Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Diferentes Formas de jogar Handebol

 

08/06/2010

Autor y Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar o jogo de handebol de forma lúdica, utilizando diversos jogos alternativos;

Diferenciar esportecompetivio handebol de outras formas informais de jogo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necesário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de Handebol, bola de medicine Ball, cones, corda grande e arcos

ATIVIDADES

Handebol Lúdico

Iniciar o desenvolvimento de fundamentos do Handebol através de atividades lúdicas.

1) Gol ambulante 

Os alunos divididos em duas equipes, sendo que cada equipe deverá eleger o seu goleiro que ficará andando ao redor da quadra (por cima das linhas do handebol ou outras) com um arco nas mãos (elevado).

As equipes deverão trocar passes e tentarão chegar até o seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra equipe logicamente não deixará isto acontecer e vai tentar interceptar a bola e começar tudo de novo.

Poderão ser colocadas duas bolas.

2) Bobinho Handebol

O professor dividirá a turma em grupos de 5 alunos, onde 3 estarão passando a bola entre si enquanto dois serão os "bobinhos", ao tocar na bola , troca o aluno que errou o passe (Passes parabólicos por cima dos defensores não serão válidos).

3) Acerte o Alvo

Os alunos divididos em dois grupos que ficarão dispostos atrás das linhas de nove metros (um em cada). Cada aluno deverá ter uma bola, e no centro ficará uma bola de medicine Ball de 3 kg. Através de arremessos terão que acertar a medicine e fazer com que ela role atravessando uma determinada linha (a ser escolhida pelo professor). A outra equipe pode também impedir que a bola role através dos seus arremessos, e cada vez que alguma equipe conseguir fará um ponto.

4) 

Alunos sentados e o professor fará um comentário sobre um aspecto do histórico do handebol. Por exemplo: Um dos motivos pelos quais o handebol surgiu foi o fato do professor alemão Max Reiser criar uma atividade recreativa para as operárias da fábrica da Siemens na Alemanha. Refletir sobre a preocupação com o lazer dos operários já naquela época, coisa que no Brasil começou recentemente.

AULA 2

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de Handebol, cadeiras, bancos, coletes, bambolês e cones.

ATIVIDADES

1) Handfutebol

O professor dividirá a turma em dois grupos. Dois grupos na área de jogo, definindo um participante para o gol. Os alunos trocam passes com as mãos entre sua equipe, mas só podendo realizar o gol com os pés ou com a cabeça, concluindo o lançamento.

2) Handebol Rápido

Dividir a turma em dois grupos. Em cada extremidade da quadra estará um cone.

A atividade começa quando o professor autorizar e funcionará da seguinte forma:

O grupo A será colocado de forma separada ao grupo B. O grupo que estiver com a posse de bola realizará passes até a zona próxima aos cones e ao atingí-la, tentará equilibrar a bola sobre ele. Vence o grupo que conseguir o maior número de bolas equilibradas dentro do tempo permitido e determinado pelo professor.

3) Handebol de baliza

O professor dividirá a turma em dois grupos. Dois grupos na área de jogo, localizando os bancos sobre as metas (gols), colocar, sobre cada banco, um cone ou uma lata.

O jogo tem início com a troca de passes e arremessos com as mãos entre os grupos, sendo o ponto marcado, a cada cone derrubado com o arremesso. Vence a equipe que conseguir derrubar todos os cones.

Observação 01: O ponto só será validado com a queda total do cone.

Observação 02: A defesa obedecerá à marcação da área de handebol.

AULA 3

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de Handebol, cones e coletes

ATIVIDADES 

1) Handebol Bambolê 

O jogo (a duração de cada jogo se definirá com a quantidade de equipes formadas). Cada equipe será formada por 6 alunos. A equipe terá que trocar no mínimo 5 e no máximo 10 passes, podendo cada aluno permanecer 3 segundos com a bola.

Após o 10º passe o aluno será obrigado a arremessar a bola da onde estiver, será gol toda a vez que a bola passar por dentro do bambolê. O bambolê poderá ser pendurado em qualquer parte do gol. É recomendado que cada equipe conte em voz alta, para o professor poder acompanhar e verificar a equipe que ultrapassar os 10 passes.

2) Handebol Americano

Executar e aprimorar os passes, dribles, arremessos, corrida, movimentos de defesa e começar a vivenciar o jogo.

Um aluno será escolhido para começar a brincadeira sendo o pegador, os outros alunos estarão espalhados na quadra, ao inicio da atividade o pegador que estará com duas bolas de Handebol nas mãos, deverá encostar a bola nos seus companheiros.

O aluno que for queimado, deverá se juntar ao pegador inicial, os dois darão as mãos (formando uma corrente humana) e continuarão a brincadeira só que agora cada um com uma bola. A bola sempre ficará na extremidade da corrente humana.

3) Jogo dos Sete Passes

O professor dividirá a turma em dois grupos. Após a divisão dos alunos em dois grupos, solicitar que os mesmos se espalhem pela área de jogo.

O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola deverá tentar efetuar sete passes, sem que haja interrupção da equipe adversária. A cada sete passes efetuados com êxito, a equipe marcará um ponto, reiniciando assim a contagem.

Observação 01: A contagem dos passes deverá ser efetuada em voz alta e clara.

Observação 02: A cada bola interceptada pela equipe adversária a contagem reinicia do zero.

Recursos Complementares
Avaliação

Reunir os alunos ao final da aula e pedir que identifiquem nos jogos realizados, quais as relações que encontram com o handebol.

Pedir que apontem quais as características do handebol formal (esporte) com outra categorias vivencidas nos jogos informais.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 11 calificaciones

  • Cinco estrelas 10/11 - 90,91%
  • Quatro estrelas 1/11 - 9,09%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.