23/06/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
O professor deverá criar um blog que será utilizado na aula para o compartilhamento das pesquisas feitas pelos alunos. O professor deverá levar para a aula duas lamparinas uma contendo álcool e outra com querosene.
No próprio laboratório de informática acenda as lamparinas e peça para que os alunos obsevem. O que aconteceu de diferente com as lamparinas com álcool e com querosene? Peça para que os alunos pesquisem na internet antes de responder a essa questão.
Os alunos provavelmente encontrarão as suas respostas baseadas no fato de que a querosene sofre uma combustão incompleta e o álcool sofre uma combustão completa. Peça para que os alunos coloquem as informações pesquisadas no blog.
Em seguida, peça para que os alunos pesquisem sobre como se obtém o álcool e como se obtém a querosene, lembrando que as informações pesquisadas deverão ser colocadas no blog. Os alunos encontrarão que a querosene é obtida a partir do fracionamento do petróleo e o álcool é obtido a partir da destilação da cana de açúcar. Explique aos alunos que as substâncias obtidas a partir do petróleo são mais poluentes do que as substâncias obtidas a partir da cana-de-açúcar, como foi possível constatar com as lamparinas de querosene e de álcool.
Informe aos alunos que a maioria dos automóveis é movida à gasolina e por isso poluem muito o ambiente. Peça para que os alunos pesquisem sobre as formas de diminuir a poluição causada pelos automóveis. Eles encontrarão informações sobre os catalisadores dos automóveis, que são colocados nos escapamentos dos veículos.
Imagem disponível em:
http://www.corsateam.com.br/wp-content/gallery/outras/imagem_catalisador.png
Os alunos deverão pesquisar sobre como os catalisadores auxiliam na diminuição da poluição produzida pelos veículos automotores. Essas informações deverão ser colocadas no blog. O professor deverá disponibilizar essas informações para o restante da escola.
Após a pesquisa o professor deverá explicar aos alunos que o monóxido de carbono (CO) resulta de uma combustão incompleta, pois são necessários dois átomos de oxigênio para que o carbono complete suas ligações moleculares. A conversão catalítica de monóxido de carbono em dióxido de carbono é uma reação de oxidação. E isso é feito pelo catalisador dos veículos.
Disponibilize as questões a seguir no blog e peça para que os alunos respondam e coloquem as respostas no blog.
1 – Adicionar álcool na gasolina diminui a poluição? Justifique.
2 – Como funcionam os catalisadores? Como eles ajudam a diminuir a poluição?
3 – Como você pode contribuir para a diminuição da poluição do ar?
4 – Escreva as equações da combustão da querosene e do álcool?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!