distinguindo-os, p.ex., entre masculino, feminino e neutro
  3. A forma que a diferença sexual assume, nas diversas sociedades e culturas, e que determina os papéis e o status atribuídos a homens e mulheres e a identidade sexual das pessoas

Fonte: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=G%EAnero Acessado em: 03 de Maio de 2010. 

Feito isto, o professor deverá pedir que os alunos, organizados em grupos de 4 integrantes,  respondam, em uma folha, a seguinte pergunta: “O que é Identidade de Gênero para você?” Após isto, os grupos deverão apresentar a sala a resposta que chegaram.

É importante que o professor favoreça com que os alunos construam o saber de que “Identidade de gênero” é o gênero (masculino ou feminino) em que a pessoa se identifica ( um homem pode se identificar como sendo do gênero masculino ou sendo do gênero feminino, por exemplo ). Essa identidade pode ser afetada por diversas estruturas sociais, como trabalho, religião, família (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_de_g%C3%AAnero Acessado em 06 de Maio de 2010).

Atividade 1  

Dando prosseguimento a aula, tendo como propósito trabalhar com os alunos os estigmas da Identidade de Gênero, neste momento, o professor deverá apresentar aos alunos as figuras (Figs. 1, 2, 3 e 4) postadas abaixo, pedindo para que eles as observem com atenção.

Observação: O professor deverá providenciar cópias em número suficiente aos alunos, ou apresentá-los em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).

Figura 1 – Imagem de Dona de Casa. Disponível em:  http://www.estadao.com.br/fotos/domestica-claytondesouza.jpg Acessado em: 04 de Maio de 2010. 

Figura 2 – Imagem de “Dono de Casa” passando Roupa. Disponível em:  http://2.bp.blogspot.com/_Vy5eaoFCPlU/Sp11oYLpejI/AAAAAAAAAQg/ouBf5uXl3EY/s320/homens.jpg Acessado em: 04 de Maio de 2010. 

Figura 3 – Imagem de Homem de Negócios. Disponível em: http://territoriofeminino.blogtv.uol.com.br/img/Image/MulheresPossveis/2008/Janeiro/homem_negocios.jpg Acessado em: 03 de Maio de 2010. 

Figura 4 – Imagem de Mulher de Negócios. Disponível em: http://www.nadinedubal.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/02/Foto-mulher-de-negocios.jpg  Acessado em: 04 de Maio de 2010. 

Após a apresentação das imagens, o professor deverá promover uma discussão com os alunos, pedindo que cada grupo responda as seguintes questões:

Roteiro de Perguntas: 

  • Há algo de comum nas imagens? O quê?
  • A idéia de que a mulher deve fazer os afazeres domésticos é um dos estigmas da Identidade de Gênero?
  • A Figura 2 mostra que visão do gênero feminino?  Qual a sua opinião sobre esta?  
  • A figura 3 mostra a imagem de um homem como “dona de casa” passando roupa. Os homens passaram a ajudar nas tarefas domésticas ou não? Quão frequente é esta cena na realidade atual? É certo ou não homem passar roupas? Por quê?
  • A figura 4 mostra a imagem de um homem de negócios, e na figura  5, vê-se a mulher de negócios. O que estas figuras revelam?   
  • Quais dessas imagens são comuns na sua realidade? Comente.

Após a discussão em grupo, o professor deverá pedir que cada grupo exponha suas idéias a respeito destas imagens. É importante que, após ouvir os grupos, o professor favoreça com que os alunos compreendam que  identidade de gênero se refere ao gênero que a pessoa se identifica (seja feminino ou masculino) e que junto a estes, existem estigmas – idéias de que mulheres não devem trabalhar e devem ficar em casa na cozinha e que apenas o homem pode e deve trabalhar de forma a manter a casa.

O professor poderá, também, questionar os alunos sobre “quais  outros estigmas da identidade de gênero são evidenciados na sociedade”.

Atividade 2

Dando continuidade a aula, sugerimos que o professor comece a atividade perguntando aos alunos se há estigmas sociais com relação não apenas aos papéis que homens e mulheres desempenham na sociedade, mas também ao que tange seus corpos físicos. Ainda, poderá perguntar se “ O corpo frágil e delicado da mulher colaborou para que tais estigmas fossem criados?” ou “ O corpo forte do homem colaborou para que apenas tarefas fortes fossem designados aos homens?”

Roteiro da Pesquisa: 

  • Há alguma semelhança física no corpo feminino e masculino? Quais são estas?
  • Há algo no físico do corpo feminino que colaborou para que certos estigmas fossem criados? Se sim, quais? E no masculino? Se sim, quais?
  • Essa identidade de gênero tem sido construída de acordo com a sociedade?   Por quê?

