Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Catalisadores e a poluição atmosférica

 

23/06/2009

Autor y Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Diferenciar combustão completa da combustão incompleta;
• Identificar como os catalisadores auxiliam no controle da poluição.
Duração das atividades
Uma hora aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Modelo atômico de Dalton;
• Transformações Químicas;
• Substâncias e materiais.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1980/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

O professor deverá criar um blog que será utilizado na aula para o compartilhamento das pesquisas feitas pelos alunos. O professor deverá levar para a aula duas lamparinas uma contendo álcool e outra com querosene.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1980/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1980/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

No próprio laboratório de informática acenda as lamparinas e peça para que os alunos obsevem. O que aconteceu  de diferente com as lamparinas com álcool  e com querosene? Peça para que os alunos pesquisem na internet antes de responder a essa questão.
Os alunos provavelmente encontrarão as suas respostas baseadas no fato de que a querosene sofre uma combustão incompleta e o álcool sofre uma combustão completa. Peça para que os alunos coloquem as informações pesquisadas no blog.

Em seguida, peça para que os alunos pesquisem sobre como se obtém o álcool e como se obtém a querosene, lembrando que as informações pesquisadas deverão ser colocadas no blog. Os alunos encontrarão que a querosene é obtida a partir do fracionamento do petróleo e o álcool é obtido a partir da destilação da cana de açúcar. Explique aos alunos que as substâncias obtidas a partir do petróleo são mais poluentes do que as substâncias obtidas a partir da cana-de-açúcar, como foi possível constatar com as lamparinas de querosene e de álcool.
Informe aos alunos que a maioria dos automóveis é movida à gasolina e por isso poluem muito o ambiente. Peça para que os alunos pesquisem sobre as formas de diminuir a poluição causada pelos automóveis. Eles encontrarão informações sobre os catalisadores dos automóveis, que são colocados nos escapamentos dos veículos.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1980/imagens/Aula_05_Abril09_1.jpg

Imagem disponível em:
http://www.corsateam.com.br/wp-content/gallery/outras/imagem_catalisador.png
 

Os alunos deverão pesquisar sobre como os catalisadores auxiliam na diminuição da poluição produzida pelos veículos automotores. Essas informações deverão ser colocadas no blog. O professor deverá disponibilizar essas informações para o restante da escola.

Após a pesquisa o professor deverá explicar aos alunos que o monóxido de carbono (CO) resulta de uma combustão incompleta, pois são necessários dois átomos de oxigênio para que o carbono complete suas ligações moleculares. A conversão catalítica de monóxido de carbono em dióxido de carbono é uma reação de oxidação. E isso é feito pelo catalisador dos veículos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1980/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

Disponibilize as questões a seguir no blog e peça para que os alunos respondam e coloquem as respostas no blog.
1 – Adicionar álcool na gasolina diminui a poluição? Justifique.
2 – Como funcionam os catalisadores? Como eles ajudam a diminuir a poluição?

3 – Como você pode contribuir para a diminuição da poluição do ar?

4 – Escreva as equações da combustão da querosene e do álcool?
 

Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através das pesquisas colocadas no blog e das respostas às questões propostas.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.