16/09/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto proporção com seus alunos. Primeiramente, apresente a seus alunos o vídeo “Razão e proporção – O Conceito do dia-a-dia”, para isto, acesse o sítio http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=20843&co_midia=6, seria interessante que você elaborasse uma lista com alguns itens que os alunos deverão observar durante o vídeo, como:
Aproveite a atividade para identificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Questionamentos do tipo:
Professor, seria interessante colocar para seus alunos uma situação real de proporcionalidade para que eles resolvam. Peça a eles para levantarem a questão de como determinar as medidas do quarto e dos móveis se o comprimento do quarto, na planta, vai ser de 20 cm?
Retome o filme e pergunte que conhecimento é necessário para isso? Como aplicar este conhecimento? Professor, para que seus alunos realizem algumas tarefas, discuta com eles o conceito de Razão, enfocando a visão de quociente entre dois números, e Proporção, enfocando que esta é dada como igualdade entre duas razões.
Para consolidação dos conhecimentos adquiridos, sugerimos que os alunos façam uma atividade on-line, uma animação em flash,
que propõem dois desafios para testar e reforçar os conhecimentos adquiridos sobre proporção. O texto esta bem detalhado e acreditamos que seus alunos gostarão de testar o conhecimento nestes desafios.
Aproveite neste momento para questionar como poderiam aplicar os conhecimentos de proporções na elaboração da planta baixa da casa deles.
Sugerimos que para avaliaçãoproponha uma atividade prática para seus alunos, como por exemplo, montar a planta baixa de alguns cômodos da escola.
Na correção do trabalho realizado pelos alunos, vá ao ambiente com o grupo e verifique se os cálculos estão corretos. Aproveite o momento para identificar algumas dúvidas dos alunos e esclarecê-las.
Nome | Tipo |
---|---|
Alturas inacessíveis | Animação/simulação |
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!