Sugerimos alguns sites que poderão ser usados (Fig. 5) pelos alunos na realização das pesquisas.

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=8&id_subtema=7 (Fig. 5) 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulher  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem  

http://arturfraga.spaces.live.com/blog/cns!C9716502AEE66604!125.entry  

http://www.ocorpohumano.com.br/  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_de_g%C3%AAnero   

http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Identidade_de_g%C3%AAnero 

Figura 5 – Imagem do site “Educa Rede”.

Atividade 3

Finalizando a aula, com o objetivo de envolver o grupo na temática desenvolvida nesta aula, bem como exercitar a expressão e a análise crítica e argumentativa dos alunos, o professor deverá propor um Júri Simulado.

Para que ocorra esse Juri, são necessários participantes para as seguintes funções:

Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.

Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.

Advogado de defesa: Defende o réu e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.

Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu, de acordo com o que tiver sido combiando, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.

Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota se culpado ou inocente (quantidade de jurados deve ser constituída por número ímpar).

Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa e da acusação, ajudam seus advogados a preparem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio.

O Júri dá-se da seguinte forma:

O professor deverá apresentar o assunto a ser discutido ( caso de um  homem que falou para uma mulher jogadora de futebol que o seu lugar é em casa, cuidando da cozinha e das crianças; caso de uma mulher que disse a um homem que ele não podia cuidar de seus filhos sozinhos, pois isso é papel de mulher etc).

 O professor deverá eleger os participantes (ou apresentar os papéis e deixar que os alunos se decidam) e aqueles que sobrarem, formarão o público (e deverão ser divididos em dois grupos de forma a auxiliar os seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa).

Após a preparação, o juiz abre a sessão. O advogado de acusação (promotor) deverá acusar o réu; logo em seguida, o advogado de defesa deverá defender seu cliente. Promotor toma a palavra e continua com a acusação. As testemunhas de acusação deverão testemunhar; em seguida, o advogado de defesa retoma a defesa e pede para suas testemunhas deporem. Após o término dos testemunhos, os jurados deverão decidir a sentença junto ao juiz. Após a discussão entre juiz e jurados, o juiz lê sua sentença e justifica.

No final da aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que acharam do debate entre os advogados – o que foi bom, o que poderia ter sido diferente.

Sugestão

O professor apresentará o seguinte trecho do artigo “ Vivemos uma Crise das Identidades de Gênero?” aos alunos (Fig. 6), como postado abaixo.

Figura 6 – Imagem de Parte do Texto “Vivemos uma Crise de Identidade de Gênero?”.

Disponível em: http://www.ufscar.br/richardmiskolci/paginas/academico/cientificos/vivemos.htm Acessado em: 03 de Maio de 2010. 

Observação: O professor deverá providenciar cópias em número suficiente aos alunos, ou apresentá-los em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).

Desta forma, após a leitura, que deverá ser feita em grupos de 4 integrantes e dirigida através do roteiro de leitura postado abaixo, o professor deverá promover uma discussão, em aula aberta, sobre o artigo em questão.

Roteiro de Leitura  

  • Qual a mensagem que o texto quer transmitir?
  • O que a frase “Tudo se passa como se identidades fixas e estáveis tivessem sido modificadas por mudanças comportamentais que liberalizaram os costumes” significa?
  • O que o autor quer dizer quando afirma que as “mulheres conquistam espaço no mercado de trabalho e na política, gays e lésbicas ganham visibilidade e até os homens heterossexuais mais modernos e vaidosos passam a ser categorizados como metrossexuais”?
  • A frase “uma reconfiguração das identidades de gênero a um quadro social mais aberto à diversidade” quer dizer o quê?
  • O autor define identidade como “construções sociais e históricas que se apóiam em comportamentos ou estilos de vida para fixar padrões que as tornem reconhecíveis e permitam a impressão de permanência e estabilidade”. O que vocês acham de tal definição? O que acrescentariam (ou retirariam) e por quê?
  • O autor afirma que a identidade de gênero é a identidade-chave em nossa sociedade. Afirma que “mesmo antes de nascermos já emerge a questão: é menino ou menina?”. Discuta.   

Após finalizadas as discussões em grupos, deverá, então, ser compartilhadas as impressões que cada grupo teve do texto, conforme o roteiro de leitura.

Recursos Complementares

Podem ser utilizadas outras figuras, como por exemplo:

Uma imagem de um homem consertando a casa (Disponível em: http://colunas.globoesporte.com/files/151/2009/11/gustavoacad2_blog51.jpg Acessado em: 03 de Maio de 2010)      

Uma imagem de homem de negócios (Disponível em: http://www.ibtimes.com.br/data/articleimgs/394-negocios.jpg Acessado em: 08 de Maio de 2010).

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na Identidade de Gênero e seus estigmas. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.