Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Proporcionalidade

 

16/09/2008

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Maria Terezinha Gaspar

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Utilizar proporções para resolução de problemas.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operação de multiplicação
Estratégias e recursos da aula

               Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto proporção com seus alunos. Primeiramente, apresente a seus alunos o vídeo “Razão e proporção – O Conceito do dia-a-dia”, para isto, acesse o sítio http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=20843&co_midia=6,  seria interessante que você elaborasse uma lista com alguns itens que os alunos deverão observar durante o vídeo, como:

  • Como era o padrão clássico de beleza na antiguidade?
  • O que é razão áurea?
  • O que é uma maquete?
  • Existe alguma relação entre a maquete e o objeto que ela representa?
  • O que é proporção certa?
  • O que é mistura?
  • Seria possível existir uma aranha gigante, como aparece em alguns filmes de ficção científica?
  • O que a proporção tem haver com o aquecimento global?

               Aproveite a atividade para identificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Questionamentos do tipo:

  • Como funciona a ampliação e a redução em uma máquina de xerox?
  • Como é feita revelação de fotografia em diferentes tamanhos?

               Professor, seria interessante colocar para seus alunos uma situação real de proporcionalidade para que eles resolvam. Peça a eles para levantarem a questão de como determinar as medidas do quarto e dos móveis se o comprimento do quarto, na planta, vai ser de 20 cm?
               Retome o filme e pergunte que conhecimento é necessário para isso? Como aplicar este conhecimento? Professor, para que seus alunos realizem algumas tarefas, discuta com eles o conceito de Razão, enfocando a visão de quociente entre dois números, e Proporção, enfocando que esta é dada como igualdade entre duas razões.
               Para consolidação dos conhecimentos adquiridos, sugerimos que os alunos façam uma atividade on-line, uma animação em flash,

Alturas inacessíveis

que propõem dois desafios para testar e reforçar os conhecimentos adquiridos sobre proporção. O texto esta bem detalhado e acreditamos que seus alunos gostarão de testar o conhecimento nestes desafios.
               Aproveite neste momento para questionar como poderiam aplicar os conhecimentos de proporções na elaboração da planta baixa da casa deles.
               Sugerimos que para avaliaçãoproponha uma atividade prática para seus alunos, como por exemplo, montar a planta baixa de alguns cômodos da escola.

  • Separe-os em grupos de, no máximo cinco pessoas;
  • Atribua um cômodo diferente para grupo;
  • Peça que os grupos façam as medições do cômodo que foi atribuído;
  • Peça que cada grupo defina a escala que utilizará;
  • Determine que os mesmos façam a planta na escala escolhida;
  • Peça que uma pessoa do grupo registre todos os passos do trabalho para elaboração de um relatório de procedimentos adotados.

               Na correção do trabalho realizado pelos alunos, vá ao ambiente com o grupo e verifique se os cálculos estão corretos. Aproveite o momento para identificar algumas dúvidas dos alunos e esclarecê-las.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Alturas inacessíveis Animação/simulação
Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. No final das atividades sugerimos que você proponha uma atividade prática para seus alunos, como por exemplo, montar a planta baixa de alguns cômodos da escola.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.