09/06/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo, Livia Raposo Bardy
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Nesta aula serão trabalhados a identidade de gênero e os estigmas sociais. Serão discutidas as semelhanças e distinções das características físicas do corpo humano. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas da aula - Identidade de gênero e estigmas sociais.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para iniciar a aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que sabem sobre Identidade de gênero. Após o professor ouvir as opiniões dos alunos acerca do que entendem sobre o tema em questão, ele deverá pedir para que os alunos consultem um dicionário o que significam as palavras Identidade e gênero. Caso prefira, poderá pedir para que um aluno, que deseje, faça a procura e leia as respostas para toda a sala.
Identidade:
Fonte: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=identidade&x=0&y=0 Acessado em: 03 de Maio de 2010.
Gênero:
Fonte: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=G%EAnero Acessado em: 03 de Maio de 2010.
Feito isto, o professor deverá pedir que os alunos, organizados em grupos de 4 integrantes, respondam, em uma folha, a seguinte pergunta: “O que é Identidade de Gênero para você?” Após isto, os grupos deverão apresentar a sala a resposta que chegaram.
É importante que o professor favoreça com que os alunos construam o saber de que “Identidade de gênero” é o gênero (masculino ou feminino) em que a pessoa se identifica ( um homem pode se identificar como sendo do gênero masculino ou sendo do gênero feminino, por exemplo ). Essa identidade pode ser afetada por diversas estruturas sociais, como trabalho, religião, família (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_de_g%C3%AAnero Acessado em 06 de Maio de 2010).
Dando prosseguimento a aula, tendo como propósito trabalhar com os alunos os estigmas da Identidade de Gênero, neste momento, o professor deverá apresentar aos alunos as figuras (Figs. 1, 2, 3 e 4) postadas abaixo, pedindo para que eles as observem com atenção.
Observação: O professor deverá providenciar cópias em número suficiente aos alunos, ou apresentá-los em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).
Figura 1 – Imagem de Dona de Casa. Disponível em: http://www.estadao.com.br/fotos/domestica-claytondesouza.jpg Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Figura 2 – Imagem de “Dono de Casa” passando Roupa. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_Vy5eaoFCPlU/Sp11oYLpejI/AAAAAAAAAQg/ouBf5uXl3EY/s320/homens.jpg Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Figura 3 – Imagem de Homem de Negócios. Disponível em: http://territoriofeminino.blogtv.uol.com.br/img/Image/MulheresPossveis/2008/Janeiro/homem_negocios.jpg Acessado em: 03 de Maio de 2010.
Figura 4 – Imagem de Mulher de Negócios. Disponível em: http://www.nadinedubal.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/02/Foto-mulher-de-negocios.jpg Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Após a apresentação das imagens, o professor deverá promover uma discussão com os alunos, pedindo que cada grupo responda as seguintes questões:
Roteiro de Perguntas:
Após a discussão em grupo, o professor deverá pedir que cada grupo exponha suas idéias a respeito destas imagens. É importante que, após ouvir os grupos, o professor favoreça com que os alunos compreendam que identidade de gênero se refere ao gênero que a pessoa se identifica (seja feminino ou masculino) e que junto a estes, existem estigmas – idéias de que mulheres não devem trabalhar e devem ficar em casa na cozinha e que apenas o homem pode e deve trabalhar de forma a manter a casa.
O professor poderá, também, questionar os alunos sobre “quais outros estigmas da identidade de gênero são evidenciados na sociedade”.
Dando continuidade a aula, sugerimos que o professor comece a atividade perguntando aos alunos se há estigmas sociais com relação não apenas aos papéis que homens e mulheres desempenham na sociedade, mas também ao que tange seus corpos físicos. Ainda, poderá perguntar se “ O corpo frágil e delicado da mulher colaborou para que tais estigmas fossem criados?” ou “ O corpo forte do homem colaborou para que apenas tarefas fortes fossem designados aos homens?”
Roteiro da Pesquisa:
Sugerimos alguns sites que poderão ser usados (Fig. 5) pelos alunos na realização das pesquisas.
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=8&id_subtema=7 (Fig. 5)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulher
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem
http://arturfraga.spaces.live.com/blog/cns!C9716502AEE66604!125.entry
http://www.ocorpohumano.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_de_g%C3%AAnero
http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Identidade_de_g%C3%AAnero
Figura 5 – Imagem do site “Educa Rede”.
Finalizando a aula, com o objetivo de envolver o grupo na temática desenvolvida nesta aula, bem como exercitar a expressão e a análise crítica e argumentativa dos alunos, o professor deverá propor um Júri Simulado.
Para que ocorra esse Juri, são necessários participantes para as seguintes funções:
Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.
Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu, de acordo com o que tiver sido combiando, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota se culpado ou inocente (quantidade de jurados deve ser constituída por número ímpar).
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa e da acusação, ajudam seus advogados a preparem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio.
O Júri dá-se da seguinte forma:
O professor deverá apresentar o assunto a ser discutido ( caso de um homem que falou para uma mulher jogadora de futebol que o seu lugar é em casa, cuidando da cozinha e das crianças; caso de uma mulher que disse a um homem que ele não podia cuidar de seus filhos sozinhos, pois isso é papel de mulher etc).
O professor deverá eleger os participantes (ou apresentar os papéis e deixar que os alunos se decidam) e aqueles que sobrarem, formarão o público (e deverão ser divididos em dois grupos de forma a auxiliar os seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa).
Após a preparação, o juiz abre a sessão. O advogado de acusação (promotor) deverá acusar o réu; logo em seguida, o advogado de defesa deverá defender seu cliente. Promotor toma a palavra e continua com a acusação. As testemunhas de acusação deverão testemunhar; em seguida, o advogado de defesa retoma a defesa e pede para suas testemunhas deporem. Após o término dos testemunhos, os jurados deverão decidir a sentença junto ao juiz. Após a discussão entre juiz e jurados, o juiz lê sua sentença e justifica.
No final da aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que acharam do debate entre os advogados – o que foi bom, o que poderia ter sido diferente.
Sugestão
O professor apresentará o seguinte trecho do artigo “ Vivemos uma Crise das Identidades de Gênero?” aos alunos (Fig. 6), como postado abaixo.
Figura 6 – Imagem de Parte do Texto “Vivemos uma Crise de Identidade de Gênero?”.
Disponível em: http://www.ufscar.br/richardmiskolci/paginas/academico/cientificos/vivemos.htm Acessado em: 03 de Maio de 2010.
Observação: O professor deverá providenciar cópias em número suficiente aos alunos, ou apresentá-los em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).
Desta forma, após a leitura, que deverá ser feita em grupos de 4 integrantes e dirigida através do roteiro de leitura postado abaixo, o professor deverá promover uma discussão, em aula aberta, sobre o artigo em questão.
Roteiro de Leitura
Após finalizadas as discussões em grupos, deverá, então, ser compartilhadas as impressões que cada grupo teve do texto, conforme o roteiro de leitura.
Podem ser utilizadas outras figuras, como por exemplo:
Uma imagem de um homem consertando a casa (Disponível em: http://colunas.globoesporte.com/files/151/2009/11/gustavoacad2_blog51.jpg Acessado em: 03 de Maio de 2010)
Uma imagem de homem de negócios (Disponível em: http://www.ibtimes.com.br/data/articleimgs/394-negocios.jpg Acessado em: 08 de Maio de 2010).
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na Identidade de Gênero e seus estigmas. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
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