19/08/2010
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ao entrarmos na primavera as academias se preparam para receber um público maior, já de olho no verão. As opções e novidades são muitas porém as mais antigas não perdem a tradição como a musculação e a ginástica localizada, que no Brasil vem dos anos 30 no Rio de Janeiro.
Para quem quer perder peso, o ideal é combinar a ginástica localizada com algum exercício aeróbico (como a caminhada ou a bicicleta).
Muitos escolhem a ginástica localizada por se tratar de uma atividade de fácil execução, onde cada indivíduo consegue trabalhar dentro de suas possibilidades e isso é muito importante, pois quando realizamos qualquer tipo de atividade física devemos sempre tomar muita cuidado com o limite individual.
MELHORESVIDEOAULAS.COM: http://www.melhoresvideoaulas.com/mva/images/stories/saude_e_beleza/ginastica-localizada.jpg Acesso em: 18/05/2010.
Quais os verdadeiros resultados que a prática da ginástica localizadas trazem ao nosso corpo?
Você seria capaz de dedicar-se a esta modalidade para ter uma aparência saudável?
Apresente aos alunos o vídeo a seguir:
YOUTUBE.COM: http://www.youtube.com/watch?v=1vaoPawcu34 Acesso em: 18/05/2010.
O vídeo apresenta matéria que explora os benefícios da ginástica localizada para o corpo e saúde.
Vale a pena se esforçar e dedicar parte do tempo à ginástica localizada?
As vantagens da ginástica localizada são muitas, entre elas a de poder desenvolver os grupos musculares de forma harmoniosa.
Para quem está sempre pensando nas calorias, o gasto médio feito com o uso de um analisador metabólico fica entre 350 a 500 Kcal/hora.
ATIVIDADE 1
Peça para que os alunos realizem pesquisa de campo, conversem com pessoas conhecidas que praticam a ginástica localizada.
Como conheceu a ginástica localizada?
No momento do primeiro contato com ela quais foram as sensações e expectativas?
Quais foram os benefícios trazidos após o início da prática da ginástica localizada?
Quantas vezes por semana pratica? Como vê a rotina sem a ginástica localizada?
Após os alunos deverão comparar as respostas, o professor poderá pedir para um aluno ir anotando as diferenças e semelhanças entre as respostas, com os dados tabulados os alunos deverão montar um painel comparativo que poderá ser exposto na sala de aula.
Converse com seus alunos sobre as expectativas encontradas em cada praticante da ginástica localizada.
Neste momento observe os conceitos trazidos pelos alunos e o enriquecimento através da pesquisa realizada.
ATIVIDADE 2
Professor, convide um instrutor de ginástica localizada para que possa conversar com os alunos sobre essa prática, como deverá ser a aula inicial (número de repetições, séries, musculatura a ser trabalhada, carga) demonstre como se desenvolve a ginástica localizada na teoria.
Aproveite este momento para debater sobre a ginástica localizada:
Quais benefícios a prática da ginástica localizada pode trazer para o organismo?
Existem restrições quanto a prática da ginástica localizada?
A ginástica localizada só funciona quando trabalhada com peso?
O que cada um acredita ser a ginástica localizada?
Você sente vontade de praticar a ginástica localizada? Justifique
Quem pode praticar?
Qual a opinião de cada um sobre a ginástica localizada?
Aula de anatomia [Visões do esporte]
PORTALDOPROFESSOR.MEC.GOV.BR: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18371 Acesso em: 18/05/2010.
Este recurso enfoca a importância dos músculos para o esporte.
O que seria da ginástica localizada sem os músculos?
Como a ginástica localizada pode interferir em nossa musculatura?
Por que praticar ginástica localizada para fortalecer a musculatura?
O que fazer para ter uma atenção especial com nossos músculos?
Após conversar sobre o recurso e a importância dos músculos em nosso corpo, peça para que os alunos redijam um texto dando sua opinião sobre como podemos associar a ginástica localizada para a manutenção muscular. Os textos podem ser catalogados e disponibilizados na biblioteca da escola.
Uma das mais tradicionais formas de fazer exercícios físicos é a ginástica localizada. Ela é feita, com os exercícios priorizando séries para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares.
Realize com toda a turma uma aula de ginástica localizada.
O professor poderá contar com ajuda dos alunos pedindo para que cada um dê um exemplo de exercício para determinada parte do corpo.
A ginástica localizada é uma das modalidades ou atividades mais requisitadas nas academias, em especial para atendimento do grupo adulto, que desejam melhorar o tônus muscular nas regiões abdominais, parte posterior de membros superiores e também coxas e glúteos. Consiste basicamente em sessões estruturadas de séries de exercícios com número elevado de repetições para grupos musculares distintos.
Nome | Tipo |
---|---|
Aula de anatomia [Visões do esporte] | Vídeo |
CDOF.COM: http://www.cdof.com.br/local1.htm Acesso em: 18/05/2010.
SAUDEEMMOVMENTO.COM.BR: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=829 Acesso em: 18/05/2010.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/02/2014
Quatro estrelasgostei muito das dicas dessa aula ...realizarei com os meus alunos na escola..