08/06/2010
Jose Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar o jogo de handebol de forma lúdica, utilizando diversos jogos alternativos;
Diferenciar esportecompetivio handebol de outras formas informais de jogo.
Não é necesário nenhum conhecimento prévio.
AULA 1
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.
Material: bolas de Handebol, bola de medicine Ball, cones, corda grande e arcos
ATIVIDADES
Handebol Lúdico
Iniciar o desenvolvimento de fundamentos do Handebol através de atividades lúdicas.
1) Gol ambulante
Os alunos divididos em duas equipes, sendo que cada equipe deverá eleger o seu goleiro que ficará andando ao redor da quadra (por cima das linhas do handebol ou outras) com um arco nas mãos (elevado).
As equipes deverão trocar passes e tentarão chegar até o seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra equipe logicamente não deixará isto acontecer e vai tentar interceptar a bola e começar tudo de novo.
Poderão ser colocadas duas bolas.
2) Bobinho Handebol
O professor dividirá a turma em grupos de 5 alunos, onde 3 estarão passando a bola entre si enquanto dois serão os "bobinhos", ao tocar na bola , troca o aluno que errou o passe (Passes parabólicos por cima dos defensores não serão válidos).
3) Acerte o Alvo
Os alunos divididos em dois grupos que ficarão dispostos atrás das linhas de nove metros (um em cada). Cada aluno deverá ter uma bola, e no centro ficará uma bola de medicine Ball de 3 kg. Através de arremessos terão que acertar a medicine e fazer com que ela role atravessando uma determinada linha (a ser escolhida pelo professor). A outra equipe pode também impedir que a bola role através dos seus arremessos, e cada vez que alguma equipe conseguir fará um ponto.
4)
Alunos sentados e o professor fará um comentário sobre um aspecto do histórico do handebol. Por exemplo: Um dos motivos pelos quais o handebol surgiu foi o fato do professor alemão Max Reiser criar uma atividade recreativa para as operárias da fábrica da Siemens na Alemanha. Refletir sobre a preocupação com o lazer dos operários já naquela época, coisa que no Brasil começou recentemente.
AULA 2
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.
Material: bolas de Handebol, cadeiras, bancos, coletes, bambolês e cones.
ATIVIDADES
1) Handfutebol
O professor dividirá a turma em dois grupos. Dois grupos na área de jogo, definindo um participante para o gol. Os alunos trocam passes com as mãos entre sua equipe, mas só podendo realizar o gol com os pés ou com a cabeça, concluindo o lançamento.
2) Handebol Rápido
Dividir a turma em dois grupos. Em cada extremidade da quadra estará um cone.
A atividade começa quando o professor autorizar e funcionará da seguinte forma:
O grupo A será colocado de forma separada ao grupo B. O grupo que estiver com a posse de bola realizará passes até a zona próxima aos cones e ao atingí-la, tentará equilibrar a bola sobre ele. Vence o grupo que conseguir o maior número de bolas equilibradas dentro do tempo permitido e determinado pelo professor.
3) Handebol de baliza
O professor dividirá a turma em dois grupos. Dois grupos na área de jogo, localizando os bancos sobre as metas (gols), colocar, sobre cada banco, um cone ou uma lata.
O jogo tem início com a troca de passes e arremessos com as mãos entre os grupos, sendo o ponto marcado, a cada cone derrubado com o arremesso. Vence a equipe que conseguir derrubar todos os cones.
Observação 01: O ponto só será validado com a queda total do cone.
Observação 02: A defesa obedecerá à marcação da área de handebol.
AULA 3
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.
Material: bolas de Handebol, cones e coletes
ATIVIDADES
1) Handebol Bambolê
O jogo (a duração de cada jogo se definirá com a quantidade de equipes formadas). Cada equipe será formada por 6 alunos. A equipe terá que trocar no mínimo 5 e no máximo 10 passes, podendo cada aluno permanecer 3 segundos com a bola.
Após o 10º passe o aluno será obrigado a arremessar a bola da onde estiver, será gol toda a vez que a bola passar por dentro do bambolê. O bambolê poderá ser pendurado em qualquer parte do gol. É recomendado que cada equipe conte em voz alta, para o professor poder acompanhar e verificar a equipe que ultrapassar os 10 passes.
2) Handebol Americano
Executar e aprimorar os passes, dribles, arremessos, corrida, movimentos de defesa e começar a vivenciar o jogo.
Um aluno será escolhido para começar a brincadeira sendo o pegador, os outros alunos estarão espalhados na quadra, ao inicio da atividade o pegador que estará com duas bolas de Handebol nas mãos, deverá encostar a bola nos seus companheiros.
O aluno que for queimado, deverá se juntar ao pegador inicial, os dois darão as mãos (formando uma corrente humana) e continuarão a brincadeira só que agora cada um com uma bola. A bola sempre ficará na extremidade da corrente humana.
3) Jogo dos Sete Passes
O professor dividirá a turma em dois grupos. Após a divisão dos alunos em dois grupos, solicitar que os mesmos se espalhem pela área de jogo.
O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola deverá tentar efetuar sete passes, sem que haja interrupção da equipe adversária. A cada sete passes efetuados com êxito, a equipe marcará um ponto, reiniciando assim a contagem.
Observação 01: A contagem dos passes deverá ser efetuada em voz alta e clara.
Observação 02: A cada bola interceptada pela equipe adversária a contagem reinicia do zero.
Reunir os alunos ao final da aula e pedir que identifiquem nos jogos realizados, quais as relações que encontram com o handebol.
Pedir que apontem quais as características do handebol formal (esporte) com outra categorias vivencidas nos jogos informais.
Quatro estrelas 11 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/07/2014
Cinco estrelasPARABÉNS!!!! EXCELENTE AULA!!!
05/07/2014
Cinco estrelasExcelente!
15/02/2014
Cinco estrelasCompativel com os objetivos. Muito interessante para iniciação esportiva, onde os materiais utilizado são simples e o lúduco é bem evidenciado.
26/08/2013
Cinco estrelasLegal me ajudou muito
26/08/2013
Cinco estrelasLegal me ajudou muito
23/08/2013
Cinco estrelasGOSTEI DA AULA FOI D+
16/05/2013
Cinco estrelasADOREI SOU ACADEMICA PELA UNEMAT EM EDUCAÇÃO FISICA,OBRIGADA
01/03/2013
Cinco estrelasparabens, uma otima seleção de diferentes formas de iniciar os trabalhos com handebol,e o ludico sempre presente.
25/02/2013
Quatro estrelasAdorei cm foi dividido as aulas!!
09/12/2011
Cinco estrelasmuito booooom
07/09/2011
Cinco estrelasMuuuito booom!