31/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Não são necessários conhecimentos prévios. Porém, o professor poderá trabalhar os conteúdos propostos nas aulas: “A criança: entre a brincadeira e o trabalho infantil” e "Os direitos e deveres da criança"
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o castigo: quem já ficou de castigo, como é o castigo, por que ficou de castigo, o que aprendeu sobre o castigo, suas atitudes mudaram depois disso. Os alunos deverão perguntar para seus avós, pais, tios, entre outros membros da família como eram os castigos na infância.
Instrumentalização:
Aula 01:
Professor com base nas respostas dos alunos explique para turma o que é castigo, por que existe o castigo, qual a função do castigo, etc.
Sugestão de leitura! CERQUEIRA, P. Já para o Castigo!. Revista Crescer. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1060874-2216,00.html Acesso em: 12.05.2010
Nesse momento eles deverão informar a turma sobre a pesquisa realizada na família sobre o castigo na infância de seus avós, pais, tios, etc. O professor deverá utilizar esse conhecimento deles para explicar como eram os castigos na Idade Média, no Oriente Médio, a máfia japonesa, com os escravos no Brasil, etc.
Agora os alunos deverão fazer uma redação contrapondo os diferentes castigos pesquisados: os que conhecem com os que aconteciam em outras culturas.
Aula 02:
O professor deverá fazer a leitura das redações e comentar os resultados com a turma.
Agora o professor deverá utilizar o áudio: As aventuras de Julinha 3 – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21483 Acesso em: 12.05.2010
Destaque no áudio a importância da comunicação entre pais e filhos, sobre os acordos e limites da sociedade, os direitos de cidadão, explique o que significa privar da liberdade. Para complementar o áudio utilize a história em quadrinhos da Turma da Mônica sobre o ECA: A turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm Acesso em 10.05.2010 Destaque o conteúdo das páginas 15 e 16 que fala sobre as punições e medidas sócio-educativas.
O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos, cada grupo deverá criar um cartaz coletivo, mediado pelo professor, indicando quais os momentos ou ações que ocorrem no dia-a-dia que tem como consequência o castigo? (Exemplo: nota baixa - ficou sem video-game; respondeu o pai - ficou sem bola, etc)
Catarse:
Os alunos deverão explorar o recurso: Indisciplina - Mapa conceitual. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/indisciplina-mapa-conceito.swf Acesso em 12.05.2010
O professor deverá explicar para a turma o que é mapa conceitual, para que serve, qual o objetivo, etc. Depois de explorar e discutir sobre o tema, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre os conhecimentos adquiridos sobre o tema.
Para realizar essa atividade sugerimos que o aluno trabalhe com o software CmapTools. Em Recursos Complamentares há indicações de sites e tutoriais para trabalhar com o programa.
Prática Social Final do Conteúdo:
O professor deverá apresentar o vídeo para turma: Turma da Mônica Violência Infantil – Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xks-t5Qo5Kg&feature=related Acesso em 12.05.2010
O professor deverá enfatizar para criança a importância do diálogo com os pais. Destacar que em casos de violência deverá informar o professor ou algum parente próximo de confiança, que seja maior de idade, para que o mesmo adote as medidas necessárias.
Explique a função do Conselho Tutelar, em que situações ele deverá ser acionado (violência, maustratos, moléstia, etc.), o que acontece com a criança ou adolescente que entra em contato com o conselho tutelar sem necessidade, etc.
Nome | Tipo |
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As aventuras da Julinha 3 | Áudio |
ECA: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm Acesso em 10.05.2010
História em quadrinhos: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ Acesso em 10.05.2010
CERQUEIRA, P. Já para o Castigo! Revista Crescer. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1060874-2216,00.html Acesso em: 12.05.2010
Turma da Mônica Violência Infantil – Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xks-t5Qo5Kg&feature=related Acesso em 12.05.2010
A turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm Acesso em 10.05.2010
Cmap Tools - Tutorial - Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf Acesso em 10.05.2010
Noções básicas sobre o programa - Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm Acesso em 10.05.2010
Cmap Tools - Download - Disponível em: http://www.baixaki.com.br/download/cmaptools.htm Acesso em 10.05.2010
O professor deverá construir em conjunto com a turma os métodos de avaliação e os critérios a serem analisados. Dessa forma o aluno participa ativamente do seu processo de ensino e aprendizagem. Sugerimos alguns critérios de avaliação:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/09/2010
Cinco estrelasnunca vi um site tão maravilhoso!´parabéns a todos que o compõe. Um agrande abraço.