Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sistema Solar

 

09/02/2011

Autor y Coautor(es)
Leonor dos Santos Rodrigues
imagem do usuário

ARRAIAS - TO ESCOLA EST BRIGADEIRO FELIPE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a organização do sistema solar;

- Situar o planeta Terra e suas características pela posição no Sistema solar;

- Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia, noite;

- Identificar as diferentes fases da lua.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Compreensão da Terra como um planeta e do sol como estrela.

Estratégias e recursos da aula

O conteúdo será ministrado da seguinte forma:

1- Sensibilização: Aguçar a curiosidade dos alunos com questionamentos: Vocês já ouviram falar em extraterrestres? Já assistiram a algum filme? De onde eles vêm?  Como eles chegam até a Terra? O que as espaçonaves encontram no caminho? O que você vê no céu durante a noite e o dia?Você acredita que existem outros planetas no Universo, além da Terra? Por quê? A temperatura do planeta é importante para a vida dos seres vivos? Quem é responsável por essa temperatura? Todos os planetas tem a mesma temperatura?  

Anotar as hipóteses levantadas pela turma para direcionamento do conteúdo às suas necessidades de conhecimento.

2- Explicar como vai ser a aula e o que espera dos alunos durante a mesma (objetivos da aula);

3- Apresentar o planetário para os alunos explicando sobre os planetas e como acontece as fases da lua.

4- Preparar a turma para assistir ao filme “Sistema Solar":  http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA&feature=player_embedded

   Durante o filme proporcionar paradas para mediação do professor e interferência dos alunos. 

5- Dividir a turma em grupos de quatro alunos para discutir sobre o filme e montar desenho de sua compreensão;

 6- Cada grupo irá apresentar o que entendeu à turma, explicando os desenhos que serão expostos em painel na sala de aula;

7- No laboratório de informática os alunos farão pesquisa na Wikipédia ou em outros sites quando escolherão um texto que será impresso para a turma.   

8- Leitura compartilhada do texto fazendo comparações com o conteúdo do filme.

9- Para Casa: Observar o céu durante o dia e à noite, localizar o Cruzeiro do Sul, relacionar o entardecer e amanhecer com a presença do sol.

10- Produção coletiva, tendo o professor como escriba: O professor deve iniciar o trabalho fazendo um comentário sobre o conteúdo dos cartazes e suas apresentações, solicitando a colaboração de cada um para a produção coletiva do assunto apresentado pelos grupos. Como todos já conhecem o conteúdo da produção pode se iniciar pelo título, onde o mediador anotará no quadro todas as sugestões dos alunos para serem votadas. Antes de iniciar a produção revisar sobre as partes que deve conter um texto e as pontuações necessárias para que tenha clareza. Enquanto cada aluno colabora com a frase o professor pede a aprovação, complementação, correção da turma, instigando sempre para que as frases sejam bem colocadas. O trabalho do professor é escrever, mediar, questionar, comparar palavras, sentidos, frases citadas, pontuações para que os próprios alunos possam fazer as adequações necessárias. A produção é dos alunos. Ao terminar, deve ser lida para correções finais e transcrição no caderno.

11 - Novamente na sala de informática, os alunos acessam o blog da escola: http://brigadeirofelipe15.blogspot.com/  e fazem comentários sobre a aula, o que aprendeu e  que conhecimento será usado na sua vida. 

Recursos Complementares

Pesquisa de textos na internet

Vídeo sobre Sistema Solar: http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA&feature=player_embedded

Blog da escola:   http://brigadeirofelipe15.blogspot.com/

Planetário

Avaliação

As crianças serão avaliadas pelas suas idéias expressas oralmente e por escrito durante a realização das tarefas propostas. E ainda pelo interesso às aulas e às discussões com os colegas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Erlane , Educandário Sant'Anna , Bahia - dijo:
    erlaneconceicao@gmail.com

    15/02/2014

    Cinco estrelas

    Adorei, excelente!!! Parabéns!!!


  • Hilda Dacorreio, Colégio Estadual Paulo Freire - Pedagoga da Rede Estadual , Paraná - dijo:
    hildadacorreio2009@HOTMAIL.COM

    02/04/2012

    Cinco estrelas

    Excelente essa aula. Parabéns Leonor


  • Diran Francisc Franco , Diretoria Regional de Ensino , Tocantins - dijo:
    dirafranco@hotmail.com

    28/02/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns Leonor, sua aula fcou realmente muito boa. Que bom ! É preciso ainda acreditar que o professor é essencia para ensinar conteúdos, com proposito de levar os alunos a desenvolverem habilidades e competências nescessárias para continuarem com os estudos. Sua aula de fato ficou interessante, as TIC"s substanciamente veio inovar o jeito de ensinar.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.