Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ginástica Localizada

 

19/08/2010

Autor y Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e realizar exercícios localizados.
Duração das atividades
3 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Grupos musculares: Braços (bíceps e tríceps); Perna (quadríceps e gastrocnêmio); Peitoral (peitoral maior); Abdomen (oblíquo) e Glúteo.
Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Ao entrarmos na primavera as academias se preparam para receber um público maior, já de olho no verão. As opções e novidades são muitas porém as mais antigas não perdem a tradição como a musculação e a ginástica localizada, que no Brasil vem dos anos 30 no Rio de Janeiro.   

Para quem quer perder peso, o ideal é combinar a ginástica localizada com algum exercício aeróbico (como a caminhada ou a bicicleta).

Muitos escolhem a ginástica localizada por se tratar de uma atividade de fácil execução, onde cada indivíduo consegue trabalhar dentro de suas possibilidades e isso é muito importante, pois quando realizamos qualquer tipo de atividade física devemos sempre tomar muita cuidado com o limite individual.

PROBLEMATIZAÇÃO

MELHORESVIDEOAULAS.COM: http://www.melhoresvideoaulas.com/mva/images/stories/saude_e_beleza/ginastica-localizada.jpg Acesso em: 18/05/2010. 

Quais os verdadeiros resultados que a prática da ginástica localizadas trazem ao nosso corpo?   

Você seria capaz de dedicar-se a esta modalidade para ter uma aparência saudável?   

Apresente aos alunos o vídeo a seguir:   

YOUTUBE.COM: http://www.youtube.com/watch?v=1vaoPawcu34 Acesso em: 18/05/2010.  

O vídeo apresenta matéria que explora os benefícios da ginástica localizada para o corpo e saúde.  

Vale a pena se esforçar e dedicar parte do tempo à ginástica localizada?   

INSTRUMENTALIZAÇÃO

As vantagens da ginástica localizada são muitas, entre elas a de poder desenvolver os grupos musculares de forma harmoniosa.  

Para quem está sempre pensando nas calorias, o gasto médio feito com o uso de um analisador metabólico fica entre 350 a 500 Kcal/hora.   

ATIVIDADE 1   

Peça para que os alunos realizem pesquisa de campo, conversem com pessoas conhecidas que praticam a ginástica localizada.   

Como conheceu a ginástica localizada?

No momento do primeiro contato com ela quais foram as sensações e expectativas?

Quais foram os benefícios trazidos após o início da prática da ginástica localizada?

Quantas vezes por semana pratica? Como vê a rotina sem a ginástica localizada?   

Após os alunos deverão comparar as respostas, o professor poderá pedir para um aluno ir anotando as diferenças e semelhanças entre as respostas, com os dados tabulados os alunos deverão montar um painel comparativo que poderá ser exposto na sala de aula.   

Converse com seus alunos sobre as expectativas encontradas em cada praticante da ginástica localizada.

Neste momento observe os conceitos trazidos pelos alunos e o enriquecimento através da pesquisa realizada.   

ATIVIDADE 2    

Professor, convide um instrutor de ginástica localizada para que possa conversar com os alunos sobre essa prática, como deverá ser a aula inicial (número de repetições, séries, musculatura a ser trabalhada, carga) demonstre como se desenvolve a ginástica localizada na teoria.   

Aproveite este momento para debater sobre a ginástica localizada:

Quais benefícios a prática da ginástica localizada pode trazer para o organismo?

Existem restrições quanto a prática da ginástica localizada?

A ginástica localizada só funciona quando trabalhada com peso?

O que cada um acredita ser a ginástica localizada?

Você sente vontade de praticar a ginástica localizada? Justifique

Quem pode praticar?

Qual a opinião de cada um sobre a ginástica localizada?

Aula de anatomia [Visões do esporte] 

PORTALDOPROFESSOR.MEC.GOV.BR: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18371     Acesso em: 18/05/2010. 

Este recurso enfoca a importância dos músculos para o esporte.

O que seria da ginástica localizada sem os músculos?

Como a ginástica localizada pode interferir em nossa musculatura?

Por que praticar ginástica localizada para fortalecer a musculatura?

O que fazer para ter uma atenção especial com nossos músculos?

Após conversar sobre o recurso e a importância dos músculos em nosso corpo, peça para que os alunos redijam um texto dando sua opinião sobre como podemos associar a ginástica localizada para a manutenção muscular. Os textos podem ser catalogados e disponibilizados na biblioteca da escola.

CATARSE

Uma das mais tradicionais formas de fazer exercícios físicos é a ginástica localizada. Ela é feita, com os exercícios priorizando séries para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares.

Realize com toda a turma uma aula de ginástica localizada.

O professor poderá contar com ajuda dos alunos pedindo para que cada um dê um exemplo de exercício para determinada parte do corpo.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

A ginástica localizada é uma das modalidades ou atividades mais requisitadas nas academias, em especial para atendimento do grupo adulto, que desejam melhorar o tônus muscular nas regiões abdominais, parte posterior de membros superiores e também coxas e glúteos. Consiste basicamente em sessões estruturadas de séries de exercícios com número elevado de repetições para grupos musculares distintos.

  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aula de anatomia [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

CDOF.COM: http://www.cdof.com.br/local1.htm Acesso  em: 18/05/2010. 

SAUDEEMMOVMENTO.COM.BR: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=829 Acesso em: 18/05/2010. 

Avaliação
  • Pela participação e formação de conceitos nos momentos de discussão.
  • Através do conteúdo coletado para pesquisa.
  • Pela responsabilidade e interesse apresentados na realização das atividades propostas.
  • Através do conteúdo usado para a produção do texto, observando o que conseguiu assimilar até o momento e mostrando o que tem a oferecer com o que aprendeu.
  • Pela participação e realização da atividade prática proposta.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.