Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Castigo educa?

 

31/05/2010

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Discutir as punições impostas pelos pais
  • Avaliar sobre as atitudes e punições
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios. Porém, o professor poderá trabalhar os conteúdos propostos nas aulas: “A criança: entre a brincadeira e o trabalho infantil” e "Os direitos e deveres da criança"

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o castigo: quem já ficou de castigo, como é o castigo, por que ficou de castigo, o que aprendeu sobre o castigo, suas atitudes mudaram depois disso. Os alunos deverão perguntar para seus avós, pais, tios, entre outros membros da família como eram os castigos na infância.   

Instrumentalização:

Aula 01:

Professor com base nas respostas dos alunos explique para turma o que é castigo, por que existe o castigo, qual a função do castigo, etc.   

Sugestão de leitura! CERQUEIRA, P. Já para o Castigo!. Revista Crescer. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1060874-2216,00.html Acesso em: 12.05.2010   

 Nesse momento eles deverão informar a turma sobre a pesquisa realizada na família sobre o castigo na infância de seus avós, pais, tios, etc. O professor deverá utilizar esse conhecimento deles para explicar como eram os castigos na Idade Média, no Oriente Médio, a máfia japonesa, com os escravos no Brasil, etc.   

Agora os alunos deverão fazer uma redação contrapondo os diferentes castigos pesquisados: os que conhecem com os que aconteciam em outras culturas.

Aula 02:

O professor deverá fazer a leitura das redações e comentar os resultados com a turma.

Agora o professor deverá utilizar o áudio: As aventuras de Julinha 3 – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21483 Acesso em: 12.05.2010  

As aventuras da Julinha 3    

Destaque no áudio a importância da comunicação entre pais e filhos, sobre os acordos e limites da sociedade, os direitos de cidadão, explique o que significa privar da liberdade. Para complementar o áudio utilize a história em quadrinhos da Turma da Mônica sobre o ECA: A turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm  Acesso em 10.05.2010   Destaque o conteúdo das páginas 15 e 16 que fala sobre as punições e medidas sócio-educativas.

  

O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos, cada grupo deverá criar um cartaz coletivo, mediado pelo professor, indicando quais os momentos ou ações que ocorrem no dia-a-dia que tem como consequência o castigo? (Exemplo: nota baixa - ficou sem video-game; respondeu o pai - ficou sem bola, etc)

Catarse:

Os alunos deverão explorar o recurso: Indisciplina - Mapa conceitual. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/indisciplina-mapa-conceito.swf Acesso em 12.05.2010 

O professor deverá explicar para a turma o que é mapa conceitual, para que serve, qual o objetivo, etc. Depois de explorar e discutir sobre o tema, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre os conhecimentos adquiridos sobre o tema.

Para realizar essa atividade sugerimos que o aluno trabalhe com o software CmapTools. Em Recursos Complamentares há indicações de sites e tutoriais para trabalhar com o programa.

Prática Social Final do Conteúdo:

O professor deverá apresentar o vídeo para turma: Turma da Mônica Violência Infantil – Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xks-t5Qo5Kg&feature=related Acesso em 12.05.2010

  

O professor deverá enfatizar para criança a importância do diálogo com os pais. Destacar que em casos de violência deverá informar o professor ou algum parente próximo de confiança, que seja maior de idade, para que o mesmo adote as medidas necessárias.   

Explique a função do Conselho Tutelar, em que situações ele deverá ser acionado (violência, maustratos, moléstia, etc.),  o que acontece com a criança ou adolescente que entra em contato com o conselho tutelar sem necessidade, etc.     

Recursos Educacionais
Nome Tipo
As aventuras da Julinha 3 Áudio
Recursos Complementares

ECA: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm Acesso em 10.05.2010    

História em quadrinhos: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ Acesso em 10.05.2010    

CERQUEIRA, P. Já para o Castigo! Revista Crescer. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1060874-2216,00.html Acesso em: 12.05.2010    

Turma da Mônica Violência Infantil – Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xks-t5Qo5Kg&feature=related Acesso em 12.05.2010    

A turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm  Acesso em 10.05.2010 

Cmap Tools - Tutorial - Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf Acesso em 10.05.2010 

Noções básicas sobre o programa - Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm  Acesso em 10.05.2010

Cmap Tools - Download - Disponível em: http://www.baixaki.com.br/download/cmaptools.htm  Acesso em 10.05.2010

Avaliação

O professor deverá construir em conjunto com a turma os métodos de avaliação e os critérios a serem analisados. Dessa forma o aluno participa ativamente do seu processo de ensino e aprendizagem. Sugerimos alguns critérios de avaliação:

  • participação durante as discussões
  • interesse pelo tema
  • domínio do conteúdo
  • empenho em realizar as atividades propostas
  • capricho ao desempenhar as atividades propostas
  • comprometimento com o grupo
  • contribuição para o grupo
  • postura durante a realização das atividades
  • respeito à opinião dos colegas
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.